Com investimentos de R$ 42,7 milhões, Raquel Lyra assina termos de compromisso para restauração de patrimônios culturais junto ao Iphan

17/05/24

ImprensaPE

http://blogfolhdosertao.com.br

Miniatura do anexo
Miniatura do anexo

 

A governadora Raquel Lyra assinou, nesta quinta-feira (16), no Palácio do Campo das Princesas, junto com o Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan), os termos de compromissos para a restauração de patrimônios culturais e bens tombados do Estado, nos municípios do Recife e de Olinda, além do Arquipélago de Fernando de Noronha. Serão investidos R$ 42,7 milhões, provenientes do Novo PAC Cidades Históricas. A vice-governadora Priscila Krause também participou da solenidade.
 
“São equipamentos culturais e religiosos que cuidam da história cultural de Pernambuco, podendo ter injeção direta de recursos, e requalificação sendo feita pela Fundarpe. Esses investimentos vão garantir mais riqueza no turismo, trazendo mais gente para o nosso Estado e podendo dar a eles mais oportunidade de visitar os equipamentos que contam a tradição e a história do povo do Brasil”, destacou Raquel Lyra.
 
No Recife, foram aportados investimentos de R$ 4,5 milhões para a restauração da Igreja Matriz de Santo Antônio e seus bens integrados. Já em Olinda, serão realizados serviços de recuperação e requalificação do Mosteiro de São Bento e da Igreja de São Pedro. Para as obras na cidade alta, foram aportados R$ 19,5 milhões.
 
Para a secretária de Cultura do Estado, Cacau de Paula, esses investimentos são fundamentais para salvaguardar as riquezas de Pernambuco. “Serão feitos reparos em equipamentos importantes para que possam estar nas melhores condições possíveis, tanto para o nosso cidadão, como para quem vem de fora e quer visitar esses grandes monumentos aqui do Estado”, pontuou a titular da pasta.
 
“É uma decisão política, tanto do Governo Estadual quanto do governo federal, de abraçar o patrimônio cultural e colocar ele como uma prioridade de investimento no Novo PAC. Estamos investindo na  recuperação dos nossos bens tombados, sítios e dos conjuntos urbanos de bens e equipamentos que são importantes para a história do país”, ressaltou o presidente do Iphan, Leandro Grass.
 
Em Fernando de Noronha, serão realizados serviços de restauração do Forte de Santo Antônio e do Forte de São Pedro do Boldró, no valor de R$ 17,6 milhões. “Noronha é internacionalmente conhecida por suas paisagens e por ser um paraíso natural, mas lá também temos pontos que resgatam a cultura e a história. Com a assinatura desses projetos resgatamos a cultura, trazendo mais desenvolvimento, junto com um olhar para a comunidade e para o turista”, disse Thallyta Figuerôa, Administradora de Fernando de Noronha.
 
Também estiveram presentes na solenidade o secretário de Turismo e Lazer, Daniel Coelho; o presidente da Empresa de Turismo de Pernambuco (Empetur), Eduardo Loyo; e integrantes do Iphan.
 

Fotos: Américo Nunes/Vice-Governadoria

População do Povoado do Matias (Parnamirim) está sem água potável há dois meses, e apela para o cumprimento da Constituição Federal

16/05/24

http: blogfolhadosertao.com.br

 

A legislação brasileira assegura o direito à água. A Constituição Federal, em seu artigo 5º, inciso LXXI, prevê que o Poder Público deve garantir a efetividade dos direitos fundamentais, incluindo o acesso à água potável.

 

O sistema está obsoleto e a população passa sede, mesmo

pagando pelo consumo que não existe. Cadê o poder público? 

 

Prezados,

Venho por meio desta expressar minha profunda indignação e extrema preocupação com a falta de água no povoado Matias, que já persiste por alarmantes 60 dias. Esta situação tem afetado gravemente nossa comunidade, causando um sofrimento imenso a todos os moradores.
Embora eu cumpra rigorosamente com minhas obrigações fiscais, pagando meus impostos em dia, estou sendo forçada a arcar com o custo adicional de comprar pipa d’água para suprir as necessidades básicas de minha família. Infelizmente, muitos moradores não têm a mesma possibilidade financeira e estão enfrentando condições insustentáveis e desumanas devido à escassez.

