Oportunidades: Casa do Trabalhador oferece cerca de 300 vagas específicas para Pessoas com Deficiência, no Recife

28/05/24

Imprensa PCR

http://blogfolhadosertao.com.br

 

Os interessados têm até esta quarta-feira (29) para se candidatarem às oportunidades

No papel de promover a aproximação entre trabalhadores de diversos perfis e as oportunidades disponíveis nas empresas, a Casa do Trabalhador (Recife), administrada pela Secretaria de Desenvolvimento Profissional e Empreendedorismo de Pernambuco (SEDEPE), está anunciando 295 vagas de emprego direcionadas exclusivamente a Pessoas com Deficiência (PcD’s). A grande maioria dos postos (280) é oferecida por uma rede comercial atacadista, com atuação na Região Metropolitana.

 

As oportunidades são distribuídas entre 15 funções, com requisitos próprios, tais como: Fiscal de Caixa (20 vagas), Operador de Empilhadeira (20 vagas), Auxiliar de Limpeza (20 vagas) e Empacotador à Mão (40 vagas). A escolaridade exigida varia de Ensino Fundamental a Ensino Médio completo. Os candidatos em conformidade com os perfis procurados serão encaminhados pela Casa do Trabalhador para os processos seletivos, que serão realizados pelas empresas que dispõem das vagas.

 

Os interessados em participar devem comparecer à Casa do Trabalhador até esta quarta-feira (29), portando laudo médico atualizado e documento de identificação pessoal, para solicitarem a carta de encaminhamento.  A unidade fica localizada na Rua da Aurora, 425, Boa Vista, área central do Recife. O público feminino tem, ainda, a opção de buscar o serviço na Casa da Trabalhadora, localizada na Rua da União, 293, Boa Vista. Nos dois espaços, o atendimento funciona de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h. Não é necessário agendamento.

 

Para a titular da SEDEPE, a secretária Amanda Aires, a importância de empregar a população com deficiência vai muito além de cumprir a determinação legal. “Esse tipo de contratação proporciona às empresas a possibilidade de contarem com um quadro diversificado de colaboradores, com grande potencial criativo e produtivo. Já para as pessoas com deficiência, a oportunidade representa sua inclusão no mundo profissional e na sociedade, o reconhecimento das suas capacidades, autonomia e fortalecimento do exercício da cidadania”, afirma a gestora.

 

Além das oportunidades na capital pernambucana, há vagas para Pessoas com Deficiência em Paulista, na Região Metropolitana, e em municípios do Agreste e do Sertão do estado. O quadro de vagas completo pode ser consultado diariamente no site www.sedepe.pe.gov.br, na aba “Vagas de Emprego”.

 

PCD – O termo se refere às pessoas com deficiência mental, física, sensorial ou intelectual, seja ela de nascença ou adquirida após uma doença ou acidente. A Lei 8.213/91 (Lei das Cotas) estabelece que as empresas com mais de 100 funcionários devem reservar de 2% a 5% das suas vagas para a contratação de PcD (Pessoa com Deficiência).

Ação de Governo: Prefeitura do Recife apresenta Programa Parceria a gestores pernambucanos

28/05/24

Imprensa PCR

http:blogfolhadosertao.com.br

Iniciativa, que está sendo colocada à disposição de outras cidades, pode ser replicada na execução de obras de infraestrutura e contenção de encostas, como uma solução de alto impacto, mas de baixa complexidade e custo
No início da tarde desta segunda-feira (27), o prefeito do Recife, João Campos, acompanhado de representantes da Associação Municipalista de Pernambuco (Amupe), realizou uma visita às obras do Programa Parceria no bairro do Brejo de Beberibe. A agenda, que contou com a presença de prefeitos, deputados e vereadores, teve como objetivo apresentar aos prefeitos de Pernambuco a importância e os benefícios do Programa, colocando a tecnologia do Parceria à disposição dos gestores do Estado para que a iniciativa possa ser replicada em outras cidades.

