Crise Política: Mendonça se licencia da presidência do UB no Recife e apoia Daniel Coelho

30/05/24

Por JC

http://blogfolhadosertao.com.br

A decisão é motivada pela discordância da escolha da executiva nacional da sigla em apoiar a pré-candidatura à reeleição de João Campos

 

Foto da matéria: Mendonça anuncia apoio à pré-candidatura de Daniel Coelho e se licencia da presidência do União Brasil no Recife

O deputado federal Mendonça Filho (UB) anunciou, nesta quarta-feira (29), apoio à pré-candidatura de Daniel Coelho (PSD) à Prefeitura do Recife e o afastamento da direção municipal do União Brasil, durante o processo eleitoral. A decisão é motivada pela discordância da escolha da executiva nacional da sigla em apoiar a pré-candidatura à reeleição do prefeito da capital pernambucana, João Campos.

De acordo com o político, João Campos construiu esse apoio numa articulação nacional entre o PSB e o União Brasil, que passa pela garantia de votos da bancada socialista à candidatura do líder do UB, Elmar Nascimento, à presidência da Câmara dos Deputados, em 2025.

“Sempre tive lado. Todos sabem que sou aliado da governadora Raquel Lyra (PSDB) e, também, das minhas divergências históricas com o campo da esquerda. Discordo da decisão da executiva nacional e, por isso, passo a ser dissidente do partido no processo eleitoral do Recife”, afirmou Mendonça.

O deputado considera Coelho a melhor opção para governar o Recife.

“Daniel é preparado, conhece bem a cidade, seus desafios e tem capacidade de oferecer uma alternativa de gestão para o Recife, que sofre com problemas crônicos”, completou.

O pré-candidato demostrou alegria em receber o apoio do parlamentar.

“Fico feliz com o apoio de Mendonça ao projeto de Raquel e a nossa pré-candidatura. Sempre com votações expressivas no Recife, Mendonça é uma liderança que agrega. Vai nos ajudar muito”, afirmou Daniel Coelho.

RESOLUÇÃO PARTIDÁRIA

Ainda segundo Mendonça, o apoio da executiva nacional do União Brasil à João Campos tem como base a resolução partidária que estabelece que, em municípios com mais de 200 mil eleitores, os apoios passam pela autorização do comando nacional do partido.

No entanto, as articulações nacionais entre o União Brasil e o PSB inviabilizaram a decisão de Mendonça de levar o União Brasil do Recife a apoiar o candidato apoiado pela governadora Raquel Lyra.

Com o afastamento de Mendonça Filho, assume a presidência municipal do União Brasil no Recife o primeiro vice-presidente Leonardo de Souza Leão.

Agressão da PM contra vereadora Liana Cirne completa três anos; dois homens perderam parte da visão em ação truculenta

30/05/24

Midias Sociais

http://blogfolhadosertao.com.br

Caso ocorreu no Recife no dia 29 de maio de 2021 em protesto contra o governo Bolsonaro.
Miniatura do anexo

Três anos após ação truculenta da Polícia Militar de Pernambuco durante um protesto que ocorria de maneira pacífica contra o presidente Bolsonaro (PL), no centro do Recife, a vereadora Liana Cirne (PT) fez novas cobranças sobre o caso. Na ocasião, Liana foi agredida com spray de pimenta.

A operação ocorreu na manhã do dia 29 de maio de 2021 e terminou com dois trabalhadores cegos, que foram atingidos pela polícia com tiros de borracha no rosto, além de diversos manifestantes feridos.

Liana  Cirne, que não estava participando da manifestação e se encaminhava para prestar assistência jurídica a quem estava sendo detido pela polícia, foi agredida com spray a menos de um palmo de distância.

Nas redes sociais, a vereadora voltou a questionar quem teria dado a ordem para que os policiais, abruptamente e sem nenhum motivo, disparassem contra os manifestantes balas de borracha e bombas de gás lacrimogêneo.

“Fui brutalmente atingida por spray de pimenta ao tentar evitar que mais pessoas sofressem com a abordagem criminosa dos policiais que naquele dia receberam uma ordem para nos calar a qualquer preço. Dois trabalhadores perderam parte da visão. Três anos se passaram e ainda buscamos por resposta. Quem deu a ordem?”, questionou Liana Cirne.

Apenas em Fevereiro deste ano, o terceiro-sargento Reinaldo Belmiro Lins, que cegou Jonas Correia de França, pegou 30 dias de prisão administrativa. O PM que cegou Daniel Campelo ainda não foi punido.

Em maio de 2022, um policial foi responsabilizado pela agressão contra Liana Cirne. Ele pegou 21 dias de detenção, no entanto, o PM apontado não foi quem de fato atirou o produto químico.

As últimas informações são de que os policiais envolvidos na operação respondem a um processo criminal em fase de instrução, que ainda não tem previsão de julgamento.

Pernambuco acumula a criação de 4,6 mil novos postos de trabalho de janeiro a abril deste ano

30/05/24

Pernambuco acumula a criação de 4,6 mil novos postos de trabalho de janeiro a abril deste ano
Comunicação SEDEPE
http://blogfolhadosertao.com.br
O resultado é o melhor para o período desde 2022, após a fase crítica da pandemia. Os dados são do Novo CAGED, método de geração de estatísticas do emprego formal
Miniatura do anexo

De janeiro a abril deste ano, Pernambuco gerou 4.688 novos empregos. O acumulado representa um avanço significativo na comparação com o ano passado, quando os quatro primeiros meses somavam a perda de 234 postos de trabalho. O resultado de 2024 também é muito superior ao do mesmo período do ano de 2022, em que, com a retomada de contratações após a fase mais crítica da pandemia, o estado criou 444 empregos. É observada melhora, ainda, no saldo de abril neste ano, mês historicamente marcado por saldo negativo no estado. A análise é feita com base nos dados do Novo Caged, divulgados nesta quarta-feira (29), pelo Ministério do Trabalho e Emprego (MTE).

“Quando analisamos o contexto dos dados do Novo Caged para Pernambuco nos últimos anos, fica nítida a tendência de aquecimento da economia e melhora na geração de empregos. Abril é um mês em que costuma haver um grande número de demissões no estado, por causa de fatores como a entressafra da cana-de-açúcar e da uva, por exemplo, o que puxa o saldo de empregos para o negativo. Mesmo assim, o resultado negativo deste mês, de 1.103, foi menos da metade do de abril do ano passado, quando foram fechados 2.721 postos de trabalho”, afirma a secretária de Desenvolvimento Profissional e Empreendedorismo de Pernambuco, Amanda Aires.

No recorte que se refere à população feminina, o resultado é ainda mais animador. Este mês de abril teve o saldo positivo de 2.033 novos empregos para mulheres em Pernambuco. Com o resultado, o estado já acumula a criação de 9.326 postos de trabalho para as pernambucanas, desde janeiro de 2024. Em âmbito geral, outro ponto favorável para as trabalhadoras e os trabalhadores pernambucanos é o aumento do salário médio de admissão. Em abril deste ano, foi observado o incremento de 5,47% no valor, em relação ao mês de março. Assim, a média salarial em Pernambuco, que corresponde a R$ 1.889,96, é a segunda maior do Nordeste.

SETORES – Entre os grandes setores produtivos do estado, três obtiveram saldo de empregos positivo em abril de 2024: Serviços (4.436), Construção Civil (1.651) e Comércio (487). Vale destacar a geração de empregos a cada mês, nos setores de Serviços e Construção. No acumulado de janeiro a abril, a área de serviços já criou 17.409 postos de trabalho, enquanto a da construção obteve 4.397 novas carteiras assinadas.

Já o saldo negativo de abril foi ocasionado, principalmente, pelo setor da Indústria, com ênfase na categoria de Fabricação e Refino de Açúcar, que fechou 5.884 postos de trabalho. Enquanto isso, o setor de Agropecuária perdeu 745 empregos na categoria Cultivo de Uva e 680 na categoria Cultivo de Cana-de-açúcar.

“É importante lembrar que esses cidadãos não ficarão desassistidos. Pensando nos trabalhadores rurais e da indústria da cana-de-açúcar desligados na entressafra, o Governo do Estado fez um incremento, desde o ano passado, de 73% no valor do benefício do Programa Chapéu de Palha.  Os trabalhadores já estão cadastrados e começam a receber o dinheiro a partir do mês de junho. Além disso, para impulsionar a recolocação dos pernambucanos no mercado de trabalho, o programa Qualifica PE oferece uma gama de cursos gratuitos, em parceria com o Sistema S, em conformidade com a demanda dos profissionais e do potencial produtivo de cada região”, considera a secretária Amanda Aires.

NOVO CAGED – O Novo Caged é um método de geração de estatísticas do emprego formal que capta informações do Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Caged), do Sistema de Escrituração Digital das Obrigações Fiscais, Previdenciárias e Trabalhistas (eSocial) e do sistema Empregador Web. A partir dos dados reunidos, é possível calcular a subtração entre o número de admissões e o de demissões ocorridas em um determinado período, obtendo-se o saldo (positivo ou negativo) de postos de trabalho formal.

Univasf divulga resultado parcial da seleção para Programa de Mobilidade Estudantil InterIES para período 2024.1

30/05/24

Ascom Univasf

http://blogfolhadosertao.com.br

Univasf está com inscrições abertas para Programa de Mobilidade Estudantil | Petrolina e Região | G1

A Pró-Reitoria de Ensino (Proen) da Universidade Federal do Vale do São Francisco (Univasf) divulgou, na sexta-feira (24), o resultado parcial da seleção para o Programa de Mobilidade Estudantil InterIES, convênio Univasf/Uneb/UPE/Facape/IFSertãoPE, para a qual estudantes das instituições conveniadas poderiam se inscrever para cursar disciplinas no período letivo 2024.1 da Univasf.

Os recursos ao resultado parcial devem ser enviados até amanhã (28) para o e-mail:  dpeg.proen@univasf.edu.br, da Diretoria de Programas Especiais de Graduação (DPEG) da Proen.

O resultado final do processo seletivo será divulgado até o dia 11 de junho no site da Proen. Mais informações estão disponíveis no edital e na página da Proen.

Prefeitura do Recife disponibiliza projeto da Rede Compaz para replicação em Pernambuco

29/05/24

Imprensa PCR
http://blogfolhadoseertao.com.br
 
Na manhã desta sexta-feira (24), prefeitos e outras autoridades políticas pernambucanas conheceram a unidade do Ibura
img_alt


Nesta sexta-feira (24), o prefeito do Recife, João Campos, recebeu diversas autoridades políticas pernambucanas para uma visita ao Centro Comunitário da Paz (Compaz) Educador Paulo Freire, localizado no bairro do Ibura. Vinculados à Secretaria de Segurança Cidadã da Prefeitura do Recife, os Compaz se tornaram uma referência no Brasil e se destacam tanto pela estrutura, quanto pelos serviços e atendimentos oferecidos, a exemplo de cursos de capacitação, orientação jurídica, assistência social, aulas de artes e esportes, entre outros. Durante o encontro, o prefeito do Recife colocou o projeto do equipamento premiado pela ONU à disposição dos outros municípios pernambucanos.

“Ficamos muito felizes em receber outras cidades no Recife para conhecerem a nossa Rede Compaz. Temos certeza que a criança que cresce dentro de uma biblioteca, com livros, aulas de esporte e momentos de lazer, não irá colocar uma arma em sua mão no futuro. Precisamos ter políticas públicas como o Compaz sendo compartilhadas com outras cidades para transformar a vida de quem mais precisa e eu me coloco à disposição, assim como disponibilizo o projeto do equipamento, para que cada vez mais pessoas tenham acesso à cidadania no nosso estado”, ressaltou o prefeito João Campos.

Em fevereiro, a Rede Compaz foi reconhecida com o Prêmio de Serviço Público das Nações Unidas, destacando-se como iniciativa exemplar que melhor contempla os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) e excelência no serviço público. Hoje, o Recife conta com cinco unidades destes equipamentos, nos bairros de Alto Santa Terezinha, Cordeiro, Madalena, Ilha de Joana Bezerra e Ibura. O sexto, no terreno do Aeroclube, no Bairro do Pina, está em construção e deve ser inaugurado em breve.

“Essa é uma agenda que estamos fazendo constantemente, várias pessoas do estado e do país têm nos procurado para conhecer a boa política e as boas práticas realizadas no Compaz. Para nós é uma honra estar recebendo essa comitiva para que eles possam propagar esse programa em todo o estado, nas suas diferentes cidades. O objetivo final sempre é levar a cidadania para cada vez mais pessoas”, explicou Gabriel Cavalcante, secretário de Segurança Cidadã do Recife.

Nos espaços são oferecidos serviços de cidadania, além das unidades das Bibliotecas pela Paz, que têm a intenção de aproximar crianças, jovens e adultos, por meio de atividades lúdicas e interativas, do convívio com os livros. Nelas, também há computadores com acesso à internet, salas de estudo e área infantil com arte-educadores para auxiliar em diversas atividades. Entre as atividades oferecidas estão: contação de histórias; apresentações teatrais, musicais, circenses e literárias; rodas de diálogos com temáticas de combate às drogas, racismo, homofobia e violência contra a mulher, confecção de livros, cine debates, atividades manuais (artesanato), música, brincadeiras populares, além de colônia de férias nos meses de recesso escolar.

“Vamos levar dessa experiência o exemplo de como a prefeitura pode chegar mais perto das comunidades. Todas essas cidades da região metropolitana, principalmente a minha, têm serviços em locais mais distantes. Por outro lado, no Compaz, os serviços estão todos juntos. Isso, logicamente, beneficia milhares de famílias que não precisam se locomover tanto para ter acesso aos serviços públicos, o que é o mais importante. Cada cidade tem sua realidade e peculiaridade, mas acredito que podemos nos inspirar no Compaz e adaptar a ideia para cada lugar”, afirmou Vinícius Labanca, prefeito de São Lourenço da Mata.

 
Também participaram da visita ao Compaz os ex-prefeitos Carlos Santana (Ipojuca), Madalena Brito (Arcoverde), Elias Gomes (Jaboatão dos Guararapes e Cabo de Santo Agostinho), Joaquim Lapa (Carpina) e Júnior Matuto (Paulista). Além disso, marcaram presença o prefeito de Abreu e Lima, Flávio Gadelha, a vereadora de Surubim, Véia De Aprígio, e os deputados estaduais Gleide Ângelo, Sileno Guedes e Rodrigo Farias.
 
Fotos: Rodolfo Loepert/Prefeitura do Recife

 

Com investimento de R$ 15 milhões, Raquel Lyra anuncia a 24ª edição da Fenearte e lança o Programa Pernambuco Artesão

29/05/24

Imprensa PE

http:blogfolhadosertao.com.br

Uma das novidades é a venda antecipada dos ingressos, que já podem ser comprados

Com investimento de R$ 15 milhões, governadora Raquel Lyra anuncia a 24ª  edição da Fenearte e lança o Programa Pernambuco Artesão – Blog Nossa Voz

A 24ª edição da Fenearte – Feira Nacional de Negócios do Artesanato – foi lançada no auditório do Centro de Artesanato, nesta terça-feira (28), pela governadora Raquel Lyra e a sua vice, Priscila Krause. Este ano, o evento recebe o aporte total de R$ 15 milhões por parte do Governo do Estado. A edição anual da maior feira de artesanatos da América Latina terá como tema “Sons do Criar – Artesanato que Toca a Gente”. A feira será realizada de 3 a 14 de julho, no Centro de Convenções de Pernambuco, em Olinda.

“A 24ª edição da Fenearte tem como tema os sons que estão nos ateliês de cada um daqueles que fazem parte da nossa cultura e da nossa história. Serão cinco mil expositores, nesta edição que vai extrapolar os muros do Centro de Convenções de Olinda, chegando ao Interior. Assinamos um convênio com o Sebrae para trabalhar o programa de Pernambuco Artesão, para garantir melhor qualificação aos nossos artistas, de quem faz a economia criativa de Pernambuco, para que os artesãos possam viver do seu ofício no seu chão e não somente a grande culminância, que é a Fenearte”, destacou Raquel Lyra.

O grande homenageado da edição será o Mestre Nado, artesão olindense conhecido por sua produção de instrumentos musicais a partir do barro. Ele será homenageado com uma exposição no Mezanino do Centro de Convenções, na mesma área onde acontecem as Oficinas Fenearte.

A feira é uma realização da Agência de Desenvolvimento Econômico de Pernambuco (Adepe). Ao todo, irão participar mais de cinco mil artesãos, expositores e empreendedores pernambucanos e também vindos de outros estados e até de outros países. Os artistas irão expor em cerca de 700 espaços de comercialização.

“Nesta edição a gente chega ao Interior, com o circuito Fenearte, onde também vamos ofertar qualificação profissional e empreendedorismo. Vamos valorizar esses artesãos não só durante a Fenearte, mas antes e depois da sua realização. Então, o projeto de investir na economia do artesanato pernambucano perpassa a feira, expandindo por todo o Estado”, afirmou o presidente da Adepe, André Teixeira Filho.

Uma das novidades deste ano é a ampliação da entrada de acesso dos visitantes. Também haverá aumento no número de bilheterias, passando de 18 para 30. Além disso, serão instalados totens de autoatendimento, balcão de informações e telas para que os visitantes acompanhem a programação diária da feira.

“A Fenearte se consolidou enquanto importante política pública do Estado e como ambiente de relevância para o desenvolvimento da cadeia do artesanato e da economia de Pernambuco. Nosso desafio agora é tornar a feira ainda melhor. Temos novidades que trarão maior conforto, acesso e melhores experiências para todos”, disse a diretora-geral de Promoção da Economia Criativa da Adepe e diretora-executiva da Fenearte, Camila Bandeira.

A expectativa é superar o público de 315 mil pessoas que frequentou a feira no ano passado. Otimismo que se reflete no recorde de inscrições para o setor Individual Pernambuco, que reúne artesãos do Estado: 1.400 candidatos para os 300 estandes disponíveis nesta área.

PERNAMBUCO ARTESÃO – Na ocasião do lançamento, a governadora Raquel Lyra assinou, junto ao presidente do Sebrae, Murilo Guerra, o convênio que dá início ao Programa Pernambuco Artesão. A iniciativa consiste numa série de ações, como a continuidade do Estudo da Cadeia Produtiva do Artesanato, iniciado na edição passada; seminários e jornadas criativas em sete regiões do Estado; oficinas, palestras e participação em feiras nacionais.

MESTRES – Dois mestres do artesanato pernambucano, com trabalhos já reconhecidos, passam a integrar a Alameda dos Mestres da Fenearte: Nicinha, de Caruaru, e Saúba, de Jaboatão dos Guararapes.

Cleonice Otília da Silva, a Nicinha, tem o barro como matéria-prima para as suas criações, que são acompanhadas por poemas seus. Sua inspiração é a arte figurativa e imaginativa do Mestre Galdino. A artesã mantém ateliê no Alto do Moura e participa do grupo Flor do Barro.

José Antônio da Silva, o Saúba, é conhecido por fazer brinquedos populares de madeira, como o mané-gostoso (boneco articulado, com braços ligados por barbante a hastes de madeira) e o rói-rói.

INGRESSOS – Pela primeira vez, haverá venda antecipada de ingressos. A medida vai evitar a formação de longas filas durante a feira e traz mais comodidade aos visitantes. As vendas estão abertas pelo site https://www.evenyx.com/24a-fenearte e em pontos de venda físicos: nos shoppings Boa Vista (quiosque Ticket Folia), Guararapes (Loja Artesanato de Jaboatão), Patteo (loja Cobogó Collab), Paulista North Way (loja Luckwu Artes), Plaza (loja Crabolando), Recife (quiosque Ingresso Prime), RioMar (quiosque Ingresso Prime) e Tacaruna (lojas Club da Miçanga e Cia. da Montagem). Os ingressos custam R$ 12 (inteira) e R$ 6 (entrada), de segunda a quinta-feira; e R$ 16 (inteira) e R$ 8 (meia), de sexta-feira a domingo.

O evento contou com a presença dos deputados estaduais Antônio Morais e France Hacker, dos secretários estaduais Amanda Aires (Desenvolvimento Profissional e Empreendedorismo), Cacau de Paula (Cultura), Mauricélia Montenegro (Ciência, Tecnologia e Inovação), Bianca Teixeira (Procuradoria Geral do Estado), Mariana Melo (Mulher), Daniel Coelho (Turismo e Lazer) e Cícero Morais (Desenvolvimento Agrário, Pecuária e Pesca). Também participaram a presidente da Fundarpe, Renata Borba; o presidente da Empetur, Eduardo Loyo; a presidente do IPA, Ellen Viegas, e o presidente da CEPE, João Freire.

Fotos: Hesíodo Góes/Secom

 

 

 

Ação de Governo: Pernambuco supera média nacional em alfabetização e fica entre os dez estados com a melhor colocação na série histórica

29/05/24

Imprensa PE
http://blogfolhadosertao.com.br
 
Com 59% dos estudantes alfabetizados na idade certa, estado já superou a meta de 56,3% projetada para 2025 e está colocado no 9° lugar do ranking comparativo da série histórica
Miniatura do anexoMiniatura do anexo

Pela primeira vez na história, a taxa de alfabetização de Pernambuco ficou acima da média nacional. De acordo com os dados divulgados pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), 59% dos estudantes pernambucanos estão alfabetizados na idade certa. O número supera a taxa nacional, que é de 56%. Os dados são relativos a 2023 e foram apresentados, nesta terça-feira (28), pelo 1º Relatório de Resultados do Indicador Criança Alfabetizada. O Estado ainda aparece entre os dez com a melhor colocação na série histórica de alfabetização.

 
“Temos priorizado a educação por entendermos que a melhoria na qualidade do ensino, na infraestrutura das escolas e na garantia da permanência dos jovens na sala de aula transforma, de fato, a realidade do nosso Estado. Estamos trabalhando para ampliar o direito à alfabetização das crianças em todas as regiões, porque é desta forma que diminuímos as desigualdades e melhoramos a qualidade de vida dos pernambucanos”, destacou Raquel Lyra.
 
Pernambuco ainda obteve uma melhor colocação na série histórica de alfabetização. Em 2019, ocupava a 15ª posição no ranking, caindo para 16ª em 2021. No entanto, em 2023, subiu para a 9ª colocação, estando agora entre os dez melhores Estados do Brasil.
 
De acordo com os dados divulgados pelo MEC, Pernambuco ultrapassou a meta estabelecida pelo para 2023, que era de 45%. Com um aumento de 41% em relação à meta, o Estado já superou o objetivo projetado para 2025, que é de 56,3%. Outro destaque foi a alta taxa de participação dos estudantes nas avaliações, com 92% dos estudantes avaliados, sendo o terceiro melhor estado neste quesito.
 
“Este indicador é extremamente representativo para o nosso Estado. Pela primeira vez, ficamos acima da média nacional e em segundo lugar na região Nordeste. Chegamos à nona colocação, superando a meta deste ano, que era voltar para os índices pré-pandêmicos. O resultado demonstra a mobilização e o incentivo promovidos pelo Governo do Estado”, pontuou a secretária executiva de Desenvolvimento da Educação, Tárcia Silva.
 
O avanço de Pernambuco é ainda mais notável quando os dados são relacionados aos de anos anteriores. Em comparação à última avaliação, realizada em 2021, o Estado mais que dobrou o percentual de estudantes alfabetizados na idade certa, saltando de 28% para 59%, representando um aumento de 114%.
 
O Governo de Pernambuco tem executado o maior investimento da história na rede pública de ensino. Por meio do Juntos pela Educação, o orçamento de R$ 5,5 bilhões será aplicado até o ano de 2026 na melhoria das escolas, criação de 60 mil vagas de educação infantil e transporte escolar, por exemplo.
 
Fotos: Hesíodo Góes/Secom.

Pesquisa aponta que prefeita de Cedro pode perder para a mesma adversária de 2020

29/05/24

Por Magno Martins

http://blogfolhadosertao.com.br

Marly Quental está  em desvantagem  para Riva Bezerra na primeira pesquisa realizada pelo Instituto Opinião no município

A primeira pesquisa de intenções de voto promovida pelo Instituto Opinião em parceria com este Blog, no município de Cedro, aponta para uma inversão do resultado eleitoral de 2020. Se o pleito fosse hoje, a prefeita Marly Quental (MDB) sairia derrotada para a ex-candidata Riva Bezerra (PSD). A gestora obteve 30,9% da preferência na pesquisa estimulada, ante os 35,5% da adversária. Já o vereador Zé de Benga (Avante) apareceu com 14,8%. Outros 13% se declararam indecisos, enquanto 5,8% votariam nulo, branco ou em nenhum dos três nomes postos.

Na pesquisa espontânea, Riva também apareceu a frente de Marly, mas com diferença mais apertada. A pessedista somou 26,7%, enquanto a prefeita tem 25,5%. Zé de Benga foi lembrado por 8,2%, enquanto o ex-prefeito Neguinho de Zé Arlindo, esposo de Marly, recebeu 1,2%. Nesse cenário, o número de indecisos foi de 33,2%, ao passo em que 5,8% seriam votos brancos, nulos ou em nenhum nome específico.

A prefeita Marly apareceu como a mais rejeitada, com quase o dobro do percentual de seus concorrentes. Ela chegou a 37% de rejeição, enquanto Riva teve 15,5% e Zé de Benga 14,2%. Outros 3,3% disseram rejeitar todos os três postulantes, mas 30% não se dizem nenhum deles.

No cenário sem o vereador Zé de Benga na disputa, Riva abre uma vantagem superior a 12 pontos percentuais contra a prefeita. Ela aparece com 46,7%, enquanto Marly tem 34,2%. Já o número de indecisos foi reduzido para 11,2%, enquanto 7,9% votariam branco, nulo ou em nenhum dos nomes postos.

Sem Riva na disputa, Zé de Benga digitaria na liderança, mas empatado tecnicamente com a prefeita. O vereador do Avante teria 36,7% e Marly 35,5%. Outros 15,5% declararam votar em branco, nulo ou nenhum dos nomes, a medida em que 12,3% estariam indecisos.

Estratificando o levantamento, os maiores percentuais de Riva são na faixa entre 45 e 59 anos de idade (44,4%) e de pessoas com ensino superior (75%). Marly se destacou nos eleitores com mais de 60 anos (44,9%) e até o 9º ano escolar (34,5%). Por sua vez, Zé de Benga atingiu seus maiores índices com eleitores entre 16 e 24 anos (21,2%) e no ensino médio (19,3%).

AVALIAÇÃO DE GESTÃO

Indagados sobre a administração da prefeita Marly Quental, 58,5% dos entrevistados desaprovam a gestão e 37,3% aprovaram. Outros 4,2% não souberam ou não quiseram opinar.

Quanto à gestão da governadora Raquel Lyra (PSDB), 49,1% dos entrevistados do Cedro desaprovam o governo e 35,8% aprovam. Outros 15,1% não souberam ou não opinaram. Já sobre o governo do presidente Lula (PT), 77% aprovam e apenas 17,6% desaprovam. O número de entrevistados que não responderam ou não souberam foi de 5,4%.

O Instituto Opinião realizou 330 entrevistas entre os dias 22 e 23 de maio, com eleitores acima de 16 anos. A pesquisa foi registrada na Justiça Eleitoral com o protocolo PE-01783/2024. O grau de confiabilidade é de 95% e a margem de erro é de 5,4 pontos percentuais.

Governo de Pernambuco transfere ponto facultativo do Corpus Christi para 21 de junho

29/05/24
Imprensa PE
htt://blogfolhdosertao.com.br
Foi publicada no Diário Oficial do Estado desta terça-feira (28) a transferência do ponto facultativo do Dia de Corpus Christi para 21 de junho, sexta-feira que antecede o feriado de São João (24).
 
Com a alteração, nesta quinta-feira (30) haverá expediente normal nos órgãos e entidades da administração estadual. No dia 21 de junho, estarão em funcionamento apenas serviços indispensáveis.

 

Casa do Trabalhador oferece cerca de 300 vagas específicas para Pessoas com Deficiência, no Recife

29/05/24
Comunicação Sedepe
http://blogfolhadoseertao.com.br
Os interessados têm até esta sexta-feira (31) para se candidatarem às oportunidades
Miniatura do anexo

No papel de promover a aproximação entre trabalhadores de diversos perfis e as oportunidades disponíveis nas empresas, a Casa do Trabalhador (Recife), administrada pela Secretaria de Desenvolvimento Profissional e Empreendedorismo de Pernambuco (SEDEPE), está anunciando 295 vagas de emprego direcionadas exclusivamente a Pessoas com Deficiência (PcD’s). A grande maioria dos postos (280) é oferecida por uma rede comercial atacadista, com atuação na Região Metropolitana.

As oportunidades são distribuídas entre 15 funções, com requisitos próprios, tais como: Fiscal de Caixa (20 vagas), Operador de Empilhadeira (20 vagas), