Ação preventiva: Prefeitura do Recife avança com obra de contenção de encosta na Cohab

27/05/24

Imprensa PCR

http://blogfolhadosertao.com.br

Intervenção, que recebe investimento de R$ 1,5 milhão, vai garantir segurança e proteção para 90 pessoas que vivem na Rua Sossego
img_alt


A Prefeitura do Recife está realizando mais uma obra de contenção de encosta no bairro da Cohab. A barreira da Rua Sossego está recebendo investimentos da ordem de R$ 1,5 milhão para a execução dos serviços de contenção e drenagem. As intervenções protegem mais de 90 pessoas que moram na área considerada de risco. A obra, que foi vistoriada pelo prefeito João Campos na manhã desta sexta-feira (24), já está bastante avançada e tem perspectiva de conclusão para julho.

“Estamos batendo recorde de investimento na área de proteção de encostas e esta obra é mais um exemplo disso. Com um investimento de R$ 1,5 milhão, garantimos a segurança de mais de 100 famílias e conseguimos trazer proteção, tranquilidade e sossego para as pessoas”, ressaltou o prefeito João Campos durante a vistoria.

A Autarquia de Urbanização do Recife (URB), responsável pelo serviço, elaborou o projeto de contenção que conta com seis muros de arrimo, totalizando uma área de 420 m². Ao final, será utilizado um volume de pedras de 743,4 m³. A barreira contará com 260 metros de canaleta de drenagem e 1.000 m² de proteção de talude em tela argamassada, além de 400 m² de piso de concreto e 100 metros de assentamento de corrimões.

“Esta é mais uma grande obra, que faz parte da Operação Inverno, e com o valor investido estão sendo realizadas contenções de arrimo, revestimento de tela argamassada e todo o trabalho de drenagem, que é o foco principal de um tratamento de encosta. Com essa obra, a população vai estar segura durante o inverno, já que nossa meta é concluir toda a intervenção em breve”, explicou João Batista, Diretor de Engenharia e Obras da URB.

Para Dona Laudicéia dos Santos, 66, que mora na Rua do Sossego há mais de 40 anos, a obra de contenção representa uma nova realidade durante os dias de chuva. “A gente sempre teve essa sensação de medo quando chovia e já aconteceu um deslizamento, devido a um buraco que apareceu dentro da canaleta. Eu esperava por essa obra há muito tempo e não achava que ficaria tão boa assim. Está bem melhor do que eu pensei. Agora eu me sinto mais segura com a minha casa protegida”, disse.

Em encostas de grande porte, a Prefeitura já realizou 96 obras desde 2021, com impacto direto na proteção de quase 10 mil pessoas e investimentos da ordem de R$ 113 milhões. Atualmente, há mais 56 intervenções em execução, que irão garantir a proteção direta de mais 9.750 pessoas, totalizando cerca de 20 mil pessoas, com aportes da ordem de R$ 135 milhões.

 
Fotos: Rodolfo Loepert/Prefeitura do Recife

Programa Ativa Pernambuco: Raquel Lyra lança iniciativa para incentivar a prática de atividades físicas

26/05/24

Imprensa PE
http://blogfolhadosertao.com.br
O projeto será realizado em colaboração com municípios, alcançando todas as regiões do Estado
Miniatura do anexoMiniatura do anexo
Miniatura do anexo

 
A partir do propósito de incentivar a prática de atividades físicas e o cuidado com a saúde, a governadora Raquel Lyra lançou o Programa Ativa Pernambuco, neste sábado (25), na Arena de Pernambuco. A iniciativa vai ser realizada no âmbito da Atenção Primária à Saúde (APS), por meio de atividades físicas promovidas pelos municípios de todas as regiões do Estado. Após o evento de lançamento, o Governo promoveu uma corrida de rua, o Circuito Ativa PE, na área externa da Arena, para dar o pontapé inicial no programa. 
 
Durante o evento, a governadora explicou que o programa será executado em regime de colaboração com os municípios. “Mais de 130 municípios já aderiram ao Programa Ativa Pernambuco, no qual a gente vai dar equipamentos e também um apoio para permitir que os núcleos de saúde da família tenham práticas esportivas e atividades físicas, beneficiando todas as idades, especialmente idosos e pessoas com deficiência, que precisam de muitos estímulos para manter uma vida saudável”, ressaltou a governadora.
 
