Pesquisa de estudantes da Univasf é premiada no I Simpósio Internacional de Ciências do Desporto

15/05/24

Ascom Univasf

http://blogfolhadosertao.com.br

Pesquisadores da Univasf apresentaram 11 trabalhos no evento.

Avaliar a coordenação motora de crianças com idade entre 5 a 14 anos que praticam diferentes modalidades esportivas em escola foi o objetivo da pesquisa premiada com o 3º lugar geral de apresentação oral no I Simpósio Internacional de Ciências do Desporto. O trabalho “Comparação da Coordenação Motora entre Crianças Praticantes de Judô e Balé em Ambiente Escolar” foi realizado por estudantes do Programa de Educação Tutorial (PET-Biomecânica) da Universidade Federal do Vale do São Francisco (Univasf), e apresentado pelo estudante do 5º período do curso de Bacharelado em Educação Física, Vinicios Lima de Araújo. O evento foi realizado entre os dias 10 e 12 de abril, em Fortaleza (CE).

A pesquisa, premiada entre os 192 trabalhos apresentados, é fruto do Trabalho de Conclusão de Curso (TCC) do também estudante de Educação Física Allison Gonçalves Nascimento. Além de Nascimento, a realização da pesquisa contou com a participação de outros estudantes do curso e voluntários no projeto: Juan Victor Duarte Teixeira, William Araujo Candido, Francisca Ivanecia Pereira Silva, Flavio de Souza Araujo, Vinicios Lima de Araújo e do coordenador, Rodrigo Carvalho. Participaram do Simpósio quatro integrantes do PET-Biomecânica e seis integrantes do Grupo de Pesquisa em Prática Baseada em Evidências (GP.PBE), que é liderado pelos professores Rodrigo Carvalho e Fabíola Bertu, do Colegiado de Educação Física (Cefis). No total, foram apresentados 11 trabalhos na modalidade oral.

Equilíbrio, ritmo, força, lateralidade, velocidade e agilidade são os componentes que envolvem o Teste de Coordenação Corporal para Crianças (KTK), método utilizado pela equipe ao avaliar os participantes. A pesquisa foi realizada em uma escola particular de Petrolina (PE), que oferece aos estudantes diversas modalidades esportivas em turnos opostos às aulas. O KTK é dividido em quatro testes diferentes: andar para trás numa trave de equilíbrio de diferentes larguras; mover-se lateralmente sobre plataformas; saltos monopedais em altura e saltos verticais com os dois pés juntos. A realização do estudo proporcionou aos pesquisadores um maior embasamento técnico-científico sobre como avaliar e classificar a coordenação motora em crianças.

Segundo o estudante Vinicios de Araújo, o estudo verificou que crianças possuem notáveis níveis de coordenação motora durante a realização de atividades, independente da modalidade esportiva. “Essa pesquisa é de grande importância para a comunidade, pois mostra que crianças que praticam atividades físicas, seja durante a aula de educação física ou em alguma escolinha esportiva, desenvolvem melhor a coordenação motora”, afirma o discente.

Para o professor Rodrigo Carvalho, que também integra o Programa de Pós-Graduação em Educação Física (PPGEF) da Univasf, a premiação reafirmou a importância dos trabalhos desenvolvidos, tanto para a ciência quanto para a formação dos estudantes. Ele destaca ainda que a participação no evento contribuiu para o fortalecimento e a união entre os integrantes do PET-Biomecânica e do GP.PBE.

“Foi uma experiência incrível, principalmente por ter sido a primeira viagem para um evento científico com a participação dos estudantes pós-pandemia. Além de apresentarem os trabalhos, eles puderam estar em contato com estudantes de Educação Física de diferentes estados e conversar com pesquisadores de outros países, como Portugal e Espanha”, comenta o docente.

