Abastecimento: Conab diminui previsão da safra de grãos para 2023/2024

23/05/24

Rebento Comunicação

http://blogfolhadosertao.com.br

 

El Niño teve forte influência negativa desde o início do plantio até o desenvolvimento das lavouras, afetando a produtividade

Sem impacto do RS, Conab reduz projeção para safra de grãos 2023/24 - Nova  Era News

A Companhia Nacional de Abastecimento (Conab) diminuiu em 8% a previsão da safra de grãos 2023/2024 em comparação com a temporada anterior. A estimativa é que o Brasil produza 294,1 milhões de toneladas de grãos em uma área de 78,53 milhões de hectares.

De acordo com o sétimo levantamento de safra da Conab, o fenômeno El Niño teve uma forte influência negativa desde o início do plantio até o desenvolvimento das lavouras, afetando a produtividade média, que caiu de 4.072 quilos por hectare para 3.744 kg/ha.

“Para enfrentar um problema dessa dimensão, uma das soluções mais eficazes é a produção de insumos agrícolas eficientes. O ideal no desenvolvimento das culturas é introduzir o conceito de que as plantas mais saudáveis e bem estruturadas produzem melhor, sem aumentar o investimento e gerando lucros maiores para o agricultor”, diz Luiz Eugênio Pontes, Diretor Comercial da Fertsan.

A marca desenvolveu um conceito inovador de biomoduladores fisiológicos combinados com nanotecnologia, os quais não apenas regulam os processos fisiológicos, mas também atuam como fisioativadores. Todo o processo exigiu um amplo e meticuloso esforço científico de pesquisa e análise de campo, até alcançar o estágio atual. A formulação contém polissacarídeos de fonte marinha e nanoativos estratégicos.

A linha Fertsan está presente no mercado desde 2018, após demonstrar resultados consistentes de alto rendimento em cultivos de soja, milho, algodão, feijão, cana-de-açúcar, tabaco e trigo. Durante três anos, mais de 80 estudos foram conduzidos por instituições de pesquisa e organizações agronômicas renomadas em todo o país, confirmando a eficácia da linha.

“Os polissacarídeos de origem marinha, associados a nanoativos, atuam como biomoduladores fisiológicos nas plantas. Isso quer dizer que as fórmulas Fertsan estimulam seu desenvolvimento completo, desde o processo de enraizamento até a formação dos componentes de rendimento”, explica Pontes: “A tecnologia também estimula os processos de defesa natural das plantas. Dessa forma, conseguem resistir a situações de estresse e alcançar maiores produtividades”.

A colheita da soja abrange 76,4% da área cultivada no país, com uma produção estimada de 146,52 milhões de toneladas. Isso representa uma redução de 5,2% em relação ao ciclo anterior e de 9,6% em relação à estimativa inicial da Conab. A produção de milho deve cair significativamente, 15,9% ao considerar as três safras, chegando a 110,9 milhões de toneladas. A Conab prevê uma redução de 8,1% na produtividade.

A eficácia dos resultados dos produtos Fertsan ficou ainda mais evidente durante a temporada agrícola de 2022/2023, quando os efeitos do El Niño afetaram as plantações em todo o território brasileiro. As chuvas irregulares e as ondas de calor contribuíram para o aumento da incidência de pragas e condições de estresse. Foi nesse contexto desafiador para a agricultura que os insumos se destacaram, protegendo as plantações e mitigando os problemas decorrentes dos desequilíbrios no fornecimento de água e nas temperaturas.

Cuidado com a saúde: Audiência pública alerta para danos dos cigarros eletrônicos e cobra rigor na fiscalização

23/05/24

Ascom Alepe
http:blogfolhadosertao.com.br
Ao vivo: Senado realiza audiência pública sobre cigarros eletrônicos

O Senado deu o ponta-pé inicial

 

Comissão de Saúde da Alepe promoveu, nesta quarta, uma audiência pública para alertar sobre os danos da epidemia de cigarros eletrônicos e os impactos para o sistema de saúde brasileiro. No debate,  autoridades destacaram a necessidade de mais ações do poder público para proteger a população.