O projeto vai ser implementado a partir dos estabelecimentos de saúde cadastrados pelos municípios e aceitos pelo programa, sob a coordenação das secretarias de Saúde e Educação e Esportes de Pernambuco. Os locais credenciados serão chamados de Núcleos Ativa Pernambuco (NAPs), incentivando a inserção da atividade física na rotina da população, por meio das estratégias de promoção da saúde na região. 
 
“É inegável que o esporte e a atividade física são importantes fisiologicamente, psicologicamente e socialmente. E o Ativa Pernambuco surge justamente para ter iniciativas voltadas ao incentivo da atividade física para a população de uma maneira gratuita, com muita qualidade”, registrou o secretário executivo de Esportes, Luciano Leonidio.
 
As atividades serão desenvolvidas por um profissional de educação física e fortalecidas pelos profissionais das equipes multidisciplinares da rede de atenção básica do Estado. Elas serão programadas a partir da peculiaridade e característica de cada município, abrangendo distintas práticas como ginástica, zumba, musculação e treinamento funcional.
 
A secretária de Saúde, Zilda Cavalcanti, ressaltou que a prática de exercícios tem relação direta na qualidade de vida das pessoas. “É importante que a gente siga criando a cultura da atividade física, porque isso tem um impacto enorme na saúde. Hoje a gente tem uma grande parceria em Pernambuco inteiro, mais de 130 municípios, 260 núcleos já instalados, onde a gente pode ver a atividade física sendo colocada em prática em cada cantinho, inclusive nas unidades básicas de saúde”, destacou a secretária.
 
As atividades promovidas pelo município devem ter, no mínimo, três turnos diários de exercícios, totalizando 40 horas semanais. As aulas devem atender públicos de várias idades de acordo com a necessidade dos moradores da região. 
 
As cidades integrantes deverão contemplar os eixos de trabalho apresentados pelo programa, que vai atender crianças e adultos, de 11 a 59 anos, e se estende para idosos, pessoas gestantes e pós-parto, além de pessoas com deficiência e portadores de doenças crônicas. 
 
Até o momento, 138 cidades se inscreveram, totalizando 275 solicitações de núcleos. Essas inscrições serão analisadas até o dia 1° de junho. Em seguida, os municípios considerados aptos serão homologados e poderão receber oficialmente os núcleos do Ativa Pernambuco.
 
Congresso Pernambucano de Esporte
 
Antes do lançamento do Programa Ativa Pernambuco, a governadora participou do encerramento da segunda edição do Congresso Pernambucano de Esporte, que reuniu atletas, técnicos e entusiastas do esporte. O evento promoveu exposições, discussões e compartilhamento de conhecimentos sobre diferentes áreas e possibilidades de práticas e intervenções para os mais distintos ambientes relacionados à educação física e ao esporte.
 
Estiveram também presentes no evento o secretário de Turismo e Lazer, Daniel Coelho, e o presidente da Arena de Pernambuco, Marcos Nunes.
 
Fotos: Hesíodo Góes/Secom
 

Ministério da Saúde lança nova campanha de vacinação contra Covid- 19

26/05/24
Por Governo Federal
http://blogfolhadosertao.com.br
9,5 milhões de doses estão sendo distribuídas aos estados que podem começar a aplicação imediatamente

 (Foto: Myke Sena/MS)

Com o intuito de conscientizar e alertar sobre a importância da vacinação contra a Covid-19, o Ministério da Saúde lançou uma nova etapa do Movimento Nacional pela Vacinação. O objetivo é vacinar ao menos 70 milhões de pessoas.

Na primeira quinzena de maio, o Brasil recebeu 9,5 milhões de doses, representando a primeira remessa da aquisição da vacina Covid-19 atualizada com a variante XBB.1.5, as quais estão em processo de distribuição aos estados, de acordo com o agendamento junto a operadora logística. Muitos estados já começaram a aplicar as vacinas monovalentes XBB. O primeiro lote começou a ser entregue no dia 09 de maio aos estados, que têm autonomia para começar a aplicação imediatamente.

O quantitativo de doses da aquisição emergencial será suficiente para abastecer os estados e municípios até que as próximas aquisições sejam concluídas. As primeiras doses possuem data de validade para os meses de junho e julho 2024, inscrita nos frascos, mas estendida pela Anvisa para setembro e outubro de 2024, conforme recomendado por órgãos de avalição internacional.

Vacina XBB 1.5 

O perfil de segurança da vacina Covid-19 monovalente XBB é conhecido devido ao amplo uso em outros países, sendo semelhante ao das versões bivalentes, com a vantagem adicional de ser adaptada para a variante XBB.1.5.

