Governo prorroga prazo do edital Cátedras Franco-Brasileiras em Pernambuco

18/05/26 p-  http://blogfolhadosertao.com.br  –     Por Mabel Maria Silva Melo

Iniciativa, que promove cooperação acadêmica entre Pernambuco e França, recebe inscrições até 20 de maio

O Governo de Pernambuco, por meio da Secretaria de Ciência, Tecnologia e Inovação (Secti-PE), da Fundação de Amparo à Ciência e Tecnologia do Estado de Pernambuco (Facepe) e em parceria com a Embaixada da França no Brasil, informa a prorrogação do prazo de submissão de propostas ao Edital Facepe nº 10/2026 – Cátedras Franco-Brasileiras em Pernambuco.

Os interessados terão agora até a próxima quarta-feira, 20 de maio, às 23h59 (horário de Brasília), para realizar a submissão por meio do sistema AgilFAP. As demais etapas e datas previstas no cronograma permanecem inalteradas.

A chamada convida pesquisadores vinculados a Instituições de Ciência, Tecnologia e Inovação de Pernambuco (ICTs) a submeterem propostas de intercâmbio científico com instituições francesas. O programa visa fortalecer a cooperação internacional e promover a mobilidade acadêmica bilateral, com intercâmbio de professores e pesquisadores em 2026 e 2027.

O financiamento será compartilhado entre as instituições parceiras. A Embaixada da França custeará as passagens e o seguro do pesquisador francês. As diárias do pesquisador brasileiro serão custeadas pelo parceiro institucional francês. A Facepe financiará as diárias do pesquisador francês no Brasil, bem como as passagens e o seguro do pesquisador brasileiro.

O edital contará com investimento global de R$114.600,00 na modalidade Auxílio Pesquisador Visitante (APV), com previsão de apoio a até três propostas em 2026 e até três em 2027.

Mais informações sobre a chamada estão disponíveis no site da Facepe facepe.br

 

Lagoa Grande: Prefeitura  intensifica campanha Maio Laranja 2026 e promove arrastão de combate ao abuso e à exploração sexual de crianças e adolescentes

18/05/26  –  http://blogfolhadosertao.com.br –   Ascom PMLG

A Prefeitura de Lagoa Grande realiza mais uma edição da campanha Faça Bonito, dentro do Maio Laranja — mês dedicado ao combate ao abuso e à exploração sexual de crianças e adolescentes. Nesta segunda-feira, 18 de maio, data que marca o Dia Nacional de Combate ao Abuso e à Exploração Sexual Infantojuvenil, o município promove o Arrastão Proteja Nossas Crianças e Adolescentes, com concentração a partir das 8h, na Praça Hermes Amorim (Praça dos Estudantes), no Centro da cidade.

Além do arrastão, a Prefeitura, por meio da Secretaria de Assistência Social (SAS), do Centro de Referência Especializado de Assistência Social (Creas) e de toda a rede de proteção do município, desenvolve durante todo o mês uma série de ações educativas, preventivas e de conscientização voltadas à defesa dos direitos das crianças e adolescentes lagoa-grandenses.

Uma das mobilizações aconteceu nesta sexta-feira (15), na sede da Prefeitura Municipal, envolvendo servidores públicos e representantes da rede de proteção. Participaram também da atividade a prefeita Catharina Garziera, o vice-prefeito Olavo Marques, a secretária municipal de Assistência Social, Eliene Neri, e o secretário de Governo, Jorge Garziera.

Durante a ação, foram distribuídos materiais informativos, além do laço laranja — símbolo da campanha — para fortalecer o engajamento dos servidores na mobilização nacional Faça Bonito. Psicólogos e assistentes sociais também orientaram os participantes sobre a importância da denúncia e do fortalecimento da rede de proteção.

O psicólogo do Creas de Lagoa Grande, Fábio Borges, destacou que o enfrentamento à violência sexual contra crianças e adolescentes depende da participação de toda a sociedade. “É fundamental que a população compreenda que o silêncio protege o agressor. A denúncia salva vidas e interrompe ciclos de violência. Nossa rede de proteção está preparada para acolher as vítimas, garantir atendimento especializado e encaminhar cada caso aos órgãos competentes”, afirmou.

A psicóloga Mônica Cruz, da Secretaria de Assistência Social, reforçou os canais disponíveis para denúncias. “Qualquer suspeita deve ser comunicada imediatamente. O Disque 100, o Conselho Tutelar, a Delegacia, o Ministério Público e toda a rede municipal de saúde, educação e assistência social estão mobilizados para agir com responsabilidade e proteger nossas crianças e adolescentes”, ressaltou.

A secretária de Assistência Social, Eliene Neri, destacou a integração entre as secretarias e instituições parceiras para ampliar o alcance da campanha. “Estamos levando informação, conscientização e orientação para escolas, comunidades e órgãos públicos. Esse trabalho integrado fortalece a prevenção e mostra que proteger nossas crianças é uma responsabilidade coletiva e permanente”, enfatizou.