Homem que tentou assaltar seguranças de Priscila Krause é preso novamente após nova decisão da Justiça

15/05/24

Por Adelmo Lucena

http://blogfolhadosertao.com.br

Alison Silva Souza foi preso de forma preventiva nesta terça-feira (14)

De acordo com a SDS os delegados entendem que o suspeito ''oferece perigo à ordem pública'' (Foto: Reprodução)
De acordo com a SDS os delegados entendem que o suspeito ”oferece perigo à ordem pública” (Foto: Reprodução)
O homem suspeito de tentar assaltar a equipe de segurança da vice-governadora Priscila Krause foi preso novamente de forma preventiva nesta terça-feira (14), após a Justiça de Pernambuco voltar atrás na decisão de mantê-lo solto. Alison Silva Souza, de 35 anos, havia sido liberado após audiência de custódia.
O Mandado de Prisão Preventiva foi expedido pela 12ª Vara Criminal da Capital e cumprido pela Polícia Civil de Pernambuco (PCPE), por meio da Delegacia de Repressão aos Roubos e Furtos de Cargas (DEPATRI), sob a coordenação dos Delegados de Polícia Luiz Alberto Braga e João Paulo de Andrade com o apoio da Diretoria de Inteligência da PCPE.
De acordo com a Secretaria de Defesa Social (SDS), “após avaliações e considerações sobre a gravidade dos fatos, os Delegados de Polícia Civil do DEPATRI, ao receberem o procedimento no início desta semana, reapresentaram mais uma vez ao Juízo Natural o pedido pela prisão preventiva do autuado”.
De acordo com a pasta, os delegados entendem que o suspeito “oferece perigo à ordem pública tendo em vista que já havia sido condenado anteriormente por crime violento, além de responder a outros processos criminais, sendo investigado, também, por crimes da mesma natureza”.
Relembre o caso
O crime aconteceu no sábado (11), no bairro do Parnamirim, na Zona Norte do Recife, quando Alison tentou assaltar o carro da equipe da vice-governadora. O momento foi gravado por uma câmera de segurança do local, que mostra o criminoso no chão enquanto um dos agentes o golpeia com chutes e mantém a arma apontada para Alison.
Em seguida, o suspeito se levanta, é baleado na perna e cai na vidraça da barbearia em frente ao local do ocorrido. Em outro registro, Alison aparece detido, sentado e coberto pelos cacos de vidros, que causaram ferimentos. “Eles atiraram em mim sem eu fazer nada”, declara.
De acordo com a SDS, Alison estava armado com um revólver calibre 32, portando, também, seis munições, sendo duas pinadas e quatro intactas

Ação de Governo: Raquel Lyra anuncia requalificação da PE-060, beneficiando mais de 400 mil pessoas de sete municípios pernambucanos

15/05/24
Imprensa PE
http://blogfolhadosertao.com.br
 
Rodovia dá acesso ao Litoral Sul de Pernambuco e ao estado de Alagoas
Rodovia dá acesso ao Litoral Sul de Pernambuco e ao estado de Alagoas
 
A governadora Raquel Lyra anunciou, nesta terça-feira (14), a restauração da PE-060, principal via de acesso ao Litoral Sul pernambucano. Com investimento de quase R$ 75 milhões em recursos estaduais, a iniciativa irá beneficiar cerca de 418 mil pessoas que moram nos municípios contemplados pela requalificação da estrada. Em reunião no Palácio do Campo das Princesas, a gestora e sua vice, Priscila Krause, apresentaram o detalhamento da obra a prefeitos e deputados estaduais. Serão requalificados 85 quilômetros, com início na entrada da BR-101, no município de Cabo de Santo Agostinho, na Região Metropolitana do Recife, seguindo até a divisa com o estado de Alagoas.
 
“A restauração da PE-060 é uma obra muito importante para o desenvolvimento econômico de Pernambuco, pois ela nos liga ao Porto de Suape e também faz parte da rota turística das praias do Litoral Sul. Hoje nos reunimos com deputados e prefeitos da região para apresentar o projeto e colher sugestões para que possamos trabalhar a urbanização, permitindo um melhor acolhimento de moradores e turistas. O orçamento de cerca de setenta e cinco milhões para as obras está garantido”, ressaltou Raquel Lyra.
 
“A PE-060 é um dos pleitos estruturadores para a região da Zona da Mata Sul e parte da Região Metropolitana do Recife. A apresentação do projeto de requalificação é um exemplo concreto da escuta que o Governo do Estado vem fazendo, trazendo soluções a partir das demandas apresentadas por prefeitos e deputados”, destacou Priscila Krause.
 
Entre os municípios contemplados com a melhoria da PE-060 estão Cabo de Santo Agostinho e Ipojuca, localizados no Grande Recife, e Sirinhaém, Rio Formoso, Tamandaré, Barreiros e São José da Coroa Grande, que ficam na Mata Sul do Estado.
 
O secretário de Mobilidade e Infraestrutura, Diogo Bezerra, explicou que o projeto irá atender às demandas da população dessas regiões. “O objetivo desta obra é retomar a qualidade viária e a segurança da PE-060, tanto para os motoristas quanto para os pedestres. O Litoral Sul, como polo de desenvolvimento do Estado, será atendido com um projeto de requalificação adequada”, afirmou. Em até 90 dias a licitação deve ser concluída para início das intervenções.
 
O Departamento de Estradas de Rodagem (DER), por meio da Secretaria de Mobilidade e Transporte (Semobi), irá executar a intervenção. Com investimento de R$ 74.831,789,41, a obra contempla os serviços de drenagem para evitar pontos de alagamento na via, pavimentação, sinalização horizontal, vertical e turística.
 
Participando da reunião, o deputado Romero Sales Filho destacou a importância da garantia de uma mobilidade segura na via. “Essa é uma rodovia que merece essa requalificação e atende a um acesso bastante procurado por turistas de todo o país. Temos muito a agradecer por ter esse sonho alcançado e pela competência da governadora Raquel Lyra em mais esse compromisso entregue”, apontou. 
 
Para a deputada estadual Simone Santana, as melhorias propostas serão fundamentais para garantir mais segurança às pessoas que precisam passar pela via. “A gente sabe o quanto essa rodovia é importante para a economia, para o turismo e para segurança das pessoas que trafegam por ali. Por isso, estamos confiantes que essa reforma vai trazer muitos benefícios para a população”, enfatizou a parlamentar.
 
A prefeita de Ipojuca, Célia Sales, comentou que a recuperação da rodovia é uma solicitação antiga da população. “Hoje é um dia histórico para Ipojuca porque esta era uma demanda que vínhamos pedindo há muitos anos. Temos o Porto de Suape e a praia de Porto de Galinhas no nosso município, que representam a força da economia e do turismo do nosso Estado. Por isso, agradecemos à governadora Raquel Lyra, que tem atendido a essa necessidade”, afirmou.
 
Estiveram presentes na reunião o secretário da Casa Civil, Túlio Vilaça, os deputados estaduais Jeferson Timóteo, Simone Santana, France Hacker e Eriberto Filho. Os prefeitos Carrapicho (Tamandaré), Pel Lages (São José da Coroa Grande), Camila Machado (Sirinhaém), Carlinhos de Pedreira (Barreiros), Keko do Armazém (Cabo de Santo Agostinho) e Isabel Hacker (Rio Formoso) também participaram.
 
Fotos: Hesíodo Góes/Secom

Pelo menos, 10 bolsonaristas gospistas do 8 de janeiro estão foragidos

15/05/24

Midias Sociais

http://blogfolhadosertao.com.br

Cerca de dez bolsonaristas cndenados por participar dos atos golpistas em 8 de janeiro de 2023, estão foragidos. A informação foi divulgada em reportagem feita pelo portal UOL.

STF forma maioria para tornar réus mais 250 pelo 8 de janeiro

De acordo com a apuração do portal, ao menos 51 pessoas acusadas de participar da invasão ao Palácio do Planalto têm mandados de prisão em aberto ou quebraram a tornozeleira eletrônica e fugiram.

Dentre os fugitivos, a maioria são de de estados da região Sul e Sudeste e tiveram como destino países vizinhos, como Argentina e Uruguai. O levantamento foi feito com base em registros do STF e CNJ (Conselho Nacional de Justiça), como ordens de prisão, e em entrevistas com parentes, investigadores, amigos e advogados. O STF e a PF não se manifestaram sobre as buscas. Não há alertas públicos da Interpol (polícia internacional) pelos fugitivos.

