Tony Ramos tem alta do CTI, está lúcido e ‘apresenta melhora progressiva’, diz boletim médico

18/05/24

Agência O Globo

http://blogfolhadosertao.com.br

 

Artista segue internado no Hospital Samaritano Botafogo, na Zona Sul do Rio de Janeiro, com quadro de saúde estável
Tony Ramos
O ator Tony Ramos recebeu alta do CTI neste sábado (18), passando para a Unidade Semi-Intensiva, e está lúcido e apresenta melhora progressiva do quadro, informa o boletim médico do Hospital Samaritano Botafogo divulgado nesta tarde. O artista está internado na unidade, onde foi submetido a uma cirurgia de drenagem de hematoma subdural (sangramento intracraniano) pela equipe do Dr. Paulo Niemeyer, na última quinta-feira (16).

“O Hospital Samaritano Botafogo informa que o ator Tony Ramos foi submetido a uma cirurgia de drenagem de hematoma subdural (sangramento intracraniano) pela equipe do Dr. Paulo Niemeyer, em 16/05. O paciente recebeu alta do CTI na data de hoje (18/05), encontra-se na Unidade Semi-intensiva, está lúcido e apresenta melhora progressiva do quadro”, diz a nota da unidade na íntegra.

A esposa de Tony Ramos, Lidiane Barbosa, contou que o artista já consegue se comunicar.

“O susto foi muito grande, mas ele está ótimo. Já tá falando, amanhã está na UTI, vai para a semi UTI. Foi um sucesso, Deus sabe o que faz, foi na hora certa. Ele está bem mesmo. A cirurgia foi maravilhosa. Foi uma beleza. Foi um sucesso, graças a Deus”, disse Lidiane em entrevista ao SBT nesta sexta-feira.

Em um vídeo publicado em seu perfil no Instagram, a atriz Denise Fraga também falou sobre a recuperação do colega. Ramos está internado no Hospital Samaritano, em Botafogo, desde quinta-feira.

— Queria agradecer o carinho de vocês. A vida prega peças na gente, mas foi um susto. Eu estou muito aliviada. A gente acabou de estar com o Tony no hospital. Ele está muito bem. A cirurgia foi um sucesso (..) Ele está falando, está fazendo piada.

Desde a noite da última quinta-feira (16), quando foi submetido a uma cirurgia no cérebro para a realização de drenagem de hematoma subdural, o ator, de 75 anos, é mantido sob observação no hospital.

Por meio de nota, o hospital ressalta que a cirurgia se deu, na noite de quinta-feira (16), devido a um sangramento intracraniano. “O paciente realizou uma nova tomografia de crânio na manhã de hoje, sexta-feira (17/05), que mostrou significativa melhora. Tony Ramos respira sem auxílio de aparelhos, está lúcido e seu estado de saúde é estável”, informa o boletim médico.

Tony Ramos, que completou seis décadas de carreira este ano, esteve no elenco da novela “Terra e paixão” (2023) e estava filmando “A lista”, longa de José Alvarenga Jr., protagonizado por Lilia Cabral. Além do trabalho no cinema, Tony estava em cartaz nos palcos de São Paulo, junto à atriz Denise Fraga, com a peça “O que só sabemos juntos”, que estreou no final de abril e seguiria até 28 de julho, no Teatro Tuca, antes de seguir para Rio de Janeiro, Porto Alegre e Brasília.

Nomeado/empossado:  Professor Jean Carlos Coelho é o novo reitor do IFSertãoPE

18/05/24

Chico Gomes

http//blogfolhadosertao.com.br

 

Eleito democraticamente pela comunidade acadêmica em dezembro de 2023, o professor Jean Carlos Coelho de Alencar foi nomeado pelo presidente Lula e o ministro da Educação, Camilo Santana, novo reitor do Instituto Federal do Sertão Pernambucano (IFSertãoPE). A nomeação saiu no Diário Oficial da União (DOU) dessa sexta-feira, 17. O mandato iniciado ontem tem duração de 4 anos.

Jean substitui na reitoria do instituto a professora Maria Leopoldina Veras Camelo, que exerceu dois mandatos consecutivos. Ele é professor da instituição desde 2008, com passagens pelos campi Ouricuri e Floresta e a Reitoria, onde atuou como pró-reitor de Orçamento e Administração nos últimos 8 anos.

