Prevenção: PRF inicia Operação Corpus Christi hoje (29) em Pernambuco

29/05/24

Ascom PRF

http://blogfolhadosertao.com.br

Radares portáteis e bafômetros serão utilizados durante a fiscalização

 

Polícia Rodoviária Federal inicia Operação Corpus Christi em Pernambuco

Com a chegada de mais um feriado prolongado e o consequente aumento na movimentação de veículos nas rodovias federais de Pernambuco, a Polícia Rodoviária Federal (PRF) inicia, hoje (29), a Operação Corpus Christi 2024. A iniciativa segue até o domingo (2) e coincide com o encerramento do Movimento Maio Amarelo, que busca chamar a atenção para a violência no trânsito em todo o país.

A expectativa é de que haja um fluxo mais intenso de veículos em direção ao litoral e interior do estado, principalmente na BR 101, que dá acesso às praias de Pernambuco, e nas BRs 232, 104, 407 e 428, que levam ao Agreste e Sertão do estado. Atenta à essa movimentação, a PRF irá reforçar a fiscalização em trechos críticos das rodovias, a partir de levantamentos dos locais onde mais ocorrem colisões com feridos ou mortes.

Para prevenir mortes por excesso de velocidade, os policiais irão atuar com radares portáteis que captam a velocidade do veículo a cerca de um quilômetro de distância. Com o objetivo de retirar condutores alcoolizados das rodovias, as equipes irão realizar abordagens com o uso de etilômetros, mais conhecidos como bafômetros. As ultrapassagens em local proibido também estarão no foco da fiscalização e as motocicletas terão uma atenção especial da PRF, devido ao aumento na quantidade de sinistros envolvendo esses veículos.

Em continuidade às ações do Maio Amarelo, serão realizadas ações em conjunto com outros órgãos para alertar motoristas, passageiros e pedestres sobre o papel de cada um na construção de um trânsito mais seguro e humanizado. Durante as abordagens, os ocupantes do veículo receberão informações sobre cuidados que preservam vidas e dicas de direção defensiva.

Ações de enfrentamento ao crime também serão intensificadas, com o apoio do Comando de Operações Especializadas da PRF. O reforço busca levar mais segurança a quem vai viajar nesse período e coibir assaltos, receptação, porte ilegal de arma, tráfico de drogas e contrabando de mercadorias.

Recomendações:

Descanse bem antes de dirigir e confira a validade da CNH e do licenciamento;

Verifique os equipamentos obrigatórios e faça uma revisão do veículo;

Mantenha uma distância segura no trânsito, em especial de ônibus e caminhões;

Transporte crianças nos dispositivos adequados à idade e ao peso de cada uma;

Respeite os limites de velocidade e jamais misture bebida e direção;

Em caso de emergência, ligue 191.
[13:21, 28/05/2024] +55 81 8222-1494: Áudio-release Operacão Corpus Christi 2024
PRF Bruna Lima
Assessoria de Comunicação da PRF/PE

Suape registra desembarque recorde de carros elétricos chineses

29/05/24

Ascom Suape

http://blogfolhadosertao.com.br

É a maior operação de importação de automóveis já registrada pelo hub de veículos do atracadouro. Navio da BYD que transportou a carga atracou pela primeira vez no Brasil

Miniatura do anexo
Miniatura do anexoMiniatura do anexo
O Porto de Suape registrou mais um recorde no Hub de Veículo com o desembarque de 5.459 automóveis de modelos variados da BYD, gigante mundial chinesa na fabricação de automóveis, caminhões e ônibus movidos a baterias elétricas. O navio Explorer Nº 1 BYD, construído pela própria empresa, atracou em Suape na segunda-feira (27) para realizar, no Cais 5, uma megaoperação de 48 horas que envolveu dezenas de trabalhadores. Essa é a maior operação de veículos importados já registrada na história do atracadouro, que tem 45 anos de fundação e configura como o sexto porto público mais movimentado do país.

Os detalhes da megaoperação foram anunciados, na manhã desta terça-feira (28), durante entrevista coletiva no centro administrativo da estatal portuária, que contou com a participação de jornalistas de todo o país. O encontro foi conduzido pelo diretor-presidente do Porto de Suape, Marcio Guiot, e pelo gerente-sênior Supply Chain (cadeia de suprimentos) da BYD, Leonardo Felipe. Após uma breve apresentação do complexo e do Hub de Veículos, os profissionais da mídia acompanharam a operação de desembarque dos veículos elétricos e conheceram as instalações da embarcação, que tem capacidade para transportar 7 mil automóveis.

“A escolha do Porto de Suape como porta de entrada para os carros elétricos da BYD é mais um case de sucesso do nosso hub de veículos, que expande, gradativamente, seu raio de alcance. É uma operação gigante e contínua que vai se repetir nos próximos meses, representando um incremento muito positivo para Pernambuco e para o Nordeste”, pontua o diretor-presidente da estatal portuária, Marcio Guiot.