Confira o nome dos foragidos:

Ângelo Sotero (SC)
Gilberto Ackermann (SC)
Raquel de Souza Lopes (SC)
Luiz Fernandes Venâncio (SP)
Flávia Cordeiro Magalhães Soares(SP)
Alethea Verusca Soares(SP)
Rosana Maciel Gomes (GO)
Jupira Silvana da Cruz Rodrigues (MG)
Daniel Luciano Bressan(PR)
Fátima Aparecida Pleti (SP)

Boa notícia: Pernambuco registra 109 municípios com redução no número de mortes violentas intencionais em abril

14/05/24

Portal Folhape

http://blogfolhadosertao.com.br

As informações são do Governo do Estado de Pernambuco
Pernambuco registra 109 municípios com redução no número de mortes violentas intencionais em abril
Pernambuco registrou, no mês de abril, uma redução no número de mortes violentas intencionais (MVI) em 109 municípios. O número é o menor em 11 anos, de acordo com o monitoramento do comitê estratégico de segurança do Estado. A coleta de dados mostra que abril de 2024 teve 99 registros de MVI, melhor resultado desde 2013, quando ocorreram 96 registros.
“Estamos acompanhando semanalmente as ações do Juntos pela Segurança. Reunimos representantes de diferentes poderes para que possam participar do monitoramento que o Governo de Pernambuco tem feito dos dados da segurança pública”, destacou Raquel Lyra.

A Diretoria Integrada do Interior 1, onde os dados apontam redução dos índices de MVI, compreende municípios do Agreste, como Caruaru, Belo Jardim, Limoeiro, Santa Cruz do Capibaribe e Garanhuns, e também da Zona da Mata, a exemplo de Goiana, Vitória de Santo Antão, Palmares e Nazaré da Mata.

Na reunião de hoje tratamos sobre ações integradas a serem realizadas no interior do Estado, levando os números de criminalidade para uma maior compreensão daqueles que atuam com o processo criminal, como os juízes, promotores e defensores”, comentou o secretário de Defesa Social, Alessandro Carvalho.

Além de integrantes do Governo do Estado, o monitoramento reuniu representantes dos poderes Legislativo e Judiciário.

“Tivemos uma reunião extremamente significativa. É fundamental o comando da governadora Raquel Lyra na perspectiva de reduzir a violência no Estado. É preciso investir em políticas públicas que possam melhorar a saúde, a educação, o saneamento, a cultura, o esporte e o lazer, para que a gente possa diminuir a criminalidade”, afirmou o deputado estadual João Paulo.

Também participaram da reunião secretários; os deputados estaduais João Paulo e Joel da Harpa; Marcos Carvalho, procurador-geral de justiça; Henrique Seixas, defensor público geral; Mauro Alencar, representante do TJPE; Luciano Alves, comandante-geral do Corpo de Bombeiros; Renato Rocha, delegado-geral da Polícia Civil; e Ivanildo Torres, comandante geral da Polícia Militar.

Megaoperação cumpre 54 mandados de busca e 31 de prisão contra suspeitos de tráfico de drogas e armas