A prefeita Catharina Garziera reafirmou o compromisso da gestão municipal com políticas públicas voltadas à proteção da infância e adolescência.

“Estamos falando de um crime cruel, que destrói vidas e exige vigilância permanente de toda a sociedade. Com o avanço das redes sociais e do ambiente digital, os riscos aumentaram e precisamos agir com ainda mais firmeza. Nossa gestão seguirá investindo no fortalecimento da rede de proteção, na educação integral e em políticas públicas capazes de garantir segurança, dignidade e um futuro mais protegido para nossas crianças e adolescentes”, declarou a prefeita.

Sobre o Maio Laranja e a campanha Faça Bonito

O dia 18 de maio marca, há 26 anos, a mobilização nacional de enfrentamento à violência sexual contra crianças e adolescentes no Brasil. A campanha Faça Bonito – Proteja Nossas Crianças e Adolescentes foi oficializada pela Resolução nº 236/2023 do Conselho Nacional dos Direitos da Criança e do Adolescente (Conanda), tendo a flor amarela e laranja como símbolo da luta pela proteção da infância.

A campanha reforça que a responsabilidade pela garantia dos direitos das crianças e adolescentes é compartilhada entre Estado, sociedade e família, com prioridade absoluta, conforme estabelece o Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA).

O objetivo do Maio Laranja é mobilizar, sensibilizar e convocar toda a sociedade para o enfrentamento da violência sexual infantojuvenil, fortalecendo ações de prevenção, proteção e denúncia.

 

Fotos: Wilcley Ferraz

 

No Recife: Prefeitura  realiza mais de 3 mil atendimentos em mutirões de cidadania 

18/05/26  –  http://blogfolhdosertao.com.br  –  Imprensa PCR

Ações realizadas no Ibura e na Zona Norte reforçam o acesso da população a serviços públicos nas áreas de saúde, educação, direitos humanos, empregabilidade, entre outras, reduzindo filas de espera em especialidades médicas, cuidado com crianças, adolescentes e famílias recifenses


Foto: Vanessa Alcântara/Prefeitura do Recife (Ibura) e Divulgação (Centro Ermírio de Moraes)

A Prefeitura do Recife promoveu, no último sábado (16), uma série de mutirões voltados à ampliação do acesso da população aos serviços públicos, somando mais de 3 mil atendimentos em diferentes áreas da cidade. As ações reuniram serviços de cidadania, assistência social, saúde especializada e infraestrutura urbana, fortalecendo o cuidado com as pessoas e aproximando os serviços municipais dos territórios.

No bairro do Ibura, aconteceu mais uma edição do mutirão Todos Pelo Recife, iniciativa que reuniu diversas secretarias e órgãos municipais em uma grande ação de cidadania e prestação de serviços. A programação aconteceu no CMEI 8 de Março, na USF+ Rio Pajeú e na Capela Nossa Senhora do Rosário de Fátima, todos localizados na Rua Engenho Bulhões.

Durante a ação, a população teve acesso gratuito a serviços nas áreas de saúde, assistência social, direitos humanos, cidadania, defesa do consumidor e inclusão produtiva. Entre os atendimentos ofertados estiveram emissão de carteira de identidade, gratuidade de certidões, atualização do CadÚnico, atendimentos do CRAS, consultas médicas, vacinação, odontologia, testagem de ISTs, orientação jurídica, mediação de conflitos e atendimento do Procon Recife.

A programação também contou com atividades recreativas para crianças, doação de livros, corte de cabelo e divulgação de cursos e programas de fortalecimento socioeconômico voltados para mulheres e artesãs.

Além dos atendimentos diretos à população, a Prefeitura executou ações de infraestrutura e zeladoria urbana na comunidade. A Autarquia de Manutenção e Limpeza Urbana do Recife (Emlurb) realizou serviços como retirada de lixo e entulho, implantação de iluminação pública, recuperação de praça e campo de areia, limpeza de galerias, drenagem e recuperação de pavimentação em vias da região.

Na área da saúde especializada, a Prefeitura do Recife também realizou um mutirão com 876 ecocardiogramas destinados a crianças e adolescentes da rede pública municipal. A ação, iniciada na sexta-feira (15), e que segue até este domingo (17), no Centro Médico Senador Ermírio de Moraes, em Casa Forte, tem o objetivo de reduzir a fila de espera por exames especializados e ampliar o diagnóstico precoce de doenças cardíacas.

Segundo a secretária de Saúde do Recife, Luciana Albuquerque, a ação representa um avanço importante na ampliação do acesso ao diagnóstico cardiológico infantil. “O ecocardiograma é fundamental para identificar precocemente alterações cardíacas e garantir o encaminhamento adequado dessas crianças e adolescentes dentro da rede pública. Com esse mutirão, conseguimos reduzir o tempo de espera, fortalecer a assistência especializada e oferecer um cuidado mais ágil, humanizado e resolutivo para a população do Recife”, afirmou.