O médico pneumologista Tomás Béder afirmou que o tabagismo é a maior causa de morte evitável no mundo. Enfatizou ainda que as doenças associadas ao vício geram um custo anual de quase 100 bilhões de reais para o sistema de saúde brasileiro.

Também de acordo com ele, o uso de vapes, pods e similares tem crescido a um ritmo alarmante, e hoje alcança 82 milhões de pessoas mundo afora. Na avaliação de Béder, esse produto tem comprometido os avanços conquistados nos últimos 20 anos no enfrentamento ao tabagismo no Brasil.

O cigarro  eletrônico ele tem partículas que causam câncer, ele tem nicotina em altos volumes, ele causa dependência intensa, então, ele não é uma forma de fugir do cigarro. Então, a gente está trazendo isso aqui para alertar a sociedade que esse dispositivo é um risco, que esse dispositivo parece inofensivo e não é, e que esse dispositivo vai trazer problemas, doenças graves, incluindo o câncer para a população, mais à frente.”

Coordenadora das promotorias de Defesa da Saúde do Ministério Público de Pernambuco, Helena Capela acentuou que a comercialização, a importação e a publicidade de cigarros eletrônicos são proibidas no Brasil desde 2009. Neste ano, a Anvisa, Agência Nacional de Vigilância Sanitária, reforçou a proibição da venda e uso em locais públicos e privados e ampliou as medidas de fiscalização.

O relatório que foi elaborado pela Anvisa destacou alguns pontos. Que houve aumento no fumo entre jovens nos países em que a comercialização foi liberada, como Estados Unidos e Reino Unido, inclusive crianças e adolescentes.”

Já Liziane Ferreira, da Apevisa, Agência Pernambucana de Vigilância Sanitária, demandou a contratação de mais fiscais sanitários para fazer cumprir a proibição. Médico e integrante da Associação Crônicos do Dia a Dia, Mário Moreira contou que perdeu os pais por doenças relacionadas ao tabagismo e que ele próprio, mesmo sem nunca ter fumado, se tornou paciente de doença pulmonar devido ao consumo passivo. “Ou a gente começa a pensar que um ato individual pode prejudicar o ato coletivo ou a gente vai estar patinando nas questões de saúde como um todo.”

Diretor Geral de Atenção Primária da Secretaria de Saúde do Estado, Leandro Lima expôs ações relacionadas ao Plano Nacional de Controle do Tabagismo adotadas nas unidades de saúde. Também falou sobre ações dentro do programa Saúde na Escola, de conscientização e  prevenção do tabagismo.

A deputada Socorro Pimentel, do União, lamentou a facilidade para se comprar esse tipo de produto, seja pela internet, nas entradas de boates ou na praia, e defendeu uma atenção maior sobre o tema nas escolas. Autor da iniciativa de realização do debate, o deputado Adalto Santos, do PP, enfatizou a necessidade de cobrar ações do Governo do Estado para combater o uso dos vapes.

Nós queremos, daqui para frente, cobrar o Governo do Estado, já que a lei existe, inclusive lei federal também, a proibição e a circulação desse cigarro que tem trazido um mal bastante grande da população de Pernambuco, tem aumentado também o índice de pessoas enfermas e doentes. Daqui para frente  nós vamos cobrar mais do governo a conclusão da lei e a fiscalização da lei.”

Adalto Santos também pediu apoio para o projeto de lei, de iniciativa dele, que estabelece punições para quem disponibilizar os dispositivos eletrônicos para crianças ou adolescentes. Os participantes também pediram uma regulamentação específica dos cigarros eletrônicos e de combate ao contrabando.

Oportunidades no Nordeste: Inscrições para seleção de estágio na AGU são prorrogadas para 27 de maio. 

23/05/24

Ascom AGU

http://blogfolhadosertao.com.br

 

Estudantes de ensino médio e de vários cursos de nível superior podem se inscrever. No Nordeste, há oportunidades em todos os estados. Veja a lista dos cursos

 

Processo seletivo da AGU tem INSCRIÇÕES PRORROGADAS! Saiba novo prazo

As inscrições para o processo seletivo de estágio na Advocacia-Geral da União foram prorrogadas para até as 12h do dia 27 de maio. A seleção, para formação de cadastro de reserva, é destinada a estudantes de nível médio e superior devidamente matriculados em instituições de ensino público e privado. Edital e inscrições neste link: https://pp.ciee.org.br/vitrine/12151/detalhe

Podem se inscrever estudantes de nível superior nas áreas de Direito, Administração, Informática, Ciências Contábeis, Comunicação Social, entre outras. A lista de cursos e localidades está disponível no Anexo I do edital. O processo seletivo reserva cotas para candidatos com deficiência e autodeclarados negros (pretos ou pardos).