14/05/24

Diario de Pernambuco

http://blogfolhadosertao.com.br

Ação Peritiz acontece em Camaragibe, Recife, Olinda, Jaboatão dos Guararapes, São Lourenço da Mata, Paulista, Abreu e Lima, Igarassu e João Pessoa, na Paraíba
sharethis sharing button
Dinheiro foi apreendido na operação  (Foto: PF)
Dinheiro foi apreendido na operação (Foto: PF)
Uma megaoperação de forças integradas de segurança, inluindo a Polícia Federal (PF), mira, na manhã desta terça (14), uma organização criminosa que atua em 14 cidades de dois Estados.
Essa quadrilha é especializada em tráfico de drogas, comércio Ilegal de armas de fogo, lavagem de dinheiro e outros crimes.
A Operação Pertinaz cumpre 54 mandados de busca e apreensão e 31 de prisão preventiva.
Todos foram expedidos pela 1ª Vara da Comarca de Camaragibe.
A ação acontece em Camaragibe, Recife, Olinda, Jaboatão dos Guararapes, São Lourenço da Mata, Paulista, Abreu e Lima, Igarassu e João Pessoa, na Paraíba.
Participam agentes da PF, Polícia Civil, PM e Polícia Rodoviária Federal.
A ação foi deflagrada após meses de investigação.
Quem são os alvos
Droga foi apreendida em ação da PF  (Foto: PF)
Droga foi apreendida em ação da PF (Foto: PF)
Entre os investigados estão três grandes fornecedores de entorpecentes, 15 gerentes, além de outras pessoas ligadas a operações logísticas e financeiras da organização.
“Por se tratar de indivíduos de alta periculosidade, os quais comercializam drogas em várias localidades da região metropolitana, os resultados da deflagração serão de grande importância para a segurança pública, uma vez que terão consequências no fornecimento e distribuição dos entorpecentes”, disse a PF, por meio de nota.
O foco da Operação “Pertinaz” – Do latim Obstinatus – (que se obstina, que persiste, intransigentemente; teimoso; birrento; cabeça-dura, está diretamente relacionado ao combate às organizações criminosas voltadas para a prática do tráfico ilícito de entorpecentes e lavagem de dinheiro).
Força-Tarefa
Arma foi apreendida pela PF  (Foto: PF)
Arma foi apreendida pela PF (Foto: PF)
Ao todo, 328 agentes de forças de segurança participaram da ação.
A Seção Pernambuco da Força Integrada de Combate ao Crime Organizado em Pernambuco – FICCO/PE – é composta pela Polícia Federal (PF), a Secretaria de Defesa Social de Pernambuco, através das Polícias Civil e Militar, a Secretaria de Administração Penitenciária e Ressocialização de Pernambuco, através da Polícia Penal, e a Polícia Rodoviária Federal.
A FICCO/PE foi criada através de Acordo de Cooperação Técnica, firmado em 2023, para atuar de forma conjunta na repressão à criminalidade violenta, conjugando esforços e a expertise de cada órgão, trabalhando em ambiente comum com compartilhamento de informações e recursos materiais e humanos.

Desenvolvimento Sustentável e Hidrogênio Verde são pautas de discussão do 1º dia da Missão Internacional do Consórcio Nordeste

14/05/24

ImprensaPE

http://blogfolhadosertao.com.br

 
Com reuniões com a Associação Brasileira da Indústria de Hidrogênio Verde e participação no World Hydrogen 2024, em Roterdã, governadores e governadoras do Nordeste intensificaram agendas por descarbonização da
Miniatura do anexo
 
