08/08/21
blogfolhadosertao.com.br
Mensagem aos PAIS do Brasil.
Nossos filhos e filhas não estão preocupados com “voto impresso” (ou outro qualquer), querem educação, saúde, emprego e pão. Somos um País com quase 15 milhões de desempregados. Avisem a Bolsonaro, por favor !!!
No País do samba, do carnaval, da poesia – de sol o ano inteiro no Nordeste, somos um povo que sabe chorar, enxugar o pranto e sorrir para a “liberdade sonhada”. Mas quando partimos para avaliar os números que hoje apontam que perdemos 563 mil patricios para a covid-19, e apenas uma média inferior a 50% com a primeira dose do imunizante, temos a obrigação de cobrar responsabilidades das autoridades -em todos os níveis, e nos comportarmos como pessoas responsáveis diante de uma pandemia que insiste em debelar sonhos e promover decepções e prejuízos impagáveis. Quantos filhos e filhas, netos e bisnetos não podem neste DIA DOS PAIS, abraçar aquele PAI que tanto fez por nós e que de repente perdeu sua vida precocemente para a devastadora Covid-19 ? E olhe que já estamos há um ano e meio envolvidos num mundo de dificuldades – numa “briga do cobertor curto”, com o governo federal insistindo no negacionismo que descamba numa briga político-partidária desgastante e de certo ponto irracional. Mesmo com a existência de uma Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI da Covid), que deixa a evidência clara de ações nefastas que nos envergonham, o grupo do Planalto e seus apoiadores levam uma “vida do faz de conta”, como se nada de grave estivesse acontecendo. Tanto que o chefe supremo da Nação assumiu o papel ridículo de atacar os demais poderes da República, demonstrando clara falta de bom senso e espírito público, demonstrando que “não está nem ai” para os problemas maiores do Brasil, como os quase 15 milhões de desempregados. Parece que Bolsonaro não tem amigos, parentes e aliados que possam convencê-lo que neste momento, os brasileiros não estão preocupados com eleição, voto de papel, voto impresso ou seja lá o que for… O povo quer saúde, emprego, educação e pão ! Chega de campanha eleitoral fora de época.
Haroldo comemora decisão do TRE – O prefeito de Verdejante, Haroldo Tavares – hoje no exercício do terceiro mandato, comemora junto a seu grupo a decisão unânime do Tribunal Regional Eleitoral -TRE que apalacou o registro de sua eleição, negando o pedido de impugnação requerida -e aceita pelo juiz de primeiro grau, pelo ex-candidato a prefeito Adailton Monteiro e seu ex-candidato a vice-prefeito Gilson Alves, aliados do ex-prefeito Francisco Tavares. Claro que a oposição tem pleno direito de insistir junto ao Tribunal Superior Eleitoral-TRE. Ora, a esperança é (ou deve ser) a última que morre.
O otimista Gonzaga Patriota – De passagem por Salgueiro neste final de semana, o deputado Gonzaga Patriota ratificou sua posição de insistir na defesa das questões básicas da população regional, entre elas a continuidade do projeto da Ferrovia Transnordestina . “Ora, o ramal de Pernambuco que leva a Ferrovia ao Porto de Suape já chegou a Arcoverde. Se o governo federal faltar com o seu compromisso, vamos juntar todo mundo em Pernambuco e concluir este projeto tão importante para nosso Estado e toda região Nordeste”, argumentou Patriota.
Licínio recebe um NÃO da Câmara de Vereadores – Lá em Belém do São Francisco, A Câmara de Vereadores – que rejeitou as contas do prefeito Gustavo Caribé (da sua primeira gestão), tornando-o inelegível, tomou a mesma posição em relação ao ex-prefeito não reeleito, Licínio Lustosa. Nas duas reuniões onde os vereadores tiveram a altivez de colocar a Lei à frente das vontades e paixões político-eleitorais, foi aceita a recomendação do Trkibunal de Contas do Estado-TCE, pela rejeição das contas dos dois políticos eleitos pelo voto popular. É a Democaracia, minha gente !
Por onde anda Fernando Bezerra Coelho ?– Considerado o político mais oportunista de Pernambuco – desde que recebeu uma “maozinha” de Roberto Magalhaes, de quem foi líder do governo na Assembleia Legislativa de Pernambuco, o neto do coronel Quelé tem usado da conveniência de se aproximar de praticamente todos os líderes regionais e nacionais. Ele esteve ao lado de Sarney, de Tancredo, de Lula, Dilma, Miguel Arraes… e agora é líder do Governo Bolsonaro no Senado da República. Mas só é senador porque recebeu o apoio do ex-governador Eduardo Campos, de saudosa memória. Dudu, inclusive, presenteou FBC com o cargo de secretário da Pasta que o levou a dirigir o Porto de Suape. Porque FBC não defende o ramal da Ferrovia Transnordestina que leva a Suape, partindo do Sertão ? Ele tem que ser cobrado por isto, sim senhor !!! Cadê os vereadores de Salgueiro que não tomam esta providência ?
Paulo Câmara no Sertão do Pajeú – Sem fazer alarde, bem ao seu estilo (que leva pancada mas não estribucha), o governador Paulo Câmara saiu do Palácio das Princesas e passou dois dias na Região do Pajeu, esta semana. Entre as ações anunciadas e executadas, Paulo Câmara entregou mais de 240 quilômetros de rodovia requalificadas e assinou ordem de serviço para melhoria da malha regional que beneficiam outros municípios do Pajeu e parte do Moxotó. Acompanhado da secretária Fernanda Batista, prefeitos, vereadores e deputados, o governador recebeu pedidos, anunciou ações na área de saúde e se comprometeu com a comunidade regional de que “muito terá que ser feito”. Ele está sendo esperado em Salgueiro para inaugurar o novo sistema de abastecimento dágua da cidade até o final do ano.
Além do “tapa buracos” em Salgueiro. Quem transita a pé, de bicicleta, moto e carro em Salgueiro comunga com a ideia de que a Prefeitura “anda muito devagar” com o seu projeto “tapa buraco”. Não são apenas buracos pontuais, mas ruas e mais ruas que precisam de uma ação imediata por parte do poder público. Há ruas que estão quase intrasitáveis, em estado de conservação lastimável. O fato está presente em todos os bairros da cidade, como se o poder público não estivesse enxergando o grave problema que podem causar, inclusive acidentes . A população defende ação prática e rápida ! E a hora oportuna é esta, durante o verão.
Ex-padre critica direção da Igreja Católica em Petrolina – Em carta aberta à população, o ex-padre e professor Francisco José de Lima, faz sérias acusações contra o bispo diocesano de Petrolina, dom Francisco Canindé. O ex-sacerdote abre o longo texto afirmando que ” a Diocese de Petrolina, atualmente, vive o momento mais sombrio e tenebroso da sua história eclesial/eclesiástica. Não se trata de meras dificuldades, conflitos e divergências. Sabemos que os momentos de tensão e conflitos fazem parte da vida de qualquer instituição. No entanto, o que acontece na Igreja particular de Petrolina, desde a chegada do atual bispo, dom Francisco Canindé é algo tenebroso e catastrófico”.
——