Durante o encontro, João Campos destacou a importância da cooperação entre os municípios e o impacto do Programa Parceira. “Estamos recebendo hoje, aqui no Recife, prefeitos de várias cidades pernambucanas, amigos e amigas, alguns já com muita experiência na vida pública, outros que estão começando agora, mas que têm compromisso com as suas cidades. Eu diria que o projeto Parceria é um dos programas mais exitosos que eu já conheci e que tem um impacto extraordinário na vida da população. Um programa que foi reconhecido e premiado pela ONU. Então, viemos aqui, em Brejo de Beberibe, compartilhar nossa experiência, mostrar tanto a parte técnica, quanto a parte prática, visitando uma obra já realizada e como essa iniciativa funciona junto aos moradores. De fato, eu desconheço outra cidade no Brasil que tenha esse mapeamento de toda a cidade, com esse grau de informação e ação. Atualmente, priorizamos as obras pelo grau de risco e pelo número de famílias, esse é o nosso critério. Posso afirmar que é um projeto extremamente eficaz e um sucesso, principalmente, para quem tem a obra feita perto de casa”, afirmou o prefeito João Campos.

Em abril deste ano, durante a abertura do 7º Congresso Pernambucano de Municípios, realizado no Centro de Convenções, em Olinda, o prefeito João Campos já havia disponibilizado, por meio da Amupe, a tecnologia do premiado Programa Parceria para todas as prefeituras pernambucanas, visando a replicação do modelo em outras localidades.

Marcelo Gouveia, presidente da Amupe, ressaltou que o Programa da capital pernambucana é uma solução eficiente que pode ajudar outras cidades do Estado na  realização de obras de alto impacto, mas de baixa complexidade e custo. “Essa troca de experiências é muito importante, podemos  compartilhar as boas práticas, saber o que está dando certo e tentar replicar nas nossas cidades. Só temos a agradecer pela disponibilidade do prefeito João Campos em dividir seu conhecimento e capacidade de realização e a todos os prefeitos de Pernambuco que irão se beneficiar desse projeto”, comentou Marcelo Gouveia.

As obras na Rua Campestre, localizadas no bairro do Brejo de Beberibe, já foram concluídas, beneficiando 14 famílias da comunidade. As intervenções incluíram a proteção do talude, melhorias no acesso, drenagem e a colocação de corrimão. Desde 2021, o Programa Parceria já concluiu 2.966 obras, beneficiando 7.267 famílias. Somente em 2024, foram entregues 284 intervenções, com outras 345 obras em andamento. Desenvolvido pela Secretaria Executiva de Defesa Civil (Sedec) como parte da Ação Inverno 2023, o programa realiza obras de infraestrutura em colaboração com a população, fornecendo projeto, material e orientação técnica e social, enquanto a comunidade contribui com a mão de obra.

“Atualmente, o Programa Parceria realiza 1,2 mil obras por ano, um trabalho bastante impactante, que visa reduzir os riscos na comunidade. A gente trabalha em parceria junto com o cidadão. Enquanto fazemos o projeto, o acompanhamento técnico e a entrega do material necessário às obras, a população entra com a mão de obra, trazendo a população pra trabalhar em conjunto com o poder executivo. O que é uma interação bastante interessante porque faz com que a população cuide da obra, que ela tenha mais respeito com com a sua localidade”, afirmou o secretário executivo de Defesa Civil do Recife, Coronel Cassio Sinomar.

Estiveram presentes na visita os prefeitos Marcelo Gouveia (prefeito de Paudalho e atual presidente da Amupe) Ana Célia (Surubim); Luiz Haroldo (Águas Belas); Nadegi Queiroz (Camaragibe); Mariana Medeiros (Cumaru); Sandrinho (Afogados da Ingazeira); Ângelo Ferreira (Sertânia); Josué Mendes (Agrestina); Anchieta Patriota (Carnaíba); Adelmo Moura (Itapetim); Douglas Duarte (Angelim); Cal Volia (Itapissuma); além dos ex-prefeitos Cel Ramos (Gameleira) e Gustavo Adolfo (Bonito). Também compareceram os deputados estaduais Aglailson Victor e Lula Cabral, e as vereadoras Véia de Aprígio e Rita Rodrigues.

PROGRAMA PARCERIA: O Programa Parceria foi a primeira iniciativa do Nordeste a ganhar o Pergaminho de Honra da ONU-Habitat. O prêmio reconhece contribuições extraordinárias na área de assentamentos humanos e habitação, destacando a situação das pessoas que vivem na pobreza, ou que foram deslocados de seus territórios. A premiação inclui também contribuições no campo do desenvolvimento, incluindo a melhoria da vida urbana, o fornecimento de moradias e, com destaque, a atenção aos mais vulneráveis.