Os atendimentos foram voltados para usuários do Sistema Único de Saúde (SUS), com idade entre 5 e 18 anos, previamente cadastrados no Sistema de Regulação (SISREG) e com indicação clínica para realização do exame. A iniciativa integrou ações estratégicas da Secretaria de Saúde do Recife em parceria com a Rede de Telessaúde de Minas Gerais e a Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), contando com médicos e pesquisadores de Pernambuco, Minas Gerais e Bahia.

Moradora do Ibura de Baixo, Bruna da Silva, de 28 anos, participou das ações do mutirão e destacou a importância da iniciativa para a população. “Consegui atendimento em várias especialidades e fui muito bem atendida. Ações como essa ajudam muito a população, porque nem sempre conseguimos resolver tudo em um único dia. Seria importante que acontecessem mais vezes durante o ano”, afirmou.

Além do Recife para Todos e do Ermírio Coutinho, a Prefeitura do Recife também ofereceu outro mutirão de atendimento neste sábado, na Policlínica Salomão Kelner, em Água Fria. Foram oferecidos mais de 100 atendimentos, entre consultas e exames, para mulheres que estão na fila de espera da regulação do Recife por cirurgias ginecológicas. Atendimento vai até 17h.

 

Lula deve reenviar nome de Jorge Messias ao STF após derrota no Senado, dizem aliados

18/05/26  – http://blogfolhadosertao.com.br   –     Por Agência  O Globo

Presidente resiste a trocar indicação do chefe da AGU, o que pode aprofundar crise com Alcolumbre; no PT, aliados defendem enfrentamento político após rejeição inédita
O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) avisou a aliados nos últimos dias que pretende reenviar ao Senado a indicação de Jorge Messias para a vaga aberta no Supremo Tribunal Federal (STF), mesmo após a rejeição inédita sofrida pelo advogado-geral da União na Casa.
Segundo relatos feitos ao GLOBO, Lula passou a tratar o episódio não como uma derrota pessoal de Messias, mas como uma afronta política ao governo e à prerrogativa constitucional do presidente da República de escolher ministros da Corte. A informação sobre a intenção de reenviar o nome foi publicada inicialmente pelo jornal Folha de S.Paulo.

A disposição de Lula de insistir no nome do chefe da AGU ocorre em meio ao agravamento da crise política entre o Palácio do Planalto e o presidente do Senado, Davi Alcolumbre. No entorno presidencial, permanece a convicção de que Alcolumbre atuou nos bastidores para derrotar Messias, ainda que o senador negue publicamente qualquer articulação contra a indicação.

Auxiliares de Lula avaliam, porém, que o presidente do Senado não deve recuar diante de pressões do governo e que uma eventual nova tramitação da indicação tende a se transformar em novo teste de força entre Executivo e Congresso.

Nos bastidores, interlocutores afirmam que Lula chegou a discutir alternativas para a vaga no STF após a derrota de Messias, inclusive diante da pressão de setores do PT e de movimentos ligados ao governo pela indicação de uma mulher.

A hipótese, contudo, perdeu força rapidamente. Auxiliares argumentaram ao presidente que abandonar o nome do AGU neste momento consolidaria a leitura de derrota política imposta pelo Senado e transformaria uma eventual indicada mulher em uma espécie de “plano B”, cenário considerado ruim politicamente pelo entorno presidencial.

A avaliação predominante hoje entre ministros palacianos é de que Lula prefere transformar o episódio em disputa institucional e política, em vez de transmitir a imagem de recuo diante do Congresso.

O clima entre Lula e Alcolumbre já vinha deteriorado desde a rejeição de Messias e ficou evidente na última terça-feira, durante a posse do novo presidente do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), Kassio Nunes Marques. Apesar de dividirem a mesa principal da cerimônia, os dois praticamente não conversaram durante todo o evento. Segundo relatos de pessoas presentes, houve apenas um cumprimento protocolar nos bastidores antes do início da solenidade.

A cena foi interpretada por aliados do presidente como demonstração pública de que ainda não há ambiente para reaproximação entre o Planalto e o comando do Senado. No entorno de Lula, a avaliação é que Alcolumbre “vestiu o chapéu” da derrota de Messias ao longo dos últimos dias, sobretudo após os sinais públicos dados durante a cerimônia do TSE.

O gesto que mais irritou aliados do presidente ocorreu durante uma homenagem feita ao AGU pelo presidente da OAB, Beto Simonetti. Ao citar Messias em discurso, Simonetti provocou uma salva de palmas de cerca de 30 segundos da plateia e de praticamente toda a mesa principal da cerimônia.

Alcolumbre foi o único integrante da mesa a não aplaudir o advogado-geral da União, num episódio interpretado no entorno do governo como uma demonstração explícita de distanciamento político.

Reservadamente, aliados de Messias afirmam que o chefe da AGU ainda mantém esperança de voltar a ser indicado ao Supremo apesar da derrota sofrida no Senado.

Segundo revelou o colunista Lauro Jardim, do GLOBO, o ministro tem respondido “Deus proverá” ao ser questionado sobre o próprio futuro político. Interlocutores do governo afirmam que a forte manifestação pública de apoio recebida por Messias na posse de Nunes Marques reforçou no entorno presidencial a percepção de que o advogado-geral preservou respaldo em setores do meio jurídico, mesmo após a rejeição parlamentar.

