12/11/25
Ascom Univasf
http://blogfolhadosertao.com.br

A partir de hoje (12), a Universidade Federal do Vale do São Francisco (Univasf) realizará um dos mais importantes eventos científicos do país sobre plantas medicinais. O X Simpósio de Plantas Medicinais do Vale do São Francisco (Plamevasf) reunirá pesquisadores do Brasil, França, Suíça e Portugal para discutir temas ligados à pesquisa, inovação e aplicações terapêuticas de produtos naturais e fitoterápicos. O encontro, que segue até sábado(15), será realizado no Complexo Multieventos do Campus Juazeiro. Promovido pelo Núcleo de Estudos e Pesquisas de Plantas Medicinais (Neplame), o evento ocorrerá simultaneamente ao 5th France-Brazil Meeting on Natural Products, promovendo o intercâmbio científico entre instituições integrantes da Rede Franco-Brasileira de Produtos Naturais.
O simpósio recebeu 468 inscrições e contará com a apresentação de 307 trabalhos científicos. A abertura oficial acontecerá às 18h desta quarta-feira, no Complexo Multieventos. Às 19h, será realizada a Conferência de Abertura, intitulada “Beyond beauty: natural products for innovative dermocosmetics application”, ministrada pelo professor Laurent Picot, da La Rochelle Université (França).
A programação do X Plamevasf será marcada por cursos, palestras e mesas temáticas que abordarão desde o potencial econômico e terapêutico das plantas medicinais até o uso de tecnologias inovadoras na pesquisa com produtos naturais. Serão apresentadas, por exemplo, palestras sobre o desenvolvimento de soluções sustentáveis para a agropecuária, o aproveitamento da quimiodiversidade do semiárido como fonte de novos medicamentos e cosméticos naturais, além de estudos sobre óleos essenciais do Cerrado maranhense, atividade farmacológica de produtos naturais e avanços científicos em torno da própolis vermelha e de sua biodiversidade terapêutica. As atividades se encerram no sábado (15), com a cerimônia de encerramento e entrega de premiações. A programação completa está disponível no site do evento.
Segundo o professor Jackson Guedes, do Colegiado de Farmácia (CFarm), coordenador do evento e presidente eleito da Sociedade Brasileira de Plantas Medicinais (SBPM), esta será uma edição marcante. “Essa vai ser uma edição histórica do Plamevasf. Primeiro porque se trata da décima edição, o que mostra que o evento está consolidado, vem mantendo sua regularidade a cada dois anos e se fortalece como um evento internacional. Nesta edição, vamos receber pesquisadores franceses, suíços e portugueses, o que reforça o caráter global do simpósio”, destacou.