Secretários municipais de educação se reúnem no Recife para Fórum Extraordinário

25/05/24

José Bonifacio |Lira

htttp://blogfolhadosertao.com.br


Seminário  discute caminhos para o fortalecimento da gestão pública de ensino

Miniatura do anexoMiniatura do anexo
A União dos Dirigentes Municipais de Educação de Pernambuco (Undime/PE) realiza entre os dias 27 e 28 de maio o seu Fórum Extraordinário. Nesta edição, que são esperados mais de 500 participantes, sendo 150 secretários municipais de educação, o evento tem como tema ‘Educação municipal pernambucana em tempos de desafios: caminhos para o fortalecimento da Gestão’.

A participação expressiva dos dirigentes municipais é um reflexo do papel de união e aparato técnico que a Undime/PE tem implementado ao longo dos anos. Para a presidente da entidade, a dirigente municipal de Igarassu, Andreika Asseker, o atual momento da educação pública pernambucana é primordial para a realização de um Fórum como a da segunda-feira.

“O Fórum Extraordinário representa uma oportunidade essencial para unirmos forças e buscarmos soluções inovadoras para os desafios que a educação municipal enfrenta hoje. A participação expressiva dos secretários municipais reflete nosso compromisso coletivo com a melhoria contínua da gestão pública de ensino em Pernambuco”, declarou Andreika Asseker, presidente da Undime/PE.

Com abertura oficial prevista para às 08h, no dia 27, o evento terá também palestra do professor da Universidade Federal da Bahia e referência em avaliação escolar, Profº Cipriano Carlos Luckesi, que vai falar sobre os possíveis caminhos para os municípios percorrerem. A programação segue pela tarde com palestras e debates sobre Educação em Tempo Integral, com o presidente da Undime Nacional, Aléssio Costa Lima; e apresentação da nova plataforma de prestação de contas BB Gestão Ágil, com o gerente-geral do Banco do Brasil em Pernambuco, Bruno Vieira da Cunha.

Já no dia 28, a programação conta com 3 mesas de debate: Educação do Campo nos municípios: desafios e perspectivas do Programa Escola da Terra; Concepções de Alfabetização: prática docente e gestão; Orientações para o planejamento das peças orçamentária; As limitações do período eleitoral e as condutas vedadas; e nova lei de licitações. Além do painel ‘Alteração Estatutária para adequação ao Estatuto da Undime Nacional’, com participação da Profª Rosane Costa Secretária de Assuntos Jurídicos da Undime/PE, do Profº Fernando Melo, vice-presidente da Undime/PE e de Marxwell Albuquerque, assessor da Undime/PE.

Foto: Divulgação

Serviço:

Fórum Extraordinário da Undime/PE
“Educação municipal pernambucana em tempos de desafios: caminhos para o fortalecimento da Gestão”
Quando: 27 e 28 de maio, das 09h às 17h;
Onde: Beach Class By Hom (R. Maria Carolina, 661 – Boa Viagem, Recife – PE, 51020-221);
Inscrições: Esgotadas.

Operação mira bandidos que atuam na divisa entre Pernambuco e Paraíba

25/05/24

Por Raphael Guerra

http://blogfolhadosertao.com.br

 

Foco principal é o combate aos homicídios, tráfico de drogas e de armas de fogo. Cumprimento de mandados segue até o domingo (26)

Uma operação foi deflagrada, nesta sexta-feira (24), para prender criminosos que atuam nas divisas entre Pernambuco e Paraíba. O foco principal é no cumprimento de mandados contra facções especializadas em homicídios e tráfico de drogas e armas de fogo.

Ao todo, 695 policiais dos dois estados estão envolvidos na operação chamada de “Divisa Integrada”, que segue até o domingo (26).

“Normalmente, nesses ambientes de divisa de estados existe uma atuação mais forte pela possibilidade de se cometer um crime em um estado e se esconder no estado vizinho. Isso acaba dificultando não só a prisão em flagrante, como também a ação de investigação”, pontuou o chefe da Polícia Civil de Pernambuco, Renato Rocha.