Ele já estava atuando como reitor substituto desde abril, levando em consideração que o mandato anterior chegou ao fim em 14 de abril. Ao ser nomeado, prometeu seguir firme “em busca de uma educação emancipatória, que inspire e promova verdadeiras transformações na vida do povo sertanejo”.

 

Banco Mundial aprova R$ 450 milhões para expansão do acesso à água e saneamento em Pernambuco

18/05/24
Fernando Castilho
http://blogfolhadosertao.com.br
Projeto de Saneamento Rural de Pernambuco terá empréstimo de US$ 90 milhões (R$ 450 milhões) do Banco Mundial, além de aporte adicional de US$ 23 milhões (R$ 115 milhões) do Governo de Pernambuco

O dinheiro é para o Projeto de Saneamento Rural de Pernambuco (Prosar) e consiste em um empréstimo de US$90 milhões do Banco Mundial, complementado por uma contrapartida de US$23 milhões (115 milhões) do Governo do Estado de Pernambuco. O financiamento será num prazo total de 21 anos e 6 meses, incluindo um período de carência de 8 anos.

Atualmente, 82% da população de Pernambuco tem acesso a sistemas de abastecimento de água seguros, e apenas 31% estão conectados a redes de esgoto. Nas áreas rurais, esses números caem significativamente, com apenas 37% tendo acesso a sistemas de abastecimento de água.

Além disso, muitos sistemas existentes quebram com frequência, devido a manutenção inadequada ou secagem de fontes de água.

“Esse programa vai iniciar uma etapa importantíssima do atual Governo do Estado, que é a missão de levar água para o homem do campo. Este é um desafio que não foi devidamente tratado ao longo do tempo, em Pernambuco e na maioria dos estados do Nordeste e do Brasil inteiro”, afirmou Almir Cirilo, secretário de Recursos Hídricos e Saneamento de Pernambuco.

Governo de Pernamabuco
Almir Cirilo, secretário de Recursos Hídricos de Pernambuco. – Governo de Pernamabuco

Para enfrentar essa situação, o Prosar visa melhorar o acesso a sistemas sustentáveis de abastecimento de água e saneamento rural, atualizando sistemas existentes e desenvolvendo novas fontes de água essenciais que serão mais resilientes à seca induzida pelas mudanças climáticas.

Além disso, o programa apoiará o desenvolvimento da capacidade institucional dentro das agências governamentais de Pernambuco responsáveis pela gestão de recursos hídricos e prestação de serviços, oferecendo assistência técnica e treinamento para aumentar a eficiência e eficácia.

O diretor do Banco Mundial para o Brasil, Johannes Zutt avalia que o empréstimo reflete o compromisso inabalável do Banco Mundial em melhorar a resiliência comunitária aos impactos climáticos, ao mesmo tempo em que fomenta a prestação de serviços e desenvolvimento sustentável.

Segundo ele, ao expandir o acesso a serviços essenciais de água e saneamento, visamos melhorar a vida das pessoas que ainda enfrentam dificuldades significativas em áreas rurais de Pernambuco”, conclui Johannes Zutt.

O projeto também trabalhará com comunidades locais para planejar, implementar e manter infraestrutura, promovendo a propriedade e participação comunitárias, além de estabelecer mecanismos para monitorar e avaliar o desempenho dos sistemas de abastecimento de água e saneamento para garantir que atendam aos padrões de qualidade e sustentabilidade.

Divulgação
Johannes Zutt, diretor do Banco Mundial para o Brasil. – Divulgação

Um melhor acesso à água limpa também ajudará a capacitar as mulheres nas comunidades rurais: como o trabalho de buscar água e cuidar de familiares doentes muitas vezes cabe às mulheres, uma infraestrutura de água melhorada pode liberar seu tempo, permitindo que as mulheres busquem outras oportunidades, como educação e participação econômica.

Almir Cirilo lembra que Pernambuco tem dois milhões de pessoas que moram na zona rural. E essas pessoas “passaram ao longo do tempo invisíveis aos serviços regulares de água e esgoto. Em parte, também, porque as fontes hídricas não eram suficientes”.

Para ele o Prosar vai apoiar o Estado na expansão dos serviços de abastecimento d’água no meio rural, “incluindo, por exemplo, o uso da água a partir de grandes adutoras, como é o caso da Adutora do Agreste, que começa a receber águas do rio São Francisco”, afirmou o secretário de Recursos Hídricos e Saneamento de Pernambuco.