As vacinas ofertadas pelo Programa Nacional de Imunizações (PNI) são eficazes, efetivas, seguras e passam por um rigoroso processo de controle de qualidade antes de chegarem aos braços da população.

As vacinas COVID-19 tiveram grande impacto na redução da morbimortalidade da doença, tendo evitado muitos óbitos e internações no Brasil desde a sua introdução.

Confira o esquema vacinal que foi recomendado o a partir de 1º de janeiro de 2024:

  • Para crianças de 6 meses a menores de 5 anos, a vacina foi incluída no Calendário de Vacinação.
  • Dose anual ou semestral para grupos prioritários com cinco anos de idade ou mais, independentemente do número de doses prévias recebidas.
  • Vacinação de pessoas com mais de cinco anos que não pertencem aos grupos prioritários: poderão receber uma dose.
  • A mudança para 2024 passou por avaliação da Câmara Técnica de Assessoramento em Imunização da Covid-19 (CTAI) e considerou as atuais recomendações da Organização Mundial da Saúde (OMS) sobre priorização de vacinação para os grupos de alto risco e aqueles mais expostos.
  • O Ministério da Saúde enfatiza que as vacinas disponíveis nos postos de vacinação continuam efetivas contra as variantes em circulação no país. O esquema vacinal completo, incluindo as doses de reforço, quando recomendado, é essencial para evitar formas graves e óbitos pela doença.

 

Náutico goleia Remo e volta a vencer na Série C

26/05/24

Yuri Costa
http://blogfolhadosertao.com.br
Timbu, que vinha de duas derrotas consecutivas, volta, agora, a encostar no G-8
cortesia/Nautico
No reencontro com a torcida, o Náutico reencontrou a vitória. Em jogo válido pela 6ª rodada da Série C, o Timbu não tomou conhecimento do Remo e voltou a vencer na competição. O resultado anima o time, que vinha de duas derrotas consecutivas e agora, com o triunfo, chegou aos sete pontos, um a menos que o Londrina, primeiro time dentro do G-8.

O jogo
O jogo começou animado. Logo aos três minutos, Helder driblou Danilo Belão e cruzou para Ytalo finalizar. A bola, contudo foi fraca em direção ao gol, ficando fácil para a defesa de Vagner.

Aos sete, veio a primeira chance do Náutico. Paulo Sérgio cruzou na esquerda para finalização de puxeta de Gustavo maia. A bola ficou fácil nas mãos de Marcelo Rangel.

Aos 11, Gustavo Maia apareceu novamente, dessa vez, para abrir o placar. Em bola alçada na área por Danilo Belão, em cobrança de lateral, um bate e rebate. Em meio a uma confusão, a bola sobrou na meia lua para Gustavo finalizar no cantinho e abrir o marcador. 1 a 0 para o Náutico.

No lance seguinte, Aos 13, notícia boa para o Náutico. Em contra-ataque conduzido por Sousa,  o zagueiro Sheldon chegou atrasado e cometeu a falta no meia do Timbu. O resultado foi a expulsão do defensor do Remo e uma vantagem numérica para os Alvirrubros.

Para recompor o setor de defesa, o zagueiro Jonilson entrou no lugar de Adsson. E foi do defensor a primeira chance do Remo, após a expulsão. Em cruzamento pela esquerda, o jogador aparecu para cabecear a bola e mandar para fora.

Aos 18, resposta do Náutico. Renato Alves chutou da entrada da área forte no meio do gol para a boa defesa de Marcelo Rangel, que espalmou a bola e evitou o gol do Timbu.

A partir daí o Náutico tomou o controle do jogo. Contudo nenhuma chance clara até os 42, quando, após boa troca de passes, Gustavo Maia finalizou da entrada da área. A bola passou por cima da meta adversária.

Aos 47, veio o segundo gol do Náutico. Em jogada bem trabalhada, Gustavo Maia tocou para Luiz Paulo, na esquerda. O lateral cruzou para Paulo Sérgio que, livre de marcação, finalizou de chapa, sem chances para o goleiro, ampliando o marcador e encerrando primeiro tempo com uma boa vantagem.

Segundo tempo
No começo do segundo tempo, o panaroma parecia que ia ser o mesmo do primeiro. Aos dois minutos, Danilo Belão cruzou e Andrey finalizou de forma acrobática para fora.

Mas a resposta do Remo veio logo em seguida. Aos três minutos, Pedro Vitor cruzou na esquerda para Marco Antônio, que tinha acabado de entrar. O Atacante dominou bem a bola, driblou a marcação de Luiz Paulo e finalizou bem de canhota para diminuir o marcador.