Governadores e governadora, além de outras autoridades dos estados do Nordeste e integrantes da Apex Brasil, tiveram um primeiro dia de Missão Internacional do Consórcio Nordeste com reuniões e encontros bilaterais em Roterdã, na Holanda, nesta segunda-feira (13). O objetivo foi prospectar parcerias e futuros projetos para reforçar o papel do Nordeste Brasileiro como líder no processo de transição energética no país.
O dia das autoridades nordestinas começou com uma reunião envolvendo a Associação Brasileira da Indústria do Hidrogênio Verde (ABIHV). Durante as discussões, foram apresentadas as potencialidades do Nordeste e discutidas formas de ampliar os investimentos em energias renováveis para a região. O encontro contou com a presença da governadora do Rio Grande do Norte e presidenta do Consórcio Nordeste, Fátima Bezerra, e dos governadores Paulo Dantas (AL), Jerônimo Rodrigues (BA), Rafael Fonteles (PI), Fábio Mitidieri (SE) e so vice-governador do Maranhão, Felipe Camarão. Além de Fernando Hollanda, secretário-chefe da Assessoria
Especial da Governadora Raquel Lyra e
Relações Internacionais de Pernambuco e do superintendente da Sudene, Danilo Cabral.
Em seguida, a comitiva do Nordeste seguiu para conhecer as principais tendências em desenvolvimento sustentável e energias renováveis, no World Hydrogen 2024, que está sendo realizado em Roterdã, e é considerado o maior e mais sênior encontro global sobre hidrogênio e sua cadeia de valor. Há ainda agendas em Amsterdã, capital do País.
Cada estado do Nordeste também participou de reuniões bilaterais para discutir parcerias importantes para o desenvolvimento de políticas ambientais para a região.
“As potencialidades em energias renováveis e hidrogênio verde estão sendo apresentadas a novos investidores. A ideia é que possamos atrair cada vez mais investimentos para a região e, assim, liderar o processo de transição energética no Brasil. O Nordeste é pioneiro quando o assunto são energias renováveis e essa Missão Internacional está sendo uma grande oportunidade de ampliarmos cada vez mais essa nossa tendência”, destacou Fatima Bezerra.
Ao longo do dia, os integrantes do Consórcio Nordeste participaram da apresentação da Netherlands Enterprise Agency sobre a Greenport Partnership e tiveram encontro com a empresa HY-5 para discutir estratégias de produção de hidrogênio desenvolvidas no Norte da Alemanha, último destino da Missão Internacional do Consórcio Nordeste, nesta semana.
“Outra discussão importante que estamos tendo com diversos players é a questão da produção e exportação. Temos portos importantíssimos na região Nordeste, como Suape (PE) e Pecém (CE), por exemplo, é com investimentos de ponta, conseguiremos nos tornar grandes des produtores desta fonte de energia verde. Muitas empresas têm se interessado e começado a investir na produção de hidrogênio verde nos estados do Nordeste. E queremos ampliar mais isso”, acrescentou a presidenta do Consórcio Nordeste.
Entenda
Em setembro de 2023, as governadoras e governadores nordestinos assinaram parceria com o Banco Mundial para avanço na cadeia produtiva do Hidrogênio Verde (H2V) com o objetivo de criar cadeias de valor e um polo de hidrogênio, consolidando o Nordeste como centro de economia sustentável.
Em novembro, também do ano passado, o Consórcio apresentou à ministra de Meio Ambiente e Mudança do Clima, Marina Silva, proposta para criação do Fundo Caatinga, que destinaria recursos para a preservação do bioma. Na ocasião, ficou acertado que possíveis formatos para o fundo serão avaliados com o Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES), entre outras organizações.
Em fevereiro deste ano, o Consórcio assinou documento denominado “Carta de Natal”, reafirmando o compromisso do grupo em atuar de maneira eficiente para mitigar os efeitos provocados pela mudança do clima.
Após a apresentação no ano passado, o Consórcio e o Ministério de Meio Ambiente e Mudança Climática (MMA), em abril deste ano, formalizaram a criação do Fundo Caatinga com aval para o avanço em suas implementações.
Missão oficial
Nesta terca-feira (14), a missão oficial na Europa segue na cidade de Roterdã, na Holanda. De lá, as delegações seguem para Bruxelas e Berlim, onde se reúnem com integrantes da Comissão da União Europeia, incluindo o vice-presidente-executivo e responsável pelo Pacto Verde Europeu, Maroš Šefčovič. Lá, debaterão pautas ambientais de relevância para o Nordeste e o Brasil, como o hidrogênio verde e o Fundo Caatinga.
Confira a agenda desta terça-feira da II Missão Internacional:
Terça-feira (14)
10h30 – Visita a empresas selecionadas pela Aex Brasil
12h – Almoço cedido pela Apex Brasil
13h – Seminário Apex Brasil

Painel de participantes fechado

Desenrola para MEI e pequenos negócios começa hoje (13)

13/05/24

Agência  O Globo

http://blogfolhadosertao.com.br

Objetivo é permitir a renegociação de dívidas bancárias dos pequenos negócios que faturam até R$ 4,8 milhões anuais
A partir desta segunda-feira (dia 13), entra em vigor o programa Desenrola Pequenos Negócios, voltado para renegociação de dívidas bancárias de microempreendedores individuais (MEIs), micro e pequenas empresas.A iniciativa é fruto de uma parceria firmada com os ministérios da Fazenda e do Empreendedorismo, da Microempresa e da Empresa de Pequeno Porte. O objetivo é permitir a renegociação de dívidas bancárias de pequenos negócios que faturam até R$ 4,8 milhões anuais.

Como aderir ao programa?
O microempreendedor, o micro ou o pequeno empresário deverá entrar em contato com a instituição financeira com a qual tem dívida por um dos canais oficiais de atendimento — agência, internet ou aplicativo do banco — para ter acesso às condições especiais de renegociação dos débitos.

Esta etapa abrange apenas dívidas do setor financeiro?
Sim, apenas as dívidas do setor financeiro serão incluídas no Desenrola Pequenos Negócios. Serão contemplados débitos não quitados até 23 de janeiro de 2024.

Que condições especiais serão oferecidas?
Cada instituição financeira terá suas próprias políticas de renegociação. No entanto, os bancos participantes do programa vão oferecer prazos e taxas mais favoráveis para as empresas com dívidas bancárias.