Após a derrota, Messias chegou a sinalizar a pessoas próximas que cogitava deixar o governo. Lula, porém, pediu que ele não tomasse nenhuma decisão “no calor do momento”. O advogado-geral entrou de férias no último dia 13 e deve retornar ao cargo no próximo dia 25.

Apesar do desgaste provocado pela votação no Senado, Lula também decidiu, ao menos por enquanto, não promover mudanças na articulação política do governo. Segundo relatos feitos ao GLOBO, o presidente avalia que integrantes do próprio Senado descumpriram acordos firmados com o Planalto e costuma repetir a aliados que o líder do governo na Casa, Jaques Wagner (PT-BA), foi “traído” durante a construção da votação.

Da mesma forma, não há previsão de mudanças envolvendo o ministro das Relações Institucionais, José Guimarães, apesar das críticas internas sobre falhas na articulação com o Congresso.

Dentro do PT, porém, cresce a pressão para que Lula transforme a crise em enfrentamento político aberto com setores do Centrão e da oposição. O deputado Lindbergh Farias (PT-RJ) afirmou ao GLOBO que defende explicitamente o reenvio da indicação de Messias e disse ver motivação política na derrota do AGU.

— Eu defendo que o presidente reenvie, sim. O Senado só poderia barrar alguém por incapacidade técnica, e esse não é o caso do Jorge. O que houve foi uma conspiração do bolsonarismo com setores do Centrão para tentar impedir investigações da PF e afrontar o governo — afirmou Lindbergh.

No entorno presidencial, a avaliação é que uma eventual nova indicação de Messias também serviria para medir até onde o Senado está disposto a tensionar a relação com o Planalto num momento em que o governo já enfrenta dificuldades em pautas consideradas estratégicas, como a PEC da Segurança Pública, a negociação das emendas parlamentares e projetos prioritários da área econômica.

Apesar do desgaste provocado pela derrota de Jorge Messias no Senado, há no Palácio do Planalto uma avaliação de que a crise envolvendo o senador Flávio Bolsonaro (PL-RJ) ajudou a alterar parcialmente o clima político em Brasília nos últimos dias. Integrantes do governo avaliam reservadamente que o avanço das suspeitas envolvendo o caso Banco Master reduziu a pressão concentrada e enfraqueceu momentaneamente a disposição de setores do Centrão e da oposição para impor novas derrotas à gestão.

Na semana passada, o portal Intercept Brasil revelou mensagens entre Flávio e o banqueiro Daniel Vorcaro, dono do Banco Master, nas quais os dois negociavam financiamento ao filme “Dark Horse”, uma biografia de Jair Bolsonaro. O episódio ampliou o desconforto dentro do PL e levou aliados de Lula a avaliarem que parte do foco migrou para o entorno bolsonarista.

Leia também
• Datafolha: segurança e saúde têm pior avaliação no Governo Lula, combate à fome, melhor
• Qualquer idiota que fala contra o sistema é aplaudido, afirma Lula ao Washington Post
• Lula disse ao Washington Post que uma relação cordial com Trump evita nova tarifação

Em ação com a Interpol, PF prende em Dubai hacker do caso Banco Master

18/05/26   –   http://blogfolhadosertao.com.br   –  Por  Agência Brasil

Victor Lima Sedlmaier era considerado foragido da Justiça

Polícia Federal/Marcelo Camargo/Agência Brasil

Polícia Federal (Marcelo Camargo/Agência Brasil)

A Polícia Federal (PF) prendeu, dia 16,  o hacker Victor Lima Sedlmaier, um dos investigados na Operação Compliance Zero, que apura o escândalo financeiro bilionário envolvendo o Banco Master e seu ex-dono Daniel Vorcaro.

O hacker era considerado foragido da Justiça já que havia um mandado de prisão contra ele expedido pelo Supremo Tribunal Federal (STF). Ele foi capturado em Dubai, em uma ação conjunta da PF, da Interpol e da polícia local.

Em nota, a PF disse que acionou mecanismos de cooperação policial internacional junto às autoridades dos Emirados Árabes Unidos onde o hacker tentava entrar.

“A partir da atuação conjunta, foi determinada a não admissão do investigado no país e sua imediata deportação ao Brasil”, disse a PF em nota.

Investigado no âmbito da 6ª fase da Operação Compliance Zero, Seldmaier foi preso após desembarcar no Aeroporto Internacional de Guarulhos, em São Paulo.

Desencadeada na quinta-feira (14), a 6ª fase da Operação Compliance Zero prendeu Henrique Vorcaro, pai de Daniel Vorcaro. Segundo a PF, ele desempenhava papel central no gerenciamento do grupo denominado A Turma, apontado como milícia pessoal do ex-banqueiro.

Os principais alvos da última fase da operação foram os grupos denominados A Turma e Os Meninos. Segundo relatório encaminhado pela PF ao STF, ambos eram formados por agentes que realizavam ações de monitoramento e intimidação de desafetos de Henrique e Daniel Vorcaro.