Na manhã desta sexta-feira, mandados de prisão e de busca e apreensão foram cumpridos nos municípios do Recife, Goiana, Condado e Itambé e nas cidades paraibanas de Guarabira e João Pessoa. Um balanço divulgado no começo da tarde indicou que houve 23 prisões.

PRESÍDIO SUPERLOTADO PASSOU POR VISTORIA

Também pela manhã foi realizada uma vistoria no Presídio de Limoeiro para identificar se havia celulares, drogas ou algum ilícito entre os presos. Em outras operações da Polícia Civil têm sido comum o cumprimento de mandados contra pessoas já presas na unidade porque elas seguem se comunicando com comparsas que estão soltos e ditando ordens.

O Presídio de Limoeiro conta com 1.933 presos, mas só tem capacidade para 550. Além disso, somente nove policiais penais dão plantão diário na unidade.

LITORAL SUL DA PARAÍBA É MAIS PREOCUPANTE

O secretário da Segurança e da Defesa Social da Paraíba, Jean Nunes, também participou do início da operação.

“Nós temos no Litoral Sul da Paraíba uma das áreas mais sensíveis em relação à criminalidade, principalmente em relação às mortes violentas intencionais. O foco nessa ação é o combate a esse tipo de crime, mas também em relação ao tráfico de drogas e de armas”, disse.

Por volta das 3h da madrugada, a PRF foi acionada para atender um sinistro no km 67 da BR 104, em Caruaru.

25/05/24

Imformações PRF

http://blogfolhadosertao.com.br

Ao chegar no local, encontrou um caminhão tombado na alça de acesso para a BR 232.

 

Estação Notícias: Caminhão com suspeita de roubo tombou na BR-104 em Caruaru

Não havia ninguém no local.

Em consulta, a equipe descobriu que o caminhão possui suspeita de roubo. O veículo transportava sacos plásticos.

A equipe realizou buscas, mas não localizou ninguém na região.

O caminhão já foi destombado, mas a alça de acesso está fechada para a retirada da carga.

Os veículos estão seguindo por outra alça

Salgueiro: petistas acusam diretório municipal de golpe e declaram apoio a Fabinho Lisandro

24/05/24

http://blogfolhadosertao.com.br

Na tarde desta quinta-feira (23) um grupo formado por integrantes do Partido dos Trabalhadores se reuniu com o pré-candidato a prefeito de Salgueiro, Fabinho Lisandro (PRD). Os petistas alegam falta de transparência , diálogo e desrespeito ao procedimento interno do partido, por parte do diretório municipal.

“Em 27 de abril, uma reunião  (  com a participação foi apenas com parte dos membros da Executiva e  sem a presença da maioria do Diretório Municipal, para discutir os rumos do PT nas eleições deste ano,, sem divulgação pública ou repasse aos filiados sobre o que foi debatido e decidido. Em 10 de maio de 2024, sem aviso prévio de 48 horas de antecedência, a presidência do PT local convocou uma reunião com a presença do presidente estadual, Doriel Barros.

Durante o encontro, o prefeito de Salgueiro, Marcones Libório de Sá  entrou no auditório demonstrando a ingerência do PSB sobre o PT, ao anunciar que o partido iria apoiar sua ”, relatou Zé Cidão, militante histórico do partido de Lula.

Diante da decisão unilateral, a maioria dos PTistas que defendiam o diálogo através do GTE renunciaram aos cargos no Diretório Municipal e declararam apoio ao pré-candidato de oposição, Fabinho Lisandro.

Concurso Nacional Unificado já tem nova data; confira as mudanças

24/05/24

http://blogfolhadoserto.com.br

Ministério da Gestão e Inovação em Serviços Público (MGI) divulgou, nesta quinta-feira (23) a nova data de realização do Concurso Público Nacional Unificado (CNPU). As provas seriam aplicadas no dia 5 de maio, mas em virtude do desastre ambiental no Rio Grande do Sul, o governo decidiu adiar o chamado “Enem dos Concursos”.