 
Fotos: Marlon Diego/Prefeitura do Recife

Ronnie Lessa diz que ganharia US$ 10 milhões pela morte de Marielle Franco

28/05/24
Midias Sociais
http://blogfolhadosertao.com.br
Assassino confesso da vereadora afirmou em delação que, com o crime, se tornaria sócio de loteamento e criaria milícia no Rio
Ex-PM Ronnie Lessa disse em delação que recebeu proposta de US$ 10 milhões para matar Marielle Franco (PSOL) - Reprodução/TV Globo
Ex-PM Ronnie Lessa disse em delação que recebeu proposta de US$ 10 milhões para matar Marielle Franco (PSOL) – Reprodução/TV Globo

(Folhapress) O ex-policial militar Ronnie Lessa contou, em sua delação premiada, que o acordo fechado com os irmãos Domingos e Chiquinho Brazão para matar a vereadora Marielle Franco (PSOL) lhe renderia US$ 10 milhões.

A declaração consta em vídeo da delação, obtido pela TV Globo e exibido no Fantástico deste domingo (26), em que Lessa assume a autoria do crime e dá detalhes do assassinato da vereadora e do motorista Anderson Gomes. Segundo ele, em troca do crime, ele e o comparsa Edimilson de Oliveira —também ex-PM, conhecido como Macalé e assassinado em 2021— se tornariam sócios em dois loteamentos clandestinos na zona oeste do Rio de Janeiro.

“Ninguém recebe uma proposta de receber 10 milhões de dólares simplesmente para matar uma pessoa. Então, na verdade, eu não fui contratado para matar Marielle como um assassino de aluguel, não. Eu fui chamado para uma sociedade”, afirma, no vídeo.

O ex-PM afirma que se tornaria um dos donos dos loteamentos irregulares que seriam implantados em Jacarepaguá. Lessa, que foi preso em março de 2019 sob acusação de executar o homicídio, não disse na delação quando esses loteamentos seriam criados.

“Era muito dinheiro envolvido. Na época, ele falou em R$ 100 milhões, e realmente as contas batem, R$ 100 milhões o lucro dos dois loteamentos. São 500 lotes de cada lado. Na época, dava mais de 20 milhões de dólares”, afirmou.

Lessa afirmou que o grupo estava interessado na exploração de serviços e pensava também em reflexos na política.

“A gente assumia [o loteamento] e ia criar uma milícia nova. Ali teria exploração de ‘gatonet’, exploração de kombis, a exploração de qualquer outra coisa que a milícia explora, exploração do gás. A questão valiosa ali é depois, a manutenção da milícia, porque vai trazer voto”, disse.

O ex-policial reafirmou que os mandantes do crime, segundo ele, são os irmãos Domingos e Chiquinho Brazão —eles estão presos desde 24 de março. Segundo Lessa, Marielle teria se tornado um empecilho para os planos dos Brazão porque vinha fazendo reuniões na região e orientando a população a não aderir a novos empreendimentos ligados à milícia.

Domingos é conselheiro do TCE-RJ (Tribunal de Contas do Rio de Janeiro); Chiquinho é deputado federal e foi expulso do União Brasil após a prisão. Os dois negam as acusações.

Lessa afirmou ter tido três encontros com os irmãos. Dois antes e um após o crime ter sido executado.

Marielle Franco não teria sido a primeira opção dos irmãos. De acordo com Ronnie Lessa, Marcelo Freixo, então no PSOL, era um alvo de interesse dos criminosos.

“Eles falavam sempre do Marcelo Freixo, falavam do Renato Cinco, o Tarcísio Motta. E demonstravam, assim, um interesse diferenciado por essas pessoas, pelas pessoas do PSOL”, disse.

Plano

Segundo a Polícia Federal, o plano de execução da vereadora foi planejado pelo então diretor da Divisão de Homicídios da Polícia Civil do Rio, delegado Rivaldo Barbosa, também preso em março.

Rivaldo teria aderido ao crime antes mesmo de Ronnie Lessa e Macalé, diz a PF, passando a ser um dos arquitetos do assassinato com os irmãos Brazão.

O relatório aponta que o delegado chegou a fazer uma “exigência fundamental” que seria repassada aos executores, de que a morte não poderia ocorrer após a saída da vereadora da Câmara Municipal, a fim de afastar a ideia de crime político. O objetivo de Rivaldo com a exigência era manter as investigações sob sua alçada.

Na delação, Ronnie Lessa disse que sua primeira reunião com os irmãos Brazão ocorreu por volta de setembro de 2017, quando foi acertado o assassinato de Marielle. Segundo Lessa, Domingos descreveu todo o serviço e avisou que havia colocado um infiltrado no PSOL para levantar informações e monitorar a vereadora.

O crime

A vereadora foi assassinada no bairro Estácio, centro do Rio, por volta das 21h30 do dia 14 de março de 2018. Seu veículo foi atacado a tiros quando ela voltava de um encontro com mulheres negras na Lapa, também no centro, a cerca de 4 km dali.

Marielle estava no banco de trás com sua assessora, que sofreu ferimentos leves. Na frente estava o motorista Anderson Gomes, 39, que também morreu. Após os disparos, os criminosos fugiram do local em disparada, sem roubar nada.

Os suspeitos negam envolvimento no crime. O deputado Chiquinho Brazão afirmou que tinha “ótima relação” com Marielle quando era vereador e minimizou a divergência apontada pela PF em relação a um projeto dele para flexibilizar regras de regularização de terras no Rio.

A defesa de Domingos Brazão diz, em nota, que “delações não devem ser tratadas como verdade absoluta —especialmente quando se trata da palavra de criminosos que fizeram dos assassinatos seu meio de vida” e que “aguarda que os fatos sejam concretamente esclarecidos”.

Thalita Mesquita, que defende Rivaldo Barbosa, nega qualquer envolvimento do delagadele com o crime e declara ter certeza de sua inocência.

Comitiva de Prefeitos pernambucanos conhece Programa Parceria da Prefeitura do Recife

28/05/24

Comunicação Amupe

http://blogfolhadosertao.com.br

O presidente da Amupe, Marcello Gouveia, e o prefeito João Campos destacaram a importância da parceria entre as instituições

Miniatura do anexoMiniatura do anexo
Miniatura do anexo

O presidente da Associação Municipalista de Pernambuco (Amupe), Marcello Gouveia, juntamente com diretores da Associação e um grupo formado por prefeitos e prefeitas, visitou nesta segunda-feira, 27, a comunidade do Alto do Refúgio, no bairro de Nova Descoberta, Zona Norte da Capital. A convite do prefeito anfitrião, João Campos, eles conheceram de perto o Programa Parceria, da prefeitura do Recife.

A comitiva assistiu a uma apresentação sobre o funcionamento do programa realizada pelos secretários de Infraestrutura, Marília Dantas, e da Defesa Civil, Cel. Cássio Sinomar. Premiado pela ONU em 2024, o Programa Parceria elabora projetos executivos, presta consultoria técnica, arca com os custos dos insumos e realiza obras de pequeno e médio porte em áreas de morro e planícies do Recife. As intervenções são executadas em conjunto com a população local e têm a função de reduzir riscos e promover a melhoria na qualidade de vida das pessoas que vivem nessas comunidades

O prefeito João Campos destacou a importância da cooperação entre a prefeitura e a Amupe. “Quando municípios trocam boas práticas todos saem ganhando. Ao apresentar esse projeto, o nosso desejo, através da Amupe e do Comupe, é de colocá-lo à disposição das cidades para que possam fazer obras de contenção de encostas e eliminar pontos de risco. Essa parceria é importante para toda população do Estado”, destacou. Marcello Gouveia agradeceu ao prefeito João Campos pela iniciativa e reiterou que “é muito importante o compartilhamento desse tipo de boa prática entre os municípios. Reforço que a Amupe, assim como o Consórcio dos Municípios Pernambucanos (Comupe), está sempre à disposição para ajudar nos trabalhos dos prefeitos e prefeitas pernambucanos”, enfatizou.

A Amupe também esteve representada pela prefeita de Surubim, Ana Célia; o prefeito de Águas Belas, Luiz Aroldo; a prefeita de Cumaru, Mariana Medeiros; e a prefeita de Camaragibe, Nadegi Queiroz. Também participaram da visita os deputados estaduais Aglailson Victor e Lula Cabral.

Fotos: Wesley D’almeida

Fortaleza goleia Sport fora de casa e está na final da Copa do Nordeste

27/05/24

Da CNN

http://blogfolhadosertao.com.br

 

Jogo foi o primeiro encontro das equipes após atentado

 

Fortaleza está na final da Copa do NordesteFortaleza está na final da Copa do Nordeste Reprodução/Instagram Fortaleza

O Fortaleza venceu o Sport por 4 a 1 na Arena de Pernambuco neste domingo (26) pela semifinal da Copa do Nordeste e está na final do torneio. O confronto foi definido em jogo único. Todos os gols da equipe de Vojvoda saíram no primeiro tempo, o atacante Moisés fez três, e o meia Hércules marcou um.

Do lado dos donos da casa, o gol veio de Gustavo Coutinho aos 37 minutos do segundo tempo.

Os sete suspeitos de participarem do atentado contra o ônibus que levava a delegação Fortaleza, estavam presos, mas foram soltos nesta semanaEles não poderão comparecer a jogos do Sport e terão de cumprir outras determinações impostas pela Justiça.

Mesmo com estádio lotado, a equipe de Vojvoda dominou a partida e não teve dificuldades para passar pelo Sport. Em 21 minutos de jogo, o placar já marcava 3 a 0 para os visitantes.

O Sport chegou a diminuir aos 28 da primeira etapa, mas teve o gol de Pedro Lima anulado pelo VAR por conta de um toque de mão do lateral. Com a partida, Moisés se tornou o artilheiro do torneio, com seis gols. Gustavo Coutinho aparece na vice-liderança, com cinco.
O jogo

A partida começou com o Fortaleza tomando as rédeas do jogo e abrindo o placar logo aos 8 minutos com Moisés. Logo depois, o atacante marcou o segundo e ainda viu Hércules marcar o terceiro do time de Vojvoda. Antes do final do primeiro tempo, o camisa 21 completou o seu hat-trick em 42 minutos.

Na segunda etapa, o Sport até tentou pressionar e fazer gols para tentar empatar o duelo. O único tento saiu aos 38 minutos, com Gustavo Coutinho., mas, depois do primeiro tempo avassalador, pouco adiantou.

Grande final

A final da Copa do Nordeste será decidida em dois jogos, que serão realizados nos dias 5 (quarta-feira) e 9 (domingo) de junho. Na decisão, o Fortaleza vai encarar o CRB, que eliminou o Bahia em plena Arena Fonte Nova.

 

Estado anuncia campanha para vacinar 600 mil crianças contra a poliomielite

27/05/24

Por: Nicolle Gomes

http://blogfolhadosertao.com.br

A ação terá início  hoje (27). O “Dia D” será em 8 de junho
A estratégia de vacinação objetiva ainda a eliminação do risco de reintrodução do poliovírus no Brasil. (Foto: Divulgação)
A estratégia de vacinação objetiva ainda a eliminação do risco de reintrodução do poliovírus no Brasil. (Foto: Divulgação)
A Secretaria Estadual de Saúde de Pernambuco (SES-PE) anunciou, nesta sexta (24), o início da Campanha Nacional de Vacinação contra a poliomielite.
A ação terá início na segunda-feira (27) e seguirá até o dia 14 de junho, com a meta de imunizar 600 mil crianças.
A campanha pretende proteger crianças menores de 5 anos contra uma doença grave, caracterizada por um quadro de paralisia, que acomete os membros inferiores de forma irreversível.
Para realização da mobilização nacional, o estado recebeu, na quinta (23), do Ministério da Saúde (MS) 480 mil doses da vacina. O “Dia D” de mobilização será em 8 de junho.
“A poliomielite está erradicada do Brasil há 35 anos, mas temos uma responsabilidade enorme de garantir que tudo continue da mesma forma. Para isso, temos que manter a cobertura vacinal no nível de segurança. O Ministério da Saúde estabelece que a cobertura deve ser acima de 95%. Vamos fazer de tudo para irmos além desses números em 2024, por isso, é importante manter a vigilância e continuar vacinando. Temos o compromisso de levar nossas crianças aos postos mais próximos das suas residências”, afirma a secretária de Saúde de Pernambuco, Zilda Cavalcanti.
Público
Para Campanha Nacional, o público alvo prioritário definido para o Ministério da Saúde é a imunização da população formada por meninos e meninas com idades de 1 até 5 anos, que consiste em uma estimativa de 488 mil pessoas.
Para este público, a vacina deve ser aplicada com a via oral (gotinha), desde que a criança já tenha recebido as três doses de vacina poliomielite (injetável) do esquema básico.
As crianças menores de 1 ano também serão contempladas na mobilização, com foco na atualização da caderneta de vacinação.
Mães, pais e responsáveis por todas as crianças menores de 5 anos devem buscar a unidade de saúde mais próxima, munidos do cartão de vacina para verificação da situação vacinal e receber a dose do imunobiológico conforme indicado.
Estratégia
A estratégia de vacinação objetiva ainda a eliminação do risco de reintrodução do poliovírus no Brasil, que teve seu último caso em 1989, em Souza, na Paraíba. O Brasil possui o certificado de erradicação da transmissão autóctone (circulação dentro do território).
No entanto, diante da evolução do cenário de baixas coberturas vacinais, em 2023 o Brasil foi classificado como de alto risco para reintrodução do vírus pela Organização Pan-Americana de Saúde (OPAS).
Risco
Pernambuco é considerado um Estado com risco de reintrodução da doença, em decorrência da cobertura vacinal  inferior ao preconizado, de 95% do público alvo.
Em 2023, a cobertura para poliomielite em crianças menores de 1 ano foi de 82,68%, registrando um leve aumento desde os últimos três anos: 2020 (72,78%), 2021 (69,01%) e 2022 (76,25%).
“As baixas coberturas vacinais, observadas desde 2016 em todo o país, podem possibilitar o surgimento de bolsões de pessoas não imunizadas e dar o cenário perfeito para que o poliovírus seja reintroduzido em nosso território. A estratégia da vacinação se faz necessária para tornar uma importante parcela de nossa população, considerada de extrema vulnerabilidade, protegida”, reforça a superintendente de Imunizações do estado, Jeane Tavares Torres.
Programa
O Programa Estadual de Imunizações (PEI-PE) tem  reforçado com os municípios a adoção da metodologia do microplanejamento.
Isso consiste, entre diversos pontos, no reconhecimento da realidade local, como a área de abrangência de uma equipe da Estratégia Saúde da Família (ESF) e Unidade Básica de Saúde (UBS), fortalecendo a descentralização e a territorialização das ações.
“Estamos em contato permanente com as gestões municipais reforçando e estimulando a realização de ações de saúde voltadas vacinação extramuros, a exemplo de creches e escolas, ações com equipes itinerantes, realização de busca ativa vacinal (casa a casa), locais com grande circulação de pessoas, horário ampliado de Unidades de Saúde ou Pontos de Vacinação, mapeamento de populações localizadas em áreas de difícil acesso, entre outros”, explica a coordenadora estadual de imunização de Pernambuco, Magda Costa.
Poliomielite no mundo
Quando considerado o cenário de circulação da poliomielite no mundo, observa-se a confirmação de casos da doença no Afeganistão e no Paquistão em 2024. Na região das Américas, o último caso foi registrado no Peru, em 1991.
Evento
Aconteceu na manhã desta sexta (24), o encontro “Imuniza Pernambuco”, para discutir estratégias para identificar crianças e jovens que não tomaram vacinas ou estão com atraso vacinal.
Promovido pelo Fundo das Nações Unidas para a Infância (Unicef), o evento pretende  apresentar também boas práticas intersetoriais dos municípios e as medidas para garantir a atualização da carteira de vacinação, como a adoção de decretos municipais de imunização e intersetorialidade.
Foram convidados representantes de cidades que participam do Selo Unicef.

Papa dá pontapé inicial à primeira Jornada Mundial das Crianças

27/05/24

Por AFP

http://blogfolhadosertao.com.br

O papa foi recebido com entusiasmo por dezenas de milhares de crianças
Papa Francisco
O papa Francisco deu o pontapé inicial, neste sábado (25), em Roma, a um jogo de futebol disputado entre duas equipes de jovens jogadores no âmbito da primeira Jornada Mundial das Crianças.

De pé em frente à sua cadeira, o pontífice, amante do futebol, chutou a bola que deu início à partida de cinco minutos disputada por equipes que misturavam crianças e ex-astros da Liga italiana, como o goleiro Gigi Buffon, entre outros.

Em sua chegada ao Estádio Olímpico de Roma, o papa Francisco foi recebido com entusiasmo por dezenas de milhares de crianças, acompanhadas de suas famílias e vindas de todos os continentes.

Foram lidas várias mensagens de crianças, como a de Victor, um palestino de nove anos, dizendo “só queremos brincar, estudar e viver livres como tantas outras crianças no mundo”.

Pela manhã, o papa recebeu um grupo de crianças ucranianas e palestinas, segundo nota do Vaticano, que não deu mais detalhes.

Atualmente, a Faixa de Gaza é cenário de uma guerra sangrenta entre Israel e o grupo palestino Hamas, desencadeada pelos ataques sem precedentes do movimento islamista em solo israelense, em 7 de outubro.

A Ucrânia, por sua vez, enfrenta as tropas russas desde o início da invasão do país vizinho ao seu território, há mais de dois anos.

“Sei que ficam tristes com as guerras que provocam muitos mortos e sofrimentos. Estão preocupados com as mudanças climáticas e suas consequências”, escreveu o pontífice em mensagem às crianças.

A Jornada Mundial das Crianças é uma iniciativa do papa Francisco, a quem um menino perguntou no ano passado porque as crianças não tinham um dia para elas enquanto os mais velhos tinham a Jornada Mundial da Juventude havia décadas.

Nesta ocasião, Francisco respondeu às perguntas de várias crianças, enquanto distribuiu doces.

A um menino que lhe perguntou se a paz é possível, respondeu que “a paz sempre é possível” e que para alcançá-la é preciso dar a mão ao próximo, declarou, segurando a mão do menino e convidando todos os presentes ao estádio a fazer o mesmo.

Esta Jornada Mundial das Crianças termina no domingo com uma missa na praça de São Pedro, no Vaticano, presidida pelo pontífice.

ABCP Nordeste e Univasf promovem curso de Escrita Solidária para ajudar vítimas das enchentes do Rio Grande do Sul

25/05/24

AscomUnivasf

http://blogfolhadosertao.com.br

Com o objetivo de colaborar financeiramente com vítimas das enchentes no Rio Grande do Sul, a Associação Brasileira de Ciência Política (ABCP) Regional Nordeste realiza o curso “Escrita Solidária: ação para o Sul”. O curso será realizado no formato remoto, de 4 a 6 de junho, com o apoio das Universidades Federal do Vale do São Francisco (Univasf), Federal de Alagoas (Ufal) e Federal da Bahia (UFBA), entre outras instituições apoiadoras. Podem participar aqueles que tenham concluído ou estejam matriculados em cursos de graduação, mestrado ou doutorado, com interesse em desenvolver habilidades de escrita, aprender noções básicas de ortografia e entender como escrever melhor. As inscrições estão abertas e podem ser realizadas até as 12h do dia 4 de junho.

Os interessados devem se inscrever através de um formulário eletrônico, mediante o pagamento do valor de R$ 25,00. O curso será ministrado por Joyce Miranda Leão Martins, vice-diretora da ABCP Regional Nordeste e docente de Ciência Política no Instituto de Ciências Sociais, da Universidade Federal de Alagoas (Ufal). O curso ocorrerá às 19h, terá duração de 6 horas e será dividido em duas partes, para abordar a escrita acadêmica e a escrita literária. Os valores arrecadados serão repassados às equipes de apoio que estão atuando no Rio Grande do Sul.

O curso “Escrita Solidária: ação para o Sul” pretende apresentar a escrita como ferramenta do conhecimento, da memória e da liberdade, abordar as especificidades da escrita literária e da escrita acadêmica, como suas aproximações e distanciamentos, além de truques para a escrita, segredos de estilo e noções básicas de ortografia. Baseado nas ideias de jornalistas, escritores e acadêmicos, o objetivo geral da ação é unir a escrita à solidariedade.

Segundo a diretora da ABCP Regional Nordeste e professora do Colegiado de Ciências Sociais (Ciso) da Univasf, Simone Viscarra, o curso de escrita será o primeiro de uma série de ações da associação, e foi escolhido por não haver distinção de área acadêmica para os participantes e assim poder contemplar o máximo de pessoas interessadas.  “Essa é uma ação que já tínhamos em mente e por tanto a escrita literária ou a escrita acadêmica serem temas bastante abrangentes, o curso irá contribuir com a formação de todas as áreas do conhecimento”, destaca a docente.

TJPE bate um milhão de decisões e despachos em cinco meses, aponta a ferramenta Decisômetro

27/05/24

Ascom TJPE
http://blogfolhadosertao.com.br
Sede do TJPE fica no Recife  (Foto: Arquivo)

Em apenas cinco meses de funcionamento, a ferramenta tecnológica criada por iniciativa do TJPE para permitir que as pessoas acompanhem a produtividade do Judiciário estadual, o Decisômetro, aponta que mais de um milhão de decisões e despachos foram proferidos no período.

Foram 216.176 decisões, 456.757 despachos, e 149.693 julgamentos, no 1º Grau; 17.099 decisões, 69.699 despachos, e 48.423 julgamentos, nos Juizados Especiais; e 19.011 decisões, 27.651 despachos, e 31.232 julgamentos, no 2º Grau.  No total, foram 252.286 decisões, 554.107 despachos, e 229.348 julgamentos, totalizando 1.035.741 atos judiciários.

Implantado no começo da atual gestão do TJPE, o Decisômetro funciona no site do Tribunal e fica exposto em telas nas entradas dos prédios do Judiciário estadual. No computador ou ao celular, com um simples clique, qualquer pessoa pode ter acesso à quantidade de decisões, despachos e julgamentos do primeiro grau, dos Juizados e do segundo grau. Os números são atualizados automaticamente, sempre que os magistrados e magistradas lançam as decisões, despachos e julgamentos no Processo Judicial Eletrônico (PJe).

“Diariamente, nossos juízes e juízas, desembargadores e desembargadoras, com o apoio de servidores e servidoras, cumprem seu papel de julgar, de proferir decisões, de assinar despachos, enfim, de fazer a Justiça funcionar para o bem da população pernambucana. Os atuais números do Decisômetro mostram o empenho e dedicação de todos os que fazem a Justiça Estadual”, disse o presidente do TJPE, desembargador Ricardo Paes Barreto, autor da ideia de criar a ferramenta.

Inscrições para seleção de estágio na AGU se encerram hoje (27). Veja as oportunidades no Nordeste !

27/05/24

Ascom AGU

http://blogfolhadosertao.com.br

 

Estudantes de ensino médio e de vários cursos de nível superior podem se inscrever. No Nordeste, há oportunidades em todos os estados. Veja a lista dos cursos

As inscrições para o processo seletivo de estágio na Advocacia-Geral da União foram prorrogadas para até as 12h do dia 27 de maio. A seleção, para formação de cadastro de reserva, é destinada a estudantes de nível médio e superior devidamente matriculados em instituições de ensino público e privado. Edital e inscrições neste link: https://pp.ciee.org.br/vitrine/12151/detalhe

Podem se inscrever estudantes de nível superior nas áreas de Direito, Administração, Informática, Ciências Contábeis, Comunicação Social, entre outras. A lista de cursos e localidades está disponível no Anexo I do edital. O processo seletivo reserva cotas para candidatos com deficiência e autodeclarados negros (pretos ou pardos).

No Nordeste, há oportunidades em todos os estados:
Maranhão – Nível médio e Administração, Ciências Contábeis, Direito e Informática.
Piauí – Administração, Ciências Contábeis, Direito e Informática.
Ceará – Em Fortaleza, Administração, Ciências Contábeis, Direito e Informática; e em Sobral, Direito.
Rio Grande do Norte – Em Natal, Administração, Ciências Contábeis, Direito e Informática; e em Mossoró, Direito.
Paraíba – Em João Pessoa, Administração, Ciências Contábeis, Direito e Informática; e em Campina Grande, Direito.
Pernambuco – Nível médio e Administração, Recursos Humanos, Secretariado, Arquitetura e Urbanismo, Ciências Contábeis, Direito, Engenharia Civil e Informática.
Alagoas – Administração, Ciências Contábeis, Direito e Informática.
Sergipe – Administração, Ciências Contábeis, Direito e Informática.
Bahia – Em Ilhéus, nível médio e Direito; em Salvador, nível médio e Administração, Ciências Contábeis, Direito e Informática; e em Vitória da Conquista, nível médio e Direito.

Os estagiários de nível médio contam com auxílio de R$ 486,05 para jornada de trabalho de 20 horas semanais e R$ 694,36 para 30 horas semanais. Já os estagiários de nível superior irão receber R$ 787,98 para jornada de trabalho de 20 horas por semana e R$ 1.125,98 por 30 horas. Os estagiários também receberão auxílio-transporte no valor de R$ 10 por dia.

Para participar do processo seletivo, os estudantes de nível médio responderão à prova online com questões de língua portuguesa e matemática. Já os alunos de direito farão prova com as matérias de língua portuguesa, conhecimentos gerais e específicos em direito constitucional, administrativo e processual civil. Quanto aos demais cursos as questões serão de língua portuguesa, conhecimentos gerais e informática. O gabarito e o caderno de prova serão disponibilizados dia 28 de maio de 2024 e a lista de classificação ficará disponível dia 27 de junho.

Os classificados na prova online seguirão para a fase de entrevistas nas unidades da AGU. A convocação para entrevista será feita pelo CIEE mediante contato telefônico ou por e-mail.

Para mais informações ou dúvidas relacionadas ao processo seletivo, entre em contato com a Central de Atendimento do CIEE, através do número 0800-771-2433 ou pelo e-mail eucandidato@ciee.ong.br.