STF torna Carla Zambelli e hacker réus por invasão do sistema do CNJ

22/05/24

A Primeira Turma do Supremo Tribunal Federal (STF) decidiu nesta terça-feira, por unanimidade, receber a denúncia apresentada contra a deputada federal Carla Zambelli (PL-SP) e o hacker Walter Delgatti Neto pela invasão ao sistema do Conselho Nacional de Justiça (CNJ). Com isso, os dois viram réus.

O relator, ministro Alexandre de Moraes, votou para receber a denúncia e foi seguido pelos demais ministros do colegiado: Cármen Lúcia, Cristiano Zanin, Flávio Dino e Luiz Fux.

— Não há dúvida aqui que a inicial acusatória expôs, de forma clara e compreensível, todos os requisitos necessários para o pleno exercício do direito de defesa e para o recebimento da denúncia — declarou Moraes.

Em abril, a Procuradoria-Geral da República (PGR) denunciou Zambelli e Delgatti pelos crimes de invasão de dispositivo informático e falsidade ideológica. Em janeiro de 2023, o hacker acessou o sistema do CNJ e inseriu dados falsos, como um mandado de prisão contra Alexandre de Moraes, do STF. No ano passado, Delgatti confessou a invasão, disse que fez a pedido de Zambelli e que teria recebido R$ 40 mil pelos serviços. A deputada nega a acusação.

No julgamento desta terça, Moraes afirmou que o fato da investigação incluir um mandado falso contra ele não o impede de ser o relator do caso, já que o crime investigado seria contra o Poder Judiciário, e não especificamente contra ele.

— Um dos textos de mandado de prisão incluído era um mandado de prisão em que eu mesmo ordenava a minha prisão. É importante também salientar: os crimes são contra a instituição Poder Judiciário, não há nenhum crime imputado a mim como vítima, exatamente por isso continuo como relator.

O ministro também ressaltou a confissão de Delgatti e também o fato de, em agosto de 2022, Zambelli ter publicado uma foto com ele afirmando que estava com “o homem que hackeou 200 autoridades”.

— Postou nas redes sociais uma confissão que estava com quem hackeou 200 autoridades. O réu Walter Delgatti confessou a prática do crime e confessou também que houve o pedido da segunda ré, Carla Zambelli.

Um dos elementos citados pela PGR na denúncia foi o fato de ter sido encontrado com Zambelli o arquivo com o mandado falso contra Moraes, antes de ele ser divulgado. O mesmo documento foi gerado uma hora antes no computador de Delgatti, o que indica que foi repassado entre eles.

O hacker Walter Delgatti Netto encontrou-se com a deputada Carla Zambelli, aliada de Bolsonaro, em julho de 2022: enredo envolveu reunião com então presidente — Foto: Reprodução/Redes sociais
O hacker Walter Delgatti Netto encontrou-se com a deputada Carla Zambelli, aliada de Bolsonaro, em julho de 2022: enredo envolveu reunião com então presidente — Foto: Reprodução/Redes sociais
Cármen cita ‘desinteligência natural’

No julgamento, a ministra Cármen Lúcia ressaltou os receios com ferramentas de inteligência artificial, mas se disse preocupada com a “desinteligência natural”, ao falar sobre o falso mandado de prisão.

— Eu começo a não me preocupar só com a inteligência artificial, mas com a desinteligência natural de alguns que atuam criminosamente, além de tudo, sem qualquer tracinho de inteligência.

Moraes, em seguida, chamou a ação de “burrice”:

— Vossa Excelência, sempre muito educada, disse desinteligência natural. Eu chamaria burrice, mesmo, natural. Achando que isso não fosse ser descoberto.

Advogado afirma que não houve ‘qualquer ilícito’

Em nota divulgada após o julgamento, o advogado Daniel Bialski, que defende Zambelli, afirmou ter “absoluta confiança de que a deputada não cometeu qualquer ilícito penal e tem certeza de que isso vai ficar comprovado durante o trâmite do processo”.

Na noite de segunda-feira, Bialski solicitou que o caso fosse analisado pelo plenário, e não pela Primeira Turma. Moraes, contudo, rejeitou o pedido, decisão que foi confirmada nesta terça. No ano passado, o STF alterou seu regimento para determinar que a análise de denúncias e ações penais deveria voltar às turmas, e não mais no plenário, salvo algumas exceções.

