10/08/21
Por Anna Monteiro
blogfolhadosertao.com.br
Evento, promovido pela Fundação Martiniano Fernandes, reunirá representantes de 15 unidades de saúde públicas do Estado
Com o objetivo de fortalecer o papel do farmacêutico clínico dentro das unidades de saúde, a Fundação Professor Martiniano Fernandes (FPMF) promove, nesta quarta-feira (11/08), o I Fórum de Farmácia Clínica da FPMF, que reunirá representantes de mais de 15 unidades de saúde públicas de Pernambuco, incluindo hospitais, Unidades de Pronto-Atendimento (UPAs) e Unidades Pernambucanas de Atenção Especializadas (UPAEs). O evento será realizado no Auditório Antonio Figueira, no Imip, a partir das 13h30, e contará com transmissão online, pelo link: https://fps-edu.webex.com/meet/imip08
Com o tema Compartilhando Experiências, o evento contará com a presença da farmacêutica do Hospital Alemão Oswaldo Cruz, Tatiana Francelino, que integra o Projeto de Reestruturação de Hospitais Públicos (RHP) do PROADI/SUS (Programa de Apoio ao Desenvolvimento Institucional do Sistema Único de Saúde). Tatiana será a primeira palestrante do dia e dará um panorama da implantação da Farmácia Clínica em unidades de saúde pública de todo o país.
“O farmacêutico clínico tem ganhado cada vez mais relevância na assistência ao paciente, dentro das unidades de saúde, onde atua de forma a otimizar a terapia medicamentosa, sempre focando na segurança. Dessa forma, neste evento, esperamos reunir ferramentas para, não só crescermos enquanto equipe, mas darmos celeridade ao processo de implantação dos serviços de Farmácia Clínica em nossas unidades”, explica o coordenador de Assistência Farmacêutica da Fundação Martiniano Fernandes, Adriano Lins.
Atualmente, entre as unidades gerenciadas pela Fundação Professor Martiniano Fernandes, três já contam com o serviço de Farmácia Clínica implantados. São eles: Hospital Dom Helder, no Cabo de Santo Agostinho; Hospital Eduardo Campos da Pessoa Idosa, no Recife; e Hospital Dom Malan, em Petrolina.