A água potável é um direito humano fundamental e inalienável, essencial para a dignidade e saúde de todos os cidadãos. A contínua ausência desse recurso vital é inadmissível e representa uma grave falha na prestação dos serviços públicos essenciais por parte das autoridades competentes.

A legislação brasileira assegura o direito à água. A Constituição Federal, em seu artigo 5º, inciso LXXI, prevê que o Poder Público deve garantir a efetividade dos direitos fundamentais, incluindo o acesso à água potável. Além disso, a Lei nº 11.445/2007, que estabelece diretrizes nacionais para o saneamento básico, determina que o abastecimento de água é um serviço público essencial que deve ser prestado de forma adequada e contínua. A Lei nº 9.433/1997, que institui a Política Nacional de Recursos Hídricos, também reforça que a água é um recurso público, e o seu uso prioritário deve ser para o consumo humano.

É imperativo que providências urgentes e eficazes sejam tomadas para solucionar esta crise hídrica que assola nosso povoado. Apelo às autoridades responsáveis que tomem medidas imediatas para restabelecer o fornecimento regular de água e garantir que essa situação não volte a ocorrer. A nossa comunidade não pode continuar a suportar os impactos devastadores da falta de água.

A legislação brasileira assegura o direito à água. A Constituição Federal, em seu artigo 5º, inciso LXXI, prevê que o Poder Público deve garantir a efetividade dos direitos fundamentais, incluindo o acesso à água potável. Além disso, a Lei nº 11.445/2007, que estabelece diretrizes nacionais para o saneamento básico, determina que o abastecimento de água é um serviço público essencial que deve ser prestado de forma adequada e contínua. A Lei nº 9.433/1997, que institui a Política Nacional de Recursos Hídricos, também reforça que a água é um recurso público, e o seu uso prioritário deve ser para o consumo humano.

Peço, encarecidamente, que esta solicitação seja tratada com a máxima prioridade e seriedade, a fim de assegurar que os direitos dos cidadãos de Matias sejam plenamente respeitados e atendidos.

Atenciosamente,

Profª Rosângela Alves Januário Martins.

 

Técnico Soso lamenta derrota do Sport para Ituano, mas quer resposta imediata do time contra o Avaí

16/05/24

Yuri Teixeira

http://blogfolhadosertao.com.br

Na visão do técnico, time teve boas oportunidades para sair vencedor perante os paulistas
Mariano Soso, técnico do Sport
O técnico do Sport, Mariano Soso, lamentou a derrota do time para o Ituano, na noite desta quarta-feira (15), no Novelli Júnior, pela quinta rodada da Série B. Na visão do técnico, o Rubro-negro volta para Recife com a “sensação amarga” pelo resultado negativo.
“Fizemos um jogo de equipe com sua boa forma. Eu acho que tivemos argumentos para poder conquistar a vitória, mas temos uma sensação amarga pelo resultado, com a expectativa de virar a página e fazer uma boa preparação para retornar às vitórias”, pontuou.

Passado o revés, o treinador argentino já passa a focar no próximo compromisso do clube. No sábado (18), o Sport recebe o Avaí, às 15h30, na Arena de Pernambuco, pela sexta rodada da Segundona. Uma oportunidade, segundo Soso, para o time dar uma resposta imediata ao torcedor leonino.

“Será um confronto significativo. Principalmente pelo amargo que deixa esta derrota. Temos tempo curto, a equipe tem a oportunidade de mostrar o sustento de uma identidade de jogo, demonstrar personalidade. A rota não vai ser mudada. Hoje, sentimos uma dor, mas temos que voltar e fazer um bom jogo para nós, para nossa torcida, e alcançar a vitória”, enfatizou.

Com o revés para o Ituano, o Sport estacionou nos 12 pontos e tropeçou pela primeira vez nesta Série B. O resultado pode fazer o Rubro-negro deixar a liderança, caso Goiás e Santos vençam seus compromissos, ainda nesta quarta-feira, contra Paysandu e Ponte Preta, respectivamente.

Se ligue !!! : Edital do Enem 2024 é divulgado; confira as datas das provas e das inscrições

16/05/24

Por Mijlena Araújo

http://blogfolhadosertao.com.bfr

Os candidatos poderão se inscrever através da Página do Participante

O edital com todas as informações sobre a edição 2024 do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), foi publicado nesta segunda-feira (13), no Diário Oficial da União. Segundo o cronograma estabelecido pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), vinculado ao Ministério da Educação (MEC)as provas serão aplicadas nos dias 3 e 10 de novembro.