“Estamos felizes pelo Explore Nº 1 BYD chegar, pela primeira vez, em solo brasileiro, representando o nosso avanço no setor do transporte e nossa expansão em mercados estrangeiros. E o Porto de Suape é um local estratégico para desembarcarmos nossos carros híbridos e elétricos que seguirão para consumidores de todo o país”, Tyler Li, Presidente da BYD Brasil.

Essa é quarta operação da BYD no atracadouro pernambucano, sendo a primeira no modelo ro-ro (carga embarcada e desembarcada de um navio utilizando as suas próprias rodas, incluindo automóveis, caminhões, tratores e reboques, ou com o recurso a plataformas específicas munidas de rodas).  A primeira movimentação foi em 15 de abril, com 1.972 unidades. A segunda, em 1º de maio, com o desembarque de 695 veículos. A terceira ocorreu em 14 de maio, com 1.722 unidades.

Todos os modelos desembarcados no Terminal de Contêineres de Suape (Tecon) foram transportados da China até Suape em contêineres adaptados e em flat rack (equipamento usado para transporte ou armazenagem de cargas com excesso de altura e/ou largura), para que os automóveis chegassem ao porto pernambucano em perfeito estado.

Os automóveis permanecerão armazenados nos Pátios Públicos de Veículos de Suape até que a liberação e trâmites alfandegários sejam concluídos. Após essa etapa, os veículos seguem destino para concessionárias do Nordeste e de outras partes do país. “O incremento das operações do hub de veículos consolida a vocação logística de Suape, porto que se localiza num raio de 800 quilômetros de sete capitais da região (Recife, João Pessoa, Natal, Fortaleza, Maceió, Aracaju e Salvador)”, afirma o diretor de Desenvolvimento e Gestão Portuária de Suape, Rinaldo Lira.

O Hub de Veículos do Porto de Suape é o mais movimentado do Norte/Nordeste. Em 2023, registrou crescimento de 42% nas operações em relação ao ano anterior, totalizando 80.705 unidades, entre exportação, importação e transbordo. A estimativa para 2024 é bastante otimista e deverá ultrapassar a marca de 100 mil unidades.  Em 2022, a alta foi de 19% em relação a 2021, com a entrada/saída de 56.936 unidades.

RESULTADOS

A movimentação do Porto de Suape segue em alta. A estatal portuária registrou aumento de 3% no primeiro trimestre deste ano em relação ao mesmo período do ano passado. No total, contabilizou 6.006.942 toneladas de carga no primeiro trimestre de 2024. O destaque ficou para a operação de veículos (aumento de 34%, com 21.298 unidades). O número de atracações também foi positivo, com a atracação de 383 navios, o equivalente a um crescimento de 4,1%.

Exposições Patrimônios de Pernambuco e Fundarpe 50 anos desembarcam em Bodocó

29/05/24

Ascom Fundarpe

http://blogfolhadosertao.com.br

 

Mostras itinerantes estão viajando por todas as regiões do Estado

 

Portal Cultura PE

O patrimônio do Estado de Pernambuco vem sendo reverenciado, desde o semestre passado, em duas exposições itinerantes: Patrimônios de Pernambuco, que teve como ponto de partida o conteúdo da 4ª edição da Cartilha Patrimônios de Pernambuco: Materiais e Imateriais; e Fundarpe 50 anos: História, Arte, Cultura e Patrimônio, que resume a trajetória da Fundação do Patrimônio Histórico e Artístico de Pernambuco, órgão tão importante e necessário cujos resultados da atuação transcendem as fronteiras do Estado.

Agora a próxima parada desse combo acontece no município de Bodocó, na região do Sertão do Araripe pernambucano, onde ficam à mostra no Colégio Municipal Antônia Lócio da Cruz, nesta quarta-feira (29), às 19h. A visitação pública, gratuita, ocorre de 3 e 28 de junho, de segunda a sexta-feira, das 7h30 às 11h30 e das 13h às 17h.

Realizada pela Gerência Geral de Preservação do Patrimônio Cultural da Fundarpe, Patrimônios de Pernambuco foi lançada durante o 31º Festival de Inverno de Garanhuns, realizado pelo Governo de Pernambuco, em julho de 2023, no espaço Praça da Palavra Luís Jardim. A exposição reúne informações sobre os bens culturais do Estado, sua localização e seus processos de reconhecimento.

Com recursos lúdicos, a mostra permite a interação do público com o universo cultural do Estado, contando com quebra-cabeças sobre as categorias de patrimônio cultural. A proposta é que todas as pessoas visitantes aprendam, reflitam e brinquem com o patrimônio e se sintam motivadas a atuar em seu reconhecimento e proteção.