Zambelli já é ré no STF em outro caso, por porte ilegal e por constrangimento ilegal com uso de arma, devido ao episódio no qual apontou uma arma para um homem em São Paulo, na véspera do segundo turno da eleição presidencial de 2022.

Oportunidades: Concurso Público da Polícia Científica de Pernambuco oferece 213 vagas

21/05/24

Por: Estúdio DP

http://blogfolhadosertao.com.br

As remunerações podem passar dos R$ 10 mil. Oportunidades são para os cargos de Agente de Medicina Legal, Médico Legista e Perito Criminalcopy sharing button
sharethis sharing button
As provas serão aplicadas no dia 21 de julho de 2024 (Divulgação)
As provas serão aplicadas no dia 21 de julho de 2024 (Divulgação)
As inscrições para o Concurso Público da Polícia Científica de Pernambuco estão abertas. São 213 oportunidades destinadas aos profissionais graduados em variadas áreas. As remunerações podem chegar até a R$ 10.622,86. As inscrições deverão ser realizadas até as 14h (horário de Brasília/DF) do dia 3 de junho de 2024, no site do Instituto AOCP:%u202Fwww.institutoaocp.org.br.
As vagas são para o cargo de Agente de Medicina Legal – graduação em qualquer área de atuação; Médico Legista – formação em Medicina e inscrição no Conselho Regional de Medicina; e Perito Criminal, com oportunidades para diversos campos de atuação: Engenharia, Química ou Química Industrial, Farmácia, Ciências Biológicas ou Biomedicina, Ciências da Computação ou Sistemas de Informação, Ciências Contábeis, Geologia, Física, Odontologia e Medicina Veterinária.
As provas (objetiva e discursiva), serão aplicadas no dia 21 de julho de 2024, em Recife. Caso o número de inscritos exceda a capacidade de alocação da capital pernambucana, o exame também poderá ser realizado em cidades da Região Metropolitana (RMR)
É importante que os candidatos se mantenham atentos ao site da banca organizadora, o canal oficial do concurso, para ficarem por dentro de todos os detalhes.
Instituto AOCP 
É uma associação civil sem fins lucrativos e econômicos, sediada em Maringá, no noroeste do Paraná. Há mais de uma década, a instituição organiza processos seletivos e concursos públicos em todo o país e colabora com entidades por meio de programas sociais através do assessoramento técnico, administrativo e financeiro.
SERVIÇO 
Instituto AOCP
www.institutoaocp.org.br
Central de Relacionamento com o Candidato:%u202Fcandidato@institutoaocp.org.br
Telefone: (44) 3013-4900

Nota Pública: IFsertãoPE justifica legalidade da greve nas universidades s institutos federais

21/05/24

Ascom IFSertao

http://blogfolhadosertao.com.br

 

Por meio do Colegiado de Dirigentes (CODI), composto pelo reitor, pró-reitor e diretores-gerais dos sete campi, o IFSertãoPE publicou nessa segunda-feira, 20, uma nota de apoio à greve nacional das universidades e institutos federais.

No texto, a instituição destaca a legitimidade das reivindicações apresentadas pelos servidores, ressalta a importância de um diálogo aberto e construtivo e expressa esperança de que logo se chegará a um consenso para o fim da greve, com o atendimento das pautas reivindicadas.

Há mais de um mês, professores e outros servidores de 53 universidades e institutos federais estão em greve, cobrando reajuste salarial e melhorias das condições de trabalho.

Leia a nota na íntegra abaixo:

“O Colegiado de Dirigentes do Instituto Federal do Sertão Pernambucano (IFSertãoPE), composto pelo Reitor, Pró-Reitores e Diretores-Gerais dos sete campi, vem a público manifestar seu apoio ao movimento grevista e reconhecer a legitimidade das reivindicações apresentadas pelos trabalhadores e trabalhadoras deste Instituto. O movimento expressa o desejo coletivo de fortalecer a educação pública e impulsionar seu desenvolvimento, promovendo oportunidades equitativas e acessíveis para toda a sociedade.