Os candidatos interessados poderão se inscrever entre 27 de maio e 7 de junho, através da Página do Participante. A taxa de inscrição custa R$ 85 e deverá ser paga de 27 de maio a 12 de junho, por meio de boleto, cartão de crédito ou PIX.

  • ENEM 2024

Não será necessário enviar documentos comprobatórios, no que se refere ao nome social, no momento da inscrição. Travestis, transexuais ou transgêneros receberão esse tratamento automaticamente, de acordo com os dados cadastrados na Receita Federal. Nesse contexto, antes de se inscrever, o participante deverá verificar as informações pessoais, junto à Receita, e, se for o caso, atualizá-las.

 

PEDIDOS DE ISENÇÃO DA TAXA

O prazo para o pedido de isenção da taxa foi encerrado no dia 26 de abril. Têm direito à gratuidade o estudante matriculado na 3ª série do ensino médio em escola pública; quem fez todo o ensino médio em escola pública ou como bolsista integral em escola privada; e tem renda per capita igual ou inferior a um salário mínimo e meio; pessoas em situação de vulnerabilidade socioeconômica, com registro no Cadastro Único para programas sociais do governo federal (CadÚnico).

O deferimento da taxa de inscrição será divulgado nesta segunda-feira. Caso o candidato discorde do resultado e queira recorrer, terá o período de 13 a 17 de maio para apresentar o recurso com a justificativa. De acordo com cronograma, o resultado final dos recursos será conhecido em 24 de maio.

O Inep alerta que, mesmo que o candidato tenha aprovado o pedido de isenção de taxa, ou da justificativa de ausência, isso não quer dizer que a participação dele no Enem 2024 está garantida. Para participar do exame neste ano, os interessados devem fazer a inscrição, posteriormente, na Página do Participante.

PROVAS E HORÁRIOS

No primeiro dia de provas os candidatos vão precisar resolver 45 questões de linguagens (40 de língua portuguesa e 5 de inglês ou espanhol); 45 questões de ciências humanas; e escrever uma redação. No domingo seguinte, o exame terá 45 questões de matemática; 45 questões de ciências da natureza.

Conforme as edições anteriores, os candidatos devem ficar atentos com relação ao horário de chegada aos locais de prova, cuja data de divulgação ainda será definida pelo Inep.

No dia 3 de novembro,  os portões serão abertos pontualmente às 12h (horário de Brasília) e fechados às 13h. As provas serão iniciadas às 13h30 e o término está marcado para às 19h. No dia 10 de novembro, a mudança é apenas no horário de término das provas, às 18h30.

SEGURANÇA

Enem 2024 terá uma série de novidades no que diz respeito à identificação dos participantes. O objetivo é ampliar a segurança nas aplicações. Documentos digitais como e-Título, CNH digital e RG digital já são aceitos (desde que apresentados nos respectivos aplicativos oficiais). Nesta edição de 2024, o Inep incluiu a Carteira de Identidade Nacional (CIN) na lista.

O Inep aceitará, ainda, a documentação válida para estrangeiros, nos termos do Acordo sobre Documentos de Viagem dos Estados Partes do Mercosul e Estados Associados. Com o aumento do número de documentos disponíveis para comprovar a identidade do participante, não será mais permitido apresentar Boletim de Ocorrência (B.O.), em caso de perda de documentos físicos. A medida também está relacionada à segurança do exame.

BALANÇO DO ENEM 2023

O Enem 2023 foi realizado nos dias 5 e 12 de novembro do ano passado. No entanto, cerca de 50 mil inscritos no exame foram alocados em lugares com distancia superior aos 30 quilômetros estipulados no edital. Eles puderam fazer as provo as nos dias 12 e 13 de dezembro.

Nesta edição, o Enem recebeu mais de 4 milhões de inscrições, mas o número de participantes efetivos foi de 2.734.100 (68%). De acordo com os resultados da aplicação, metade dos jovens brasileiros que concluíram o ensino médio no ano passado, participaram do exame. Quando se observa apenas o ensino público, o número é um pouco menor: 46% dos estudantes concluintes de escolas públicas fizeram o Enem 2023.