– PUBLICIDADE –

Quais serão o prazo final para adesão ao programa?
As renegociações poderão ser feitas a partir de segunda-feira, dia 13 de maio. Não há, porém, uma data final estabelecida para o encerramento do processo.

Em quantas parcelas o MEI poderá dividir suas dívidas?
A taxa de juros cobrada e o número de parcelas a pagar serão acordados diretamente entre os clientes e bancos credores.

Se meu banco não participar do Desenrola?
A maioria dos bancos deverá oferecer condições de renegociação de dívidas dentro do Desenrola Pequenos Negócios. No entanto, caso a instituição financeira com a qual o MEI ou a empresa tenha dívidas não esteja inscrita no programa, a Febraban recomenda que o interessado busque renegociá-las mesmo assim ou transfira o débito para outra instituição.

Que precauções tomar na hora de renegociar?
Devem-se recusar quaisquer ofertas de renegociação que não ocorram dentro das plataformas bancárias. Em caso de suspeita sobre alguma proposta ou valor, entre em contato com o banco por seus canais oficiais.

– PUBLICIDADE –

Também não há necessidade de envio de valores a terceiros com o objetivo de garantir melhores condições. Somente após a formalização de um contrato de renegociação é que o cliente poderá autorizar o débito em sua conta, nas datas acordadas.

Ação de Governo: Prefeitura do Recife abre 15 leitos de Pediatria no Hospital da Mulher

13/05/24

Imprensa PCR

http://blogfolhadosertao.com.br

 

Para reforçar os serviços, a gestão municipal também está contratando 100 profissionais de saúde e investindo na aquisição de medicamentos e de equipamentos

Para aumentar a capacidade de atendimento e qualificar a assistência de saúde a crianças, em um cenário de aumento das síndromes respiratórias agudas graves (SRAGs), típico desta época do ano, a Prefeitura do Recife está abrindo leitos pediátricos e contratando profissionais para reforçar a rede municipal. Na manhã desta segunda-feira (13/05), o prefeito João Campos e a secretária de saúde da capital, Luciana Albuquerque, visitaram o Hospital da Mulher do Recife Dra. Maria das Mercês Pontes Cunha (HMR), no Curado, e anunciaram a abertura de 15 leitos de pediatria na unidade.

“Tendo em vista esta época do ano em que ocorre um agravamento das doenças respiratórias infantis, estamos reforçando a rede de saúde do Recife. O Hospital da Mulher, que tradicionalmente atende apenas este grupo, vai passar a receber crianças, com 15 novos leitos apenas nesta unidade, além da contratação temporária de 100 profissionais de saúde para a Rede. Quero reforçar a importância dos pais e mães manterem o calendário vacinal das crianças atualizados, porque todo cuidado neste momento é importante. Estamos monitorando toda a situação e o Recife não irá medir esforços e recursos para que as crianças sejam bem atendidas”, afirmou o prefeito João Campos durante a visita.

Para reforçar os serviços de pronto atendimento em pediatria do Recife, a Prefeitura do Recife também está contratando, temporariamente, 100 profissionais de saúde, entre pediatras, enfermeiros, fisioterapeutas e técnicos de enfermagem. São aprovados do banco do concurso de 2019 e atuarão em serviços como o Hospital Helena Moura e na policlínicas Amauri Coutinho (Campina do Barreto), Barros Lima e Arnaldo Marques (Ibura). Eles prestarão serviço à rede de saúde do Recife pelo tempo necessário até a redução da incidência das SRAGs.

Além de leitos e profissionais, a gestão municipal está investindo na aquisição de medicamentos, abastecendo as farmácias das unidades, e em equipamentos, como respiradores e monitores. No caso do Hospital da Mulher, fora os 15 leitos de enfermaria, os pacientes contarão com dois leitos de sala vermelha, para estabilização, em caso de necessidade.

“Estamos atuando em diversas frentes para possibilitar o melhor cuidado para bebês e crianças. Verificamos, nos últimos dias, um aumento importante da procura de pacientes nas nossas unidades com emergência em pediatria, grande parte deles oriundos de outros municípios e regiões do Estado. Com mais leitos, podemos ampliar a oferta e, com mais profissionais, concentrar os esforços assistenciais de modo a recuperar mais rapidamente a saúde das pessoas internadas. Não podemos, no entanto, esquecer da prevenção. Por isso, é fundamental que as crianças estejam com o calendário vacinal atualizado, especialmente com a aplicação do imunizante contra a influenza, que pode evitar o agravamento do quadro”, orienta a secretária.