O gol assustou os torcedores alvirrubros, que temiam uma possível animação do Remo. Porém, aos oito, Paulo Sérgio aliviou a situação. Em cruzamento de Souza, na direita, Gustavo Maia dividiu a bola com o defensor do Remo. A bola acabou batendo no peito de Marcelo Rangel e sobrou para o artilheiro do Timbu na temporada, Paulo Sérgio, somente empurrar para o fundo da rede.

Após o gol, apenas uma chance para o Remo. Aos 20, Marco Antônio girou para cima da marcação e chutou cruzado para fora

No minuto seguinte, preocupação para o Náutico. Gustavo Maia saiu de maca e foi substituído por Thalissinho.

O jogo seguiu tranquilo para o Timbu, que veio ter uma oportunidade de gol aos 31. Patrick Allan conduziu a bola e chutou de fora da área. A bola passou rente à trave do Remo.

Aos 35, veio o quarto gol. Em cobrança de escanteio, Rafael Vaz apareceu livre de marcação para concluir de forma bonita no ângulo do goleiro, que nada pôde fazer para evitar mais um tento Alvirrubro. 4 a 1.

Com o resultado praticamente sacramentado, o jogo só teve mais uma chance clara. Aos 40, Mateus Lucas chegou cara a cara com Vágner, que saiu bem, fechando o ângulo, e evitou o que seria o segundo gol dos paraenses.

Ficha técnica: 

Náutico 4
Vágner; Danilo Belão, Iran, Rafael Vaz e Luiz Paulo (Diego matos); Renato Alves (Marco Antônio), Sousa, Andrey (Patrick Allan) e Cleo Silva (Leandro Bacria); Gustavo Maia (Thalissinho) e Paulo Sérgio. Técnico: Mazola Júnior.

Remo 1
Marcelo Rangel; Vidal, Ligger, Sheldon e Hélder; P.Curuá, Adsson (Jonilson) e Pavani (Mateus Lucas); Pedro Vitor (Ronald), Guilherme Cachoeira (Marco Antônio) e Ytalo (Henrique). Técnico: Alan Ribeiro.

Local: Estádio dos Aflitos (Recife/PE)
Árbitro: Fabiano Monteiro dos Santos (SP)
Assistentes: Gustavo Rodrigues de Oliveira e Evandro de Melo Lima(ambos de SP)
Gols: Gustavo Maia aos 11 do 1T, Paulo Sérgio aos 47 do 1T e aos 8 do 2T (N), Rafael Vaz aos 35 do 2T e Marco Antônio aos 3 do 2T (R)
Cartões amarelos: Sousa (N), Danilo Belão (N), Paulo Sérgio (N), Hélder (R)
Cartões vermelhos: Sheldon (R)
Público: 6.677
Renda: R$ 116.292,00

STF proíbe desqualificação de mulher que sofre violência sexual

26/05/24

Por Raphael Guerra/Agência Brasil

http://blogfolhadosertao.com.br

Policiais, advogados e juízes não poderão utilizar a vida sexual pregressa da vítima como argumento para desqualificá-la. Quem fizer isso, poderá ser responsabilizado

Por unanimidade, o Supremo Tribunal Federal (STF) decidiu, na quinta-feira (23), proibir que mulheres vítimas de crimes sexuais sejam desqualificadas em audiências judiciais e investigações policiais.

Pela decisão, a vida sexual pregressa da vítima não poderá ser utilizada como argumento para desqualificação moral por policiais, advogados e juízes durante depoimentos em delegacias, audiências e decisões judiciais em todo o país.

Os ministros também confirmaram que a tese de legitima defesa da honra pelo réu, acusado de crime sexual, não poderá utilizada para justificar a violência e pedir a absolvição.

Além disso, os órgãos envolvidos na apuração e no julgamento do caso  deverão impedir a desqualificação das vítimas, sob pena de responsabilização.

A Corte finalizou o julgamento iniciado na quarta-feira da ação protocolada no final do ano passado pela Procuradoria-Geral da República (PGR) para garantir que vítimas de crimes sexuais sejam tratadas de forma digna durante a tramitação de processos.

Votos

O entendimento da Corte foi baseado no voto de Cármen Lúcia, relatora do caso e única ministra do STF. Na sessão, a ministra disse que a proibição da desqualificação impede a revitimização da mulher e favorece as denúncias de casos de estupro.

Cármen afirmou que “frases cruéis e perversas ” são ditas contra mulheres em depoimentos realizados pela Justiça e em delegacias.