Em 20 de dezembro foi inaugurada, na Torre Malakoff, no Recife, Fundarpe 50 anos: História, Arte, Cultura e Patrimônio. A exposição leva o público ao encontro com os Patrimônios Materiais, Imateriais e Vivos do Estado. Continua com um passeio pela variedade dos equipamentos culturais (Casa da Cultura, Cinema São Luiz, Cine-Teatro Guarany, Espaço Pasárgada, Museu de Arte Contemporânea, Museu de Arte Sacra, Museu do Barro de Caruaru, Museu do Estado, Museu Regional de Olinda, Teatro Arraial Ariano Suassuna e Torre Malakoff) e da multiculturalidade dos festivais culturais, assim como encaminha à reflexão sobre a relevância da contribuição do Fundo Pernambucano de Incentivo à Cultura (Funcultura) para a cultura estadual.

A mostra ainda convida o público a conhecer as experiências e ações desenvolvidas pela Fundação e a se reconhecer nos muitos projetos e nas muitas atividades elaboradas e acompanhadas pela instituição reforçando o sentimento de pertencimento nos diversos grupos que constituem nossa sociedade.

Em fevereiro de 2024 a exposição desembarcou no município de Brejo da Madre de Deus, no Agreste Central do Estado, e, em maio, aportou em Salgueiro, no Sertão Central, onde ficou exposta até o último domingo (26), em conjunto com Patrimônios de Pernambuco.

De Bodocó, o combo segue para Triunfo, no Sertão do Pajeú, onde permanece no mês de julho. Também já está prevista uma parada em Santa Maria da Boa Vista, no Sertão do São Francisco, em setembro.

Crédito das fotos: Mano Casado/Secult-PE/Fundarpe

No Recife: Raquel Lyra lança última etapa do Circuito Literário de Pernambuco

29/05/24

Imprensa PE
http://blogfolhadosertao.com.br
No Recife, governadora Raquel Lyra lança última etapa do Circuito Literário de Pernambuco - Blog do Sérgio Salles
 
A governadora Raquel Lyra e a sua vice, Priscila Krause, deram início, nesta terça-feira (28), à última etapa do Circuito Literário de Pernambuco (CLIPE), denominada Etapa Região Metropolitana e Zonas da Mata. O evento, que segue até a próxima segunda-feira (3), no Parque de Exposições do Cordeiro, na Zona Oeste do Recife, conta com estandes de editoras estaduais e nacionais, montados para a comercialização de livros para todas as idades e gostos. Os servidores da Secretaria Estadual de Educação que estiverem em pleno exercício de suas funções poderão usufruir do Bônus Livro no valor de R$ 1 mil para professores e R$ 500 para analistas e assistentes.
 
“Estamos investindo muito na formação dos nossos profissionais de educação, dando a oportunidade para que eles tenham acesso à compra de livros e brinquedos pedagógicos. O Circuito Literário de Pernambuco foi descentralizado este ano, já passamos pelo Agreste e Sertão e agora chegamos na Região Metropolitana do Recife. Isso faz parte de uma série de investimentos que estamos fazendo junto a estes profissionais da rede estadual, para permitir que todos possam crescer, continuar alcançando seus sonhos e desenvolvendo melhor as suas atividades”, destacou Raquel Lyra.
 
De acordo com a secretária executiva de Desenvolvimento da Educação, Tarcia Silvia, nesta etapa, mais de 18 mil profissionais foram contemplados com o Bônus Livro. “O bônus facilita o acesso à leitura, fazendo com que os profissionais adquiram mais livros para que possam ampliar o debate em torno do direito à igualdade, à equidade e à contemplação da diversidade”, ressaltou.
 
Com o tema “Culturas periféricas de saberes ancestrais: educação, diversidade e equidade”, o CLIPE busca promover o debate sobre educação, diversidade e igualdade racial em solo pernambucano, com uma programação vasta e diversificada. 
 
Professor de matemática da rede pública estadual na Região Metropolitana do Recife, Thiago Burlamaqui destacou a importância do Circuito Literário para os educadores e alunos. “Agradeço o incentivo concedido pelo Governo do Estado a todos nós, professores. Essa é uma grande oportunidade para que, até mesmo os nossos alunos, possam adquirir mais conhecimento”, enfatizou o educador.
 
Também estiveram presentes no evento o deputado estadual Renato Antunes; o secretário de Turismo e Lazer, Daniel Coelho; os secretários executivos Juliana Gouveia (Mulher) e Igor Cadena (Casa Civil); e o vereador do Recife, Davi Muniz.
 
Fotos: Miva Filho/Secom


Aurélio Camilo

Seleção Brasileira Feminina treina no Arruda e Marta recebe homenagem do Santa Cruz

29/05/24

Davi Saboya

http://blogfolhadosertao.com.br

Seleção Brasileira Feminina se prepara no Arruda para amistoso contra a Jamaica

Seleção Brasileira Feminina realizou um treino aberto, na tarde desta terça-feira (28), no Arruda. Centenas de torcedores compareceram ao estádio para acompanhar a segunda atividades das jogadoras da Canarinho no Recife. Durante a movimentação, a craque Marta foi homenageada pelo Santa Cruz e recebeu uma camisa personalizada.