Com informações da Assessoria de Imprensa do Banco Mundial para o Brasil.
Website: www.bancomundial

 

Em Afogados da Ingazeira, governadora Raquel Lyra entrega dez leitos de UTI adulto no Hospital Regional Emília Câmara

18/05/24

Imprensa PE

http://blogfolhadosertao.com.br
Miniatura do anexo
Visualização da imagem
Encerrando a agenda de compromissos no Sertão do Estado, a governadora Raquel Lyra entregou, nesta sexta-feira (17), dez leitos de Unidade de Terapia Intensiva (UTI) adulto no Hospital Regional Emília Câmara (HREC), em Afogados da Ingazeira, no Sertão do Pajeú. Com investimentos no valor de R$ 2 milhões, a iniciativa amplia a oferta de forma regionalizada, valorizando a interiorização e descentralização do atendimento de alta complexidade. No último mês de abril, a gestão estadual também abriu 10 leitos no HREC, sendo eles de UTI Pediátrica, somando 62 unidades somente este ano.
 
“É motivo de muita alegria poder entregar uma unidade que vai garantir atendimento de qualidade para a população que vive aqui no Pajeú. Estamos investimento cada vez mais na saúde do nosso Estado para que os profissionais que se dedicam para cuidar do povo de Pernambuco tenham um lugar melhor para desenvolver suas atividades, acalentando quem está precisando de ajuda e, acima de tudo, salvando vidas”, destacou Raquel Lyra enfatizando que, por ano, o Governo de Pernambuco aportará R$ 6 milhões para custeio da unidade.
 
O hospital atende a demanda de média e alta complexidade de 12 municípios da região que compõem a X Gerência Regional de Saúde (Geres). “É uma área extremamente importante para atender a toda essa população da região, que chega a aproximadamente 200 mil pessoas. Agora, com esses novos leitos, estaremos atendendo a necessidade da população, o mais próximo possível de casa”, ressaltou a secretária estadual de Saúde, Zilda Cavalcanti.
 
De acordo com o diretor-geral do hospital, Sebastião Duque, a abertura dos leitos de UTI vai contribuir diretamente na assistência, evitando deslocamentos de pacientes para cidades mais distantes. “Esses leitos são de extrema importância para a população, principalmente a mais carente, que, por muitas vezes, se deslocava em busca de um leito na cidade do Recife ou Caruaru. E, agora, todo esse aparato de UTI, o sertanejo terá acesso em nosso hospital”, comemorou.
 
Presente na solenidade, o prefeito de Afogados da Ingazeira, Sandrinho Palmeira, agradeceu a parceria com o Governo do Estado. “Agradecemos a governadora Raquel Lyra e a toda equipe do Governo por essa visão tão importante e estratégica não só para o povo de Afogados da Ingazeira, mas para todo o Sertão do Pajeú”, comemorou.
 
“Mais uma vez, o Governo de Pernambuco acerta em interiorizar a saúde pública do nosso Estado. O Emília Câmara vem cumprindo um trabalho muito importante aqui na região”, pontuou o deputado estadual, Luciano Duque.
 
Estiveram acompanhando a agenda os prefeitos Márcia Conrado (Serra Talhada), Nicinha Melo (Tabira), Luciano Torres (Ingazeira), Djalma Alves (Solidão), Zeinha Torres (Iguaracy), Gilson Bento (Brejinho); e o vice-prefeito de Afogados da Ingazeira, Daniel Valadares; além do secretário da Casa Civil, Túlio Vilaça; e o diretor-presidente da Agência de Desenvolvimento de Pernambuco (Adepe), André Teixeira.
 
Fotos: Janaína Pepeu/ Secom
Miniatura do anexo

Zanin suspende por 60 dias ação sobre desoneração

18/05/24

 

Agência Brasil

http://blogfolhadosertao.com.br

 

O ministro do Supremo Tribunal Federal (STF) Cristiano Zanin decidiu nesta sexta-feira (17) suspender, por 60 dias, o processo que trata desoneração de impostos sobre a folha de pagamento de 17 setores da economia e de determinados municípios até 2027.

PEDIDO DA AGU

O ministro atendeu ao pedido da Advocacia-Geral da União (AGU), que foi chancelado pelo Senado, para suspender os efeitos da liminar proferida por ele no mês passado.

