16/08/21
Por Túlio Feitosa
TUDO IGUAL Santa Cruz esbarrou nas suas limitações ofensivas e não saiu do empate por 0x0 com o Ferroviário, ontem à noite, no estádio do Arruda, pela 12ª rodada da Série C – FOTO: BOBBY FABISAK/JC IMAGEM
O Santa Cruz segue vivendo um drama na Série C do Campeonato Brasileiro. Ainda sem vencer dentro de casa, a Cobra Coral não conseguiu sair do empate por 0x0 diante do Ferroviário no Estádio do Arruda na noite deste domingo (15). A equipe Tricolor agora soma 7 pontos fica a cinco pontos da 8ª colocação, primeira fora da zona do rebaixamento.
Em jogo válido pela 12ª rodada da Terceirona, o Santa Cruz disputou uma partida equilibrada contra a equipe cearense, mas acabou esbarrando nos inúmeros erros no último passe e não conseguiu mexer no placar. Num sistema de três zagueiros, o setor defensivo conseguiu conter o ataque do Ferroviário.
O jogo também foi marcado pelo 100º jogo do atacante Pipico com a camisa do Santa Cruz. Com 41 gols pela Cobra Coral desde 2018, o atleta não conseguiu ser influente na partida deste domingo.
O Santa Cruz volta a campo na segunda-feira da próxima semana (23) para o confronto direto diante da Jacuipense. Caso vença a equipe baiana, a Cobra Coral deixará a lanterna da competição e poderá ficar a dois pontos de sair da zona de rebaixamento. A bola irá rolar às 20h no Estádio Barradão, em Salvador-BA.
O Jogo
A partida começou com as duas equipes brigando muito pela posse de bola, mas com o Santa Cruz conseguindo ditar o ritmo um pouco mais. Mesmo assim o primeiro lance perigoso veio dos pés do Ferroviário, aos 3 minutos, quando Edson Cariús recebeu cruzamento mas não conseguiu bater bem na bola. As melhores chances da Cobra Coral para agredir o adversário foram nos diversos escanteios que a equipe cearense cedia, mas a defesa do Tubarão se portava bem.
Sem espaço pelos meios, as equipes buscaram jogar pelas laterais. Leonan e Lucas Rodrigues, do Santa Cruz, acabaram sendo frequentemente acionados para tentar colocar a bola dentro da área adversária. O volante Tarcísio também atuou bastante na transição Coral.
O Ferroviário explorou os contra-ataques, mas com um esquema de três zagueiros armado por Roberto Fernandes, o Santa Cruz conseguiu prevenir o perigo durante a primeira etapa. A equipe cearense acabou ficando com dois atletas defensivos amarelados após transição ofensiva da Cobra Coral – o lateral Lázaro e o zagueiro Vitão.
Segundo Tempo
A intensidade no início da segunda etapa estava contra a defesa do Santa Cruz. O Ferroviário voltou mais solto e chegou com perigo novamente aos 3 minutos, quando Dudu deixou Edson Cariús cara a cara com Jordan, mas o goleiro Coral fechou o ângulo do atacante do Tubarão.
O Santa Cruz não conseguia agredir como antes, continuava insistindo nas bolas paradas e tentando botar a bola dentro da grande área, mas sem perigo para o goleiro Rafael. Com a saída de Leonan para a entrada de Elias Carioca, ainda antes do início do segundo tempo, a Cobra Coral ficou mais vulnerável e evitou se jogar ao ataque.
A equipe pernambucana passou a esbarrar no nervosismo a partir dos 20 minutos. Diversas bolas paradas acabaram sendo desperdiçadas com um show de cruzamentos errados. O Ferroviário tentou punir aos 35 minutos, com Berguinho, que arriscou de fora da área para uma ótima defesa de Jordan. Aos 39, em outro erro Coral na bola parada, a equipe cearense chegou em contra-ataque perigoso que sobrou para Berguinho novamente, mas o atleta isolou a bola. O Santa Cruz não encaixou uma boa jogada até o final da partida e não conseguiu mexer no placar.
FICHA DO JOGO – SANTA CRUZ 0 X 0 FERROVIÁRIO-CE
Santa Cruz – Jordan; Lucas Rodrigues (Weriton), Breno Calixto, William Alves, Junior Sergipano e Leonan (Elias Carioca); Vitinho, Tarcísio e Jailson (Frank); Bruno Moraes (Levi) e Pipico. Técnico: Roberto Fernandes.
Ferroviário-CE – Rafael; Lázaro (Reinaldo), Vitão, Richardson e Emerson; Wesley Dias, Emerson Souza e Dudu; Mauri (Berguinho), Augusto (Dioguinho) e Edson Cariús (Adilson). Técnico: Francisco Diá.
Local: Estádio do Arruda, Recife-PE.
Árbitra: Thayslane de Melo Costa (SE).
Assistentes: Cleriston Clay Barreto e Renner Lisboa dos Santos (ambos de SE).
Cartões amarelos: Tarcísio, Júnior Sergipano (S); Vitão, Lázaro, Wesley Dias, Richardson (F).