Entre as pautas reivindicadas estão a recomposição orçamentária dos Institutos e Universidades Federais, a reestruturação dos planos de carreira dos técnicos e docentes e o reajuste salarial. Compreendemos que essas demandas são essenciais para assegurar o bom funcionamento das instituições federais de ensino e garantir que a sociedade tenha acesso a uma educação de excelência.

Entendemos ainda que a valorização dos servidores é essencial. Eles desempenham um papel central na condução das atividades acadêmicas e administrativas, sendo responsáveis diretos pelo funcionamento deste Instituto e pelo alcance dos objetivos educacionais.

Destacamos, ainda, a importância de um diálogo aberto e construtivo entre todas as partes envolvidas. Acreditamos que a negociação é o caminho para alcançar soluções justas e equilibradas que atendam às necessidades da comunidade acadêmica e assegurem a continuidade dos serviços prestados pelo Instituto. Estamos à disposição para colaborar com o processo de negociação e buscar, em conjunto, as melhores soluções para os desafios enfrentados pela nossa comunidade acadêmica.

Cientes de que o atual governo promove um projeto democrático, plural e inclusivo, voltado para políticas de redução da desigualdade, este Colegiado de Dirigentes acredita que logo se chegará a um consenso que atenda às reivindicações apresentadas. Reafirmamos nosso compromisso com a luta pela educação pública de qualidade e com a valorização dos profissionais que fazem do IFSertãoPE uma instituição de referência.”

Ação de Governo: Programa que paga auxílio de R$ 300 em Pernambuco inicia fase de confirmação de dados; veja o que fazer

21/05/24

JC

http://blogfolhadosertao.com.br

O primeiro pagamento do Mães de Pernambuco, realizado em 13 de maio, contemplou um total de 72.472 mulheres

Programa Mães de Pernambuco inicia, na próxima quinta-feira (23/05), a terceira fase de confirmações do benefício, que paga um auxílio mensal de R$ 300 custeado pelo Governo do Estado.

O objetivo da gestão é completar o grupo das 100 mil mulheres mais vulneráveis vivendo em Pernambuco, que são responsáveis familiares e cuidam de crianças de até 6 anos – o principal alvo da iniciativa.

“Finalizaremos hoje a segunda fase e já temos o cronograma da terceira etapa. Até o momento, 82.828 mulheres aderiram ao programa por meio de seu site oficial e, para receber no dia 7 de junho, é preciso confirmar os dados no site até as 23h59 de hoje. O Governo de Pernambuco não tem medido esforços para localizar as 100 mil mulheres mais vulneráveis, e lançamos mão de diversas estratégias de busca ativa para encontrá-las, sempre com o apoio das equipes municipais de Assistência Social”, detalha o secretário Carlos Braga, da Secretaria de Assistência Social, Combate à Fome e Políticas sobre Drogas (SAS).

A terceira etapa de confirmações vai ocorrer entre 23 de maio e 19 de junho e as mulheres que aderirem nesse período vão receber o benefício em julho. O site oficial para confirmação é o www.maesdepernambuco.pe.gov.br.

PRIMEIRO PAGAMENTO

O primeiro pagamento do Mães de Pernambuco, realizado em 13 de maio, contemplou um total de 72.472 mulheres, que confirmaram seus dados no site oficial entre os dias 25 de março e 25 de abril. O repasse representou um investimento da ordem de R$ 21,7 milhões, injetado sobretudo nos comércios populares.

O segundo pagamento, previsto para ocorrer no dia 7 de junho, vai acrescentar cerca de 10 mil mulheres ao número inicial de contempladas, o que representa 101 mil crianças alcançadas pelo programa e aproximadamente R$ 25 milhões em investimento estadual.

Em parceria com o Governo de Pernambuco, a Caixa Econômica Federal está trabalhando no envio dos cartões do programa às casas das contempladas, bem como na operacionalização do pagamento. Se a beneficiária ainda não recebeu o cartão, ela pode sacar nas agências da Caixa, apresentando um documento com foto, ou movimentar o recurso pelo aplicativo Caixa Tem.

Quem tiver alguma dificuldade nesse processo pode entrar em contato com a Ouvidoria Social da SAS, pelo e-mail ouvidoria@sas.pe.gov.br ou pelo telefone 0800.081.4421. É necessário informar o nome completo, CPF e o Número de Identificação Social (NIS).

