Jorge Messias ajudou a destravar pautas históricas em Pernambuco e no Recife

21/11/25 – http://blogfolhadosertao.com.br

Betânia Santana

Indicado ao STF, advogado-geral da União agilizou, entre outros, acordos dos prédios-caixão e do Cais Estelita
Perfil marcado por equilíbrio e rigor jurídico. A observação é de quem conhece o advogado-geral da União, Jorge Messias. Indicado pelo presidente Lula para ministro do Supremo Tribunal Federal (STF), o pernambucano tem espírito conciliador e é habilidoso com temas sensíveis.

Essas características ajudaram o governo de Pernambuco a firmar acordo para indenizar 13 mil famílias que viviam em prédios-caixão, processo mediado pelo senador Humberto Costa (PT). Messias também acelerou o pagamento de precatórios do Fundef.

 Ajudou o Recife a fazer o maior acordo da história com o governo federal, assegurando repasse de R$ 900 milhões de precatórios para a rede de ensino. Teve papel decisivo na liberação e ampliação de área pública no Cais José Estelita, no Centro.

O acordo, firmado em junho de 2024, ampliou em 50 mil m² a área do histórico Pátio Ferroviário das Cinco Pontas que virou parque público. Ainda garantiu ao Recife a doação do terreno do Parque da Jaqueira, que era do INSS.

“Jorge Messias reúne a solidez de uma carreira construída na advocacia. É reconhecido pela elevada capacidade técnica, respeito às instituições e sensibilidade social. Digno de registro seu empenho na solução conosco de entraves históricos que envolviam o Recife, demonstrando muita habilidade e compromisso com o interesse público”, ressaltou o procurador-geral do Recife, Pedro Pontes.

Jorge Rodrigo Araújo Messias, recifense de 45 anos, vai enfrentar sabatina no Senado e precisa de 41 dos 81 votantes. Ele substituirá Luís Roberto Barroso que se aposentou.

Nova economia
A caminho de Lagoa Grande, no Sertão, a governadora Raquel Lyra comemorou com café e tareco a notícia de que a Stellantis, em Goiana, vai começar a produzir carro elétrico chinês. “A iniciativa vai fortalecer o polo automotivo pernambucano, garantindo mais emprego e mais renda, fazendo o estado crescer.”

Vida no PSD
A bancada federal de Pernambuco terá o primeiro deputado do PSD. Fernando Monteiro se filia à legenda terça à tarde, em Brasília. Em 2022, o partido não elegeu ninguém no estado. Monteiro foi eleito pelo PP e migrou para o Republicanos. A governadora Raquel Lyra, que preside o PSD pernambucano, é aguardada no evento.

Juntos nas redes
Líder na pesquisa divulgada pelo Datafolha para o Senado, a pré-candidata Marília Arraes se reuniu ontem com o prefeito do Recife e ex-adversário, João Campos. Pelas redes, o gestor anunciou ter botado a conversa em dia e “projetado muita coisa boa”.

Jogo combinado
Em entrevista à Rádio Folha, na quarta, o prefeito do Recife, João Campos (PSB), afirmou que vai ajudar legendas aliadas com dificuldade em formar chapa para o Legislativo. “O que não vamos é competir entre a gente. Combinar o jogo para evitar problema interno.”

 

 

Deixe um comentário