No caso de Seldmaier, ele é suspeito de integrar o grupo Os meninos, especializado em ataques cibernéticos, invasões telemáticas, derrubada de perfis e monitoramento digital ilegal, atuando em benefício de Daniel Vorcaro.

“Em síntese, o que se extrai, nesta fase, é que HENRIQUE MOURA VORCARO não apenas se beneficiava dos serviços ilícitos da Turma, mas os solicitava, os fomentava financeiramente e permanecia em contato com seus operadores mesmo após o avanço ostensivo das investigações, revelando vínculo funcional intenso, contemporâneo e indispensável à manutenção do grupo criminoso”, descreve o ministro do STF André Mendonça, que autorizou a prisão.

A existência dessa milícia pessoal foi descoberta pela PF a partir de mensagens extraídas do celular do próprio Vorcaro.

As evidências sobre as atividades ilícitas do grupo se avolumaram com o avanço das investigações, incluindo conversas obtidas no celular do policial federal aposentado Marilson Roseno da Silva, que foi preso no dia 4 de março na 3ª fase na Operação Compliance Zero, em Belo Horizonte. Por determinação da Justiça, ele foi transferido do sistema prisional em Minas Gerais para uma penitenciária federal de segurança máxima, dado seu protagonismo e ingerência sobre A Turma.

Veja também:

CRB coloca água no chopp do Sport e vence na Ilha do Retiro com direito a “lei do ex”

118/05/26  –  http://blogfolhadosertao.com.br –    Por Marcos Leandro

Em dia de festa e shows pelos 121 anos do Sport, CRB foi quem levou a melhor dentro de campo, 2 a 1, com gol de Mikael

Mikael fez o primeiro gol do CRB/Rafael Vieira/DP Foto

Mikael fez o primeiro gol do CRB (Rafael Vieira/DP Foto)

A festa ficou fora de campo. Em dia de shows durante o todo o dia em comemoração pelos 121 anos do clube e reabertura da sede social, o Sport perdeu por 2 a 1 do CRB neste domingo (17), na Ilha do Retiro, pela 9ª rodada da Série B do Campeonato Brasileiro.

E teve “lei do ex” com Mikael, revelado pelo Leão, que marcou o primeiro gol do time alagoano. Danielzinho fez o segundo e Perotti descontou, mas não evitou o primeiro revés do time pernambucano na competição.

Com a derrota, o Sport deixa escapar a oportunidade de assumir a liderança da Segundona. O rubro-negro caiu para a terceira posição, com 16 pontos, atrás de São Bernardo (17 pontos) e Náutico, que tem 16 pontos e uma vitória a mais: 5 a 4. Já o CRB deixou a zona de rebaixamento e assumiu a 13ª posição, com 11 pontos.

O Sport tem dois compromissos nesta semana. Na quarta-feira (20), tem o Fortaleza, pelo jogo de ida das semifinais da Copa do Nordeste na Arena Castelão, e sábado (23), fora de casa, diante do Juventude, pela Série B.

O JOGO

Sem contar com os titulares Marcelo Ajul e Barletta, ambos suspensos, o técnico Márcio Goiano optou por Zé Marcos na defesa e por Marlon Douglas no ataque. No CRB, destaque para os atacantes Thiaguinho e Dadá Belmonte (ambos ex-Náutico) e Mikael (ex- Sport).

Porém, com cinco minutos, o treinador rubro-negro foi obrigado a fazer uma alteração inesperada. Marlon sofreu uma lesão muscular na coxa direita e acabou substituído por Gustavo Maia.

O jogo começou com os times trocando a posse de bola, até o CRB acertar dois chutes de fora da área com Crystopher e Dadá Belmonte, ambos defendidos por Thiago Couto. E só dava o time alagoano. Aos 25, o lateral-esquerdo Lucas Lovat bateu cruzado, a bola desviou em Marcelo Benevenuto e só não entrou por conta de mais uma intervenção do goleiro leonino. Até que aos 39 não teve jeito. Dadá Belmonte bateu rasteiro, Thiago Couto deu rebote e Mikael estufou a rede. Formado na Ilha do Retiro, o atacante não comemorou o gol do Galo.

Sem nenhuma chance de gol criada, o Sport desceu para o intervalo com uma sonora vaia da sua torcida.

SEGUNDO TEMPO

Mesmo com a péssima apresentação na etapa inicial, o técnico Márcio Goiano não mexeu no time para o segundo tempo. Já no CRB, Eduardo Barroca sacou o volante Patrick de Lucca para a entrada do meia Danielzinho. Aos três minutos, enfim, o Leão conseguiu arrematar a gol. Perotti chutou de fora da área e a bola tirou tinta da trave. Mas quem balançou a rede outra vez foi o time alagoano. Em bela trama pelo lado direito, Hereda cruzou e Danielzinho chutou, Benevenuto interceptou, mas a bola voltou para o próprio Danielzinho: 2 a 0 para o CRB.