“Hoje, homenageamos a grandíssima Marta por tudo que fez pela nossa seleção e o futebol feminino”, escreveu o Santa Cruz, em publicação no Instagram. A camisa coral foi entregue pelo presidente da Comissão Patrimonial, Victor Pessoa de Melo.

O Brasil enfrenta a Jamaica, em amistoso, no sábado (1), às 17h (de Brasília), na Arena de Pernambuco. Mais de 20 mil ingressos foram vendidos de forma antecipada. O recorde da Seleção Feminina no Estado tinha sido de 10 mil pessoas em 1995. Os bilhetes para o jogo estão custando entre R$ 20 e R$ 40.

No dia 4 de junho, terça-feira, as jogadoras brasileiras enfrentam a Jamaica, de novo, só que na Arena Fonte Nova, em Salvador. Os confrontos servem como preparação para a equipe do técnico Arthur Elias visando as Olimpíadas de Paris.

A delegação da Seleção Brasileira Feminina desembarcou na segunda-feira (27), no Recife, e já começou a trabalhar no Arruda no mesmo dia. Entre as jogadoras, as craques Marta, Cristiane e Tamires.

““Estar na Seleção Principal, para mim, é a realização de um sonho. Quando eu era pequena, sempre assistia a Marta, a Formiga e a Cristiane na tv, e eu sempre me imaginava lá. Então, estar aqui é indescritível”, afirmou a meia brasileira Yaya.

Na última passagem pelo Recife, a Seleção Brasileira Feminina disputou uma amistoso contra a Seleção Pernambucana. Na ocasião, que aconteceu há 11 anos, a partida marcou a estreia da goleira pernambucana Bárbara com a camisa verde e amarela.

Performace: Recife sobe 15 posições e se torna 6ª capital com maior taxa de crianças alfabetizadas na idade certa

29/5o5/24

Imprensa PCR
http://blogfolhdosertao.com.br

Com o programa Primeiras Letras, a capital pernambucana saltou do 21° lugar para sexto lugar entre as capitais, ficando à frente de cidades como São Paulo, Rio de Janeiro, Belo Horizonte e Salvador

Em 2023, o Recife alcançou o percentual de 62,4% de alunos que foram alfabetizados na idade certa, conforme os parâmetros estabelecidos pelo Ministério da Educação. Isso significa dizer que mais da metade das crianças que estudam em escolas da rede pública municipal estão alfabetizadas até os 7 anos de idade. Os dados foram divulgados, nesta terça-feira (28/05), pelo Ministério da Educação (MEC), em evento realizado em Brasília, e fazem parte do primeiro relatório do programa Criança Alfabetizada, do governo federal.

Com isso, Recife firma-se no 6° lugar entre as capitais com maiores taxas de alfabetização do Brasil, inclusive, acima da média nacional, que é de 56%. A capital pernambucana também superou o índice geral do estado de Pernambuco, que foi de 59%.

“Entendemos que o programa Criança Alfabetizada é um compromisso nacional para melhorar a qualidade do ensino e elevar os resultados de aprendizagem dos estudantes de todo o país. Os números do Recife refletem todo o esforço e todo o investimento que a cidade tem feito na educação. Ainda em 2021, lançamos o nosso programa Primeiras Letras, por meio da Secretaria de Educação, para alfabetizar os estudantes na idade certa. Este é o maior programa de alfabetização da história da Rede Municipal de Ensino do Recife, beneficiando mais de 35 mil estudantes em 260 unidades de ensino da rede municipal. E agora já estamos colhendo os resultados concretos de um trabalho contínuo, feito com muito compromisso público e amor por todos os nossos gestores, coordenadores, professores e demais profissionais dessa área. A educação é a base para que as nossas crianças cresçam e se desenvolvam da melhor forma possível”, afirmou o prefeito João Campos.

Em apenas dois anos, a cidade do Recife saltou 15 posições no ranking de crianças alfabetizadas, segundo os resultados divulgados pelo Ministério da Educação. Saiu do 21º lugar, em 2021, para a 6ª colocação, em 2023. “Com muita alegria, nós celebramos esse momento histórico para a educação do Recife, com esse grande avanço nos nossos resultados de alfabetização e no crescimento da quantidade de crianças alfabetizadas na cidade do Recife. Queria aproveitar para fazer um grande agradecimento a todas as nossas escolas, a todos os nossos gestores, coordenadores pedagógicos, professores, enfim, a todos que fazem a educação do Recife por essa conquista, que é uma conquista da nossa educação, mas, acima de tudo, uma conquista das nossas crianças do Recife. E a nossa educação vai seguir avançando”, ressaltou o secretário de Educação do Recife, Fred Amâncio.

Com investimentos na ordem de R$ 20 milhões até 2024, o Programa Primeiras Letras, lançado pela Prefeitura do Recife, é um projeto multisetorial, com seis eixos diferentes, incluindo formação de professores, de coordenadores e de gestores, material didático, matriz curricular, integração das escolas, incentivos para as escolas, além do trabalho em parceria como nossos professores, gestores e coordenadores pedagógicos a fim de apoiar atividades realizadas dentro do ambiente escolar.