No Nordeste, há oportunidades em todos os estados:
Maranhão – Nível médio e Administração, Ciências Contábeis, Direito e Informática.
Piauí – Administração, Ciências Contábeis, Direito e Informática.
Ceará – Em Fortaleza, Administração, Ciências Contábeis, Direito e Informática; e em Sobral, Direito.
Rio Grande do Norte – Em Natal, Administração, Ciências Contábeis, Direito e Informática; e em Mossoró, Direito.
Paraíba – Em João Pessoa, Administração, Ciências Contábeis, Direito e Informática; e em Campina Grande, Direito.
Pernambuco – Nível médio e Administração, Recursos Humanos, Secretariado, Arquitetura e Urbanismo, Ciências Contábeis, Direito, Engenharia Civil e Informática.
Alagoas – Administração, Ciências Contábeis, Direito e Informática.
Sergipe – Administração, Ciências Contábeis, Direito e Informática.
Bahia – Em Ilhéus, nível médio e Direito; em Salvador, nível médio e Administração, Ciências Contábeis, Direito e Informática; e em Vitória da Conquista, nível médio e Direito.

Os estagiários de nível médio contam com auxílio de R$ 486,05 para jornada de trabalho de 20 horas semanais e R$ 694,36 para 30 horas semanais. Já os estagiários de nível superior irão receber R$ 787,98 para jornada de trabalho de 20 horas por semana e R$ 1.125,98 por 30 horas. Os estagiários também receberão auxílio-transporte no valor de R$ 10 por dia.

Para participar do processo seletivo, os estudantes de nível médio responderão à prova online com questões de língua portuguesa e matemática. Já os alunos de direito farão prova com as matérias de língua portuguesa, conhecimentos gerais e específicos em direito constitucional, administrativo e processual civil. Quanto aos demais cursos as questões serão de língua portuguesa, conhecimentos gerais e informática. O gabarito e o caderno de prova serão disponibilizados dia 28 de maio de 2024 e a lista de classificação ficará disponível dia 27 de junho.

Os classificados na prova online seguirão para a fase de entrevistas nas unidades da AGU. A convocação para entrevista será feita pelo CIEE mediante contato telefônico ou por e-mail.

Para mais informações ou dúvidas relacionadas ao processo seletivo, entre em contato com a Central de Atendimento do CIEE, através do número 0800-771-2433 ou pelo e-mail eucandidato@ciee.ong.br.

Na abertura do G20, Raquel Lyra reforça compromisso do estado com a ciência e tecnologia e destaca investimento de R$10 milhões

23/05/24

Imprensa PE

http://blogfolhadoseertao.com.br

Durante abertura do G20, governadora Raquel Lyra reforça o compromisso de  Pernambuco com a ciência e tecnologia e destaca investimento na ordem de R$10  milhões

 

A governadora Raquel Lyra participou, nesta quarta-feira (22), no auditório do Cais do Sertão, no Recife, da abertura da 3ª Reunião do Grupo Técnico de Tecnologia e Inovação do Grupo dos Vinte (G20), principal fórum de cooperação econômica internacional. No evento realizado pelo Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação, a gestora reiterou o compromisso da gestão estadual em fortalecer e ampliar a inovação no setor público, por meio do programa Cientista Arretado, iniciativa lançada no dia 10 de maio.

“Estamos usando a tecnologia e inovação para chegar em quem mais precisa. É uma grande honra recebê-los em Pernambuco, principalmente em um momento em que tecnologia e inovação são um eixo para o desenvolvimento do Estado. Por meio do programa Cientista Arretado, estamos investindo mais de R$ 10 milhões em inovação aberta na busca de soluções para os problemas que o Governo de Pernambuco enfrenta, por exemplo, e áreas como desenvolvimento sustentável, urbanismo social, mudança climática e saúde”, afirmou Raquel Lyra.