Na petição apresentada nessa quinta-feira (16), a AGU argumentou que o governo federal realizou um acordo na semana passada com o presidente do Senado, Rodrigo Pacheco (PSD-MG), para restabelecer a reoneração da folha de forma gradual a partir de 2025. A suspensão permitirá a tramitação de projetos de lei que tratam da questão e de compensações financeiras para o governo federal.

Ao autorizar a suspensão do processo, Zanin entendeu que a medida poderá garantir o diálogo institucional entre o Legislativo e o Executivo.

“A busca pela solução dialogada favorece a realização do princípio democrático, permitindo-se que diversos atores participem do processo decisório, com valiosas contribuições à jurisdição constitucional”, afirmou o ministro.

 

PGR pede inclusão de foragidos do 8 de Janeiro na lista de procurados da Interpol

17/05/24

Estadão Conteúdo

http://blogfolhadosertao.com.br

O pedido foi encaminhado ao ministro do STF, Alexandre de Moraes

O procurador-geral da República, Paulo Gonet, pediu nesta quarta-feira, 15, que os réus foragidos do 8 de Janeiro sejam incluídos na lista de difusão vermelha da Interpol.

O pedido foi encaminhado ao ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal (STF), após reportagem do portal UOL revelar que pelo menos dez pessoas que respondem pelos atos golpistas violaram restrições judiciais e deixaram o Brasil.

A PGR peticionou nos processos pedindo a emissão de mandados de prisão para réus que estavam em liberdade provisória com tornozeleira eletrônica e a expedição do alerta internacional para todos os foragidos. O objetivo, justifica o procurador-geral, é “assegurar a aplicação da lei penal”.

Ao todo, 194 nações compõem a Interpol, em um esforço coletivo para oferecer resistência a crimes transnacionais. A lista de difusão vermelha funciona como um alerta de prisão válido para todos os países que fazem parte da organização.

A lista de foragidos do 8 de Janeiro inclui réus que já foram condenados pelo STF por crimes como abolição violenta do Estado Democrático de Direito, golpe de Estado, dano qualificado, deterioração do patrimônio tombado e associação criminosa. Os fugitivos foram para a Argentina e o Uruguai, usando as fronteiras de Santa Catarina e do Rio Grande do Sul.

Polícia investiga polícia: Denúncia de pagamentos irregulares de jornada extra de trabalho a PMs é alvo de investigação

17/05/24

Por Diário de Pernambuco

http://blogfolhadosertao.com.br

Polícia Militar informou, nesta quinta (16), que foi aberta uma investigação preliminar sobre o casocopy sharing button
sharethis sharing button
Policiais militares fazem jornada extra de trabalho (Foto: Arquivo)
Policiais militares fazem jornada extra de trabalho (Foto: Arquivo)
A Polícia Militar apura a denúncia de fraude no pagamento de jornada extra de trabalho a integrantes da corporação no Estado.
Segundo a PM, foi aberta uma Investigação Preliminar  sobre a conduta de 35 homens que teriam recebido dinheiro para fazer plantões, mas sem trabalhar efetivamente.
O caso surgiu a partir de uma denúncia que consta em uma auditoria que teria sido feita por determinação do alto escalão da corporação.
A informação foi divulgada pelo Jornal do Commercio e confirmada, nesta quinta (16), pelo Diario de Pernambuco.
 Por meio de nota, a PM disse que  a investigação terá “prazo para defesa dos policiais citados no relatório da auditoria, que é realizada mensalmente e, diariamente, monitorada”.
Denúncia
Segundo essa auditoria, os PMs envolvidos fariam parte da Operação Koban, do 17º Batalhão, em Paulista, no Grande Recife.
Eles teriam embolsado, de forma irregular,  dinheiro do programa de Jornada Extra (PJEs), entre 2022 e 2023.
Criada para estreitar laços entre PMs e  moradores de comunidades, a Koban opera em Maranguape I e Jardim Maranguape.
Estão sob investigação 378 pagamentos. Cada um deles foi de R$ 200.
Também estariam na lista de benefícios irregulares  PMs de batalhões de Nazaré da Mata, Cabo de Santo Ago

Prefeitura e IPHAN firmam parceria para requalificação de espaços históricos do Recife

17/05/24

Imprensa PCR

http://blogfolhadosertao.com.br

 

Os projetos irão contemplar o conjunto histórico do Carmo, a igreja de São José do Ribamar e seu entorno, além de projeto para restauro do Teatro de Santa Isabel. O investimento previsto é de mais de R$ 15,2 milhões

Miniatura do anexo
Miniatura do anexo
Miniatura do anexo
Miniatura do anexo

Na tarde desta quinta-feira (16), a Prefeitura do Recife e o Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (IPHAN) assinaram termos de compromisso para a requalificação de espaços históricos na cidade. O evento marcou o início da recuperação do entorno do conjunto histórico do Carmo, da igreja de São José do Ribamar (incluindo entorno e igreja), além da elaboração do projeto de engenharia para o restauro do Teatro de Santa Isabel. O investimento total previsto é de R$ 15,2 milhões.

