Domingão de notícias com Machado Freire

22/08/21

 

blogfolhadosertao.com.br

 

Justiça decide sobre pedido de cassação do

prefeito de Serrita (foto) ainda esta semana

 

 

  O Juiz de Direito e Eleitoral da comarca de Sererita, Bruno Jader Silva Campos deve decidir ainda esta semana sobre  o pedido de cassação  do prefeito de Serrita,  Sebastião Benedito dos Santos -aleudo Benedito (MDB) e do vereador José Edvan -Júnior Bal. A ação do pedido de cassação foi impetrado pelo ex-vice-prefeito do município, Tadeu Sá, antes da diplomação dos eleitos.  No meio da semana passada  foi realizada  audiência de instrução e julgamento, com a presença dos advogados das partes envolvidas  no processo onde Aluedo e seu aliado  são acusados  do  “uso do poder econômico, com compra de votos de forma direta e uso do poder econômico”.  A acusação  apresentou como prova dois vídeos   com o argumento de que  houve “captação ilícita de votos mediante suborno”.  Com a audiência de instrução e julgamento,   o magistrado  concedeu  dois dias de prazo  para alegações finais -da defesa e acusação. O  Ministério Público  deve também apresentar a denúncia e em seguida será prolatada a   sentença pelo magistrado titular do processo.   Na Serrita do coronel Chico Romão não se tem notícia, até então, de que um prefeito tenha perdido um mandato porque comprou o mandato.  Foram registrados casos em que prefeito perdeu os direitos políticos  – como ocorreu com o ex-prefeito Carlos Cecílio,  por improbidade administrativa.

 

País vive clima de tensão –  Pois é, o Brasil viveu uma semana  sob um clima de  tensão  e enfrenta muita dificuldade com a situação  criada pelo presidente da República, Jair Bolsonaro (foto)  com as suas constantes ameaças e ataques contra o Poder Judiciário.  Ele quer a todo custo  afastar do cargo o  ministro Alexandre de  Moraes, relator do processo das  “fake news ”  no qual algumas figuras bolsonaristas -e o próprio mandatário estão envolvidos.  O pedido de  impeachmant  defendido por Bolsonaro  foi rechaçado até por aliados, como o presidente do Senado, rodrigo Pacheco. Além de provocar um problema “do tamanho do mundo” que o deixou praticamente isolado, Bolsonaro promete fazer mais confusão  no dia 7 de setembro, o que também está sendo avaliado por seus adversários como algo que não tem sentido e representa um desrespeito à Democracia e ao Estado de direito.

 

Ciumeira ali em Petrolina– O deputado estadual Antonio Coelho (foto)  -que pertence à dinastia e oligarquia da família do coronel Quelé de Petrolina,   ficou muito  incomodado com a presença do governador Paulo Câmara  em vários municípios dos sertões do Pajeu, São Francisco e Araripe – duas semanas seguidas para anunciar  uma série de ações de ações  de alcance social e econômico na região que  historicamente  é muito esquecida pelos governantes. Em artigo, o deputado teceu duras críticas ao plano de retomada econômica do Estado, anunciado  pelo governador Paulo Câmara (PSB). Para o democrata, essa é mais uma promessa é apenas “para inglês ver”.

 

Calçamento de rua esperado há mais meio de  século em Salgueiro. Na Salgueiro Grande do coronel Veremundo Soares e do saudoso carnavalesco Mestre Jaime,  uma senhora idosa ocupou a “tribuna popular” da Câmara Municipal de Vereadores (foto)   para denunciar (e cobrar  providências) sobre o calçamento da rua Tenente Qincas de Sá onde mora há mais de meio século. Ele disse que ao longo desse tempo buscou providências do prefeito  Marcones Sá (hoje no terceiro mandato), Creuza Pereira que teve dois mandatos consecutivos e Clebel Cordeiro que meses antes de deixar a Prefeitura  lançou um programa para pavimentar 70 ruas. Na reunião todos os 15 vereadores elogiaram a idosa e demonstraram interesse de ver o sonho dela se tornar realidade. Mas  poucos  arriscaram que o “calçamento vai sair”.

Transparência da Administração de Marcílio bem avaliada pelo TCE.   De parabéns  o  ex-prefeito de Cabrobó,  Marcílio Cavalcanti (foto ) que teve sua administração  (2016-2020)  muito bem avaliada  pelo Índice de Transparências dos Municípios  (Tribunal de Contas do Estado – TCE ) Dentre os 15 municípios da Mesorregião Vale do São Francisco   que obtiveram conceito satisfatório, apenas 03 municípios: Petrolina com 358 pontos e índice 0,90; Cabrobó com 312 pontos, índice 0,78; e Afrânio com 206 pontos, índice 0,52. A pontuação máxima era de 398 pontos. O conteúdo avaliado em Cabrobó foi em 28/09/2020.    Que sirva de exemplo aos políticos da região

Cetas recebe filhote de gato-do-mato-pequeno-   Um filhote de Leopardus tigrinus (foto), popularmente conhecido como gato- do- mato- pequeno, é o mais novo hóspede do Centro de Triagem de Animais Silvestres (Cetas Tangara), unidade da Agência Estadual de Meio Ambiente (CPRH). O felino foi resgatado por trabalhadores rurais em um canavial localizado no município de Sirinhaém, no Litoral Sul. Segundo os trabalhadores chovia muito quando eles escutaram o “choro” do felino que estava perdido e assustado. O animal foi levado para um engenho onde estava sendo cuidado por responsáveis pela propriedade. A proprietária entrou em contato com a CPRH e entregou o “gatinho”

 

Governadores farão ato em defesa da democracia amanhã (segunda).   De acordo com o governador de São Paulo, João Doria- foto (PSDB) , o  encontro foi articulado em parceria com o governador do Piauí, Wellington Dias (PT), que coordena o grupo dos 24 mandatárias estaduais.”Não vamos tratar de pandemia, vamos tratar de democracia. Os governadores que se sentirem à vontade em se manifestar, vão também defender o Supremo Tribunal Federal e condenar qualquer flerte com o autoritarismo e iniciativas autoritárias no país”, afirmou o governador.   Na sexta-feira (20), o presidente Jair Bolsonaro enviou ao Senado pedido de impeachment do ministro do Supremo Alexandre Moraes, que coordena investigações sobre atos antidemocráticos. Neste sábado, Bolsonaro defendeu que fez tudo “dentro das quatro linhas da Constituição”. O pedido foi entregue no dia em que a Polícia Federal cumpriu mandados de busca e apreensão em endereços do cantor Sérgio Reis e do deputado Otoni de Paula (PSC-RJ), aliados do presidente. As medidas foram solicitadas pela PGR (Procuradoria-Geral da República) e autorizadas por Moraes.

 

Deixe um comentário