Com foco na desoneração: Marcha dos Prefeitos acontece em Brasília a partir de hoje (20)

20/05/24

Por Guilherme Anjos

http://blogfolhadosertao.com.br

Cerca de 100 prefeitos pernambucanos devem aderir ao movimento, sob a organização da Confederação Nacional de Municípios (CNM)
Em 2023, Marcha dos Prefeitos bateu recorde com cerca de 11 mil participantes (Divulgação/CNM)
Em 2023, Marcha dos Prefeitos bateu recorde com cerca de 11 mil participantes (Divulgação/CNM)
O Distrito Federal espera receber mais de oito mil gestores, secretários e vereadores a partir desta segunda-feira (20), até a quinta-feira (23), período em que acontece a 25ª Marcha a Brasília em Defesa dos Municípios, popularmente conhecida como Marcha dos Prefeitos, o maior congresso municipalista do mundo. O presidente Luís Inácio Lula da Silva (PT) foi convidado e tem sua presença aguardada no ato.
No ano anterior, o evento contou com um número recorde de mais de onze mil participantes ao longo dos quatro dias de programação. Já neste ano, apesar de um número antecipado de inscritos inferior, a convenção ainda é destacada pela Confederação Nacional de Municípios (CNM), organizadora do ato, como uma das maiores de sua história.
De acordo com o presidente da Associação Municipalista de Pernambuco (Amupe), Marcelo Gouveia, o estado de Pernambuco estará representado por cerca de 100 prefeitos, sem contar os parlamentares que devem aparecer, um número que ele exalta considerando a aproximação das majoritárias de outubro.
“Pernambuco deve ter cerca de 100 prefeitos participando da marcha, mesmo este sendo ano eleitoral, com as atenções voltadas para eleições e sucessão. Todos sabemos a importância da atuação da CNM e do municipalismo no Brasil”, disse Gouveia, em entrevista ao Diário de Pernambuco.
Os mais de 8 mil metros quadrados disponibilizados para a convenção contam com diversos palcos e espaços para o debate de pautas relevantes ao movimento municipalista. Neste ano, um tema se destaca – a desoneração das folhas salariais, forte reivindicação das prefeituras e ainda incerta.
“Estamos com uma pauta muito importante em Brasília, sobre a desoneração das folhas dos municípios. Na quinta-feira (16), saiu um anúncio no Senado, do presidente Rodrigo Pacheco (PSD), de que haveria um acordo entre o poder legislativo e o Governo Federal, e que os municípios fariam parte da desoneração”, disse o presidente da Amupe.
O acordo a que Gouveia se refere foi acertado pelo presidente do Senado com o ministro da Fazenda, Fernando Haddad (PT), que mantém a desoneração em 2024 tanto para empresas quanto para as prefeituras, e desenha uma reoneração gradual a partir de 2025.
“Todos estão ansiosos, na expectativa para [a desoneração] acontecer, mas a conversa não é entre nós [prefeitos]. Esse é um dinheiro que fica no caixa do município, e pode ser investido na população”, continuou.
Mas a Marcha não se trata apenas da desoneração. Durante a programação, os políticos e demais inscritos poderão participar de capacitações e cursos sobre temas relevantes ao movimento municipalista, além de discutir outras pautas de interesse das prefeituras.
“Temos outros temas importantes, como o Refis, o parcelamento de precatórios, e o regime próprio da previdência. Junto ao presidente do Congresso, um parceiro do municipalismo, é o momento onde demonstramos nossa força. Vamos receber ministros, senadores, deputados, também acredito que o presidente Lula deve participar. Nos reunimos para reivindicar nossas pautas”, acrescentou Gouveia.

Presidente do Irã morre em acidente de helicóptero

20/05/24

Por AFP

http://blogfolhadosertao.com.br

O falecimento de Raisi, 63 anos, abre um período de incerteza política no Irã, um país muito influente no Oriente Médio
O presidente iraniano, Ebrahim Raisi
O presidente do Irã, Ebrahim Raisi, e seu ministro das Relações Exteriores, Hossein Amir-Abdollahian, morreram em um acidente de helicóptero no nordeste do país, anunciou o governo nesta segunda-feira.

O falecimento de Raisi, 63 anos, abre um período de incerteza política no Irã, um país muito influente no Oriente Médio, no momento em que a região é abalada pela guerra na Faixa de Gaza entre Israel e Hamas, grupo islamista aliado da República Islâmica.

Eleito em 2021, Raisi era considerado um dos favoritos para suceder o guia supremo iraniano, o aiatolá Ali Khamenei, de 85 anos.

“O presidente do povo iraniano, trabalhador e incansável (…) sacrificou sua vida pela nação”, anunciou o governo.

“O grande espírito do presidente popular e revolucionário do Irã uniu-se ao reino supremo”, afirmou a agência oficial Irna.

Agências de notícias e sites de informação anunciaram a morte de Raisi horas após a localização dos destroços do helicóptero. A televisão estatal exibiu fotos do presidente ao som de canções religiosas.

O helicóptero do presidente desapareceu na tarde de domingo, quando sobrevoava uma região montanhosa do Irã em condições meteorológicas difíceis, com chuva e uma neblina intensa.

Preocupação internacional
A esperança de encontrar o presidente e os outros passageiros com vida foi diminuindo ao longo da noite de domingo.