O evento tem como temática principal “A Inovação Aberta para o Desenvolvimento Justo e Sustentável” e vai reunir, até a próxima sexta-feira (24), representantes de 40 comitivas vindas de países membros do G20 e entidades supranacionais convidadas.

Durante os três dias de evento, os participantes debaterão temas centrais como democratização da ciência, preservação da Amazônia, biodiversidade, transição energética, controle de pandemias e políticas de promoção da diversidade.

“Temos que discutir sobre transição energética, mudanças climáticas, bioeconomia e descarbonização, esses são desafios de todas as nações e que nós precisamos estar aptos para enfrentá-los. Fico feliz que o encontro do grupo de trabalho do G20 aconteça em Pernambuco, um estado que tem um sistema bastante pujante, arrojado, com os parques tecnológicos que temos, e as instituições de ensino, a exemplo das universidades e os institutos federais”, ressaltou a ministra Luciana Santos.

Para a secretária estadual de Ciência, Tecnologia e Inovação, Mauricélia Montenegro, a vinda do evento para Pernambuco reforça o protagonismo do Estado nesta área. “Essa é a primeira vez que a reunião é descentralizada de Brasília. Trazer esse debate para cá é fundamental para que possamos retomar todas as discussões em torno destes temas, e os investimentos. Ter esse debate em Pernambuco deixa a gente muito mais engajado”, concluiu a titular da pasta.

Também estiveram presentes na reunião a vice-prefeita do Recife, Isabella de Roldão; os cônsules-gerais no Recife Serge Gas (França), May Baptista (Estados Unidos), Hiroaki Sano (Japão), Larissa Bruschi (Reino Unido) e Julieta Grande (Argentina); o chefe do escritório de representação do Ministério das Relações Exteriores no Nordeste, embaixador Lineu de Paula; os secretários estaduais coronel Hercílio Mamede (Casa Militar), Cacau de Paula (Cultura), Fernando Holanda (Assessoria Especial e Relações Internacionais), Mariana Melo (Mulher); além do presidente da Empresa de Turismo de Pernambuco (Empetur), Eduardo Loyo.

CIENTISTA ARRETADO – O programa prevê a cooperação entre o poder público e pesquisadores a fim de produzirem soluções inovadoras para os desafios governamentais de áreas estratégicas da gestão. Os editais lançados pela iniciativa irão receber o aporte de R$ 10,5 milhões, orçamento já garantido, para fortalecer e ampliar a inovação no setor público.

Fotos: Miva Filho/Secom

STF anula pena da Lava Jato a Zé Dirceu, provável candidato à Câmara Federal em 2026

22/05/24

Estadão Conteúdo
http://blogfolhadosertao.com.br

A Segunda Turma do Supremo Tribunal Federal (STF) extinguiu, hoje, por 3 votos a 2, a pena imposta ao ex-ministro José Dirceu por corrupção passiva e lavagem de dinheiro na Operação Lava Jato. Ele foi sentenciado a 8 anos e 10 meses de prisão pela Justiça Federal no Paraná. A condenação foi assinada pelo então juiz Sergio Moro e confirmada pelo Tribunal Regional Federal da 4.ª Região (TRF4).

Com a decisão do STF, o ex-ministro fica mais perto de recuperar os direitos políticos. As condenações criminais o impedem de disputar as eleições, por causa da Lei da Ficha Limpa. Uma eventual candidatura dependerá de análise da Justiça Eleitoral. Hoje com 78 anos, que completou em março, ele já declarou que pretende disputar uma vaga na Câmara dos Deputados em 2026. As informações são do portal Estadão.

“Tive o meu mandato cassado por razões políticas e sem provas. Sofri processos kafkianos para me tirar da vida política e institucional do País. Seria justo voltar à Câmara dos Deputados, e a decisão do STF nos leva a essa direção”, disse José Dirceu em nota à imprensa.

Segundo o criminalista Roberto Podval, que representa o ex-ministro, a única ação pendente contra Dirceu envolve acusações de propinas da Engevix. Ele foi condenado a 23 anos e 3 meses de prisão por corrupção, lavagem de dinheiro e organização criminosa. Um recurso está na fila para julgamento no Superior Tribunal de Justiça (STJ). A defesa alega que, por analogia à decisão de hoje na Segunda Turma do STF, esta segunda ação também deve ter a prescrição reconhecida.