Os resultados individuais do Enem também podem ser aproveitados nos processos seletivos de instituições portuguesas que possuem convênio com o Inep para aceitar as notas do exame. Os acordos garantem acesso facilitado às notas dos estudantes brasileiros interessados em cursar a educação superior em Portugal.

No Recife: Por unanimidade, TJPE nega liberdade para PMs do Bope que invadiram casa e mataram homens no Recife

16/05/24

Por Raphael Guerra

http://blogfolhadosertao.com.br

Desembargadores da 4ª Câmara Criminal decidiram, nessa terça-feira (14), que seis militares acusados de homicídio qualificado na comunidade do Detran seguirão presos aguardando julgamento

No pedido de habeas corpus, a defesa alegou que os policiais militares estão sofrendo “coação ilegal em razão da prisão preventiva, sem justificativa em fatos novos ou contemporâneos, e desprovida de elementos concretos que justifiquem a adoção da segregação cautelar, se baseando exclusivamente no clamor público”.

A defesa ainda citou que o inquérito da Polícia Civil apontou que houve legítima defesa na ação que resultou nas mortes de Bruno Henrique Vicente da Silva, de 28 anos, e Rhaldney Fernandes da Silva Caluete, 32, na noite de 20 de novembro de 2023. A invasão à casa das vítimas foi filmada por uma câmera de segurança.

No mês passado, o desembargador Demócrito Ramos Reinaldo Filho, relator do caso, já havia negado o pedido de liberdade provisória. Desta vez, em seu voto, o magistrado destacou que, apesar de a defesa alegar a inexistência de temor por parte das testemunhas, consta em um dos depoimentos, de um irmão de Bruno, que familiares saem de casa com medo.

“Resta claro o temor da testemunha, que, inclusive, ao ser solicitada sua presença pela segunda vez na delegacia para que a polícia analisasse os vídeos diretamente do seu celular, afirmou ter perdido o aparelho com os vídeos da cena do crime, restando apenas os vídeos já amplamente divulgados. Desse modo, não se trata de um pedido de prisão cautelar baseado unicamente em clamor social ou na condição de policiais militares dos pacientes. Além da gravidade concreta do crime, existem indícios que demonstram interferência na cena do crime e temor causado a testemunha”, pontuou o desembargador.

Em relação à ausência de contemporaneidade, o magistrado argumentou que “ao contrário do consignado pela defesa, tal requisito foi observado”, já que o juiz determinou a prisão preventiva dos policiais logo após o recebimento da denúncia do Ministério Público.

Respondem pelo crime de homicídio qualificado (sem chance de defesa das vítimas) os policiais militares Carlos Alberto de Amorim Júnior, Ítalo José de Lucena Souza, Josias Andrade Silva Júnior, Brunno Matteus Berto Lacerda, Rafael de Alencar Sampaio e Lucas de Almeida Freire Albuquerque Oliveira. Todos estão no Centro de Reeducação da Polícia Militar (Creed), em Abreu e Lima.

A fase de audiência de instrução e julgamento, para ouvida de testemunhas e interrogatório dos réus, ainda não foi agendada pela 1ª Vara do Tribunal do Júri Capital, onde está o processo criminal.

PROVAS APONTADAS PELO MPPE

De acordo com a denúncia do MPPE, na noite do crime os policiais militares deveriam ter se dirigido para a sede do 11º Batalhão, no bairro de Apipucos, mas “deixaram de desempenhar a missão que lhes foi confiada, e seguiram, em três viaturas, com destino à área totalmente diversa da que deveriam seguir”.

A denúncia apontou que o PM Carlos Alberto foi o responsável por arrombar a porta de entrada da casa. “No interior do imóvel, os denunciados renderam as pessoas que ali se encontravam, retiraram do local mulheres e crianças. (…) Cumpre destacar que as testemunhas relataram que, ao saírem do imóvel, as vítimas Bruno e Rhaldney estavam rendidas e desarmadas, de tal sorte que não teriam qualquer possibilidade de reação contra os denunciados”, disse o texto enviado à Justiça.

Após a saída das testemunhas, os tiros foram disparados. Por fim, dois corpos enrolados em lençóis são retirados e levados nas viaturas.

VEJA VÍDEO:

Apesar de o inquérito conduzido pela Polícia Civil apontar que o duplo homicídio foi praticado por legítima defesa, o grupo de promotores que analisou as provas concluiu que as vítimas não reagiram à ação dos PMs.