Antes da cerimônia, o prefeito João Campos, junto com o presidente do IPHAN, Leandro Grass, fizeram uma visita às obras de requalificação do Mercado de São José, que está recebendo um investimento de R$ 23,5 milhões, em uma parceria entre a gestão municipal e o Governo Federal.

“Hoje, vistoriamos o Mercado São José, que está sendo restaurado, uma obra da Prefeitura com recursos do IPHAN, de mais de R$ 20 milhões de reais. E celebramos, ainda, a assinatura de dois novos convênios, um para fazer o projeto executivo para a revitalização do Teatro Santa Isabel, nosso principal teatro, e para a execução de obras do conjunto histórico do Pátio do Carmo e da Igreja de São José do Ribamar e seus respectivos entornos. Só temos a agradecer ao Governo Federal por essa iniciativa de retomar o PAC, de retomar a proteção ao patrimônio e de ter política pública que financie a recuperação do patrimônio municipal. Esses espaços fazem parte da história do Recife, têm uma vocação de guardar a nossa história, de atrair turistas e o interesse de estudantes. Desta forma, afirmamos um compromisso com a nossa história, afinal de contas um povo sem história também é um povo sem futuro”, afirmou João Campos.

O entorno do conjunto histórico do Carmo abrange uma área de aproximadamente 5.942,00m², que inclui o Pátio Nossa Senhora do Carmo, a rua João Souto Maior entre o Pátio do Carmo e a rua Frei Caneca, a rua Cambôa do Carmo e a av. Dantas Barreto no trecho compreendido entre a rua de São Pedro e a rua Nossa Senhora do Carmo, no bairro de Santo Antônio. As intervenções incluem melhorias nos passeios e pavimentos, e eliminação de obstáculos visuais e físicos. Além da valorização do monumento, o projeto também prevê incremento do comércio local. O valor estimado para essa recuperação é de R$ 4,3 milhões.

Já a recuperação da igreja de São José do Ribamar e a requalificação urbana de seu entorno, tem investimento previsto de R$ 10,1 milhões. Na requalificação urbana do entorno, o projeto abrange uma área de aproximadamente 2.824,00 m², incluindo o Pátio e a Rua de São José do Ribamar, e a Rua Coração de Maria, no Bairro de São José. Segundo a Autarquia de Urbanização do Recife (URB), responsável pela obra, o orçamento previsto é de R$ 3,6 milhões para essa parte e irá revitalizar o espaço, tornando-o mais acessível e reordenado, eliminando letreiros, postes e fios. Já a recuperação da igreja tem orçamento de R$ 6,5 milhões.

O termo de compromisso para a elaboração do projeto de engenharia do Teatro de Santa Isabel tem um orçamento inicial de R$ 800 mil. O próximo passo será a elaboração de termo de referência para contratação de empresa que executará o projeto de engenharia para o restauro, com o detalhamento dos serviços necessários e respectivos orçamentos, contemplando diagnóstico técnico, projeto estrutural, adequações de arquitetura e acessibilidade, projeto de instalações elétricas, de cabeamento e instalações hidrossanitárias, drenagem, combate a incêndio e comunicação visual, entre outros elementos.

“Desde o ano passado nós retomamos o diálogo com as prefeituras e, aqui, no Recife, isso tem acontecido muito bem. Conseguimos colocar os projetos prioritários e partirmos para ações concretas. Portanto, nesse momento, nós temos obras em curso no mercado São José, obras que ainda irão começar e obras que estão tendo seus projetos elaborados. Nesse sentido, a gente vai construindo uma política de curto, de médio e de longo prazo. Obviamente, sabemos da potência que o Recife representa no patrimônio cultural brasileiro”, disse o presidente do Iphan, Leandro Grass.