“Perguntam na delegacia, ou os juízes toleram, uma coisa horrorosa, perversa e cruel de perguntar você [mulher] fez por merecer, qual foi o seu comportamento, como era antes a sua vida, como se a circunstância de ser mulher ou de ter uma vida sexual fosse desqualificadora para o crime de estupro”, afirmou.

O ministro Alexandre de Moraes disse que o STF não vai mais tolerar casos de desqualificação de vítimas. “É lamentável que, terminando o primeiro quarto do século 21, nós ainda tenhamos esse machismo estrutural, inclusive em audiências perante o Poder Judiciário”, comentou.

O presidente do STF, Luís Roberto Barroso, acrescentou que todos os crimes de violência contra a mulher envolvem o risco de revitimização.

“O Supremo tem dado a contribuição possível para enfrentar uma sociedade patriarcal  e de machismo estrutural, que se manifesta na linguagem, nas atitudes e nas diferenças de mercado”, completou.

A posição da ministra foi seguida pelos ministros Flávio Dino, Cristiano Zanin, André Mendonça, Nunes Marques, Luiz Fux e Gilmar Mendes.

Mari Ferrer

Um dos casos que motivaram a ação da PGR ocorreu com a modelo e influenciadora digital Mariana Ferrer, em 2018. Durante audiência na qual prestou depoimento na condição de vítima de estupro, ela foi constrangida pelo advogado do acusado.

O episódio provocou a aprovação da Lei Mari Ferrer, norma que protege vítimas e testemunhas de constrangimentos. No ano passado, o juiz responsável pelo caso foi advertido pelo Conselho Nacional de Justiça (CNJ).

 

Professores da UFPE e UFRPE rejeitam proposta do governo e decidem manter greve

25/05/24

Por Mirella Araújo

http://blogfolhadosertao.com.bre

Impasses estão relacionados ao reajuste salarial e ao orçamento das universidades

Professores da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE) e Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE) rejeitaram a proposta de reajuste salarial apresentada pelo governo federal. Nas duas instituições de ensino superior, a greve será mantida.

Os docentes da UFPE se reuniram nesta sexta-feira (24). Na assembleia geral, 965 votaram contra a proposta e 546 se posicionaram a favor, com 37 abstenções. A categoria está com os braços cruzados desde 22 de abril.

A Assembleia Geral Extraordinária ocorreu simultaneamente nos campi do Recife, no auditório do Centro de Ciências Sociais Aplicadas (CCSA) e de Caruaru, no Núcleo de Ciências da Vida do Centro Acadêmico do Agreste (CAA). Professores do Centro Acadêmico de Vitória (CAA) também participaram. Houve ainda participação e votação dos docentes on-line.

Havia uma expectativa de que fosse concedido o reajuste salarial de 22,71% com pagamento ainda no segundo semestre deste ano. Entretanto, o governo manteve o reajuste zero para 2024.

Na proposição apresentada pelo Ministério da Gestão e da Inovação em Serviços Públicos, o reajuste irá variar de acordo com as classes e os níveis dos profissionais. Na prática, os docentes com salários maiores receberão aumento de 13% até 2026. E aqueles que recebem menos, o reajuste será de 31,2%, pelo mesmo período.

Na próxima terça-feira (28), os professores vão se reunir para discutir uma resposta à contraproposta rejeitada.

UFRPE

Os docentes da UFRPE votaram pela continuidade da greve por 124 votos favoráveis, 3 contrários e nenhuma abstenção.

Um dos pontos centrais para o movimento nacional paredista é a recomposição do orçamento das universidades.

Segundo a Associação Nacional dos Dirigentes das Instituições Federais de Ensino Superior (Andifes), hoje são necessários R$ 2,5 bilhões para recompor o orçamento este ano. No entanto, o governo está oferecendo apenas R$ 347 milhões.

Os servidores reivindicam ainda aumento linear para 2024, incluindo os aposentados que não tiveram nenhum reajuste. O movimento propõe a elaboração de uma contraproposta de reposição linear de 3% até julho de 2024, 9% em janeiro de 2025, e 3,5% em maio de 2026.

A greve dos docentes da UFRPE foi deflagrada no dia 29 de abril.

Governo de Pernambuco anuncia abertura de 48 leitos de assistência ventilatória em 14 UPAs do Estado

25/05/24

Folhape/ImprensaPE

http://blogfolhadosertao.com.br

Anúncio foi feito durante visita à Central de Regulação de Leitos nesta sexta-feira (24)
Governo de Pernambuco anuncia abertura de 48 leitos de assistência ventilatória em 14 UPAs do Estado
Governo de Pernambuco anunciou, nesta sexta-feira (24), a abertura de 48 leitos de assistência ventilatória para os pacientes pediátricos em 14 Unidades de Pronto Atendimento (UPA) do Estado. O anúncio foi realizado pela governadora Raquel Lyra, durante visita à Central de Regulação de Leitos, no bairro do Bongi, na Zona Oeste do Recife.