A denúncia do MPPE indicou que os policiais teriam alterado a cena do crime para dificultar o trabalho dos investigadores.

“Após os vários disparos efetuados contra Bruno Henrique e Raldney, os denunciados, com o intuito de dar ares de legalidade às ações homicidas, alteraram o local dos crimes, forjando socorro às vítimas, já mortas, encaminhando-as à Upa da Caxangá, onde, todavia, atestaram os médicos que ambos já deram entrada naquela unidade médica em óbito.”

VERSÃO DE POLICIAIS NÃO SE SUSTENTOU

Logo após as mortes, nove militares do Bope se apresentaram na sede do Departamento de Homicídios e Proteção à Pessoa (DHPP), no bairro do Cordeiro, e relataram que os homens foram mortos porque reagiram à abordagem.

Os PMs disseram que, na ação, foram apreendidos 527 gramas e mais 28 pequenas porções de maconha, 150 pedras de crack, uma balança de precisão, dois revólveres calibre 38 e 12 munições – sendo nove deflagradas.

Eles chegaram a ser liberados após os depoimentos no DHPP. Mas, após análise das imagens da câmera de segurança, a Delegacia de Polícia Judiciária Militar identificou que a versão dos militares não se sustentava e determinou que os PMs fossem autuados em flagrante pelo crime militar de violação de domicílio.

Em audiência de custódia, a Justiça Militar determinou que seis PMs fossem presos preventivamente. Eles foram filmados entrando na casa. Outros três tiveram a liberdade provisória concedida.

Em dezembro de 2023, o grupo também foi denunciado à Vara da Justiça Militar pelos crimes de descumprimento de missão e violação de domicílio. O processo ainda está em andamento. A próxima audiência está marcada para 20 de agosto.

A Corregedoria da Secretaria de Defesa Social (SDS) também apura a conduta dos policiais militares no âmbito administrativo. Ao final, a depender da gravidade, os acusados podem até ser expulsos da Polícia Militar.

Em Bruxelas, Governo de Pernambuco participa de atividades da Missão Internacional do Consórcio Nordeste

16/05/24

Imprensa PE 
http://blogfolhadosertao.com.br
Miniatura do anexoMiniatura do anexo
 
No terceiro dia da Missão Internacional do Consórcio Nordeste à Europa, a comitiva do Governo de Pernambuco participou, nesta quarta-feira (15), de reuniões com o governo da Bélgica e da Comissão Europeia. Os encontros tiveram como objetivo apresentar o potencial do Nordeste para a transição energética e para a descarbonização da economia global. 
 
Pela manhã, os governadores e representantes dos estados foram recebidos pela princesa Astrid da Bélgica e pela vice-ministra dos Negócios Estrangeiros, Sra. Theodora Gentzis, no Palácio Egmont, sede do governo belga. Na ocasião, foi debatida a necessidade e oportunidade da promoção de uma transição energética global de forma justa, inclusiva e sustentável, processo para o qual o Nordeste apresenta grande potencial.
 
À tarde, a comitiva esteve na sede da Comissão Europeia com a comissária de Investimentos Internacionais da União Europeia, Sra. Jutta Urpilainen, o vice-presidente executivo da Comissão Europeia e responsável pelo Pacto Verde Europeu, comissário Matos Sefcovic, e suas respectivas equipes. Na ocasião, foram debatidas oportunidades de colaboração entre o Brasil e a União Europeia através do Nordeste, por meio de parcerias para a descarbonização, a neoindustrializacao e a preservação do meio ambiente, sobretudo do bioma Caatinga. 
 
Durante a agenda, a Comissão Europeia apresentou programas para desenvolver o mercado de energia limpa visando fortalecer a parceria do bloco com o Brasil. “Neste terceiro dia da missão, estamos em Bruxelas discutindo com a Bélgica e a União Europeia as oportunidades de cooperação internacional para o desenvolvimento da nova economia, baseada nas indústrias verdes e numa produção econômica sustentável. A Europa tem demonstrado forte interesse na capacidade do Nordeste de gerar e distribuir energia limpa e de desenvolver uma cadeia de valor descarbonizada, que contribua para o desenvolvimento sustentável global. O Governo de Pernambuco apresentou seus planos para o desenvolvimento da cadeia do hidrogênio verde e da expansão das novas tecnologias e indústrias que promovam um futuro mais justo, sustentável e inclusivo”, explicou o secretário da Assessoria Especial à Governadora e Relações Internacionais, Fernando Holanda.
 