Mercado de São José – Iniciadas em janeiro pela Prefeitura do Recife, as obras de reforma e restauro do Mercado de São José, um dos mais importantes e emblemáticos da cidade, estão avançando. Com um investimento total de R$ 23,5 milhões, sendo R$ 20 milhões do PAC em parceria com o Ministério da Cultura e o IPHAN, as intervenções visam revitalizar os 403 boxes existentes, reformar os pavilhões internos, banheiros e elementos estruturais, além de implantar novas instalações elétricas e hidrossanitárias.

“O mercado São José entrou como uma das ações do novo PAC, portanto, há um recurso previsto e garantido para apoiar a recuperação do mercado, uma parceria do Iphan com a Prefeitura do Recife. As obras começaram por iniciativa da Prefeitura e, agora, elas ganham investimentos federais. Nós estamos muito felizes com essa parceria. É importante destacar a liderança, o papel do prefeito João Campos, toda a sua equipe e seu secretariado, porque essas parcerias não acontecem se não tivermos muita dedicação e muita disciplina das equipes técnicas”, comentou o presidente do Iphan, Leandro Grass.

O projeto é dividido em três etapas para minimizar impactos no comércio local. Atualmente, as escavações para novas estruturas estão em andamento, enquanto a recuperação dos pavilhões e instalações elétricas prossegue. O objetivo é preservar a memória da cidade, reforçando a importância cultural e turística do equipamento, e proporcionar conforto e segurança aos frequentadores. Um espaço provisório foi preparado para os permissionários durante as obras, localizado na Rua da Praia, 47. O prazo estimado para conclusão é de 24 meses.

Fotos: Marlon Diego/ Prefeitura do Recife

Ação de Governo: Raquel Lyra lança licitação para construção de 51 novas creches e pré-escolas em Pernambuco

17/05/24

Imprensa PE
http://blogfolhdosertao.com.br-

Neste primeiro momento, 42 municípios serão beneficiados, com investimentos no valor de R$ 282 milhões

Miniatura do anexo
Miniatura do anexo

O Governo de Pernambuco vai construir 51 creches e pré-escolas em todas as regiões do Estado. A governadora Raquel Lyra anunciou, nesta quinta-feira (16), no Palácio do Campo das Princesas, a licitação do primeiro bloco dos Centros de Educação Infantil (CEIs) que será publicada no Diário Oficial do Estado, nesta sexta-feira (17). Serão beneficiados, inicialmente, 42 municípios, com investimento no valor de R$ 282 milhões, dividido em nove lotes. É a primeira vez na história que o Estado toma à frente do processo de construção de unidades educacionais para a Primeira Infância.

De acordo com a governadora Raquel Lyra, o Governo de Pernambuco vai pagar o primeiro ano de funcionamento dos Centros Educacionais. “Nosso compromisso é transformar a educação de Pernambuco, e assim estamos cumprindo. Dessa forma, garantimos às crianças do nosso Estado o direito de aprender desde cedo em uma escola de altíssima qualidade, onde terá alimentação saudável e estímulo através de um projeto pedagógico que está sendo desenvolvido pelo nosso time. Além disso, às mães de Pernambuco, a quem temos uma dedicação integral no nosso governo, damos o direito de poder buscar uma renda extra, trabalhando para cuidar melhor da sua casa e dos seus filhos”, destacou Raquel Lyra.

A iniciativa, que integra o Juntos pela Educação, vai contemplar alunos de 0 a 5 anos por meio de convênios entre o Governo do Estado e os municípios. O prazo de execução das obras é de 12 meses. “Nosso compromisso, até o fim do ano, é oferecer 60 mil vagas para as nossas crianças. Esse é um momento histórico na educação de Pernambuco”, enfatizou a secretária de Educação e Esportes de Pernambuco, Ivaneide Dantas.

Os novos Centros de Educação Infantil serão equipados com materiais e equipamentos permanentes, seguindo padrões de qualidade estabelecidos pelo governo federal. Eles serão construídos em terrenos de domínio dos municípios ou do Estado cujas dimensões mínimas sejam de 60m x 40m.

Presente na solenidade, o deputado federal Mendonça Filho destacou a importância da iniciativa. “O caminho da transformação verdadeira passa pela educação. Esse compromisso do Governo do Estado vai ao encontro da nossa necessidade. Pernambuco sempre foi referência em vários campos econômicos, e na educação não poderia ser diferente”, comemorou o parlamentar, que esteve acompanhado do deputado estadual e líder do governo na Assembleia Legislativa de Pernambuco, Izaías Régis. “O Governo está trazendo para Pernambuco o desenvolvimento que o nosso povo merece. É motivo de muito orgulho ver esses investimentos acontecendo, sobretudo na educação”, pontuou.