Como ter acesso ao benefício?

O Mães de Pernambuco paga um auxílio mensal de R$ 300 para reforçar o orçamento das famílias chefiadas por mulheres e que têm filhos na primeira infância. Os recursos para custeio foram garantidos no orçamento de 2024, oriundos do Tesouro Estadual: o Governo do Estado vai investir R$ 360 milhões por ano.

Para receber o auxílio, as mulheres precisam cumprir cinco critérios, simultaneamente: ser responsável familiar; morar em Pernambuco; ser beneficiária do Programa Bolsa Família e manter os dados do Cadastro Único (CadÚnico) atualizados; estar gestante, ser mãe ou responsável por criança de 0 a 6 anos (72 meses); e não ter vínculo empregatício formal.

Estruturado a partir da folha de pagamento do Programa Bolsa Família, o Mães de Pernambuco não exige um novo cadastro. No entanto, as mulheres precisam confirmar o interesse em receber o auxílio, acessando o site www.maesdepernambuco.pe.gov.br.

Elas vão informar o Número de Identificação Social (NIS) e a data de nascimento e, estando aptas, devem confirmar participação no programa.

 

STF mantém prisão de delegado acusado do homicídio de Marielle Franco

21/05/24

Estadão onteúdo

http://blogfolhadosertao.com.br

 

Para o ministro Alexandre de Moraes, a periculosidade de Rivaldo Barbosa e a gravidade das condutas atribuídas a ele justificam a manutenção da prisão.


O ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal (STF), manteve a prisão preventiva do delegado da Polícia Civil do Rio de Janeiro Rivaldo Barbosa, um dos acusados pelo homicídio da vereadora Marielle Franco e do motorista Anderson Gomes. Ele negou pedido de liberdade feito pela defesa de Rivaldo no Inquérito (INQ) 4954.

Na decisão, o ministro enfatizou que a periculosidade social e a gravidade das condutas atribuídas ao investigado, aliadas à necessidade de resguardar a aplicação da lei penal e a ordem pública, justificam a manutenção da prisão.

Ele lembrou que, de acordo com as provas que embasaram o pedido de prisão, Rivaldo, então supervisor de todas as investigações de homicídios da Região Metropolitana do Rio de Janeiro, teria sido cooptado pelo deputado federal Chiquinho Brazão (sem partido-RJ) e pelo conselheiro do Tribunal de Contas do Estado do Rio de Janeiro (TCE-RJ) Domingos Brazão, também denunciados, para que garantisse a impunidade da organização criminosa.

Periculosidade

Rivaldo também teria exigido dos executores do homicídio, Ronnie Lessa e Macalé, que a execução não fosse feita na Câmara de Vereadores, para evitar que a investigação fosse conduzida por órgãos federais, e não por ele. O ministro observou ainda que o elo entre Rivaldo e a milícia do Rio de Janeiro, de acordo com os fatos narrados pela Polícia e pela Procuradoria-Geral da República, revelam sua elevada periculosidade.

“Rivaldo Barbosa teria sido um dos arquitetos de toda a empreitada criminosa e peça fundamental em sua execução”, assinalou. “Assim, detém conhecimento sobre todos os elementos probatórios nucleares para a investigação, de modo que poderá, em liberdade, empreender esforços com o fim de afastá-los do alcance da Polícia Judiciária”.

Prefeitura de Garanhuns prorroga inscrições para os Editais do FIG 2024

21/05/24

AscomPMG

http:blogfolhadosertao.com.br

Miniatura do anexo
Miniatura do anexo

A Prefeitura de Garanhuns, por meio da Secretaria de Cultura, prorroga as inscrições para os Editais Convocatórios do 32º Festival de Inverno de Garanhuns (FIG). Atendendo a solicitação de membros da classe artística e produtores culturais em geral, a medida estende o prazo final para inscrições até a próxima quarta-feira (22). Os editais estão disponíveis no Portal da Prefeitura de Garanhuns, na Aba Editais Cultura (garanhuns.pe.gov.br/editaiscultura).