A missão, que este ano tem como tema “Construindo um futuro energético sustentável, juntos”, segue com programações até o próximo sábado (17). “Nestes encontros ficou bastante evidente o grande potencial global que o Nordeste tem para contribuir com uma transição econômica que seja socialmente justa e ambientalmente responsável”, afirmou a secretária de Meio Ambiente, Sustentabilidade e Fernando de Noronha, Ana Luiza Ferreira.
 
Participaram dos eventos a governadora do Rio Grande do Norte, Fátima Bezerra, que preside o Consórcio Nordeste; além dos governadores Paulo Dantas (Alagoas), Jerônimo Rodrigues (Bahia), Fábio Mitidieri (Sergipe), o vice-governador do Maranhão, Felipe Camarão, o senador por Sergipe, Alessandro Vieira, e representantes dos governos do Piauí e do Ceará. 
 
Na missão, a delegação de Pernambuco conta ainda com o secretário executivo de Atração Empresarial, Maurício Laranjeira; o presidente do Complexo Industrial de Suape, Márcio Guiot; o diretor de Sustentabilidade do Complexo, Carlos André Cavalcanti; e a superintendente de Projetos e Relações Internacionais, Marina Silva.
 
Fotos: Daniela Luquini/ApexBrasil

Ação de governo: Prefeitura do Recife inaugura nova sede da USF Mais Bidu Krause

15/05/24

Imprensa PCR

http://blogfolhdosertao.com.br

Com a mudança para este outro local e sua devida requalificação, a unidade ganhou seis equipes de Saúde da Família, amplia o horário de atendimento e passa a atender novos territórios

Miniatura do anexoMiniatura do anexo
Miniatura do anexoMiniatura do anexo
Miniatura do anexo
A Prefeitura do Recife entregou, na manhã desta terça-feira (14/05), a nova sede da Unidade de Saúde da Família Mais (USF +) Bidu Krause, no bairro do Totó. Localizado em frente à construção antiga, na 3ª Travessa Onze de Agosto, a unidade conta com mais salas de atendimento, novos equipamentos e mobília e o incremento de seis equipes de Saúde da Família. Houve ainda a chegada de seis médicos do programa Mais Médicos, aumentando a capacidade de atendimento de 20 para 100 pacientes por dia. O investimento em obras e equipamentos foi de R$ 4,4 milhões, dentro do programa Recife Cuida. A inauguração contou com a presença do prefeito João Campos e da secretária de Saúde do Recife, Luciana Albuquerque.

“Esta obra era esperada há muito tempo e, hoje, a Unidade de Saúde da Família Mais Bidu Krause está pronta, entregue e, o mais importante, bem feita para atender toda a comunidade. Aqui havia apenas a Unidade Básica, mas estamos expandindo a nossa Rede de Saúde para que cada família tenha seu médico, enfermeiro e agente de saúde próprios, de forma organizada. Futuramente ainda vamos construir mais duas Unidades na região para atender as famílias locais” afirmou o prefeito João Campos durante a entrega.

O novo prédio da Bidu Krause conta com todos os espaços climatizados e acessíveis a pessoas com deficiência (PCD), trazendo mais comodidade e segurança tanto para os pacientes quanto para os trabalhadores lotados no local. A unidade é referência para bairros de Coqueiral, Sancho, Tejipió e Totó. Lá, são realizados serviços como atendimentos clínicos e de enfermagem, consultas especializadas, fisioterapia, odontologia e vacinação, além de uma Farmácia da Família. Durante a construção do novo prédio, os serviços ocorreram normalmente no espaço antigo, ou seja, sem haver interrupção da assistência.

Para Marli Maria Teixeira, 59, que mora há 42 anos no Totó e frequentava a Unidade Básica Tradicional (UBT) Bidu Krause, a nova unidade já gerou um impacto positivo na vida dos pacientes. “Todos do bairro esperavam essa obra há muitos anos e agora realmente tudo mudou para melhor. Aqui está outro mundo, mais organizado, sem aquele calor, porque agora tem ar-condicionado, a farmácia está uma maravilha, tudo ótimo. O principal são os novos médicos e agentes de saúde, tudo está melhorando”, disse ela.