O processo julgado nesta terça pelo Supremo envolve uma condenação por supostas propinas da Apolo Tubulars, entre os anos de 2009 e 2012, para ajudar a empresa a fechar contratos com a Petrobrás. O ex-ministro teria usado sua influência para manter Renato Duque na Diretoria de Serviços da estatal e, com isso, direcionar licitações à empresa de tubulação.

Os ministros do STF reconheceram a prescrição do processo. Como Dirceu tem mais de 70 anos, o prazo de prescrição é contado pela metade. No caso do crime de corrupção passiva, cai de 12 para seis anos. A Primeira Turma considerou como marco de prescrição o ano de 2009. A maioria entendeu que o crime foi consumado no momento do suposto pedido de propina. Como o ex-ministro só foi condenado em 2017, a sentença foi considerada irregular.

Votaram para derrubar a pena os ministros Kassio Nunes Marques, Gilmar Mendes e Ricardo Lewandowski (aposentado). Ficaram vencidos os ministros Edson Fachin e Cármen Lúcia.

José Dirceu se licenciou do mandato na Câmara dos Deputados para assumir o Ministério da Casa Civil no primeiro governo do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT), em 2003. Ele foi demitido, preso e depois cassado na ressaca do escândalo do Mensalão. Quadro histórico do PT, voltou a enfrentar acusações criminais na Operação Lava Jato. Agora, tenta se livrar das pendências na Justiça de olho na reabilitação política.

Uma ação movida pela defesa do ex-ministro pede a anulação de todas as suas condenações na Lava Jato, alegando que Sérgio Moro foi parcial. O processo foi distribuído ao gabinete de Gilmar Mendes e aguarda decisão.

SDS divulga redução dos crimes violentos contra o patrimônio em Pernambuco no mês de abril

22/05/24

Raoni Nunes

http://blogfolhadosertao.com.br

A queda geral no comparativo entre abril de 2024 com 2023 foi de 14%; roubos e furtos de carga, veículo, bancos e coletivos estão englobados nesses números
A Secretaria de Defesa Social (SDS) apresenta os números que  mostram a redução nos Crimes Violentos Contra o Patrimônio (CVP) em Pernambuco, referentes ao mês de abril.
A Secretaria de Defesa Social de Pernambuco (SDS-PE) divulgou que houve redução nos crimes violentos contra o patrimônio (CVP) no Estado. Os dados são referentes ao último mês de abril e foram apresentados durante a reunião da Força-Tarefa Crimes Patrimoniais, nesta terça-feira (21), entre as forças operativas de segurança, no prédio do Centro Integrado de Comando e Controle Regional (CICCR), localizado no bairro de São José, área central do Recife.

Os crimes violentos contra o patrimônio englobam roubos e furtos de carga, veículo, bancos e coletivos. De acordo com a SDS, abril de 2024 teve uma queda geral de 14% em relação ao mesmo mês em 2023. Isso significa que tiveram 664 casos a menos em Pernambuco.

Em relação ao roubo e furtos de cargas, especificamente, a redução foi de 29% comparando os quatro primeiros meses deste ano com 2023 – saiu de 190 casos para 135 em Pernambuco. Os roubos de veículos tiveram uma queda de 7.907 para 6.958 (-12%) analisando esse mesmo período.

“A Força-Tarefa contra crimes patrimoniais se reúne uma vez por mês para discutir as ocorrências envolvendo esses crimes. Analisamos a ocorrência do último mês com o comparativo não só do mês, como do ano anterior. Onde identificamos necessidade de melhoria, trazemos as unidades para conversar e sai com algum planejamento ou encaminhamento”, explicou a secretária executiva da SDS, Dominique de Castro Oliveira.

No dia 1° de maio, o estudante da UFRPE, Gean Carlos Lopes Júnior, foi assassinado a facadas após reagir a um assalto a ônibus na avenida Guararapes. A secretária executiva comentou que a situação dos coletivos é prioridade das reuniões.