IP
Imprensa PCR<imprensa@recife.pe.gov.br>
Imprensa PCR
Ter, 28/05/2024 18:20
Miniatura do anexo

GABINETE DE IMPRENSA

Recife sobe 15 posições e se torna 6ª capital com maior taxa de crianças alfabetizadas na idade certa

Com o programa Primeiras Letras, a capital pernambucana saltou do 21° lugar para sexto lugar entre as capitais, ficando à frente de cidades como São Paulo, Rio de Janeiro, Belo Horizonte e Salvador

Em 2023, o Recife alcançou o percentual de 62,4% de alunos que foram alfabetizados na idade certa, conforme os parâmetros estabelecidos pelo Ministério da Educação. Isso significa dizer que mais da metade das crianças que estudam em escolas da rede pública municipal estão alfabetizadas até os 7 anos de idade. Os dados foram divulgados, nesta terça-feira (28/05), pelo Ministério da Educação (MEC), em evento realizado em Brasília, e fazem parte do primeiro relatório do programa Criança Alfabetizada, do governo federal.

Com isso, Recife firma-se no 6° lugar entre as capitais com maiores taxas de alfabetização do Brasil, inclusive, acima da média nacional, que é de 56%. A capital pernambucana também superou o índice geral do estado de Pernambuco, que foi de 59%.

“Entendemos que o programa Criança Alfabetizada é um compromisso nacional para melhorar a qualidade do ensino e elevar os resultados de aprendizagem dos estudantes de todo o país. Os números do Recife refletem todo o esforço e todo o investimento que a cidade tem feito na educação. Ainda em 2021, lançamos o nosso programa Primeiras Letras, por meio da Secretaria de Educação, para alfabetizar os estudantes na idade certa. Este é o maior programa de alfabetização da história da Rede Municipal de Ensino do Recife, beneficiando mais de 35 mil estudantes em 260 unidades de ensino da rede municipal. E agora já estamos colhendo os resultados concretos de um trabalho contínuo, feito com muito compromisso público e amor por todos os nossos gestores, coordenadores, professores e demais profissionais dessa área. A educação é a base para que as nossas crianças cresçam e se desenvolvam da melhor forma possível”, afirmou o prefeito João Campos.

Em apenas dois anos, a cidade do Recife saltou 15 posições no ranking de crianças alfabetizadas, segundo os resultados divulgados pelo Ministério da Educação. Saiu do 21º lugar, em 2021, para a 6ª colocação, em 2023. “Com muita alegria, nós celebramos esse momento histórico para a educação do Recife, com esse grande avanço nos nossos resultados de alfabetização e no crescimento da quantidade de crianças alfabetizadas na cidade do Recife. Queria aproveitar para fazer um grande agradecimento a todas as nossas escolas, a todos os nossos gestores, coordenadores pedagógicos, professores, enfim, a todos que fazem a educação do Recife por essa conquista, que é uma conquista da nossa educação, mas, acima de tudo, uma conquista das nossas crianças do Recife. E a nossa educação vai seguir avançando”, ressaltou o secretário de Educação do Recife, Fred Amâncio.

Com investimentos na ordem de R$ 20 milhões até 2024, o Programa Primeiras Letras, lançado pela Prefeitura do Recife, é um projeto multisetorial, com seis eixos diferentes, incluindo formação de professores, de coordenadores e de gestores, material didático, matriz curricular, integração das escolas, incentivos para as escolas, além do trabalho em parceria como nossos professores, gestores e coordenadores pedagógicos a fim de apoiar atividades realizadas dentro do ambiente escolar.

Oportunidade: Compesa prorroga Campanha de Negociação de dívida

29/05/24

Imprensa Compesa

http://blogfolhadoserto.com.br

A iniciativa foi adotada para atender à demanda de clientes

 

Quem ainda não negociou dívidas junto à Compesa, para aproveitar as vantagens da campanha Quita Fácil, contará com mais um mês para zerar débitos. É que a ação foi prorrogada em atendimento a pedidos de clientes, que solicitaram a ampliação do prazo para que tenham mais tempo de regularizar as pendências. Outro fator que motivou o prazo estendido foi a grande procura de clientes para adesão à campanha, permitindo assim, que um maior número de pessoas pudesse aproveitar as facilidades desta negociação. Por isso, a Compesa decidiu levar a campanha para o dia 30 de junho, quando a iniciativa deveria ser encerrada no dia 31 de maio.

 

De março até o momento, mais de 90 mil clientes já aproveitaram e negociaram as dívidas junto à Companhia. As vantagens oferecidas pela campanha não serão alteradas, ou seja, as opções para pagamentos à vista ou parcelado continuam. Os clientes que decidirem pelo pagamento à vista terão desconto de até 50%, e quem realizar a negociação pelo aplicativo ou site da Compesa terá um desconto adicional de mais 10%, chegando a um total de até 60% de desconto sobre a dívida, a depender do histórico do débito.

