01/11/25
Betânia Santana
http://blogfolhadosertao.com.br
Pernambucanos ignoram divergências para celebrar edital que retoma obras da ferrovia
O anúncio oficial e a assinatura simbólica do edital, ontem, abriram um flanco de esperança para que seja concluída uma das mais importantes obras estruturantes do país, na qual estão depositados planos que impulsionem o desenvolvimento do estado.
Em encontro híbrido, a presença da governadora Raquel Lyra; dos três senadores – Fernando Dueire, Humberto Costa e Teresa Leitão – dos ministros André de Paula (Pesca), Frederico Siqueira (Comunicação) e Sílvio Costa Filho (Portos e Aeroportos); de prefeitos como João Campos (Recife) e Fabinho Lisandro (Salgueiro); e do superintendente da Sudene, Francisco Alexandre, mostrou que os pernambucanos não silenciaram.
Eles foram pegos de surpresa, no fim da gestão do ex-presidente Jair Bolsonaro, lá no fim de 2022, quando o governo federal e os governos estaduais estavam em transição. Não havia para quem gritar.
E os pernambucanos encontraram eco nas ações do presidente Luiz Inácio Lula da Silva. O grito agora é para que a obra não pare.
A presença do senador Humberto Costa em agendas do prefeito João Campos não significa que sua candidatura à reeleição esteja vinculada a uma provável disputa do prefeito ao governo. “Essas atividades têm muito mais a ver com o aspecto institucional”, disse à Rádio Folha, reconhecendo a força da aliança com o PSB.
PEC e autonomia
Defensor da PEC da Segurança, Humberto Costa sustentou que o governo federal não pretende tirar dos estados o controle sobre as polícias Civil e Militar. Essa foi uma das preocupações apontadas pela governadora Raquel Lyra, horas antes, na Rádio Jornal.
Energia renovável
Após levar falta em duas visitas do presidente Lula a Pernambuco – a Salgueiro, em maio, e a Goiana, em agosto – a governadora Raquel Lyra garante que estará na próxima. O presidente vai a Fernando de Noronha dia 8 para o lançamento do projeto Noronha Verde.
Reforço no MPPE
Dezesseis novos promotores de justiça – quatro mulheres e 12 homens – vão reforçar os quadros do Ministério Público de Pernambuco. Eles tomam posse, a partir das 16h, da próxima segunda (3), no auditório do Centro Cultural Rossini Alves Couto, no Recife.