Para o Edital Nacional do FIG, as inscrições podem ser realizadas de forma on-line até às 18h da quarta-feira, por meio da Plataforma Prosas. O link de acesso está disponível no Portal da Prefeitura de Garanhuns. Já as inscrições do Edital Municipal podem ser realizadas de forma online, pela Plataforma Prosas, ou presencialmente, na Secretaria de Cultura, localizada na rua Siqueira Campos, nº 76, bairro Santo Antônio, das 09h às 15h.

O Edital Convocatório do Festival Gospel – Ano III também está com as inscrições prorrogadas, pois está incluído no processo do Edital Municipal do 32º Festival de Inverno de Garanhuns. Podem participar artistas, bandas e grupos do segmento gospel de Garanhuns.

Qualifica PE:  Raquel Lyra lança programa com mais de 25 mil vagas para cursos profissionalizantes em todo o Estado

21/05/24

ImprensaPE

http://blogfolhadosertao.com.br

 
O acesso é gratuito e as aulas serão ofertadas em parceria com o Senai, Senac e Sebrae
Miniatura do anexo
Miniatura do anexo
 
Com o objetivo de ampliar a oferta de qualificação profissional e empreendedora no Estado de Pernambuco, a governadora Raquel Lyra lançou, nesta segunda-feira (20), no auditório do Cais do Sertão, no Recife, o programa Qualifica PE. A iniciativa se divide nas modalidades Qualifica Trabalho, com abertura de 15 mil vagas de formação profissional até dezembro de 2024, e Qualifica Empreendedor, com nove mil vagas de qualificação empreendedora até 2025. Os cursos oferecidos serão executados por entidades do Sistema S (Senai, Senac e Sebrae). A participação é gratuita e as inscrições devem ser feitas por meio do site www.sedepe.pe.gov.br, a partir de hoje. As primeiras aulas terão início a partir de 3 de junho. Somente nos primeiros três meses deste ano, Pernambuco gerou 5.709 empregos, segundo dados do Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Caged).
 
Durante a cerimônia de lançamento, a gestora assinou a ordem de serviço dando início ao programa e destacou a geração de mais oportunidades aos pernambucanos. “Lançamos hoje o Qualifica PE para garantir a qualificação profissional no Estado inteiro. O importante é que a oferta nos municípios irá seguir a vocação econômica de cada região de desenvolvimento, garantindo que estes cursos ocorram de maneira descentralizada. Agradeço a parceria com o Sistema S, através do Senac, Sebrae e Senai. É um investimento de R$ 5 milhões do Governo do Estado nesta primeira fase para que possamos fazer Pernambuco voltar a crescer sem deixar ninguém para trás, dando a oportunidade de emprego e renda para nossa gente”, ressaltou Raquel Lyra.
 
A secretária de Desenvolvimento Profissional e Empreendedorismo, Amanda Aires, afirmou que mais de 120 municípios serão atendidos até o fim de 2025. “Este é um amplo processo de qualificação profissional e empreendedora. A expectativa é contemplar mais de 15 mil vagas somente neste primeiro trimestre, com mais de 500 turmas em 53 municípios. O objetivo é qualificar as pessoas para que possam estar inseridas de forma mais rápida no mercado de trabalho. Por outro lado, qualificamos os empreendedores, para que possam empreender de maneira sustentável e longínqua”, explicou.
 
A proposta é alcançar cerca de 25 mil beneficiários, nas 12 regiões de desenvolvimento do Estado. “Vejo todas as ações do Governo Estadual chegando, verdadeiramente, ao Interior de Pernambuco e demais regiões. E o Qualifica PE não será diferente, oferecendo mais oportunidades para nossa população e desenvolvendo as diferentes cadeias produtivas”, pontuou a deputada estadual, Débora Almeida.
 
As ações de qualificação profissional e empreendedora previstas no programa contemplam conteúdos voltados para os segmentos de Comércio e Serviços, Indústria e Micro e Pequenas Empresas. “O Qualifica PE se une com entidades que já têm credibilidade no mercado de trabalho, oferecendo, sobretudo aos jovens, a oportunidade de iniciar uma carreira. Estamos juntos para unir forças, comprometidos em oferecer formação técnica de qualidade”, afirmou a superintendente do Ministério do Trabalho e Emprego de Pernambuco, Patrícia Anjos.
 
As formações serão ministradas por entidades integrantes do Sistema S: Serviço Nacional de Aprendizagem do Comércio (Senac), Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae) e Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (Senai). “O Sebrae e o Governo do Estado têm em comum o objetivo de tirar da informalidade grande parte da população de Pernambuco, gerando mais desenvolvimento e oportunidades para todos”, disse o presidente do Sebrae, Murilo Guerra.
 
Para o diretor regional do Senac, Regivan Dantas, a experiência da entidade irá contribuir com a iniciativa. “É muito gratificante participar de um programa como esse. Temos quase 80 anos de experiência em qualificação com um modelo já conhecido, oferecendo maior unicidade nas formações. Parabenizo a governadora por essa importante parceria”, disse. “O Senai terá atuação no programa em 43 municípios pernambucanos. O Qualifica PE é uma importante ação para descentralizar as oportunidades de emprego”, acrescentou a diretora regional do Senai Pernambuco, Camila Barreto.
 
Na modalidade Qualifica PE Trabalho, serão oferecidas 5.800 vagas de qualificação profissional, em um primeiro bloco, a partir deste mês de maio. Nesta fase, as aulas serão ministradas em 44 municípios pernambucanos, em espaços da entidade formadora, escolas públicas ou carretas móveis. Até o fim de 2024, está prevista a implementação de um segundo bloco, com cerca de 10 mil novas vagas.
 
Os cursos previstos terão duração variável entre 20 e 80 horas/aula, abordando as seguintes áreas: artes, alimentos, automotiva, beleza, comércio, construção civil, eventos, energia GTD – geração, gastronomia, gestão, hospedagem, logística, moda, madeira e mobiliário, mecânica / metalmecânica, produção de alimentos, refrigeração e climatização, saúde, segurança do trabalho, soldagem, tecnologia da informação, telecomunicações, transmissão e distribuição, turismo e vestuário. 
 
Por sua vez, a categoria Qualifica PE Empreendedorismo é voltada para os micro e pequenos negócios e disponibilizará 9.350 vagas de qualificação empreendedora para o período de maio de 2024 a abril de 2025. Com carga horária total de cerca de 2 mil horas/aula, serão abertas 374 turmas, em uma programação composta por 134 palestras, 182 oficinas, 38 rodas de conversa e 20 cursos. 
 
Os conteúdos previstos contemplarão temáticas como: empreendedorismo, finanças, gestão, relacionamento com o cliente, vendas, e-commerce, estratégias digitais, marketing digital, formalização de negócios e microcrédito orientado. As aulas serão ministradas em 25 municípios pernambucanos, em espaços da entidade formadora, escolas públicas ou carretas móveis.
 
Estiveram presentes no evento os secretários Diogo Bezerra (Mobilidade e Infraestrutura), Guilherme Cavalcanti (Desenvolvimento Econômico), Carlos Braga (Assistência Social, Combate à Fome e Políticas sobre Drogas), Mariana Melo (Mulher), Paulo Paes (Administração Penitenciária e Ressocialização), Ismênio Bezerra (Criança e Juventude), Simone Nunes (Desenvolvimento Urbano e Habitação), Fernando Holanda (Assessoria Especial e Relações Internacionais), Joana Figueirêdo (interina de Justiça, Direitos Humanos e Prevenção à violência) e Luciano Leonidio (executivo de Esportes). André Teixeira, diretor-Presidente da Adepe; Ricardo Essinger, presidente da FIEPE; Bruno Veloso, presidente eleito da FIEPE, e Fausto Pontual, presidente do Conselho Deliberativo Estadual do Sebrae Pernambuco, também participaram.
 
Fotos: Hesíodo Góes/Secom

Presidente da Amupe participa de reunião do Conselho Político da CNM, em Brasília

21/05/24
Ascom/Amupe
http://blogfolhdosertao.com.br
Miniatura do anexo

Nesta segunda-feira, 20 de maio, primeiro dia de Marcha a Brasília em Defesa dos Municípios, o presidente da Associação Municipalista de Pernambuco (Amupe) e prefeito de Paudalho, Marcelo Gouveia participou de reunião do Conselho Político da Confederação Nacional de Municípios (CNM), em Brasília. Na oportunidade, o gestor discutiu detalhes do que serão os próximos 3 dias de evento e suas pautas prioritárias.
“Junto ao presidente Paulo Ziulkoski e aos presidentes das Associações Municipalistas do Brasil, foram abertos os trabalhos da nossa assembleia geral aqui na Marcha. O debate foi focado também na questão da Emenda da PEC 66, que trata da desoneração e outros diversos temas pelos quais estamos, junto ao congresso nacional e o executivo, soluções para os municípios do Brasil”, frisou Marcelo.

Hoje, 21 de maio, a abertura oficial da Marcha será às 09h. O dia segue com discussões sobre os temas: pacto federativo, desoneração, Movimento Mulheres Municipalistas e Royalties. Também é esperada a participação do presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva. Às 17h, a Amupe promove a tradicional reunião de prefeitos e prefeitas com a bancada federal na Câmara dos Deputados. Estão sendo esperados mais de 100 prefeitos de Pernambuco durante o evento.

Fotos: Cláudio Gomes

Caso Beatriz: Procuradoria pede que TJPE mantenha decisão de levar réu a júri popular

20/05/24

por Raphael Guerra

http://blogfolhadosertao.com.br

A Procuradoria de Justiça Criminal, do Ministério Público de Pernambuco (MPPE), apresentou parecer contrário ao recurso em sentido estrito interposto pela defesa de Marcelo da Silva, réu pelo assassinato da menina Beatriz Angélica Mota, de 7 anos, em Petrolina, no Sertão. Os advogados pedem que o acusado não vá a júri popular, sob o argumento de que o processo apresenta irregularidades. A decisão final caberá à 1ª Câmara Criminal do Tribunal de Justiça de Pernambuco (TJPE), ainda sem previsão da data de julgamento.

O parecer, assinado pelo procurador Ricardo Vasconcellos Coelho, foi entregue na última semana. A coluna Segurança teve acesso à íntegra do documento, que tem 18 páginas. Bem embasado juridicamente e detalhado, o parecer derruba cada um dos argumentos apresentados pela defesa de Marcelo da Silva.

No início, o procurador destacou que, ao analisar os autos, “verifica-se que o procedimento seguiu os trâmites legais, com atendimento de princípios constitucionais e plena consonância com os ditames de Direito e de Justiça”.

“Inicialmente, é importante ressaltar que não merecem guarida os argumentos por anulação do recebimento da denúncia e de demais atos posteriores, uma vez que não houve qualquer violação ao princípio do juiz natural”, pontuou.

Em relação aos questionamentos da defesa do réu sobre a qualidade das perícias realizadas na investigação, o procurador afirmou que “não há motivos plausíveis para se descredibilizar a correta atuação de peritos responsáveis pelo laudo de geolocalização do aparelho celular encontrado com o acusado”.

“Tais profissionais (do Instituto de Criminalística) especificaram, de forma clara e objetiva, todos os métodos e modos como teriam realizado o georreferenciamento do terminal, com várias explicações detalhadas sobre a confecção do relatório apresentado, inclusive com a ilustração de organogramas esquemáticos. Os dados utilizados para a confecção deste laudo, portanto, estão amplamente discriminados nesta prova técnica e foram devidamente disponibilizados às partes”, disse.

Quanto à autoria do crime, que a defesa alegou não haver provas para apontar Marcelo da Silva como o culpado, o procurador reforçou que a “existem indícios mais do que suficientes, ante o que se colaciona, sobretudo, dos laudos periciais de DNA, por exame videográfico, laudo complementar de confirmação de coincidência genética, relatório de análise de material e depoimentos testemunhais colhidos tanto em sede policial quanto no curso da instrução”.

“Válido ressaltar, ainda, que o próprio acusado confessa a prática criminosa com riqueza de detalhes quando ouvido em sede policial. (…) Todas as informações iniciais dão conta da real participação do acusado no ato delitivo, além de inexistirem elementos específicos para confirmarem certeza absoluta para tais alegações, o que legitima, no primeiro momento, a decisão tomada pelo magistrado de plano”, afirmou.

Por fim, o procurador reafirmou que “não existem nos autos elementos que autorizem um afastamento da autoria delitiva. Muito pelo contrário, o que se extrai dos autos é um conjunto probatório consistente e tecnicamente perfeito indicando a responsabilidade criminal do recorrente nos exatos termos da denúncia”.

ANDAMENTO DO PROCESSO

O desembargador Honório Gomes do Rego Filho, da 1ª Câmara Criminal do TJPE, é o relator da análise do recurso. Caso a pronúncia seja mantida, os advogados do réu ainda podem recorrer ao Superior Tribunal de Justiça, em Brasília. O júri popular só poderá ser agendado após a análise de todos os recursos.

A decisão de pronúncia de Marcelo da Silva foi tomada pela juíza Elane Brandão Ribeiro, da Vara do Tribunal do Júri de Petrolina, em dezembro do ano passado.

O réu, preso preventivamente, responde pelo crime de homicídio triplamente qualificado (motivo torpe, com emprego de meio cruel e mediante dissimulação, recurso que dificultou a defesa da vítima).

Na decisão de pronúncia, a juíza destacou que foram identificadas “escoriações no corpo da ofendida (Beatriz), o que pode indicar que a conduta foi motivada pela recusa da vítima em anuir (consentir) com os interesses sexuais do acusado, conforme indicado na denúncia”.

Sobre a qualificadora do emprego de meio cruel, a magistrada citou que perícias indicaram que a criança “teria sido atingida, em diversas regiões do corpo, por reiterados golpes”. Ao todo, segundo laudo, havia 68 lesões na menina, sendo 51 provocadas por arma branca.

CRIME E CONFISSÃO

O crime aconteceu em 10 de dezembro de 2015, durante uma festa de formatura no Colégio Nossa Senhora Auxiliadora, onde Beatriz estudava. A menina, que havia saído da quadra esportiva para beber água, foi encontrada morta em uma sala isolada. O corpo estava com várias marcas de facadas.

Por mais de seis anos, investigações foram realizadas – inclusive com troca de delegados e demissão de um dos peritos criminais.

A descoberta do assassino ocorreu duas semanas após os pais de Beatriz caminharem por 23 dias, de Petrolina até o Recife, para cobrar justiça. A mobilização, que encontrou apoiadores em todas as cidades, teve repercussão nacional e expôs a demora da polícia para solucionar o crime.

A polícia conseguiu chegar até Marcelo em janeiro de 2022, por meio do cruzamento de DNA, a partir das amostras coletadas na faca usada para matar Beatriz.

Ele, que já estava preso por outro crime, confessou à polícia que havia entrado no colégio para conseguir dinheiro e que a menina teria se assustado ao encontrá-lo. Ele disse que esfaqueou a menina para que ela parasse de gritar. A confissão foi gravada em vídeo.

Tribunal de Contas do Estado constata que houve superfaturamento na realização da 53a. Missa do Vaqueiro de Serrita

20/05/24

Ascom TCE

htt://blogfolhadosertao.com.br

O TCE aponta o prefeito Aleudo Benedito (foto abaixo)  e Willian Carvalho entre os responsáveis pelas  irregularidades  constatadas em auditoriais especiais

Aleudo Benedito

A tradicional festa da Missa do Vaqueiro do ano de 2023 foi alvo de uma Auditoria Especial do Tribunal de Contas de Pernambuco, que no Relatório final apontou varias IRREGULARIDADES indícios de SUPERFATURAMENTO, indícios de FAVORECIMENTO em licitações para contratação de bandas e de produção.

Alguns Pontos foram destacados no relatório, como:

1) Indícios de favorecimento no Pregão Eletrônico No 024/2023;
2) Superfaturamento na contratação de artistas;
3) Gastos com a realização da 53a Missa do Vaqueiro inconsistentes com a situação financeira do município;

O prefeito e outras pessoas foram responsabilizadas, podendo inclusive, serem penalizadas com o pagamento de multas.

Acesse em: https://etce.tce.pe.gov.br/epp/validaDoc.seam Código do documento: f45a7307-f24a-49b1-9a36-d7695da57f6a Acesse em: https://etce.tce.pe.gov.br/epp/validaDoc.seam Código do documento: ff834e1c-a9b7-4586-abca-1217780241