A medida foi tomada para garantir mais assistência às crianças neste período da sazonalidade dos vírus respiratórios, que acontece todos os anos, e faz parte do Plano da Sazonalidade, lançado pela Secretaria Estadual de Saúde.

“Temos feito um trabalho muito forte, especialmente neste momento, para o enfrentamento à sazonalidade da Síndrome Respiratória Aguda Grave (SRAG). Abrimos mais de 200 leitos nos hospitais de Pernambuco, e hoje temos a felicidade de anunciar 48 leitos de assistência ventilatória. Temos um time incansável, 24 horas por dia, comprometido para garantir que a saúde pública de Pernambuco atenda que mais precisa”, pontuou a governadora.

Por causa da sazonalidade, o Governo do Estado já abriu 226 leitos, sendo 144 de enfermaria e 82 de Unidade de Terapia Intensiva (UTI) neonatal e pediátrico. Esses leitos foram distribuídos em 16 hospitais, espalhados em 13 municípios (11 do Interior e dois na Região Metropolitana).

O aumento do investimento nas UPAs é de R$ 4,1 milhões em leitos de maior complexidade com suporte ventilatório, destinados aos casos de doenças respiratórias. São unidades de suporte avançado, com monitores e respiradores para crianças. Desde o dia 1° de maio, cada UPA recebeu, por plantão, o incremento de um médico, um enfermeiro e mais dois técnicos de enfermagem na equipe.

As unidades que contarão com esse suporte são: Imbiribeira, Ibura, Caxangá, Torreões e Nova Descoberta, no Recife; Barra de Jangada, Engenho Velho e Curado, em Jaboatão; além das UPAs do município de Olinda, Paulista, Igarassu, São Lourenço da Mata, Cabo de Santo Agostinho e Caruaru.

“Os pacientes que hoje aguardam em fila de UTI ou de enfermaria não estão desassistidos, eles estão sendo cuidados nos leitos de assistência ventilatória das UPAs 24 horas e com todo um reforço para que possa acompanhá-los da forma mais adequada até que se viabilize o leito de UTI. Estamos abrindo, ainda, na próxima semana, mais 10 leitos de UTI. Lembramos ainda que já abrimos mais leitos do que tem dentro de um hospital inteiro durante esse período para atender a sazonalidade da pediatria”, explicou a secretária de Saúde, Zilda Cavalcanti.

A secretária executiva de Regulação, Fabiana Emerenciano, detalhou que a Central de Regulação de Leitos trabalha em regime de plantão 24 horas, fazendo monitoramento e acompanhamento da lista, tanto de UTI quanto de enfermaria, na pediatria e nas outras especialidades. A central recebe cerca de 1.000 chamadas por dia.

“Para pediatria, temos uma equipe exclusiva nesse período da sazonalidade, trabalhando dia e noite. Temos um critério, um score de priorização de acordo com o suporte necessário para cada caso. Seguimos atuando para atender as crianças que estão precisando de assistência de maior complexidade e fazer a oferta desse leito, para assim garantir a assistência de qualidade”, finalizou.

O Governo de Pernambuco também enviou para a Assembleia Legislativa (Alepe) um projeto de lei que aumenta a diária dos plantões dos profissionais em períodos de emergência em saúde do estado. O acréscimo é de 100% na remuneração extra para as categorias da área. O projeto nasce da dificuldade de se abrir leitos especializados para crianças, neste período, pela falta de profissionais com perfil pediátrico para esta demanda.

Vacinação 

Pernambuco iniciou de forma antecipada a Campanha Nacional de Vacinação contra a Influenza, ainda no mês de março, como uma das propostas do Plano de Contingência da Sazonalidade, após o recebimento das primeiras 948 mil doses enviadas pelo Ministério da Saúde (MS).

O pedido de antecipação foi feito pela SES-PE ao órgão federal, em novembro de 2023. De lá para cá, 1,2 milhão de doses foram aplicadas no estado (quando considerado os grupos prioritários), representando uma cobertura vacinal de 34,6%. Para os grupos prioritários, a população estimada é de 3,5 milhões pessoas.