Caruaru, no Agreste Central, foi uma das cidades contempladas neste primeiro bloco, com quatro centros educacionais. “Parabenizo toda equipe do Governo por  esse momento importantíssimo para o Estado. Esse cuidado certamente reflete em desenvolvimento econômico e social”, afirmou Rodrigo Pinheiro, prefeito da cidade.

Já o município de Camaragibe, na Região Metropolitana do Recife, receberá duas unidades. “Os municípios entram com o terreno e o Governo do Estado constrói, que é a nossa grande dificuldade. É uma grande vitória para as crianças e mães de Pernambuco”, celebra a prefeita do município, Nadegi Queiroz.

Confira a lista de municípios beneficiados: Araçoiaba, Arcoverde, Belém de Maria, Belo Jardim, Bezerros, Bom Jardim, Brejo da Madre de Deus, Cabo de Santo Agostinho, Cabrobó, Calçado, Camaragibe (2), Camutanga, Caruaru (4), Catende, Custódia, Garanhuns (2), Granito, Ibimirim, Igarassu (2), Ilha de Itamaracá, Ipojuca, Itaíba, Jaboatão dos Guararapes (3), Jataúba, Lagoa Grande, Mirandiba, Moreno, Olinda, Ouricuri, Paranatama, Pedra, Recife, São Bento do Una, São Joaquim do Monte, São José da Coroa Grande, Serra Talhada (2), Taquaritinga do Norte, Timbaúba,Triunfo, Tuparetama, Vertentes e Vicência.

Fotos: Hesíodo Góes/Secom

Projeto alternativo: Sistema de energia solar é instalado na sede da Compesa

17/05/24

Ascom Compesa
http://blogfolhadosertao.com.br
Miniatura do anexo
Miniatura do anexo

A Companhia Pernambucana de Saneamento (Compesa) avançou mais uma etapa nos investimentos para autoprodução de energia com a instalação de um sistema fotovoltaico no estacionamento do prédio sede da Companhia, no Recife. O carport solar, estrutura que abriga veículos estacionados e um painel fotovoltaico, possui 666 placas para geração 387 MWh/ano, energia suficiente para abastecer 245 residências médias por um ano. Além do benefício ao meio ambiente, a expectativa da empresa com a iniciativa é alcançar uma economia de R$ 160 mil/ano com a operação do sistema.

A usina solar foi instalada no último pavimento do edifício-garagem da Compesa, no bairro de Santo Amaro, uma área de 1400m² que serve ainda como cobertura para 81 vagas de estacionamento. O investimento da ordem R$ 1,3 milhão no projeto é fruto da Parceria Público-Privada para autoprodução de energia da Compesa com as empresas Kroma Energia e Elétron Energia, iniciada a partir do arrendamento do parque solar São Pedro e Paulo no município de Flores, Sertão do estado.

“Trabalhamos esse ano com o objetivo de alcançar o percentual de 65% da energia usada na Compesa sendo produzida por fontes renováveis. Isso significa que 86 das unidades consumidoras da empresa vão operar com energia limpa a distribuição de água e o tratamento de esgoto em Pernambuco. É um número representativo do ponto de vista ambiental, visto que a Compesa é a maior consumidora de energia do estado. Com essa inciativa na sede, cumprimos mais uma etapa importante”, destacou o presidente da Compesa, Alex Campos.

AUTOPRODUÇÃO NO INTERIOR

A primeira usina solar da Compesa, no município de Flores, entrou em operação em modo de testes em fevereiro deste ano. O empreendimento tem capacidade de 7MW a partir da instalação de 10 mil placas fotovoltaicas para geração de energia, o equivalente para alimentar 11 mil residências de médio porte. O projeto recebeu investimentos da ordem de R$ 26 milhões e representa uma economia na fatura de energia da Companhia de aproximadamente R$ 2 milhões/ano.

A segunda etapa da PPP representa as duas usinas solares restantes do município de Flores, que serão entregues em dezembro do próximo ano, com capacidade de 60 MW. As duas usinas contemplarão a instalação de 90 mil placas fotovoltaicas para geração de energia solar, trazendo uma economia de mais de R$ 20 milhões ao ano, com um investimento na ordem de R$ 222 milhões.