Logo em seguida, Márcio Goiano fez duas mudanças. Bastante vaiado pela torcida, Gustavo Maia deixou o gramado, assim como Madson. Iury Castilho e Augusto Pucci entraram na partida. Mas só aos 27 o Leão assustou, em linda bicicleta de Iury Castilho, defendida pelo goleiro Vitor Caetano.

A esperança rubro-negra voltou aos 32 minutos. Zé Lucas acertou lindo passe para Iury Castilho, que na raça cruzou para Perotti: 2 a 1. Mesmo com o abafa na reta final, o Leão perdeu o jogo e a invencibilidade na Série B.

FICHA DA PARTIDA – Sport 1×2 CRB

SPORT: Thiago Couto; Madson (Augusto Pucci) , Marcelo Benevenuto, Zé Marcos e Felipinho; Zé Lucas, Biel e Carlos De Pena (Yago Felipe); Marlon Douglas (Gustavo Maia) (Iury Castilho), Clayson (Edson Lucas) e Perotti. Técnico: Márcio Goiano.

CRB: Vitor Caetano; Hereda, Henri, Fábio Alemão e Lucas Lovat; Patrick De Lucca (Danielzinho), Pedro Castro (Luizão) e Crystopher; Thiaguinho (Luiz Felipe), Dadá Belmonte (Bressan) e Mikael (Douglas Baggio). Técnico: Eduardo Barroca.

Local: Ilha do Retiro.
Árbitra: Edina Alves Batista (SP).
Assistentes: Evandro de Melo Lima (SP) e Rafael Tadeu Alves de Souza (SP).
VAR: Adriano de Assis Miranda (SP).
Gols: Mikael (39’/1º); Danielzinho (13’/2º) e Perotti (32’/2º)
Amarelos: Madson e Zé Lucas (Sport), Lucas Lovat, Fábio Alemão e Danielzinho (CRB)
Público: 18.444.
Renda: R$ 516.708,00.

 

Governo Paulo Câmara: números que resistem ao tempo, à crítica e à política

17/05/26   –  http://blogfolhadosertao.com.br  – Por Milton Coelho  *

 

Opinião

Os fatos e dados auditados que moldaram o legado fiscal e a estabilidade administrativa de Pernambuco após duas décadas de desafios

Bandeira de Pernambuco. /Foto: Bruno Muniz/Unsplash

Bandeira de Pernambuco. (Foto: Bruno Muniz/Unsplash)

 

Após a interrupção das eleições diretas para governador pelo golpe militar de 1964, Pernambuco só voltou a escolher livremente seus governantes em 1982, no processo de redemocratização do país. Desde então, ocuparam o Palácio do Campo das Princesas nomes centrais da política pernambucana, como Roberto Magalhães, Miguel Arraes, Joaquim Francisco, Jarbas Vasconcelos, Eduardo Campos e Paulo Câmara — todos com marcas e legados próprios.

Entre eles, Paulo Câmara construiu uma singularidade rara. Foi o único governador eleito e reeleito enfrentando o mesmo adversário nas duas disputas — Armando Monteiro Neto — vencendo ambas ainda no primeiro turno. Em um estado historicamente marcado por disputas equilibradas e intensas, o feito possui evidente relevância política.

Sua trajetória, porém, não se resume às urnas. Paulo Câmara também protagonizou o mais longo período contínuo à frente do Executivo estadual desde a redemocratização: oito anos completos de governo, equivalentes a 2.920 dias de administração ininterrupta.

Economista e profundo conhecedor da estrutura fiscal do Estado, governou Pernambuco em um dos períodos mais difíceis da economia brasileira contemporânea. A crise de 2015 e 2016 mergulhou o país em recessão histórica, com retrações do PIB nacional de 3,8% e 3,3%, respectivamente. Enquanto 16 estados enfrentavam colapso fiscal, atrasos salariais e parcelamento do décimo terceiro, Pernambuco atravessou a crise sem interromper o pagamento dos servidores.

Estados como Rio de Janeiro, Minas Gerais e Rio Grande do Sul tornaram-se símbolos do desequilíbrio financeiro. Em Pernambuco, salários e décimo terceiro permaneceram rigorosamente em dia.

O mesmo padrão de estabilidade administrativa se manifestou durante a pandemia da Covid-19. Em meio à maior crise sanitária do século, Pernambuco obteve reconhecimento nacional pela capacidade de resposta do sistema público de saúde, figurando entre os cinco estados brasileiros com menor taxa de mortalidade no período mais crítico da pandemia.

Talvez o dado mais eloquente de sua gestão tenha surgido ao final do mandato. Em 1º de janeiro de 2023, Paulo Câmara deixou nos cofres públicos de Pernambuco um superávit financeiro de R$ 4,25 bilhões — o maior registrado pela administração estadual nos últimos 40 anos.

Não se trata de retórica política nem de peça publicitária. O resultado foi oficialmente constatado pelo Tribunal de Contas do Estado (TCE), que aprovou, por unanimidade e sem ressalvas, todas as contas referentes aos oito anos de governo. Posteriormente, os relatórios também foram aprovados integralmente pela Assembleia Legislativa (Alepe).

Naturalmente, nenhum governo está imune a críticas. Elas são parte essencial da democracia. Mas existe uma diferença entre o debate político legítimo e a negação objetiva dos fatos. E os fatos, sobretudo quando sustentados por dados oficiais e auditados pelos órgãos de controle, possuem força própria.

Pode-se divergir politicamente de Paulo Câmara, questionar prioridades administrativas ou discordar de decisões de governo. O que não parece razoável é ignorar resultados certificados institucionalmente. Porque, em política, versões disputam narrativas; os números, porém, quando auditados e aprovados, costumam falar uma linguagem menos vulnerável às paixões e mais próxima da realidade.

* Milton Coelho – ex-vice-prefeito do Recife e ex-deputado federal.

“Mais uma mentira desmontada com fatos”, rebate Haddad sobre vídeo de Flávio Bolsonaro

17/05/26 –  http://blogfolhadosertao.com.br  – por 247

Ex-ministro rebate declarações do senador e critica narrativa da oposição sobre economia
Flávio Bolsonaro e Fernando Haddad
Flávio Bolsonaro e Fernando Haddad (Foto: Lula Marques/Agência Brasil | Diogo Zacarias/MF)

 O ministro da Fazenda, Fernando Haddad, rebateu um vídeo do senador e pré-candidato Flávio Bolsonaro (PL-RJ) afirmando que o matérial está recheado de informações falsas e que o conteúdo foi “desmontado com fatos”.

No vídeo, Haddad inicia dizendo: “Pessoal, eu tô lendo tweet do Flávio Bolsonaro, que diz o seguinte: vou revogar o imposto de importação de 25% sobre data centers criado por Lula. É difícil fazer política com pessoas desse nível”.

Haddad continua explicando o andamento da medida legislativa: “A medida provisória, portanto, caiu, perdeu a vigência, mas o que ele não sabe é que em 1º de janeiro de 2027 entra em vigor a isenção para os data centers. Portanto, ele está errado duas vezes”.

O ministro ainda reforça a posição do governo sobre a política tributária e afirma: “Lula não criou imposto nenhum. O Lula revogou o imposto e o Senado Federal não votou a medida provisória. Em segundo lugar, nós já tomamos as providências pra essa isenção valer a partir de 1 de janeiro de 2027”.

E acrescenta: “Portanto, o Bolsonarinho erra duas vezes e ele se julga apto a presidir a República”.

João Campos se reencontra com o Recife e diz ter saudade da região que concentra sua força eleitoral

17/05/26  –  http://blogfolhadosertao.com.br  –  Por Betânia Santana

Afastado da prefeitura para disputar o governo, ex-prefeito entregou a ladeira da Cohab duplicada
Quem governa o Recife de corpo e alma deixa marcas, e leva a cidade impregnada na rotina. Após 40 dias fora da prefeitura e tendo visitado mais de 20 municípios, na pré-campanha ao Palácio das Princesas, o ex-prefeito João Campos (PSB) reencontrou o ponto de partida e de afeto.

Esta semana, viveu a cidade: do café com o deputado Francismar Pontes e líderes políticos à efervescência do Mercado de Casa Amarela; da fé no Santuário de Nossa Senhora de Fátima à celebração dos 44 anos de Abreu e Lima, na Região Metropolitana. E confessou: estava com saudades do Recife.

Beneficia 300 mil moradores do Ibura, Cohab e Jordão, impactando a vida de 56 mil passageiros de ônibus diariamente. A presença de João Campos no ato é amparada pela lei. A participação em inaugurações será vetada a partir de julho.

Ao pisar no território onde foi reeleito com 78% dos votos, reafirmou seu DNA político e mandou recado direto: “Na política tem que ter palavra. Quando a gente promete, a gente cumpre. Um governante não pode ficar botando culpa nos outros”, disparou, em uma clara alfinetada dirigida à governadora Raquel Lyra (PSB).

João Campos sabe que para conquistar Pernambuco é preciso manter o Recife pulsando. A capital e a RMR concentram 42% do eleitorado.

Derrubando tapumes
Victor Marques, João Campos e o presidente da Câmara do Recife, Romerinho Jatobá (PSB), criticaram a gestão Raquel Lyra e a quantidade de tapumes pelo estado. “Que bom fazer parte desse time que entrega, e não do que coloca tapumes e faz promessas vazias”, disparou o vereador, na inauguração da ladeira da Cohab.

Balanço
Teresa Leitão (PT) vai prestar contas do mandato em evento neste sábado, a partir das 15h, no Clube Português, Recife. A parlamentar vai relatar as ações no Senado, desde 2023, e discutir o cenário político local e nacional. O ex-prefeito João Campos participa.

Noronha
Em Fernando de Noronha, a governadora Raquel Lyra visitou o novo ambulatório do Hospital São Lucas; entregou o terminal de passageiros do Aeroporto Carlos Wilson; e participou da inauguração  da 1ª etapa do Projeto Noronha Verde, iniciativa da Neoenergia.