Teleinterconsulta

A Teleinterconsulta Pediátrica também é fruto do Plano da Sazonalidade, lançado este ano. A Teleinterconsulta Pediátrica é composta por médicos pediatras da rede estadual de saúde. Eles estão aptos a discutir casos relacionados às doenças respiratórias nas crianças, comuns nesta época de sazonalidade. No mês de início dos trabalhos, que começaram no dia 15 de abril, foram realizadas 599 consultas para profissionais da saúde. Em maio, até o momento, 684 atendimentos.

O serviço de Teleinterconsulta disponibiliza pediatras 24h por dia, que atendem profissionais que estão na linha de frente da assistência, orientando e encaminhando cuidados propícios no período da sazonalidade, que começou em março e se estende até agosto. Durante o atendimento, feito apenas de forma remota, é realizada a discussão dos casos e, então, define-se como abordá-los na prática.

Prefeitura do Recife disponibiliza projeto da Rede Compaz para replicação em Pernambuco

25/05/24

Imprensa PCR

http://blogfolhadosertao.com.br

 

Prefeitura do Recife disponibiliza projeto da Rede Compaz para replicação em Pernambuco
Na manhã desta sexta-feira (24), prefeitos e outras autoridades políticas pernambucanas conheceram a unidade do Ibura
Prefeitura do Recife disponibiliza projeto da Rede Compaz para replicação em Pernambuco


Nesta sexta-feira (24), o prefeito do Recife, João Campos, recebeu diversas autoridades políticas pernambucanas para uma visita ao Centro Comunitário da Paz (Compaz) Educador Paulo Freire, localizado no bairro do Ibura. Vinculados à Secretaria de Segurança Cidadã da Prefeitura do Recife, os Compaz se tornaram uma referência no Brasil e se destacam tanto pela estrutura, quanto pelos serviços e atendimentos oferecidos, a exemplo de cursos de capacitação, orientação jurídica, assistência social, aulas de artes e esportes, entre outros. Durante o encontro, o prefeito do Recife colocou o projeto do equipamento premiado pela ONU à disposição dos outros municípios pernambucanos.

“Ficamos muito felizes em receber outras cidades no Recife para conhecerem a nossa Rede Compaz. Temos certeza que a criança que cresce dentro de uma biblioteca, com livros, aulas de esporte e momentos de lazer, não irá colocar uma arma em sua mão no futuro. Precisamos ter políticas públicas como o Compaz sendo compartilhadas com outras cidades para transformar a vida de quem mais precisa e eu me coloco à disposição, assim como disponibilizo o projeto do equipamento, para que cada vez mais pessoas tenham acesso à cidadania no nosso estado”, ressaltou o prefeito João Campos.

Em fevereiro, a Rede Compaz foi reconhecida com o Prêmio de Serviço Público das Nações Unidas, destacando-se como iniciativa exemplar que melhor contempla os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) e excelência no serviço público. Hoje, o Recife conta com cinco unidades destes equipamentos, nos bairros de Alto Santa Terezinha, Cordeiro, Madalena, Ilha de Joana Bezerra e Ibura. O sexto, no terreno do Aeroclube, no Bairro do Pina, está em construção e deve ser inaugurado em breve.

“Essa é uma agenda que estamos fazendo constantemente, várias pessoas do estado e do país têm nos procurado para conhecer a boa política e as boas práticas realizadas no Compaz. Para nós é uma honra estar recebendo essa comitiva para que eles possam propagar esse programa em todo o estado, nas suas diferentes cidades. O objetivo final sempre é levar a cidadania para cada vez mais pessoas”, explicou Gabriel Cavalcante, secretário de Segurança Cidadã do Recife.

Nos espaços são oferecidos serviços de cidadania, além das unidades das Bibliotecas pela Paz, que têm a intenção de aproximar crianças, jovens e adultos, por meio de atividades lúdicas e interativas, do convívio com os livros. Nelas, também há computadores com acesso à internet, salas de estudo e área infantil com arte-educadores para auxiliar em diversas atividades. Entre as atividades oferecidas estão: contação de histórias; apresentações teatrais, musicais, circenses e literárias; rodas de diálogos com temáticas de combate às drogas, racismo, homofobia e violência contra a mulher, confecção de livros, cine debates, atividades manuais (artesanato), música, brincadeiras populares, além de colônia de férias nos meses de recesso escolar.