“Estamos transformando a então Unidade Básica Tradicional (UBT) Bidu Krause em uma Unidade de Saúde da Família Mais (USF +). Isso significa que, a partir de agora, teremos a cobertura da Estratégia de Saúde da Família (ESF) em territórios e comunidades até então sem esse tipo de assistência. São 26 mil pessoas de bairros como Totó e Tejipió que, a partir de agora, passam a receber visita do agente comunitário de saúde, fazem consultas regulares com o médico de saúde da família, têm acesso a vacinação, fornecimento de medicamentos, acompanhamento do pré-natal e acesso a programas de controle do diabetes e hipertensão, entre outros serviços. Além disso, o horário de funcionamento será estendido: das 7h às 19h, sem intervalo (antes, era das 8h às 17h, com parada para almoço)”, explica a secretária Luciana Albuquerque.

A Prefeitura do Recife iniciou, em 2023, o projeto de ampliação da Atenção Básica para todo o território da capital. A cobertura, que até meados do ano passado era de 59,4%, já está em 75%, com a transformação de 48 unidades em USF Mais. Até o final do ano, a meta é ter todas as áreas do Recife assistidas pela ESF.

MELHORIAS EM TODA A REDE – Desde 2021, 128 unidades da rede municipal de saúde foram requalificadas e 65 estão em reforma. Outras 55 terão obras iniciadas ainda este ano. Além disso, novos serviços foram inaugurados, como a UPA-E da Mustardinha Doutor Cyro de Andrade Lima, a USF Mais Encanta Moça e Centro TEA na UPA-E do Ibura. Nesse período, 2,5 mil profissionais de saúde foram nomeados ou contratados para reforçar o atendimento à população. Ao todo, R$ 400 milhões estão sendo aplicados na saúde pública do município, por meio do programa Recife Cuida.

Fotos: Rodolfo Loepert/ Prefeitura do Recife

Conecta Recife estreia Canal no WhatsApp

15/05/24

Imprensa PCR

http://blogfolhadosertao.com.br

 

Imagem ilustrativa da imagem Conecta Recife estreia canal no WhatsApp para facilitar comunicação com recifense

Prefeitura do Recife dá mais um passo para levar informações e prestação de serviços para a população

Após ser a primeira capital brasileira a se comunicar com a população via WhatsApp, a Prefeitura do Recife inova mais uma vez e acaba de estrear o canal do Conecta Recife no aplicativo de mensagens. A iniciativa reforça o compromisso da gestão municipal de se aproximar dos recifenses e de democratizar o acesso aos serviços públicos ensinando as pessoas a utilizar o Conecta Recife.

O canal terá interação dinâmica e multimídia, utilizando diversos recursos como vídeos, artes, textos e áudios para levar informações de interesse dos seguidores. Lá, será possível saber mais sobre o Conecta Recife, como acessar pelo celular, no aplicativo ou no computador, os serviços oferecidos, como fazer agendamentos, agenda de eventos, atendimento inteligente e muito mais. É possível interagir com as postagem reagindo com emojis e também compartilhar, ajudando a disseminar os conteúdos.

“Temos uma das maiores plataformas de oferta de serviços públicos do país, e nosso objetivo é que, cada vez mais, as pessoas tenham acesso ao Conecta Recife e, o mais importante, saibam como usar em sua plenitude. O Conecta oferece um mundo de possibilidades e as pessoas precisam saber como utilizá-lo. O nosso novo canal no WhatsApp será mais um local onde levaremos bastante informação para a população. Não deixa de nos seguir lá”, destaca o secretário executivo de Transformação Digital, Felipe Cadena.

Como acessar? – Para seguir é bem fácil, basta acessar o nosso link:

https://whatsapp.com/channel/0029VaRdFxzCsU9J6qNP092P

 —

Lula demite Jean Paul Prates da presidência da Petrobras

15/05/24

Por JC

http://blogfolhadosertao.com.br

Estatal diz que encerramento antecipado do mandato foi feito de ‘forma negociada’

O presidente da Petrobras, Jean Paul Prates foi demitido nesta terça-feira (14). O próprio Prates informou a seus diretores sobre a demissão e confirmou que Magda Chambriard, que foi diretora-geral da Agência Nacional de Petróleo (ANP) no governo Dilma Rousseff, será a nova presidente da Petrobras. 