“Essa questão do roubo a coletivo é muito cara para a SDS. O coletivo é o único desses assuntos que a gente monitora semanalmente junto ao Consórcio Grande Recife. A gente recebe todas as ocorrências, identifica em que locais georreferenciam essas ocorrências e direciona tanto o policiamento ostensivo quanto as nossas investigações. Todas as ocorrências estão sendo investigadas em nível avançado pela Polícia Civil com a resposta de identificação e pedido de prisão desses autores”, disse Dominique.

A Força-Tarefa Crimes Patrimoniais conta com o trabalho conjunto das operativas de Secretaria de Defesa Social com as polícias Militar e Civil. Presente na reunião, o coronel da PMPE, Canel, destacou a atividade da Corporação neste grupo.

“Depois dessa reunião, realizamos um plano de ação que é monitorado e orientado pela Secretaria de Defesa Social. A partir disso, começamos a executar naqueles pontos que identificamos o aumento dos crimes contra o patrimônio”.

Supremo desmonta, de vez, os benefícios que a Lava Jato trouxe para os empresários sérios

22/05/24

Por Romualdo de Souza

Supremo desmonta, de vez, os benefícios que a Lava Jato trouxe para os empresários sérios

José Dirceu de Oliveira, o ex-capitão de Lula, está livre, leve e solto.

COPO MEIO CHEIO
“Houve vaias, mas poucas… E ouvi, mesmo, foi muito aplauso”, disse o prefeito Ivanildo Mestre, conhecido por Lero de Taquaritinga do Norte. “O que foi mais importante, foi que o presidente tirou a corda do nosso pescoço”, comemorou. O gestor da “Capital Pernambucana do Café” se referiu ao projeto que está tramitando no Senado Federal e mantém a cobrança de 8% sobre a folha de pagamento do município. Inicialmente, o governo federal queria elevar para 20%.

MEIO VAZIO
À boca miúda, a análise foi de que as vaias abafaram os aplausos. “Mas meu amigo, em um ambiente com mais de 10 mil pessoas, uma ou outra manifestação era esperada”, comemorou o líder da Federação PT/PV/PCdoB, deputado Odair Cunha (PT-MG).

Entre aplausos e vaias, o presidente Lula da Silva deu um conselho aos prefeitos: “não permitam que eleições façam com que vocês percam a civilidade”.

ARMAS JÁ!
Parlamentares da Bancada da Segurança Pública vão ao ministro da Defesa, José Múcio Monteiro, pedir que seja revista portaria do comando do Exército reduzindo a quantidade de armas de fogo que podem ser adquiridas por policiais militares e bombeiros quando são transferidos para a reserva. O Exército determinou que policias aposentados somente possam ter em casa duas armas.

“O que convenhamos é um absurdo. Através dessa portaria, o governo proíbe que o policial militar aposentado possa ter uma arma, por exemplo, uma pistola de calibre 9.40 milímetros”, reclamou o deputado Coronel Assis (União Brasil-MT), da Frente Parlamentar da Segurança Pública.

O CAPITÃO VOLTOU!
O PT “estenderá tapete vermelho para o [ex-]ministro”, disse à coluna, o líder do partido na Câmara dos Deputados, José Guimarães (CE). José Dirceu tinha antecipado à cúpula do partido que, caso se visse livre da pena, disputaria uma cadeira de deputado, em 2026, por São Paulo.

Por 3 a 2 a segunda turma do Supremo Tribunal Federal (STF) extinguiu a pena do ex-capitão do time de Lula da Silva, condenado por corrupção passiva, pelo recebimento de propina de empresa que prestava serviços à Petrobras. “Seria justo voltar à Câmara, mas só decidirei candidatura em 2025”, disse Dirceu antes de acender um cubano e dar uma baforada à la Fidel Castro [1926-2016].

SEGURANÇA HÍDRICA
A segurança hídrica do Planeta está em debate. A paradisíaca ilha de Bali, Indonésia, recebe representantes do mundo todo – inclusive da bancada de Pernambuco na Câmara dos Deputados – para troca de experiências e estratégias no avanço da segurança hídrica.

Representando o Brasil, o deputado Pedro Campos (PSB-PE) considera que “o mundo é muito diverso, mas com problemas semelhantes e com soluções que podem e devem ser compartilhadas”, afirmou.

O brasileiro sério e honesto não tem um dia de sossego. Primeiro foi o salvo conduto que o Supremo Tribunal Federal deu ao ex-ministro e deputado cassado, José Dirceu.

Agora, o ministro Dias Toffoli não por coincidência, ex-assessor de Dirceu, pegou a borracha e apagou “todos os atos” que incriminavam o empresário baiano Marcelo Odebrecht que um dia chegou a se referir sobre o ministro do STF como “o amigo do amigo do meu pai”.

Para Toffoli teria havido um “verdadeiro conluio” envolvendo os procuradores da Lava Jato e o então juiz Sérgio Moro. “Diante do conteúdo dos frequentes diálogos entre magistrado e procurador especificamente sobre o requerente, bem como sobre as empresas que ele presidia, fica clara a mistura da função de acusação com a de julgar, corroendo-se as bases do processo penal democrático”, escreveu.

Ou seja, agora só falta o empresário mover uma ação contra o Estado acusando a operação Lava Jato de ter lhe olhado com cara feia.

Pense nisso!

Fabinho Barros participa de seminário das Havaianas, em São Paulo

22/05/24

http://blogfolhadosertao.com.br

Durante um importante seminário  da Havaianas em São Paulo, Fabinho Lisandro( PRD), destacou a importância da geração de emprego e renda para o desenvolvimento econômico da região. Em vídeo gravado na convenção da gigante de calçados da América Latina, Fabinho ressaltou a necessidade de atrair novos investimentos para Salgueiro, visando a criação de novas empresas e postos de trabalho. Com ênfase na importância de políticas públicas que incentivem o empreendedorismo e a capacitação profissional, como forma de gerar oportunidades para a população local.

“Vocês sabiam que no interior de Pernambuco, lá em Carpina, existe uma fábrica da Alpargatas que fabrica as chinelas Havaianas e produz 130.000 pares de sandálias por dia. Aí eu questiono a vocês, porque Carpina pode e Salgueiro não pode? Precisamos fazer valer o potencial que Salgueiro tem!” Declarou Lisandro.

Além disso, Fabinho mencionou a importância de fortalecer parcerias com empresas já estabelecidas na região, visando a ampliação de suas operações e a geração de novos empregos.

“Precisamos gerar um ambiente favorável aos negócios, com incentivos fiscais e infraestrutura adequada para o desenvolvimento das atividades econômicas.” Concluiu o dirigente do Partido da Renovação Democrática .

 

 

 

 

Boa Notícia: Escolhida empresa que vai realizar os projetos da Transnordestina em Pernambuco

22/05/24
Por Carlos André Carvalho
http://blogfolhadosertao.com.br
A vencedora da licitação para realizar o trabalho é uma empresa pernambucana e o valor cobrado foi de R$ 12,4 milhões
O trecho da ferrovia que liga Piauí a Pernambuco da Ferrovia Transnordestina
Geosistemas Engenharia e Planejamento, que tem sede no Recife, foi a vencedora para elaborar os projetos básicos e executivos do trecho pernambucano da Ferrovia Transnordestina – que liga Salgueiro ao Porto de Suape. Ela participou da licitação juntamente com outras oito empresas.

As propostas foram abertas nesta segunda-feira (20) e a da Geosistemas apresentou o menor preço que foi de R$ 12.406.488,85. Antes dela, o menor valor proposto foi da Estratégica Engenharia, com R$ 15.217.431,06.

No histórico de propostas, a Geosistemas foi a última empresa a apresentar seu orçamento no processo, feito por meio de pregão eletrônico. Os envelopes serem abertos, às 10h12.

A penúltima a entregar a proposta foi Eagle Consultoria Econômica e de Engenharia, que pediu um montante de R$ 22.584.326,57 pelos serviços para o ramal da Transnordestina em Pernambuco.

Especializada em obras de infraestrutura e fundada em 1994, a Geosistemas tem em sua carteira clientes como os governos de Pernambuco, da Bahia e do Maranhão; as prefeituras do Recife, do Jaboatão, de Olinda, do Paulista e de Ipojuca; a Companhia Pernambucana de Saneamento (Compesa), a URB Recife, o Estaleiro Atlântico Sul, o Departamento Estadual de Trânsito de Pernambuco (Detran-PE), a Infraero e Fundação Nacional de Saúde (Funasa).