Formal
Durante plenária na comunidade de Roda de Fogo, no Recife, o vereador Jairo Brito (PT), que toma posse segunda, formalizou apoio às pré-candidaturas de Breno Araújo (estadual) e Carlos Veras (federal). Com isso evita rumores de que reforçaria outro nome para a Câmara.

Em jogo de oito gols, Náutico goleia o Operário-PR de virada e “dorme” no G2 da Série B

17/05/26 —  http://blogfolhadosertao.com.br   –  Por Sabrina Rangel

Derek, Reginaldo, Vinícius, Júnior Todinho, Dodô e Paulo Sérgio anotaram os gols da vitória alvirrubra fora de casa
O Náutico não tomou conhecimento do Operário-PR, neste sábado (16), e aplicou uma sonora goleada de 6 a 2 em pleno Estádio Germano Kruger, pela nona rodada da Série B do Campeonato Brasileiro. Com o resultado, o Timbu acumula 16 pontos e “dorme” no G2 da competição.O Fantasma até saiu na frente do placar com Pablo, ex-Sport, mas acabou sendo dominado pela equipe pernambucana, que balançou as redes com Derek, Reginaldo, Vinícius, Júnior Todinho, Dodô e Paulo Sérgio. Boschilia ainda descontou, de pênalti, mas não foi suficiente para alterar o placar.A próxima partida do Náutico será contra o Cuiabá, na próxima sexta-feira (22), às 19h, no Estádio Esportes da Sorte Aflitos.

O jogo
O Fantasma iniciou melhor a partida. Logo aos 3 minutos, Índio arriscou de fora da área e a bola foi pelo canto direito do goleiro Muriel. Na sequência, Pablo também arriscou de longe, mas a finalização foi por cima do gol.

Aos 6 minutos, em uma jogada trabalhada pelo lado direito, Aylon encontra Pablo -ex-Sport-  e, de letra, o camisa 92 abre o placar no Estádio Germano Kruger.

Seis minutos depois, o Operário segue assustando. Boschilia disparou pelo lado direito do campo de defesa até a área alvirrubra e cruzou para Pablo, que estava sozinho na área, obrigando Muriel a realizar um verdadeiro milagre.

A primeira boa chegada do Náutico aconteceu aos 18 minutos. Wanderson levanta boa bola para Reginaldo, que passa para Vinícius. O capitão cruza para Dodô que, sozinho, finaliza no gol. Na sequência, a bola fica em um bate e rebate na área e sai pela linha de fundo.

Pressionando sem parar, o Timbu conseguiu o empate aos 26’. Em cobrança de falta rápida pelo lado direito, Reginaldo recebe e toca para Vinícius. O camisa 7 cruza rasteiro para Derek, que empata a partida recebendo a bola nas costas da marcação.

Após o gol, o camisa 72 sentiu a posterior da coxa esquerda e foi substituído pelo atacante Paulo Sérgio.
Nos últimos 10 minutos, o Fantasma não deu descanso para Muriel. Em uma sequência de escanteios, Boschilia bate fechado, Paulo Sérgio desvia e o goleiro alvirrubro faz mais uma grande defesa. Pablo ainda tenta um voleio de primeira, mas não foi bem executado.

Nos acréscimos, o Náutico conseguiu virar a partida. Vinícius arranca pelo lado esquerdo, ergue a cabeça e encontra Reginaldo livre pelo lado direito. O camisa 93 finaliza bem e deixa o Timbu em vantagem no placar.

Segundo tempo

No início da segunda etapa, o Náutico conseguiu um escanteio. Na cobrança curta, a bola fica em um bate e rebate e sobra nos pés do atacante Paulo Sérgio, que pega muito embaixo e faz a finalização passar longe do gol.

O terceiro gol do Náutico chegou aos 8 minutos. Vinícius recebe a bola na entrada da área, carrega para o meio e bate de perna esquerda de fora da área, sem chances para o goleiro Vágner.

Aos 17’, Júnior Todinho ampliou para a equipe alvirrubra. Após cobrança de escanteio pelo lado direito, Paulo Sérgio, na sobra, cruza lá do lado esquerdo para o camisa 29, que sobe mais alto que todo mundo para ampliar o placar.

Neto Paraíba foi atingido na área alvirrubra e a arbitragem assinalou pênalti aos 21’. Boschilia foi para a cobrança e deslocou Muriel, e finalizou bonito no canto esquerdo, diminuindo para o Fantasma.

Mas não deu nem tempo de comemorar. Na sequência, o Timbu vai rápido para o ataque, Wenderson faz uma bela jogada do lado esquerdo, se livra da marcação, e faz o passe para Dodô. O camisa 10 alvirrubro finaliza bonito no canto esquerdo e anota o quinto gol do Náutico na partida.

Após a expulsão de Hildeberto Pereira, deixando o Operário com um a menos em campo, o Náutico marcou seu sexto gol na partida. Júnior Todinho cruza bem para Paulo Sérgio, que domina e finaliza forte de perna esquerda, sem chances para o goleiro Vágner.