Raquel Lyra ignora ataques de ex-aliado e faz discurso por união

30/11/25 –  http://blogfolhadosertao.com.br   –  Betânia Santana

 

Em congresso de vereadores, governadora evitou cobranças à Alepe e propôs que se discuta eleição em 2026

Tudo às avessas. A governadora de Pernambuco, Raquel Lyra (PSD), discursou 35 minutos no Congresso da União de Vereadores de Pernambuco (UVP), em Petrolina, nessa sexta-feira.

Diferentemente da postura adotada há meses nas agendas públicas, não cobrou que a Assembleia Legislativa vote o pedido de autorização de empréstimo. O último enviado à Casa este ano, no valor de R$ 1,7 bilhão, tramita há cinco meses.

Ignorou completamente a narração do presidente da Alepe, Álvaro Porto (PSDB), no dia anterior. O deputado previa a cobrança e fez pronunciamento na defensiva, reforçando que a Alepe não pode ser responsabilizada por obras não realizadas.

Autorizou todos os empréstimos e alegou que o problema é de gestão. Foi a primeira vez que o presidente da Casa falou sobre o assunto em evento fora da Alepe.

A governadora, por sua vez, preferiu fazer balanço das ações administrativas. Ouviu cobranças por água, estrada, delegacia, concurso.  E assumiu o compromisso de fazer o estado crescer.

Às vésperas de um ano eleitoral e com campanha antecipada, pediu o quase impossível.

“A gente tem que fugir da armadilha da próxima eleição para ganhar as próximas gerações… Vamos deixar a briga menor de lado. Porque se a gente perde tempo com eleição, a gente esquece de governar e cuidar do povo.”

E pregou união: “Não vamos separar vermelho, azul, branco, amarelo ou roxo. Não estamos aqui para lutar uns contra os outros. Estamos trabalhando para não deixar ninguém para trás.”

Assembleia esvaziada
ALei Orçamentária Anual (LOA) de 2026, prevista para ser votada até dia 5, deve ficar para a semana seguinte. Por causa da Conferência da União Nacional dos Legisladores Estaduais (Unale), de 3 a 5, no Rio Grande do Sul, não haverá sessões na Alepe.  Dizem que as comissões vão funcionar. Segunda, dia 8, é feriado.

Procurador indígena
O Ministério Público de Pernambuco tem o primeiro procurador de justiça indígena. Originário do povo Xukuru do Ororubá, de Pesqueira, Agreste do estado, José Bispo de Melo está atuando em Caruaru. “Trago bagagem e espírito de luta”, assegurou.

Pivô da discórdia
Autor da PEC 30/2025, que adequa a Constituição de Pernambuco à federal, o procurador da Assembleia Legislativa Paulo Pinto fez trabalho técnico e acabou provocando polêmica entre os Poderes. À Rádio Folha, disse estar à disposição do Executivo para qualquer dúvida.

Novo caruaruense
O presidente do PSB de Pernambuco, deputado Sileno Guedes, recebeu o título de cidadão de Caruaru. O objetivo do vereador Gil Bobinho (PSB) foi reconhecer os serviços prestados à Capital do Agreste pelo parlamentar, dirigente partidário e ex-gestor público.

 

 

Deixe um comentário