 

De acordo com o gerente de Arrecadação da Compesa, Bruno Lisboa, os clientes, além de receberem descontos, podem parcelar o pagamento em até 21 vezes no cartão de crédito. “Com essa nova oportunidade, esperamos ampliar o número de negociações porque, para a Compesa, o entendimento entre empresa e cliente sempre é a melhor opção. Não temos interesse em cortar o fornecimento de água ou negativar o cliente. Por isso, estamos oferecendo excelentes oportunidades para não deixar ninguém com conta pendente”, ressaltou o gerente.

 

Os inscritos na Tarifa Social também serão beneficiados com a prorrogação da campanha Quita Fácil. Eles poderão negociar dívidas com parcelamento de até 60 vezes sem juros.

 

As negociações podem ser feitas pelo aplicativo Compesa, no site www.compesa.com.br (na Loja Virtual) ou em uma das lojas de atendimento em todo o estado.

 

Congresso rejeita veto de Lula e amplia proibição das saídas temporárias de presos

29/05/24

Agência Câmara de Notícias

http://blogfolhdosertao.com.br

Na mesma sessão, parlamentares decidiram manter veto do ex-presidente Bolsonaro a pena de prisão para quem distribui fake news em campanhas eleitoraisImagem do autor

No debate do veto das saídas temporárias, o deputado Chico Alencar (Psol-RJ) lamentou que o conservadorismo do Congresso seja contaminado pela visão extremista do mundo. “Fazem um escarcéu contra o governo Lula, como se ele não tivesse compromisso com programas sociais. Vedar todas as saídas temporárias não é racional. De 835 mil presos, 182 mil têm direito a essa saída”, alertou.

Autor do projeto original, o deputado Pedro Paulo (PSD-RJ) criticou os critérios da lei classificados por ele de “frouxos” na época da apresentação do projeto, mas considerou o texto aprovado pelo Congresso rigoroso demais. “Uma ínfima minoria comete um delito quando sai. De um total de 34 mil presos que tiveram direito ao benefício nas saídas no estado de São Paulo no Natal de 2023, apenas 81 (nenhuma mulher) cometeram crimes e de menor potencial”, lembrou.

Já para o deputado Kim Kataguiri (União-SP), “todos os incentivos dados pelo Brasil e pelo governo brasileiro são incentivos para o cometimento de crime. “Infelizmente, no Brasil, cometer crime compensa. O sujeito sabe que não vai ser punido; se for punido, sabe que a punição vai ser branda; e o índice de reincidência é gigantesco”, afirmou.

Segurança Nacional

Em votação no painel eletrônico, o Congresso decidiu manter vetos do ex-presidente Jair Bolsonaro a dispositivos do Projeto de Lei 2462/91, que instituiu a lei sobre crimes contra o Estado Democrático de Direito.

Assim, continuam vetados itens como: crime de disseminação de fake news em campanhas eleitorais, que poderia ser punido com reclusão de 1 a 5 anos; crime de impedir, com violência ou ameaça grave, o exercício pacífico e livre de manifestação de partidos políticos, movimentos sociais, sindicatos, órgãos de classe ou demais grupos políticos, associativos, étnicos, raciais, culturais ou religiosos, que seria punível com reclusão de 1 a 4 anos ou 2 a 12 anos se disso resultar lesão grave ou morte; agravantes em todos os crimes contra o Estado de Direito quanto ao emprego de violência ou grave ameaça exercidas com emprego de arma de fogo e perda de cargo por funcionário público ou militar.

Para o deputado Hildo Rocha (MDB-MA), os vetos deveriam ter sido derrubados. “Nós somos a favor da derrubada desse veto, porque queremos punir com prisão as pessoas que promovem fake news, que têm mesmo de ir para a cadeia, pegar cinco anos de prisão. Além disso, queremos fortalecer os partidos políticos na ausência do Ministério Público Eleitoral”, disse.

Já o deputado Cabo Gilberto Silva (PL-PB) defendeu a manutenção dos vetos. “O PL tem responsabilidade com o ordenamento jurídico brasileiro, tem responsabilidade com a liberdade de expressão, com o trabalho de segurança pública estabelecido no artigo 144 da Constituição”, afirmou.

Leis orçamentárias

Vários dispositivos da Lei de Diretrizes Orçamentárias (LDO 2024) e da Lei Orçamentária Anual (LOA 2024) também tiveram vetos rejeitados, como os que acrescentam metas adicionais para o orçamento deste ano, a exemplo de ações integradas de saúde e educação para crianças com deficiência e ações de incentivo ao uso de energias renováveis.

Terras na Amazônia

Em relação ao Projeto de Lei 2757/22, o Parlamento derrubou vetos para conceder nova chance de quitação de terras da União regularizadas na Amazônia Legal, objeto da Lei 14.757/23.

Caberá ao Poder Executivo definir condições financeiras e prazos para o pagamento se o contrato de regularização tiver sido assinado antes de 25 de junho de 2009 (data da Lei 11.852/09, que estipulou regras para a regularização).