O portfólio da empresa inclui planejamento, supervisão, fiscalização, execução e assessoria técnica; projetos de infraestrutura urbana; elaboração de projetos de abastecimento d’água, esgotamento, sanitário, limpeza urbana, aterros sanitários, planos de gerenciamento integrado de resíduos sólidos e educação ambiental; estudos e projetos ambientais e elaboração de projetos executivos de engenharia (implantação, pavimentação e duplicação de rodovias).

Em dezembro de 2022, último mês do Governo Bolsonaro, um aditivo do contrato entre a Transnordestina Logística S.A. e a Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT) levou à exclusão do trecho pernambucano do projeto original da ferrovia. A informação sobre o contrato só veio à tona já no início de 2023.

Parlamentares pernambucanos e o Governo do Estado deram início, então, a uma mobilização para que o projeto fosse retomado. Foi quando o presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva, prometeu que o ramal será construído e o primeiro passo para tanto foi licitar os projetos básico e executivo.

Oportunidades: Codevasf abre concurso para preencher 61 vagas; salário inicial é de R$ 9 mil

22/05/24

Ascom Codevasf

http://blogfolhadosertao.com.br

Inscrições vão até 10 de junho e provas estão previstas para o dia 4 de agosto
 
ouça este conteúdo

A Companhia de Desenvolvimento dos Vales do São Francisco e do Parnaíba (Codevasf) está com inscrições abertas para concurso público com 61 vagas — todas são de nível superior. O salário inicial é de R$ 9.065,95.

Segundo o edital, as inscrições vão até 10 de junho e devem ser feitas pelo site do Cebraspe, organizador do processo seletivo. As provas estão previstas para o dia 4 de agosto.

As provas vão ocorrer nas cidades de Brasília–DF, Aracaju–SE, Belém–PA, Bom Jesus da Lapa–BA, Goiânia–GO, Macapá–AP, Maceió–AL, Montes Claros–MG, Palmas–TO, Petrolina–PE, São Luís–MA e Teresina–PI.

As vagas são para as seguintes áreas de atuação: Administração; Contabilidade; Economia; Engenharia Civil; Engenharia de Agrimensura; Engenharia de Pesca e Aquicultura; Estatística; Geologia; Jornalismo; Publicidade e Propaganda; e Tecnologia da Informação.

Sede da Codevasf fica em Brasília. São 16 superintendências regionais. Foto: Divulgação

Codevasf é uma empresa pública federal vinculada ao Ministério da Integração e do Desenvolvimento Regional (MIDR). A sede fica em Brasília e são 16 superintendências regionais, abrangendo 2.688 municípios.

Leia também

Praia paradisíaca no Ceará, Jericoacoara tem concurso com salários de R$ 5 mil

A Companhia de Desenvolvimento dos Vales do São Francisco e do Parnaíba (Codevasf) está com inscrições abertas para concurso público com 61 vagas — todas são de nível superior. O salário inicial é de R$ 9.065,95.

Segundo o edital, as inscrições vão até 10 de junho e devem ser feitas pelo site do Cebraspe, organizador do processo seletivo. As provas estão previstas para o dia 4 de agosto.

As provas vão ocorrer nas cidades de Brasília–DF, Aracaju–SE, Belém–PA, Bom Jesus da Lapa–BA, Goiânia–GO, Macapá–AP, Maceió–AL, Montes Claros–MG, Palmas–TO, Petrolina–PE, São Luís–MA e Teresina–PI.

As vagas são para as seguintes áreas de atuação: Administração; Contabilidade; Economia; Engenharia Civil; Engenharia de Agrimensura; Engenharia de Pesca e Aquicultura; Estatística; Geologia; Jornalismo; Publicidade e Propaganda; e Tecnologia da Informação.

Sede da Codevasf fica em Brasília. São 16 superintendências regionais. Foto: Divulgação

Codevasf

Codevasf é uma empresa pública federal vinculada ao Ministério da Integração e do Desenvolvimento Regional (MIDR). A sede fica em Brasília e são 16 superintendências regionais, abrangendo 2.688 municípios.

Leia também

Praia paradisíaca no Ceará, Jericoacoara tem concurso com salários de R$ 5 mil