Além do presidente, entre os passageiros do helicóptero estavam o ministro das Relações Exteriores, Hossein Amir-Abdollahian, 60 anos, o governador da província do Azerbaijão Oriental, o principal imã da região, o chefe de segurança do presidente e três integrantes da tripulação.

As equipes de emergência recuperaram os corpos dos passageiros na manhã desta segunda-feira. “Estamos transportando os corpos dos mártires para Tabriz”, uma grande cidade do noroeste do país, anunciou o Crescente Vermelho.

As operações de busca foram acompanhadas de perto pela comunidade internacional, em particular por Estados Unidos, Rússia, China e países vizinhos.

O primeiro-ministro indiano, Nerendra Modi, declarou nesta segunda-feira que está “profundamente triste e chocado com a morte trágica” do presidente iraniano. Outros líderes também enviaram mensagens de condolências, como o primeiro-ministro iraquiano, Mohamed Shia al Sudani.

Na Rússia, o chanceler Serguei Lavrov mencionou Raisi e o falecido ministro das Relações Exteriores como “verdadeiros amigos”. O presidente da Síria, Bashar al Asad, expressou “solidariedade” a Teerã, que apoia seu governo na guerra civil síria.

“Nenhuma perturbação”
Raisi, que tinha o título de aiatolá, presidia a República Islâmica desde 2021.

Considerado um político ultraconservador, Raisi foi eleito em 18 de junho de 2021 no primeiro turno de uma eleição marcada por uma taxa recorde de abstenção e pela ausência de uma oposição significativa.

Sempre vestido com turbante e um longo casaco religioso preto, Raisi sucedeu o moderado Hassan Rohani.

Ele tinha o apoio da principal autoridade do país, o aiatolá Ali Khamenei, que no domingo enviou uma mensagem de calma à população e garantiu que a morte não provocará “nenhuma perturbação” na administração da nação.

O guia supremo aprovou a nomeação do primeiro vice-presidente, Mohammad Mokhber, como sucessor temporário de Raisi, enquanto o país aguarda a organização de eleições presidenciais em um prazo máximo de 50 dias.

Última mensagem pró-Palestina
Raisi viajou no domingo à província de Azerbaijão Oriental para inaugurar, ao lado do presidente do Azerbaijão, Ilham Aliyev, uma barragem na fronteira entre os dois países.

Na entrevista coletiva conjunta, Raisi expressou novamente seu apoio ao Hamas contra Israel. “Consideramos que a Palestina é a primeira questão do mundo muçulmano”, declarou.

Em uma mensagem de condolências, o movimento islamista palestino agradeceu o “apoio à resistência palestina”.

O Hezbollah libanês pró-Irã também prestou homenagem a Raisi, que chamou de “protetor dos movimentos de resistência”.

O Irã fez um ataque sem precedentes em 13 de abril contra Israel, com 350 drones e mísseis – a maioria foi interceptada com a ajuda dos Estados Unidos e de outros países aliados.

Raisi saiu ainda mais forte das eleições legislativas de março, a primeira votação no país depois dos protestos que abalaram o Iro no final de 2022 devido à morte de Mahsa Amini, uma jovem curda detida por supostamente não respeitar o código de vestimenta do país.

Nascido em novembro de 1960, Raisi passou a maior parte de sua carreira no sistema judicial. Antes de assumir o posto de presidente, ele foi procurador-geral de Teerã e procurador-geral do país.

O falecido presidente estava na lista do governo dos Estados Unidos de autoridades iranianas objetos de sanções por “cumplicidade em graves violações dos direitos humanos”, acusações rejeitadas por Teerã.

O Irã agradeceu a oferta de vários países, entre eles Turquia, Rússia e UE, de ajudar nas buscas do helicóptero em que Raisi viajava, um Bell 212 que era parte de um comboio de três aeronaves.

Valha-me, Deus !!!: Enchentes agora atingem SC; mais de 800 estão fora de casa devido a inundações

20/05/24

Estadão Conteúdo

http://blogfolhadosertao.com.br

20 municípios catarinenses entraram em estado de alerta devido às inundações

Em Rio do Sul, a cidade mais atingida, a prefeitura decretou situação de emergência depois que o nível do Rio Itajaí-Açu chegou aos 9,06 metros. Em 48 horas, choveu 217 milímetros, mais da metade da chuva prevista para o mês. O município, no Vale do Itajaí, abriu cinco abrigos para atender os desalojados – até o início da tarde havia 467 desabrigados.

A prefeitura pediu a atenção dos moradores devido ao alto risco de deslizamentos e em caso de sinais, como rachaduras no solo e trincas em paredes, a saída imediata do imóvel. Vídeos que circulam em redes sociais mostram uma mulher agarrada a um tronco de árvore e pedindo socorro, após ser arrastada pela correnteza, na ponte do bairro Navegantes. Ela foi resgatada pelos bombeiros alguns metros adiante, no bairro Rainha.

Outras regiões do estado, como o Meio-Oeste, Planalto Sul, Litoral Sul e Grande Florianópolis também tiveram chuvas intensas. O governador Jorgino Mello (PL) determinou a ativação do Centro Integrado de Operações da Defesa Civil estadual para monitorar o nível dos rios.

Um relatório emitido pela Defesa Civil na tarde deste domingo, 19, apontou 614 desabrigados, sendo 467 em Rio do Sul, 41 em Lontras, 40 em Presidente Prudente, 27 em Agronômica, 15 em São João Batista, 14 em Taió e 10 em Blumenau. Há ainda 274 pessoas desalojadas, principalmente nas cidades de Presidente Getúlio, Pouso Redondo e Taió, mas o número pode aumentar.

A região Sul do estado já havia sofrido com as chuvas intensas entre os dias 11 e 13 de maio e voltou a ser atingida por novas chuvas. Do evento climático anterior, ainda estão desalojadas 153 pessoas no município de São João do Sul e 4 em Passos de Torres.

Conforme o secretário da Proteção e Defesa Social, Fabiano de Souza, a condição neste domingo é mais favorável devido à chuva mais fraca, porém muitos rios ainda estão com nível em elevação. “Alguns municípios, neste momento, estão em emergência, ou seja, já houve o extravasamento da calha natural do rio. Então é preciso que as pessoas se mantenham vigilantes”, disse, por meio da assessoria de imprensa.

Em Rio do Sul, ocorreram transbordamentos de rios e ribeirões nos bairros Barra do Trombudo, Taboão, Valada São Paulo, Ribeirão do Tigre e Ribeirão Matador. Pessoas que estavam ilhadas foram resgatadas pelos bombeiros. A queda de um muro no bairro Barragem atingiu uma residência, sem feridos. O loteamento Luiz Bianchet estava com 1,5 metro de água nas ruas. Havia alagamentos também no bairro Canoas.

Hotel evacuado

Em Florianópolis, no sábado, 18, as pessoas que estavam em um hotel na Praia de Canasvieiras precisaram ser evacuadas pelos bombeiros depois que uma obra foi alagada e houve a queda de um muro entre as edificações, com vazamento de gás. Neste domingo, na cidade de Canelinha, cinco ruas foram interditadas após cinco casas terem sido danificadas pelos alagamentos. A região Central de São João Batista foi atingida pelo transbordamento do Rio Tijucas e 15 pessoas foram levadas para um abrigo preventivo.

Três rodovias catarinenses estão bloqueadas em consequência das chuvas. No km 116 da BR-470, em Ibirama, uma queda de barreira obstrui totalmente a pista. Na SC-350, a pista foi totalmente interditada pela enchente no km 359, no acesso do município de Ituporanga. Já no km 297 da SC-114, entre Lages e São Joaquim, uma grande rachadura no asfalto obrigou à interdição da pista.

Sol vai abrir

Conforme a agência meteorológica MetSul, o estado de Santa Catarina também passou a enfrentar enchentes como consequência da chuva excessiva, neste mês de maio, no sul do Brasil. A instabilidade é causada devido ao bloqueio atmosférico com a massa de ar quente e seco que persiste há semanas na região central do Brasil. A situação é mais grave no nordeste catarinense, onde vários rios subiram e transbordaram.

O risco geológico é alto, com possibilidade de deslizamentos de terra. Neste final de semana, a chuva ficou entre 100 e 150 milímetros. As previsões indicam melhora no tempo a partir desta segunda-feira e o sol deve aparecer, com calor e abafamento, até quinta-feira. Na sexta uma nova frente fria volta a trazer chuvas para a região.

Acao de Governo: No Jordão, Prefeitura do Recife entrega ruas calçadas e escola ampliada

20/05/24
Imprensa PCR
http://blogfolhdosertao.com.br

Obras foram inauguradas neste domingo (19). Ruas Sertânia, Conselho dos Moradores e Mimoso contam agora com pavimentação e drenagem, e a Escola Municipal Adauto Pontes foi requalificada

Imagem ilustrativa da imagem No Jordão, Prefeitura do Recife entrega ruas calçadas e escola ampliada

O prefeito do Recife, João Campos, entregou, neste domingo (19), mais duas obras de pavimentação e drenagem do Programa Rua Tinindo, desta vez no bairro do Jordão. As intervenções foram executadas pela Autarquia de Manutenção e Limpeza Urbana (Emlurb) nas ruas Sertânia, Conselho dos Moradores e Mimoso, e vão melhorar as condições de circulação tanto de veículos quanto de pessoas, além do sistema de escoamento das águas das chuvas. O investimento nas três intervenções foi de quase R$ 1,2 milhão.

“Hoje, estamos entregando mais duas ruas pavimentadas e sabemos do impacto social positivo que isso gera na comunidade. São vias importantes, onde estão localizadas escola e creche. Isso beneficia as mães, os responsáveis, as crianças, os trabalhadores da escola e todos os moradores. Estamos trabalhando com velocidade, com rigor, com cobrança, com seriedade, sabendo ouvir as pessoas para poder fazer acontecer”, afirmou o prefeito do Recife, João Campos.

Moradora da rua Sertânia há mais de 40 anos, Elizabeth Alves, 65 anos, ficou satisfeita com a entrega. “Moro aqui há quatro décadas e posso dizer que essa obra que ele fez ficou muito boa. Era uma rua de barro, cheio de buraco, e a Prefeitura resolveu a situação”, comentou. A obra na Rua Sertânia foi iniciada em 09 de novembro do ano passado e recebeu um investimento total de R$ 733.897,86. O trecho contemplado possui uma extensão de aproximadamente 211 metros em linha reta e a pavimentação foi executada em asfalto, numa área de 1.266 m². Houve ainda na Rua Sertânia a implantação de 12 metros de tubulação de drenagem, 120 m de canaletas, duas caixas de ligação para canaletas, 398,65 metros de meio fio e os passeios foram feitos em uma área de 1.108,38 m² em piso intertravado. O serviço na Rua Sertânia também contemplou a Rua Conselheiro dos Moradores, com pavimentação numa área de 244,40 m².

No mesmo local, a Rua Mimoso também recebeu obras de pavimentação e drenagem. As intervenções foram iniciadas em setembro do ano passado e tiveram um investimento de R$ 447.075,18. O trecho contemplado vai da interseção com a Avenida Doná Carentina e se estende por aproximadamente 120 metros em linha reta, sem saída para nenhuma outra via. A obra compreendeu em sua pavimentação a realização de 617 m² em paralelepípedos com a execução de 675 m² de passeio em concreto (calçada). Na rede de drenagem, foram implantados 14,42 metros de canaleta para coleta de águas pluviais, além de uma unidade de poço tipo gaveta e duas caixas de ligação.

As obras do Programa Rua Tinindo são responsáveis pela entrega de 60 ruas e com serviços de pavimentação e drenagem iniciados em 35 vias distribuídas nas seis RPAs da cidade, melhorando as condições de tráfego e levando mais conforto, dignidade e qualidade de vida para moradores e condutores.

REQUALIFICAÇÃO E AMPLIAÇÃO –Localizada na rua Sertânia, o prefeito João Campos também visitou, neste domingo (19/05), a Escola Municipal Adauto Pontes, que passou por uma requalificação e ampliação de toda a sua estrutura.

Foram investidos mais de R$ 430 mil reais em uma série de serviços para modernizar e melhorar as instalações, incluindo climatização das salas, reforma da cozinha, recuperação do piso, implementação de acessibilidade com corrimão, piso tátil direcional e alerta, além da reforma para tornar os banheiros acessíveis. Também foram instalados quiosques para recreação, grades de segurança em todas as janelas e adequação da área externa com paisagismo.

“É uma alegria estar inaugurando essa requalificação e ampliação, aqui no Jordão Alto, pois era uma escola que precisava de uma grande transformação. Além de termos requalificado todos os espaços, como cozinha, pátio, refeitório, salas de aula, nós aproveitamos para fazer uma ampliação da unidade. A gente criou uma biblioteca, uma sala de leitura, que a unidade não tinha, além de uma sala de recursos multifuncionais para atender as nossas crianças com deficiência ou com transtornos. Hoje, tem não apenas o espaço, mas um profissional especializado para fazer o atendimento das crianças”, comentou o secretário de Educação do Recife, Fred Amâncio.

A Escola, que atende um total de 275 estudantes de Educação Infantil e Ensino Fundamental, conta com seis salas de aula, sala de recursos multifuncionais, biblioteca, diretoria, secretaria, coordenação, WC administrativo, cozinha, despensa, depósitos, refeitório, recreio coberto, bateria de banheiros feminino e masculino para alunos, dois banheiros acessíveis para pessoas com deficiência (PCD) e casa do lixo.

FOTOS: Wagner Ramos / PCR

Câmara Federal aprova programa que vai garantir energia solar para famílias de baixa renda

19/05/24

Notíciais do Parlamento

http://blogfolhadosertao.com.br

No 12º episódio do Podcast Papo Reto, o deputado federal Carlos Zarattini (PT-SP) recebeu o deputado federal Pedro Uczai (PT-SC) para falar sobre o projeto de lei (PL 4449/23) recentemente aprovado pela Câmara dos Deputados, que propõe a criação do Programa Renda Básica Energética (Rebe).

programa tem como objetivo a distribuição de energia solar para famílias beneficiárias da tarifa social e a redução da conta de energia de todos os brasileiros que subsidiam o valor da tarifa.

O projeto prevê a construção de usinas fotovoltaicas que irão produzir energia limpa e renovável e distribuir os créditos energéticos aos beneficiários da tarifa social, programa que oferece descontos na conta de energia elétrica de acordo com a faixa de consumo e é destinado a famílias de baixa renda.

Democratizar a energia

Carlos Zarattini, defensor e articulador do projeto na Câmara dos Deputados, enfatizou a importância da iniciativa para democratizar o acesso à energia solar.

“É um projeto importante porque, até agora, apenas os mais ricos tinham condições de utilizar energia solar, com dinheiro para instalar painéis em suas casas ou participar de fazendas solares. Um investimento alto, mas com este projeto, as famílias de baixa renda poderão receber essa energia”, disse Zarattini.

Náutico sofre derrota para o Volta Redonda pela Série C

19/05/24

Manuel Dias

http://blogfolhadosertao.com.br

Saiba os detalhes da partida entre Volta Redonda x Náutico pela 5ª rodada da Série C do Campeonato Brasileiro

Neste sábado (18), o Náutico entrou em campo para enfrentar a equipe do Volta Redonda, pela quinta rodada da Série C do Campeonato Brasileiro, no estádio Raulino de Oliveira. O Timbu não conseguiu segurar os cariocas, e foi derrotado pelo placar de 2×1.

Ítalo Sérgio, aos 10 minutos do primeiro tempo, e Juninho monteiro – aos 35 – marcaram os gols do time carioca. Paulo Sérgio, de pênalti, aos 22 minutos do segundo tempo, descontou para a equipe pernambucana.

LEIA TAMBÉM

  • Náutico

Com a derrota, o Náutico ligou o modo alerta, isso porque vem de um retrospecto ruim. Em 5 jogos disputados, venceu apenas um. O time ocupa a 11ª posição, com apenas quatro pontos. O clube ainda pode perder posições.

Primeiro tempo

Logo após a bola rolar, aos 30 segundos, o atacante PK sofreu uma falta em jogada ofensiva do Volta Redonda. O time carioca começou o jogo de forma ofensiva, pressionando o Timbu.

Porém, o Náutico buscou reação. Aos 4 minutos, Andrey realizou uma linda jogada, Paulo Sérgio aproveitou a bobeada de Lucas Souza e mandou um belo chute no canto do goleiro, que mandou para escanteio.

Na cobrança da bola parada, aos 5 minutos, Andrey buscou um chute fechado e acertou o travessão, quase marcando um belo gol olímpico.

Não demorou muito para que o Volta Redonda abrir o placar. Aos 10 minutos, Ítalo Carvalho marcou um belo gol. O atacante aproveitou o rebote de Vagner, para o meio da área, e mandou um chute por cima.

Aos 17 minutos, a defesa do Volta Redonda deu bobeira e Gustavo Maia arrancou pelo meio e finalizou com muito perigo para fora. O jogador tinha opção de passe, mas preferiu chutar.

Na reta final da primeira etapa, aos 35 minutos, Juninho Monteiro ampliou o placar para o Volta Redonda. O time carioca conseguiu uma boa troca de passes em lance de contra-ataque. Juninho recebeu um passe cruzado e mandou de bico para o fundo do gol.

Nos minutos finais do jogo, o Náutico até tentou o empate, mas o goleiro do Volta Redonda fechou o gol.

Segundo tempo

No começo do segundo tempo, o Náutico buscou o ataque logo após a bola rolar. No primeiro minuto, Danilo Belão mandou um chute perigoso e a defesa cortou, mandando para escanteio.

Aos 8 minutos, Juninho Monteiro ajeitou parar MV chuta com muito perigo, obrigando Vagner a realizar uma difícil defesa. O arqueiro quase deu rebote para Ítalo, em lance parecido com o primeiro gol.

Aos 21 minutos, Barcia saiu em velocidade na grande área e Wellington Silva chegou com força excessiva. O árbitro marcou pênalti a favor do Náutico e deu cartão amarelo ao marcador do time carioca.

Na cobrança de pênalti, Paulo Sérgio mandou para o fundo das redes, no canto esquerdo, diminuindo o placar para 2×1. Este foi o 9º gol do atacante na temporada.

Próximos jogos do Náutico:
  • 25/05: Náutico x Remo – 17h
  • 03/06: São José x Náutico – 20h
  • 08/06: Náutico x Caxias – 17h
Ficha do jogo
Escalação do Náutico:

Vagner, Arnaldo, Guilherme Matos, Iran, Luiz Paulo, Marco Carvalho, Marco Antônio, Thiago Lopes, Andrey, Gustavo Maia e Paulo Sérgio.

Técnico: Mazola Júnior.

Escalação do Volta Redonda:

Jean Drosny, Wellington Silva, Lucas Souza, Zé Vitor, Juninho Monteiro, Bruno Barra, Robinho, PK, Vini Moura, MV e Ítalo Carvalho.

Técnico: Rogério Corrêa.

  • Local: estádio Raulino de Oliveira
  • Árbitro: Raimundo Rodrigues de Oliveira Junior – CE
  • Assistente 1: Jose Moracy de Sousa E Silva – CE
  • Assistente 2: Jorge Fernando Teixeira Bandeira Filho – CE
  • Quarto Árbitro: Julio Cesar de Oliveira – RJ
  • Analista de Campo: Jackson Lourenco Massarra dos Santos – RJ
Notas da partida

Em parceria com o Escrete de Ouro, da Rádio Jornal, o Blog do Torcedor divulga as notas do Náutico na partida. Quem realizou a avaliação foi o comentarista Igor Moura.

  • Vagner – 4 (Falhou no primeiro gol e jogou mal)
  • Arnaldo – 5 (Tentou ajudar na defesa)
  • Danilo Belão – 4,5 (Não jogou bem)
  • Guilherme Matos – 5 (Tentou ajudar na defesa)
  • Iran – 5 (Jogou abaixo do esperado)
  • Luiz Paulo – 5,5 (Poderia melhorar)
  • Marco Carvalho – 5,5 (Não contribuiu)
  • Marco Antônio – 5 (Pouco apareceu)
  • Barcia – 7 (Entrou no jogo e conseguiu sofrer o pênalti)
  • Thiago Lopes – 4 (Jogou mal)
  • Thalissinho – 5 (Poderia melhorar)
  • Andrey – 4,5 (Buscou algumas jogadas, mas não foi bem)
  • Patrick Allan – 5 (Não foi bem)
  • Gustavo Maia – 5 (Não foi bem)
  • Bruno Mezenga – 5,5 (Não conseguiu aparecer no 2ºT)
  • Paulo Sérgio – 6 (Marcou o gol do jogo)

Abuso contra crianças: Pernambuco registra mais de 2 mil casos em 15 meses

19/05/24

Diario de Pernambuco

http://blogfolhadosertao.com.br

 

Os dados foram divulgados pela Secretaria da Criança e Juventude de Pernambuco, que orienta pais e responsáveis a identificar os sinais de abuso
O Dia Nacional de Combate ao Abuso e Exploração Sexual Contra Crianças e Adolescentes é celebrado neste sábado (18) (Foto: Divulgação)
O Dia Nacional de Combate ao Abuso e Exploração Sexual Contra Crianças e Adolescentes é celebrado neste sábado (18) (Foto: Divulgação)
O Dia Nacional de Combate ao Abuso e Exploração Sexual Contra Crianças e Adolescentes é celebrado neste sábado (18) e a Secretaria da Criança e Juventude de Pernambuco (SCJ-PE) elencou alguns sinais emitidos pelas vítimas, além dos canais de denúncias responsáveis pela apuração e condução dos processos.
Segundo dados da Secretaria Executiva da Vigilância em Saúde a Atenção Primária (SEVSAP/CIEVS/PE), de janeiro de 2023 a abril de 2024 foram registradas 2.003 notificações de violência sexual, com incidência maior em crianças e adolescentes da cor parda, do gênero feminino, e na faixa etária de 0 a 19 anos.
Além disso, dados do Sistema de Informação para a Infância e Adolescência/Conselho Tutelar (SIPIA-CT), de 2020 a 15 de maio de 2024, mostra que foram registrados 2.797 casos de violência física, psicológica, abuso sexual, com maior incidência em crianças e adolescentes, do gênero feminino, na cor parda e na faixa etária de 02 a 17 anos.
Já o “Anuário Brasileiro de Segurança Pública 2023” revela que 8 em cada 10 pessoas vítimas de violência sexual são menores de idade.
“Prevenir, evitar que esse tipo de violência se concretize é o ideal. Mas este combate depende significativamente da conscientização e do engajamento não só do poder público, mas de toda a sociedade”, explica o secretário da pasta, Ismênio Bezerra.
Ainda segundo o gestor, “Ao identificar qualquer tipo de violação dos direitos fundamentais de uma criança ou adolescente, é fundamental agir de forma empática e responsável durante todo o processo, na perspectiva de minimizar os danos sofridos. Evitando a exposição desnecessária e traumática dessa vítima, especialmente no momento mais crítico da abordagem”, acrescenta o secretário.
Sinais
Segundo a Secretaria da Criança e Juventude de Pernambuco (SCJ-PE), identificar os sinais e atuar de forma imediata é essencial para minimizar os danos causados por esse tipo de violência.
Confira a seguir alguns dos principais alertas emitidos pelas vítimas:
1. Mudanças de Comportamento: Alterações bruscas no comportamento, como retraimento, agressividade, medo excessivo ou comportamento autodestrutivo.
2. Desenvolvimento Precoce: Desenvolvimento sexual precoce ou conhecimento/experimentação sexual inadequados para a idade.
3. Problemas Emocionais: Depressão, ansiedade, pesadelos frequentes ou outros problemas emocionais sem causa aparente.
4. Dificuldades Escolares: Queda no desempenho escolar, evasão escolar ou recusa em ir à escola.
5. Sinais Físicos: Lesões inexplicadas, como hematomas, cortes ou queimaduras.
6. Comportamento Sexual Inapropriado: Comportamento sexualmente explícito para a idade ou conhecimento sexual avançado.
Denúncia 
As denúncias podem ser feitas de forma anônima à Ouvidoria da SCJ-PE através do e-mail: ouvidoria@scj.pe.gov.br; diretamente à Polícia Militar de Pernambuco, no 190; ou pelo Disque 100, do Governo Federal.
As pessoas que têm conhecimento das violações e se omitem em denunciar também podem ser responsabilizadas judicialmente.
A Lei nº 8.069/1990, do Estatuto da Criança e do Adolescente, o ECA, em seu artigo 245, prevê multa de três a vinte salários de referência, aplicando-se o dobro em caso de reincidência, para quem deixar “de comunicar à autoridade competente os casos de que tenha conhecimento, envolvendo suspeita ou confirmação de maus-tratos contra criança ou adolescente”.
Ainda segundo a SCJ, em Pernambuco, a pasta vem atuando na elaboração e implementação do Plano Estadual Decenal de Enfrentamento à Violência Sexual contra Crianças e Adolescentes, construído através da Comissão de Elaboração do Plano Estadual Decenal de Enfrentamento à Violência Sexual e Comercial contra Crianças e Adolescentes; na realização de campanhas de enfrentamento à Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes, impulsionando mudanças de normas que contribuam para diminuir sua aceitação social; além de participar da composição de Conselhos/Comitês formuladores e normatizadores das políticas públicas de proteção e defesa dos direitos da criança e adolescente. Locais com a finalidade de articular, mobilizar, planejar, acompanhar e avaliar as ações da rede intersetorial; entre outras ações.

Sob gestão Raquel Lyra, Armazém da Criatividade de Caruaru reforça missão como hub de inovação em Pernambuco e ganha novo endereço

19/05/24
Imprensa PE<imprensa
http://blogfolhadosertao.com.br
 
Em sua terceira agenda em Caruaru, no Agreste, neste sábado (18), a governadora Raquel Lyra anunciou o novo Armazém da Criatividade localizado na cidade e fez a entrega, junto com a prefeitura municipal, da restauração da Estação Criativa. O Armazém da Criatividade, hub de inovação gerido pelo Porto Digital com a Secretaria de Ciência, Tecnologia e Inovação (Secti), passará a funcionar no prédio do Espaço Cultural Tancredo Neves, na região central da Capital do Agreste. A mudança de local é impulsionada pelo convênio do Porto Digital com a Finep e conta com a contrapartida do Governo de Pernambuco, além da cessão do imóvel pela prefeitura de Caruaru.
 
Durante a cerimônia, a gestora descerrou as placas do novo prédio da Estação Ferroviária. “Junto com a prefeitura de Caruaru, neste dia simbólico para o município, estamos inaugurando os galpões da Estação Criativa. Essa obra é um resgate das nossas memórias e tradições. Ao mesmo tempo, anunciamos o novo local do Armazém da Criatividade. Este instrumento do Porto Digital que agora vai a funcionar dentro do espaço cultural Tancredo Neves. Estamos integrando áreas pra inovação social e tecnológica, garantindo que as startups de Caruaru e de Pernambuco possam estar estabelecidas no centro da cidade. Isso vai permitir melhor fluidez entre as empresas, os negócios e os investimentos que o Governo de Pernambuco faz junto ao governo federal, o Porto Digital e a prefeitura da cidade”, destacou a governadora Raquel Lyra.
 
Atualmente, o Armazém da Criatividade tem sua sede instalada no Polo Caruaru. O equipamento oferece infraestrutura de ponta e oportunidades de qualificação em tecnologia da informação e economia criativa a moradores de Caruaru e de outros municípios do Agreste.
 
A secretária de Ciência, Tecnologia e Inovação, Mauricélia Montenegro, pontuou a importância do Armazém da Criatividade para a cadeia de inovação do Estado. “A mudança representa uma decisão estratégica voltada para fortalecer e facilitar o acesso dos empreendedores, estudantes e entusiastas da inovação às ferramentas e recursos essenciais para o sucesso de seus projetos. Ao nos posicionarmos mais próximos das instâncias de ensino, ciência e tecnologia, estamos criando um ambiente propício para a colaboração, o intercâmbio de ideias e o florescimento de novas iniciativas”, defendeu.
 
OBRAS – As obras de readequação do espaço começarão em julho e a estimativa é que a mudança de endereço se concretize no primeiro trimestre de 2025.
 
Para o presidente do Porto Digital, Pierre Lucena, o novo espaço faz parte da expansão do parque tecnológico para o interior do Estado. “Esse novo Armazém da Criatividade terá mais integração com a cidade, pois está localizada no Centro, e inclui o restauro dos arredores. Neste espaço, nós iremos desenvolver inovação para Caruaru, Pernambuco e também para todo o país. Precisamos fazer a interiorização do Porto Digital e este é um importante passo neste sentido”, explicou.
 
Já o prefeito de Caruaru, Rodrigo Pinheiro avalia que a chegada do Porto Digital ao centro da cidade representa a transformação da região em um distrito de inovação. “Além de dialogar diretamente com a Estação Criativa, que foi entregue totalmente requalificada e vai fortalecer nossa cultura e economia criativa, a presença do Porto Digital no centro de Caruaru vai impulsionar ainda mais nosso ecossistema de inovação, gerando mais oportunidades para nossa juventude”, pontuou.
 
Há oito anos atuando em Caruaru, o Armazém da Criatividade é um dos principais agentes no impacto do ecossistema empreendedor e criativo da cidade. Através de seus programas nos eixos de Empreendedorismo, Inovação Aberta e Equidade de Gênero, a organização atua para oportunizar pessoas a empreender, se qualificar e utilizar a estrutura laboratorial que fazem o equipamento. Além disso, a instituição conta com as comunidades Rede AC e Somos Minas, que, juntas, somam mais de 400 pessoas e fortalecem o ecossistema de inovação do Agreste pernambucano
 
Acompanharam o evento os secretários estaduais Hercílio Mamede (Casa Militar), Eduardo Vieira (Gabinete da governadora), Carlos Braga (Assistência Social, Combate à Fome e Políticas sobre Drogas), o presidente da Agência de Desenvolvimento Econômico de Pernambuco (Adepe), André Teixeira, o presidente da EPC, Fúlvio Wagner, a chefe de Departamento de Desenvolvimento Urbano, Patrimônio e Turismo do BNDES, Luciane Gorgulho, a vice-presidente da Neoenergia, Solange Ribeiro, o superintendente de rede da Caixa Econômica Federal, Paulo Nery, além de vereadores e lideranças políticas locais.
 
Fotos: Janaína Pepeu/Secom.

Ação de Governo: Prefeitura do Recife investe R$ 8,4 milhões em obra de contenção de encosta na Vila dos Milagres

19/05/24

Impfrensa PCR

http://blogfolhadosertao.com.br

A contenção, localizada na rua Padre Henrique, entre os bairros do Ibura e Barro, irá beneficiar cerca de 400 pessoas

A Prefeitura do Recife, através da Ação Inverno 2024, está realizando um conjunto de intervenções em áreas de encostas na cidade. A barreira da rua Padre Henrique, entre os bairros do Ibura e Barro, é um exemplo delas. O local está recebendo investimentos na ordem de R$ 8,4 milhões que irão garantir a segurança de mais de 400 pessoas diretamente. Em visita à Vila dos Milagres, neste sábado (18), o prefeito João Campos marcou a ordem de serviço para início da obra de contenção. A contenção, que está sendo realizada pela Autarquia de Urbanização do Recife (URB), será concluída em aproximadamente 12 meses.