O terceiro de boa-fé, proprietário de outros imóveis rurais e que tenha adquirido a terra do beneficiário original, mesmo com cláusula no contrato original de regularização impedindo essa venda, poderá obter novo parcelamento se a soma de suas propriedades não passar 15 módulos fiscais.

Nesse tipo de regularização, os contratos estipulam cláusulas resolutivas, que implicam a rescisão do contrato se essas condições não forem cumpridas, como proibição de venda por dez anos, respeito à legislação ambiental, uso da terra para destinação agrária e não exploração de mão de obra em condição análoga à de escravo, entre outras.

Com a quitação, acabarão todas as cláusulas impeditivas para área total de até 15 módulos fiscais se for comprovado que o imóvel está inscrito no Cadastro Ambiental Rural (CAR).

Entretanto, os benefícios não poderão ser concedidos a quem explorar mão de obra escrava, e o fim dessas cláusulas resolutivas não isenta o titulado da responsabilidade por infrações ambientais, trabalhistas e tributárias.

A liberação de títulos de domínio sem seguir essas regras implicará responsabilidade civil, administrativa e penal por parte do gestor.

Para as situações em que se deve comprovar o grau de utilização da terra, o texto permite ao proprietário pedir a atualização do laudo sobre essa exploração e seu grau de eficiência, quando ele tiver sido realizado há mais de cinco anos.

Polícia Civil

Na Lei 14.735/23, serão incluídos itens com veto derrubado relativos ao Projeto de Lei 1949/07, que institui a Lei Orgânica das Polícias Civis.

Entre os pontos que passarão a ser lei estão direitos como auxílio-saúde, de caráter indenizatório, nos termos da legislação do respectivo ente federativo; e carga horária mensal de “efetivo labor” com duração máxima estabelecida na legislação do respectivo ente federativo, não superior a 40 horas semanais, garantidas horas extraordinárias.

Os policiais contarão ainda com licença remunerada para o desempenho de mandato classista concedida a, no mínimo, três dirigentes em associação nacional, federação, confederação ou sindicato, sem prejuízo de outros direitos e vantagens, de aposentadoria policial especial, de promoções e progressões funcionais, de prerrogativas da função ou de benefícios do cargo efetivo enquanto perdurar a licença.

Policiais militares

Em relação à Lei Orgânica das Policias Militares e Corpos de Bombeiros (Lei 14.751/23), foram rejeitados itens para permitir a esses profissionais exercerem funções no âmbito de outro ente federado por meio de permuta ou cessão com autorização expressa dos respectivos comandantes-gerais; e que asseguram ao coronel nomeado para o cargo de comandante-geral prerrogativas de general de brigada para fins de precedência e sinais de respeito.

Os policiais e bombeiros contarão com seguro de vida e de acidentes ou indenização fixada em lei do ente federado, quando vitimados no exercício da função ou em razão dela.

Sobre o tempo de serviço, outro item garantirá àquele que foi afastado para exercer mandato eletivo a contagem do tempo de mandato para recálculo de sua remuneração na inatividade, se não for integral.

ICMS

Outro veto analisado diretamente no painel eletrônico e rejeitado pelo Congresso trata da isenção do ICMS na transferência de produtos entre estabelecimentos de uma mesma empresa.

A regra geral consta da Lei Complementar 204/23, oriunda do Projeto de Lei Complementar 116/23, e inclui na legislação uma decisão do Supremo Tribunal Federal (STF) sobre o tema.

O veto derrubado permitirá às empresas beneficiadas por incentivos fiscais do ICMS equipararem essa operação àquelas que geram pagamento do imposto, o que permitirá a elas aproveitar o crédito com as alíquotas do estado nas operações internas ou com as alíquotas interestaduais nos deslocamentos entre estados diferentes.

Adiamento

Os parlamentares decidiram adiar para uma próxima sessão do Congresso vetos sobre reserva legal (Veto 9/23), sobre flexibilização de registros de agrotóxicos (Veto 47/23), sobre a retomada do programa Minha Casa, Minha Vida (Veto 18/23) e sobre despacho gratuito de bagagem (Veto 30/22).

Corpus Christi é feriado ou ponto facultativo?

28/05/24
Agência O Globo
http://blogfolhadosertao.com.br
Em cidades onde data é feriado, a folga é obrigatória; já onde é ponto facultativo a decisão de dar folga ou não é do empregador
Veja em quais capitais o feriado de Corpus Christi, no dia 30 de maio, é feriado ou ponto facultativo
Comemorada 60 dias depois da páscoa, a data de Corpus Christi, associada a religião católica, não é um feriado nacional, como muitos pensam. A depender da cidade, o dia pode ser ponto facultativo, sem folga obrigatória. Por isso, trabalhadores do setor privado, particularmente de setores como comércio e serviços, devem conferir se terão de trabalhar ou não.De acordo com o advogado trabalhista Solon Tepedino, a Consolidação das Leis do Trabalho (CLT) não regulariza pontos facultativos, de forma que fica a cargo do empregador dar a folga para seus funcionários ou não.

— Os empregadores, nesse caso, são totalmente livres para conduzir as suas atividades nesses dias. O empregador tem flexibilidade para decidir fechar o estabelecimento ou trabalhar normalmente. Já no feriado, se o empregado trabalha ele tem que receber um serviço ou compensar — explicou.

Caso o empregador decida manter o trabalho, o ponto facultativo vai funcionar normalmente, como qualquer outro dia, sem necessidade de compensação. Se o trabalhador quiser usar seu banco de horas

Caso o empregador decida manter o trabalho, o dia de trabalho vai transcorrer normalmente, como qualquer outro dia, sem necessidade de compensação. Se o trabalhador quiser usar seu banco de horas para pedir uma folga no ponto facultativo (seja na quinta ou na sexta) e negociar isso com seu chefe, a decisão é do empregador, que tem o poder diretivo.

— Não é encargo do funcionário decidir quando vai compensar seu banco de horas. E no ponto facultativo, não se aplica o pagamento de horas extras ou adicionais. O ponto facultativo é direcionado aos funcionários públicos, que são dispensados do serviço sem prejuízo da remuneração. E aí as empresas privadas podem aderir ou não a isso — explica Tepedino.

Quem decide quais serão as datas de ponto facultativo em cada ano é o governo federal, por meio de decreto publicado no final do ano anterior.

Confira em quais capitais a data é feriado e em quais é ponto facultativo

Centro-oeste

Brasilia (DF) – ponto facultativo

Campo Grande (MS) – feriado municipal

Cuiaba (MG) – feriado municipal

Goiás (GO) – ponto facultativo

Nordeste

Aracaju (SE) – feriado municipal

Fortaleza (CE) – feriado municipal

João Pessoa (PB) – ponto facultativo

Maceió (AL) – feriado municipal

Natal (RN) – feriado municipal

Recife (PE) – ponto facultativo

Salvador (BA) – feriado municipal

São Luís (MA) – feriado municipal

Teresina (PI) – feriado municipal

Norte

Belém (PA) – feriado municipal

Boa Vista (RR) – ponto facultativo

Macapá (AP) – ponto facultativo

Manaus (AM) – feriado municipal

Palmas (TO) – ponto facultativo

Porto Velho (RO) – ponto facultativo

Rio Branco (AC) – ponto facultativo

Sudeste

Belo Horizonte (MG) – feriado municipal

Rio de Janeiro (RJ) – ponto facultativo

São Paulo (SP) – feriado municipal

Vitória (ES) – feriado municipal

Sul

Curitiba (PR) – feriado municipal

Florianópolis (SC) – feriado municipal

Porto Alegre (RS) – feriado municipal

E quais são os próximos feriados de 2024?

Feriados nacionais:

7 de setembro: Independência do Brasil (sábado);

12 de outubro: Nossa Senhora Aparecida (sábado);

2 de novembro: Finados (sábado);

15 de novembro: Proclamação da República (sexta-feira);

20 de novembro: Consciência Negra (quarta-feira)

25 de dezembro: Natal (quarta-feira)

Pontos facultativos:

30 de maio: Corpus Christi (quinta-feira);

28 de outubro: Dia do Servidor Público (segunda-feira).

Seleção Brasileira Feminina promove treino aberto hoje (28) terça-feira no Arruda

28/05/24

Davi Saboya

http://blogfolhadosertao.com.br

 

Seleção Brasileira Feminina enfrenta a Jamaica em amistoso na Arena de Pernambuco

No próximo sábado, o Brasil encara a Jamaica em amistoso, às 17h (de Brasília), na Arena de Pernambuco, em São Lourenço da Mata. Mais de 20 mil ingressos já foram comercializados para o jogo.

Os valores dos bilhetes para a partida variam entre R$ 20 e R$ 40. A compra é feita pelo site também e pode ser realiza até meia hora antes do início do jogo, no dia 1º de junho (data da partida). Quem quiser comprar a entrada pode comprar por meio do Pix e Cartão de Crédito.

A delegação da Seleção Brasileira Feminina desembarcou nesta segunda-feira (27), no Recife, e já começou a trabalhar no Arruda. Entre as jogadoras, as craques Marta, Cristiane e Tamires. Depois do jogo em Pernambuco, a equipe do técnico Arthur Elias embarca para Salvador, onde enfrenta novamente a Jamaica.

Última passagem em Pernambuco

Há 11 anos que a Seleção Brasileira Feminina não joga na capital pernambucana. Na ocasião, enfrentou a Seleção Pernambucana em amistoso. A partida marcou a estreia da goleira pernambucana Bárbara com a camisa verde e amarela.

recorde de público no Estado para acompanhar as jogadores do Brasil é de 10 mil torcedores. A marca aconteceu em 1995, quando o Brasil venceu por 10×0 Portugal na Ilha do Retiro.