Agora, o CNPU será realizado no dia 18 de agosto. A prova reunirá mais de 2,1 milhões de candidatos e oferecerá 6.640 vagas para 21 órgãos da administração pública federal. Segundo o MGI, o cronograma completo será divulgado em breve.

A pasta também afirmou que todos os 18.757 malotes de prova foram recolhidos em todo o Brasil para um local seguro. Os malotes foram checados, um a um, por membros da rede de segurança, e foi identificado que não houve qualquer violação.

Coordenada pelo MGI, a rede é formada pela Secretaria Nacional de Segurança Pública (Senasp/MJSP), Polícia Federal (PF), Polícia Rodoviária Federal (PRF), Agência Brasileira de Inteligência (Abin), Força Nacional (FN), Secretarias de Segurança Pública Estaduais, além da Fundação Cesgranrio e dos Correios.

LOCAIS DE PROVA

O Ministério da Gestão explicou que vai iniciar o diálogo institucional para garantir os locais de prova, priorizando a manutenção dos locais definidos anteriormente. No caso do Rio Grande do Sul, haverá um diálogo especial para garantir o acesso das pessoas inscritas no estado.

Os candidatos terão de acessar novamente os cartões de prova, para confirmar se o local de prova foi mantido ou alterado. O cartão de confirmação de inscrição do Concurso Público Nacional Unificado (CPNU), com os detalhes sobre os locais de provas, será divulgado no dia 7 de agosto.

O documento estará disponível na Área do Candidato, mesma página da Internet em que a pessoa fez a inscrição. Para acessar, é preciso fazer login com os dados da conta GOV.BR.

 

Prefeito e vice de Água Preta têm mandatos cassados pelo TSE e ficam inelegíveis

24/05/24

Por Guilherme Anjos

http://blogfolhadosertao.com.br

Chapa foi afastada por abuso de poder econômico e compra de votos nas eleições de 2020
 (Reprodução)
Reprodução
O Tribunal Superior Eleitoral (TSE) cassou os mandatos do prefeito do município de Água Preta Noé Magalhães (PSB) e do vice-prefeito Neto Cavalcanti (PSB) nesta quinta-feira (23), por práticas de abuso de poder econômico e compra de votos durante as eleições de 2020. A chapa está inelegível por oito anos.
O afastamento foi decidido por unanimidade pela Corte. O Tribunal Regional Eleitoral de Pernambuco (TRE-PE) foi acionado para que tomem as medidas cabíveis para a realização de uma nova eleição para os cargos.
O recurso no TSE foi apresentado pelo ex-candidato ao pleito, Antônio Marcos de Melo Fragoso Lima (PROS), após o pedido inicial de cassação ter sido rejeitado pelo TRE-PE por falta de “provas robustas” sobre os delitos eleitorais apontados.

Governo de Pernambuco DOA cinco terrenos para construção de habitacionais no Estado por meio do Minha Casa Minha Vida

24/05/24

Imprensa PE

http://blogfolhadosertao.com.br

 

A governadora Raquel Lyra visitou a ocupação Presente de Deus, onde será construída uma das moradias, localizada no bairro de Água Fria, no Recife

Governo de Pernambuco doa cinco terrenos para construção de habitacionais no Estado por meio do Minha Casa Minha Vida – Blog Revista TotalGoverno de Pernambuco doa cinco terrenos para construção de habitacionais no Estado por meio do Minha Casa Minha Vida

O Governo de Pernambuco doou cinco terrenos para a construção de empreendimentos habitacionais de interesse social no âmbito do programa Minha Casa Minha Vida (MCMV) – Entidades, nos municípios do Recife, Olinda e Paulista. A governadora Raquel Lyra visitou, nesta quinta-feira (23), uma das ocupações durante ato organizado pelos movimentos sociais de luta pela moradia no Estado, no bairro de Água Fria, na capital pernambucana. Por meio do Morar Bem Pernambuco, primeiro programa de habitação popular do Estado, o governo está viabilizando a construção de mais moradias e acelerando a contratação de obras pelo MCMV.

“É uma alegria muito grande poder encontrar essas pessoas, que lutam pela moradia, para entregar um lar decente. E, através do Morar Bem Pernambuco, a gente tem feito isso de diversas formas. Sonhamos em ver essas pessoas que hoje moram em ocupações, sem condições nenhuma de habitabilidade, que elas possam ter uma casa nova e, a partir do apoio do Governo de Pernambuco, ter direito a sonhar outros sonhos, buscando outras conquistas”, destacou Raquel Lyra.

O Morar Bem Pernambuco beneficiará as famílias contempladas dos empreendimentos do MCMV Fundo de Arrendamento Residencial (FAR) e do Fundo de Desenvolvimento Social (FDS) que não fazem parte do público do Bolsa Família e BPC. Será ofertado o subsídio de até R$ 20 mil, garantindo que todas as famílias beneficiárias do MCMV FAR e FDS em Pernambuco tenham suas casas sem qualquer parcela a ser paga nessas modalidades.

“Agora, Pernambuco, efetivamente, tem uma política de habitação de interesse social concreta e sabemos que a partir da moradia digna, existe a possibilidade para as famílias melhorarem em todos os aspectos”, ressaltou a secretária de Desenvolvimento Urbano e Habitação, Simone Nunes, que esteve no evento acompanhada do secretário executivo de Habitação, André Fonseca.

A ocupação Presente de Deus, em Água Fria, dos movimentos Associação de Apoio às Famílias Sem Teto de Pernambuco (AAST), Movimento dos Trabalhadores Sem-Teto (MTST/PE), Movimento de Liberdade dos Sem Teto (MLST/PE) e Movimento dos Trabalhadores Sem Casa (MTSC/PE), será contemplada com um residencial a ser construído com 64 unidades habitacionais na modalidade MCMV.

Para a moradora Jadiane Souza, de 39 anos, uma das beneficiárias, o momento é de muita emoção. “É um sonho saber que vou ter minha casa própria, é a conquista de muita luta. Vou poder dar dignidade aos meus filhos, vê-los dormir no cantinho deles, e ter onde brincar com segurança. Só tenho a agradecer a Deus e à governadora Raquel Lyra, que abraçou a nossa luta”, comemorou.

Outros movimentos também vão receber um terreno, somando novas 594 moradias. No Recife, será em Santo Amaro, para 96 habitações; e no Bongi, com 50. Já em Olinda, terá em Peixinhos, com capacidade para construção de 192 unidades; e em Paulista, também com 192.

MORAR BEM PE – O programa tem o objetivo de proporcionar moradia digna para famílias de baixa renda de todas as regiões do Estado, com renda familiar máxima de até dois salários mínimos. As linhas de atuação do programa envolvem ações de regularização fundiária, retomada de obras paralisadas e lançamento de novos contratos habitacionais, impulsionando os recursos do Minha Casa, Minha Vida com contrapartidas oriundas do Fundo Estadual de Habitação de Interesse Social (Fehis) e reforma de casas.

Na modalidade Entrada Garantida há, atualmente, 6.072 imóveis disponíveis para compra, com 62.172 pernambucanos cadastrados. Desses, 44.763 concluíram o cadastro e 2.223 foram aprovados pela Companhia Estadual de Habitação e Obras (Cehab). Em relação às obras retomadas, foram entregues chaves a famílias dos residenciais Jardim Jordão (272), Severino Quirino (192) e Mulheres de Tejucupapo (232). A expectativa é que o Governo consiga retomar e entregar 4.505 unidades habitacionais.

