Abastecimento: Conab diminui previsão da safra de grãos para 2023/2024

23/05/24

Rebento Comunicação

http://blogfolhadosertao.com.br

 

El Niño teve forte influência negativa desde o início do plantio até o desenvolvimento das lavouras, afetando a produtividade

Sem impacto do RS, Conab reduz projeção para safra de grãos 2023/24 - Nova  Era News

A Companhia Nacional de Abastecimento (Conab) diminuiu em 8% a previsão da safra de grãos 2023/2024 em comparação com a temporada anterior. A estimativa é que o Brasil produza 294,1 milhões de toneladas de grãos em uma área de 78,53 milhões de hectares.

De acordo com o sétimo levantamento de safra da Conab, o fenômeno El Niño teve uma forte influência negativa desde o início do plantio até o desenvolvimento das lavouras, afetando a produtividade média, que caiu de 4.072 quilos por hectare para 3.744 kg/ha.

“Para enfrentar um problema dessa dimensão, uma das soluções mais eficazes é a produção de insumos agrícolas eficientes. O ideal no desenvolvimento das culturas é introduzir o conceito de que as plantas mais saudáveis e bem estruturadas produzem melhor, sem aumentar o investimento e gerando lucros maiores para o agricultor”, diz Luiz Eugênio Pontes, Diretor Comercial da Fertsan.

A marca desenvolveu um conceito inovador de biomoduladores fisiológicos combinados com nanotecnologia, os quais não apenas regulam os processos fisiológicos, mas também atuam como fisioativadores. Todo o processo exigiu um amplo e meticuloso esforço científico de pesquisa e análise de campo, até alcançar o estágio atual. A formulação contém polissacarídeos de fonte marinha e nanoativos estratégicos.

A linha Fertsan está presente no mercado desde 2018, após demonstrar resultados consistentes de alto rendimento em cultivos de soja, milho, algodão, feijão, cana-de-açúcar, tabaco e trigo. Durante três anos, mais de 80 estudos foram conduzidos por instituições de pesquisa e organizações agronômicas renomadas em todo o país, confirmando a eficácia da linha.

“Os polissacarídeos de origem marinha, associados a nanoativos, atuam como biomoduladores fisiológicos nas plantas. Isso quer dizer que as fórmulas Fertsan estimulam seu desenvolvimento completo, desde o processo de enraizamento até a formação dos componentes de rendimento”, explica Pontes: “A tecnologia também estimula os processos de defesa natural das plantas. Dessa forma, conseguem resistir a situações de estresse e alcançar maiores produtividades”.

A colheita da soja abrange 76,4% da área cultivada no país, com uma produção estimada de 146,52 milhões de toneladas. Isso representa uma redução de 5,2% em relação ao ciclo anterior e de 9,6% em relação à estimativa inicial da Conab. A produção de milho deve cair significativamente, 15,9% ao considerar as três safras, chegando a 110,9 milhões de toneladas. A Conab prevê uma redução de 8,1% na produtividade.

A eficácia dos resultados dos produtos Fertsan ficou ainda mais evidente durante a temporada agrícola de 2022/2023, quando os efeitos do El Niño afetaram as plantações em todo o território brasileiro. As chuvas irregulares e as ondas de calor contribuíram para o aumento da incidência de pragas e condições de estresse. Foi nesse contexto desafiador para a agricultura que os insumos se destacaram, protegendo as plantações e mitigando os problemas decorrentes dos desequilíbrios no fornecimento de água e nas temperaturas.

Deixe um comentário