“Vamos levar dessa experiência o exemplo de como a prefeitura pode chegar mais perto das comunidades. Todas essas cidades da região metropolitana, principalmente a minha, têm serviços em locais mais distantes. Por outro lado, no Compaz, os serviços estão todos juntos. Isso, logicamente, beneficia milhares de famílias que não precisam se locomover tanto para ter acesso aos serviços públicos, o que é o mais importante. Cada cidade tem sua realidade e peculiaridade, mas acredito que podemos nos inspirar no Compaz e adaptar a ideia para cada lugar”, afirmou Vinícius Labanca, prefeito de São Lourenço da Mata.

 
Também participaram da visita ao Compaz os ex-prefeitos Carlos Santana (Ipojuca), Madalena Brito (Arcoverde), Elias Gomes (Jaboatão dos Guararapes e Cabo de Santo Agostinho), Joaquim Lapa (Carpina) e Júnior Matuto (Paulista). Além disso, marcaram presença o prefeito de Abreu e Lima, Flávio Gadelha, a vereadora de Surubim, Véia De Aprígio, e os deputados estaduais Gleide Ângelo, Sileno Guedes e Rodrigo Farias.
 
Fotos: Rodolfo Loepert/Prefeitura do Recife

 

Governo do Estado antecipa pagamento do salário de maio para servidores; saiba quando será feito

25/05/24

Por Adelmo Lucena

25/05/24

http://blogfolhadosertao.com.br

A antecipação garante a injeção de R$ 1,4 bilhão na economia, às vésperas do início das festas juninas em todo o Estado. (Foto: Divulgação/SAD)
A antecipação garante a injeção de R$ 1,4 bilhão na economia, às vésperas do início das festas juninas em todo o Estado. (Foto: Divulgação/SAD)
A governadora Raquel Lyra anunciou, nesta sexta-feira (24), a antecipação do pagamento do salário de maio, que será pago na próxima quarta-feira (29), dois dias antes do que estava previsto.
De acordo com a gestão estadual, a medida beneficia cerca de 225 mil servidores, entre ativos, aposentados e pensionistas. Além disso, a antecipação garante a injeção de R$ 1,4 bilhão na economia, às vésperas do início das festas juninas em todo o Estado.
Atualmente, dos cerca de 225 mil servidores, 122,8 mil são ativos, 76,8 mil aposentados e 27,2 mil são pensionistas, segundo dados divulgados pelo Governo em novembro de 2023.
A divulgação antecipada do calendário de pagamento é uma prática implantada na atual gestão estadual e foi feita nos dois primeiros anos do governo de Raquel Lyra.
Confira o calendário dos próximos meses:
  • Junho: dia 28
  • Julho: dia 31
  • Agosto: dia 30
  • Setembro: dia 30
  • Outubro: dia 31
  • Novembro: dia 29
  • Dezembro (décimo terceiro): dia 20
  • Dezembro: dia 30

O Recife é o terceiro destino mais buscado para o feriado de Corpus Christi, que acontece no próximo dia 30 deste mês, de acordo com o novo levantamento realizado pelo KAYAK. 

25/05/24

Por Ana Paula Figueiredo

http://blogfolhadosertao.com.br

 

O principal buscador de viagens do mundo identificou também o preço médio de passagens aéreas para o Recife para os dias de feriado prolongado, que estão custando em torno de R$1.179 ida e volta.

Abaixo compartilho com você o ranking completo dos destinos mais buscados, juntamente com a média de preço das passagens aéreas para cada um deles! Você está trabalhando, ou irá trabalhar alguma pauta voltada para este feriado? Se sim, acha que consegue aproveitar os dados do buscador?

Além dos dados, temos à disposição o porta-voz do KAYAK para falar sobre como as pessoas podem aproveitar curtos períodos para realizar uma viagem, como economizar, e possibilidades de viagem em um ano escasso de feriados prolongados, como 2024.

Destinos nacionais mais buscados para o feriado de Corpus Christi e preço médio das passagens

Ranking

Destinos 

mais buscados

Preço 

Médio

1

São Paulo

R$946

2

Rio de Janeiro

R$1.104

3

Recife

R$1.179

4

Salvador

R$1.235

5

Fortaleza

R$1.504

6

Maceió

R$1.515

7

Belo Horizonte

R$789

8

Brasília

R$1.129

Metodologia:

O levantamento foi realizado no dia 10 de maio de 2024, na base de dados do KAYAK no Brasil, considerando buscas por voos de ida e volta, em classe econômica, de todos os aeroportos do Brasil, para todos os aeroportos do Brasil. Como datas de buscas foram consideradas de 08/01/2024 a 08/05/2024. Para datas de viagem, foram considerados os períodos entre 30/05/2024 e 02/06/2024. Os preços são médios e podem variar com o tempo.