Fotos: Miva Filho/Secom

Raquel Lyra destaca apoio do Estado ao empreendedorismo local durante feira do Sebrae-PE

23/05/24

Imprensa PE

http://blogfolhadosertao.com.br

 
Pernambuco conta com espaços no evento para apresentar serviços e programas como o Bora Empreender, que incentiva a formalização de negócios
Visualização da imagem
 
A governadora Raquel Lyra (foto)  prestigiou, nesta quarta-feira (22), a 12ª edição da Feira do Empreendedor de Pernambuco, realizada no Centro de Convenções e promovida pelo Sebrae-PE com o objetivo de reunir experiências de negócios e empreendedorismo. Na ocasião, a gestora visitou espaços do evento, além dos estandes do Governo do Estado, que contemplam a Agência de Desenvolvimento Econômico de Pernambuco (Adepe), a Secretaria de Desenvolvimento Profissional e Empreendedorismo de Pernambuco (Sedepe), a Agência de Empreendedorismo de Pernambuco (AGE), a Junta Comercial de Pernambuco (Jucepe) e Corpo de Bombeiros. As secretarias e órgãos estão disponibilizando serviços e informações sobre programas estaduais.
 
“O Sebrae tem sido um grande parceiro do desenvolvimento de Pernambuco, do fomento à capacidade empreendedora da nossa gente, e nada melhor do que reunir tudo isso na Feira do Empreendedor. O Governo de Pernambuco está presente aqui com secretarias e agências, garantindo informações sobre os nossos cursos, possibilidades através do programa Bora Empreender, com a disponibilização de crédito, especialmente voltado para micro e pequenas empresas e microempreendedores individuais, além da Adepe, que faz toda uma articulação para o nosso Estado crescer na atração de novos negócios e no fomento aos arranjos produtivos de cada uma das nossas regiões”, destacou a governadora Raquel Lyra.
 
Para o superintendente do Sebrae-PE, Murilo Guerra, o Governo do Estado tem sido um grande parceiro da entidade. “A governadora sempre teve atenção com o empreendedorismo, com a qualificação profissional. Hoje é o primeiro dia da feira e pela expectativa de pessoas inscritas nós acreditamos que vai ser um evento de grande qualidade, com debates, dicas de negócios na área de inovação, tecnologia, ou seja, um movimento de integração muito grande”, afirmou.
 
A Sedepe assinou dois convênios com o Sebrae-PE para o evento, que somam R$ 1,6 milhão, sendo 50% do Executivo estadual e 50% do Sebrae. Os convênios integram o programa Qualifica PE, que irá ofertar mais de 25 mil vagas em cursos de capacitação para a população pernambucana. 
 
A Sedepe também marcará presença na feira com alguns dos seus principais serviços, como o Espaço Bora Empreender, o Expresso Empreendedor, e as linhas de créditos da AGE para empreendedores formais e informais. Por sua vez, a Jucepe trará informações sobre registro de atividades ligadas a sociedades empresariais, alteração e extinção de empresas.
 
“Estamos todos aqui enquanto Estado porque uma feira como essa nos traz um ambiente muito bom de geração de negócios, de geração de uma boa perspectiva para movimentar a renda e dar oportunidade ao empreendedor”, disse a secretária de Desenvolvimento Profissional e Empreendedorismo, Amanda Aires.
 
A Feira do Empreendedor segue até o dia 25 de maio, com a presença de mais de 20 espaços temáticos, que oferecerão capacitações, oficinas, orientações, rodas de conversas e diversas experiências interativas para quem busca atualização e networking.
 
Acompanharam a governadora no evento a secretária de Ciência, Tecnologia e Inovação, Mauricélia Montenegro, o presidente da Adepe, André Teixeira Filho, e a diretora-presidente da AGE, Angella Mochel.
 
Fotos: Hesíodo Góes/Secom

 

Polícia Rodoviária Federal apreende 5,3 kg de cocaína em Belém do São Francisco

23/05/24

Ascom PRF

http://blogfolhadosertao.com.br

 

 

Cinco tabletes da droga estavam escondidos no painel de um veículo Uno. Um homem  ( de nome e profissão não revelados)  conduzia o automóvel e apresentou versões contraditórias quando ao motivo da viagem que disse ter feito de São Paulo para Pernambuco.

Os policiais suspeitaram das atitudes do homem e iniciaram uma fiscalização minuciosa no veículo, quando foi localizado o entorpecente.

Diante do flagrante, o homem confessou que viajou de Salgueiro para São Paulo em busca da carga ilícita. Ele disse ainda que tinha passagem pela polícia pelo crime de tráfico de drogas cometido em 2022.

A ocorrência foi encaminhada para a Polícia Federal no município de Salgueiro.

Espetáculo Ao Paraíso é o cartaz do Teatro Arraial Ariano Suassuna este fim de semana

23/05/24

Coletivo Flutuante

http://blogfolhdosertao.com.br

Peça mistura suspense e comédia ao drama clássico com performance, dança e musical e ainda passeia pelo teatro de sombras e do absurdo

Portal Cultura PE

O Coletivo Flutuante retorna aos palcos recifenses com o espetáculo Ao Paraíso em suas primeiras apresentações do ano, que ocorrem nos próximos sábado e domingo, 25 e 26 de maio, no Teatro Arraial Ariano Suassuna.

Ao Paraíso narra a história do herdeiro de uma funerária que, junto com sua esposa e o amante dela, administra o negócio fadado à falência. Ele vê seu destino mudar de rota após a chegada de um misterioso andarilho na cidade.

O suspense e a comédia caminham lado a lado no espetáculo que mistura o drama clássico com performance, dança e musical e ainda passeia pelo teatro de sombras e do absurdo. Com texto e direção de Valécio Bruno, o espetáculo é inspirado em obra de Hermilo Borba Filho e resultado da pesquisa vencedora do edital O Aprendiz em Cena 2020.

Ao Paraíso estreou em agosto de 2022. Em 2023, obteve aprovação no edital do Fundo de Incentivo à Cultura da Prefeitura do Recife (FIC) e integrou as programações da 20ª Semana Hermilo e do 22º Festival Recife do Teatro Nacional.

Integram o elenco da peça a atriz Sandra Rino e os atores Samuel Lira, Pascoal Filizola e Inácio Dantas, além de Liverson Paiva, que faz a interpretação de libras de maneira diferenciada. Ele participa da cena conduzindo o olhar de quem precisa da tradução de maneira que não se perca nenhum detalhe.

“Teatro é movimento, não é só fala. A cena acontece no corpo dos atores e no espaço cênico. Quando desvio esse olhar para um canto do palco estou fazendo com que a pessoa com deficiência auditiva perca a cena em si. Então inserir esse intérprete dentro da cena é uma ideia nova para transformar a experiência dessas pessoas no teatro”, explica Valécio Bruno.

O espetáculo tem direção de movimentos de Sandra Rino, cenário de Cláudio Lira, iluminação de Natalie Revoredo, figurinos de Paulo Pinheiro e trilha sonora original de Rodrigo Guilherme e Valécio Bruno.

Ficha técnica:
Texto e direção: Valécio Bruno
Elenco: Inácio Dantas, Pascoal Filizola, Samuel Lira e Sandra Rino
Coreografia e direção de movimento: Sandra Rino
Cenário: Cláudio Lira
Figurino: Paulo Pinheiro
Visagismo: Inacio Dantas e Rodrigo Guilherme
Iluminação: Natalie Revoredo
Desenho de som e sonoplastia: Rodrigo Guiherme
Trilha sonora original: Rodrigo Guilherme e Valécio Bruno
Programação visual: Felipe Prado
Produção: ErreGê Produções
Realização: Coletivo Flutuante

Serviço:

Espetáculo Ao Paraíso – sábado, às 20h, e domingo, às 18h, no Teatro Arraial Ariano Suassuna (Rua da Aurora, 457, Boa Vista, Recife-PE. Telefone: 81-31843057). Ingressos: R$ 50 e R$ 25 (meia), à venda no site Sympla. Classificação indicativa: 14 anos