“Eu lembro que, em 2022, visitando as encostas que tinham sido afetadas pelas chuvas, as áreas mais alagadas e os abrigos da cidade, lembro que aqui foi um dos pontos mais críticos. Por ser uma área de encosta muito grande, com o tempo ela foi se aproximando das casas, tornando-se um cenário de risco e, com toda certeza, precisávamos fazer essa obra. Hoje, estamos com a empresa já contratada, o projeto feito e a licitação concluída para que possamos fazer essa obra. E quero agradecer também toda equipe técnica que conseguiu transformar esse sonho em realidade”, afirmou o prefeito do Recife, João Campos.

Na parte de drenagem, prevista no projeto, estão sendo colocados 348 metros de canaletas e uma galeria de 34 metros. Na proteção do talude, estão sendo usados biomanta vegetal (701m2); hidrossemeadura (701m2) e concreto projetado (1.788 m2). No muro de arrimo o projeto prevê 1.705 m3 de volume de pedra rachão. Também serão assentados 137 metros de corrimãos e um piso de concreto de 457 m2, além de pavimentação de 290 m2. Na técnica que está sendo realizada pela URB há a execução de grampo para solo e grampo de sacrifício.

A Prefeitura do Recife vem fazendo a entrega de várias obras de contenção de encostas. Nos últimos três anos, foram concluídas 96 obras de encostas nos morros e estão sendo executadas mais 56 contenções na cidade. Além disso, a gestão municipal está investindo R$ 314,5 milhões na Ação Inverno 2024, conjunto de intervenções destinadas a minimizar os impactos das chuvas. Entre os trabalhos, estão serviços de micro e macrodrenagem, limpeza de canais, contenção de encostas, prevenção e monitoramento em áreas de risco, mutirões e eliminação de pontos críticos de alagamento.

FOTOS: Wagner Ramos / PCR
FOTOS AÉREAS: Diego Nigro / PCR

Estrada da Cebola:   Raquel Lyra entrega implantação e pavimentação da PE-499 em Terra Nova

18/05/24
Imprensa PE
http://blogfolhadosertao.com.br
Visualização da imagem
 
Em seu terceiro compromisso ontem (17) no Sertão, a governadora Raquel Lyra entregou, no município de Terra Nova, as obras de pavimentação da PE-499. Conhecida como a Estrada da Cebola, a rodovia liga o Sertão Central ao São Francisco. Com um investimento de R$ 41,1 milhões, foi contemplado um trecho de 31,96 quilômetros, que vai do entroncamento com a BR-316, em Terra Nova, até o entroncamento com a BR-428, em Cabrobó. Mais de 45 mil pessoas serão beneficiadas.
 
A governadora celebrou mais uma entrega, lembrando o investimento que a gestão tem feito para recuperar a malha rodoviária do Estado. “Com essa entrega, nós somamos mais de 700 quilômetros de estrada em obras. Esse nosso esforço se dá graças aos empréstimos que conseguimos, mas também à vontade política de olhar para o Interior do Estado, que tem diversas outras demandas e ações sendo executadas pelo Governo de Pernambuco”, afirmou. 
 
A prefeita de Terra Nova, Aline Freire, destacou que a obra vai beneficiar toda a região do Araripe. “Esta é uma entrega fundamental para o crescimento econômico do município de Terra Nova. A estrada garante o direito de ir e vir das pessoas e gera desenvolvimento para o Sertão do Araripe, por isso deve ser celebrada por nós, prefeitos da região”, comentou. 
 
Para melhorar a trafegabilidade na PE-499, foram feitos serviços de terraplenagem, implantação da nova estrutura do pavimento com asfalto em Concreto Betuminoso Usinado a Quente (CBUQ) e sistema de drenagem, além de sinalização horizontal e vertical. A pavimentação em CBUQ é um tipo de revestimento asfáltico que, após ser submetido a altas temperaturas, forma um material impermeável e bastante durável, capaz de resistir aos impactos provocados por veículos com cargas pesadas.
 
Por fim, o secretário de Infraestrutura e Mobilidade, Diogo Bezerra, lembrou que o Governo do Estado deu continuidade a uma obra que estava paralisada. “Essa entrega é fundamental para a interligação da BR-316 à BR-428. É uma nova via de acesso, que conseguimos dar funcionalidade à obra toda, que estava inacabada”, concluiu o secretário de Infraestrutura e Mobilidade, Diogo Bezerra. 
 
O secretário da Casa Civil, Túlio Vilaça; e a deputada Débora Almeida também acompanharam a agenda. 
 
PRIORIDADE – A recuperação da malha rodoviária é uma das prioridades do Governo do Estado. Ainda nesta sexta-feira (17), pouco antes de entregar a requalificação da PE-499, a governadora Raquel Lyra assinou, no município de Bodocó, no Sertão do Araripe, a ordem de serviço autorizando o reinício das obras de implantação e pavimentação da PE-560, com investimento de R$ 26 milhões. Com extensão de 14,42 km, a rodovia liga o município de Bodocó até a Vila Sipaúba. Na última terça-feira (14), foi anunciada a recuperação da PE-060, principal via de acesso ao Litoral Sul do Estado, com investimento de quase R$ 75 milhões.
 
Entre as ações do Governo do Estado este ano estão a assinatura da ordem de serviço que autoriza o início das obras de requalificação da PE-112, em São Joaquim do Monte (Agreste Central), a ordem de serviço da obra de pavimentação da PE-211, na cidade de Alagoinha (Agreste Central), e a entrega da restauração da PE-638, em Petrolina (Sertão do São Francisco). O investimento nessas três estradas, somado, é de R$ 78,8 milhões.
 
Fotos: Hesíodo Góes/Secom