Fotos: Rodolfo Loepert/ Prefeitura do Recife

Mães de Pernambuco inicia pagamento hoje (13) atendendo mais de 72 mil mulheres com R$ 300 mensais

13/05/24

ImprensaPE

http://blogfolhadosertao.com.br

 
Mulheres pernambucanas podem se inscrever até o dia 20 de maio

Miniatura do anexoMiniatura do anexo
Miniatura do anexoMiniatura do anexo
 
Mãe solo de quatro filhos, Amanda Maria da Silva, de 27 anos, começa a receber R$ 300 mensais nesta segunda-feira (13). A dona de casa está entre as 72.472 mulheres beneficiadas pelo Mães de Pernambuco, programa de transferência de renda do Governo do Estado. Na última sexta-feira (10), a governadora Raquel Lyra foi até a comunidade do Bode, na Zona Sul do Recife, para entregar pessoalmente o cartão para Amanda, que foi uma das primeiras a se inscrever no programa. A gestora ainda reuniu, no Palácio do Campo das Princesas, toda a equipe envolvida na execução do programa para agradecer e discutir as próximas etapas da iniciativa.
 
“O Mães de Pernambuco representa um investimento de R$ 21,7 milhões que o Governo do Estado irá garantir para as cem mulheres mais vulneráveis e que tenham filhos de até seis anos. Esse recurso irá trazer dignidade e uma melhor qualidade de vida a essas famílias. Mães chefes de família, como Amanda, que representa tão bem a força da mulher pernambucana ter alma renda extra para ajudar a pagar o aluguel e comprar itens de primeira necessidade. É dessa forma que mudamos para melhor a vida dos pernambucanos e das pernambucanas”, ressaltou Raquel Lyra.
 
Começam a receber os valores neste mês de maio as mulheres que confirmaram seus dados no site entre 25 de março e 25 de abril. “Juntando com os R$ 700 que recebo do Bolsa Família, esse valor vai me ajudar a completar a feira do mês, a comprar lanche para meus filhos. E ter recebido das mãos da própria governadora foi motivo de orgulho e alegria”, comentou Amanda Maria.
 
Até o momento, 75.905 mulheres já confirmaram seus dados, 3.433 a mais que o total registrado na primeira fase, o que representa 92.804 crianças alcançadas pelo programa. Em parceria com o Governo de Pernambuco, a Caixa Econômica Federal está realizando a emissão e o envio dos cartões do programa às casas das beneficiárias, bem como na operacionalização do pagamento.
 
Atualmente, o Mães de Pernambuco está na segunda fase de confirmações, que continua até o dia 20 de maio. Aquelas que confirmarem dentro desse prazo irá receber o primeiro pagamento no quinto dia útil do mês de junho.
 
“Estamos atuando em várias frentes para completar o grupo de 100 mil mulheres. Desse total, 72% confirmaram na primeira fase e vão receber no dia 13. Desde o dia 30, quando o site voltou a receber confirmações, reforçamos estratégias variadas de busca ativa, intensificando nosso contato com as prefeituras para fortalecer a atuação das equipes municipais junto a quem ainda não confirmou”, afirma o secretário Carlos Braga, da Secretaria de Assistência Social, Combate à Fome e Políticas sobre Drogas (SAS).
 
O site oficial do programa www.maesdepernambuco.pe.gov.br continua recebendo confirmações até o dia 20 de maio para pagamento que ocorrerá em junho. Para receber o auxílio, as mulheres precisam cumprir cinco critérios, simultaneamente: ser responsável familiar; morar em Pernambuco; ser beneficiária do Programa Bolsa Família e manter os dados do Cadastro Único (CadÚnico) atualizados; estar gestante, ser mãe ou responsável por criança de 0 a 6 anos (72 meses); e não ter vínculo empregatício formal.
 
Para entrar em contato com a Ouvidoria Social, a ligação para o número 0800.081.4421 é gratuita. Também é possível mandar mensagem por e-mail: ouvidoria@sas.gov.pe.br.
 
Fotos: Miva Filho/Secom.