Em comunicado, a Petrobras apenas informou que recebeu nesta noite (14) “de seu Presidente, Sr. Jean Paul Prattes, solicitação de que o Conselho de Administração da Companhia se reúna para apreciar o encerramento antecipado de seu mandato como Presidente da Petrobras de forma negociada. Adicionalmente, o Sr. Jean Paul informou que, se e uma vez aprovado o encerramento indicado, ele pretende posteriormente apresentar sua renúncia ao cargo de membro do Conselho de Administração da Petrobras. Fatos julgados relevantes serão tempestivamente divulgados ao mercado”.

DIVERGÊNCIAS ENTRE O GOVERNO E PRATES NA PETROBRAS

À frente da Petrobras, Prates vinha sofrendo um processo contínuo de desgastes. O principal atrito ocorreu em meio ao impasse sobre a distribuição dos dividendos extraordinários da Petrobras. Prates defendia a proposta da diretoria de distribuir aos acionistas 50% dos recursos após o pagamento dos dividendos regulares.

Havia ainda pressão de dentro do governo para a demissão. Alexandre Silveira, ministro de Minas e Energia, e o ministro da Casa Civil, Rui Costa (PT), teriam dito a Lula que Prates não tinha mais condições de permanecer à frente da Petrobras.

QUEM É JEAN PAUL PRATES

Jean Paul Terra Prates tem 54 anos, é advogado, formado pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ), Mestre em Economia e Gestão de Petróleo, Gás e Motores pelo Instituto Francês do Petróleo (IFP School) e Mestre em Política Energética e Gestão Ambiental pela Universidade da Pensilvânia. Foi membro da assessoria jurídica da Petrobras Internacional S.A. – Braspetro, editor da Revista Oil & Gas Journal Latinoamericana e Diretor Executivo da Expetro Consultoria em Recursos Naturais Ltda., a maior consultoria de petróleo nacional durante os anos 1990 e 2000, quando coordenou projetos de diversas empresas públicas e privadas, nacionais e internacionais. Como Secretário de Estado de Energia do Governo do Rio Grande do Norte levou o estado à autossuficiência energética e à liderança nacional em geração eólica.

Foi recentemente reconhecido como um dos três mais influentes no setor de energia renovável no Brasil, e uma das 50 personalidades mais importantes do setor energético mundial, pelas duas principais revistas internacionais especializadas em energia – Recharge (europeia) e Windpower (americana). Também foi eleito um dos 25 mais influentes da indústria eólica mundial pela revista Windpower.

Homem usa nome de Elon Musk para aplicar golpe em idosa de 71 anos, em Serra Talhada

15/05/24

Portal Folhape

Suspeito, que não teve nome e idade divulgados, furtou a quantia de R$ 1.500
Caso foi registrado na delegacia da 177ª Circunscrição de Serra Talhada
Um golpista usou o nome do bilionário Elon Musk, dono do X, Tesla e SpaceX, para aplicar um golpe em uma idosa de 71 anos, em Serra Talhada, no Sertão de Pernambuco.O suspeito, que não teve nome e idade divulgados, furtou a quantia de R$ 1.500. A Polícia Civil (PCPE) confirmou o caso nesta quarta-feira (15).A idosa, vítima do golpe, cujo nome também não foi informado, realizou transferências bancárias para a conta do homem.

A PCPE não detalhou o crime, mas afirmou, por meio de nota, que o golpe foi realizado por meio das redes sociais. O suspeito, que ainda não foi localizado, deve responder pelos crimes de estelionato e fraude.

“As investigações foram iniciadas e seguem em andamento até a completa elucidação dos fatos”, informou a corporação. O caso foi registrado na delegacia da 177ª Circunscrição de Serra Talhada.

O empresário Elon Musk, de 52 anos, que teve o nome envolvido no caso e possui fortuna avaliada em US$ 210,6 bilhões, é proprietário de uma montadora de veículos elétricos, de uma construtora de foguetes, e do antigo Twitter, cujo nome ele alterou para X.

Recentemente, se envolveu em embates políticos com o ministro do Supremo Tribunal Federal (STF), Alexandre de Moraes, que incluiu Musk no inquérito das Fake News.