04/11/25
Por Tarsila Castro
http://blogfolhadosertao.com.br
Assembleia Legislativa reverenciou o legado do ex-ministro, durante sessão solene em homenagem aos 100 anos do líder que marcou a trajetória política e empresarial do estado e do país
Além de Eduardo Monteiro, compuseram a mesa de honra a pesquisadora e imortal da Academia Pernambucana de Letras (APL) Maria Lecticia e o ex-senador Armando Monteiro Neto, filhos de doutor Armandinho; o ministro de Portos e Aeroportos, Silvio Costa Filho; o presidente da Assembleia, deputado Álvaro Porto (PSDB); a vice-governadora Priscila Krause (PSD); o prefeito do Recife, João Campos (PSB); o autor do requerimento da homenagem, deputado Izaías Régis (PSDB); o coautor do projeto, deputado João Paulo Lima e Silva (PT), e o deputado estadual Antônio Moraes (PP).
Também estiveram presentes a vice-presidente da Folha de Pernambuco, Mariana Costa; o diretor-executivo do jornal, Paulo Pugliesi; a gerente administrativa da Folha, Ivone Palácio; os diretores do Grupo EQM Leonardo Monteiro, Cláudia Dantas, Eduardo Cunha, Domingos Azevedo, Marcos Henrique Clemente e Eduardo Moraes; o assessor especial da presidência do Grupo EQM, Joni Ramos; o presidente do Porto de Suape, Armando Monteiro Bisneto, entre outras autoridades.
Homenagens
Pernambucano brilhante, cuja história e exemplo transcendem e inspiram gerações. Assim, Álvaro Porto se referiu a Armando Monteiro Filho, dando início ao primeiro discurso da cerimônia.
“Como industrial, foi um empreendedor arrojado, contribuindo para o fortalecimento da economia pernambucana e nordestina. Na política, foi deputado federal e ministro da Agricultura, tendo atuação firme e corajosa em defesa da democracia. Esta sessão solene é uma justíssima reverência a um cidadão que, acima de tudo, priorizava o diálogo, o entendimento, o desenvolvimento e a justiça social”, afirmou Porto.
Autores
No discurso, o deputado João Paulo contou como era a convivência com o ex-ministro e destacou a importância da sessão solene.
“Celebramos muito mais do que as datas de uma vida, celebramos o caráter, uma mente brilhante e um coração grande, um homem que em cada gesto conciliou firmeza de princípios com abertura ao diálogo, paixão pelo Brasil, com o amor profundo por Pernambuco e, acima de tudo, compromisso com a democracia”, destacou o parlamentar.
Já o deputado Izaías Régis reiterou que Armando Monteiro Filho sempre defendeu o país e o estado.
“Eu estou tão emocionado, porque é muito difícil falar de um homem como Armando Monteiro Filho, falar dos exemplos que ele deixou, das coisas que ele fez, do homem que foi, sempre defendendo o Brasil e Pernambuco”, reconheceu.
Na ocasião ainda foi exibido um vídeo do programa “Nomes que Fazem Diferença”, com uma entrevista de Armando Monteiro Filho. Ele relembrou a infância e a trajetória política e empresarial.
“Eu sou um apologista da reforma agrária, apaixonado, mas sou muito ligado à terra. O destino me colocou para a cidade, mas o meu desejo era realmente morar no interior, conviver com a natureza”, disse doutor Armandinho, durante a entrevista exibida na solenidade.
Armando Monteiro Neto discursou em nome da família e reiterou que o pai é merecedor da homenagem concedida pela Assembleia Legislativa.
“Ele viveu plena e apaixonadamente uma trajetória densa e singular e nessa trajetória se combina elementos muito interessantes”, afirmou.
