01/11/25
Ascom PMS
http://blogfolhadosertao.com.br

Representando os prefeitos das cidades beneficiadas pela Transnordestina em Pernambuco, o gestor municipal de Salgueiro, Fabinho Lisandro, participou de uma reunião virtual nesta sexta-feira, 31, com o ministro dos Transportes, Renan Filho, e a governadora Raquel Lyra, para tratar sobre a retomada das obras da ferrovia no ramal Salgueiro – Porto de Suape. O edital que reintegra este trecho ao projeto do empreendimento foi publicado pelo Governo Federal hoje.
Após a reunião, Fabinho comemorou o restabelecimento da obra no Estado, com a construção de 73 quilômetros de trilhos no primeiro lote. “Foi publicado hoje o edital e agora a gente precisa unir esforços para continuar nesse ritmo”, disse, ressaltando que o próximo passo será a instalação de um porto seco em Salgueiro. “À nossa governadora Raquel Lyra, a gratidão, que nessa parceria com o presidente Lula já garantiram o estudo da viabilidade do nosso tão sonhado porto seco. É dessa forma que Salgueiro vai permanecer, sempre, no ritmo do desenvolvimento.”
Além de Renan e Raquel, a reunião também teve participação do ministro dos Portos e Aeroportos, Silvio Costa Filho; do ministro da Comunicação, Frederico Siqueira; do superintendente da Sudene, Francisco Alexandre; do presidente da Infra S.A, Jorge Bastos; do prefeito de Verdejante, Xicão Tavares; além de senadores, integrantes do projeto e outras autoridades.
O primeiro lote da licitação, entre os municípios de Salgueiro e Custódia, terá um investimento na ordem de R$ 415 milhões, com início previsto para o começo de 2026 e prazo de conclusão de 57 meses, desde o desenvolvimento do projeto até a execução da obra. Podem concorrer na licitação consórcios compostos por até três empresas, incluindo companhias internacionais, desde que tenham representantes no Brasil.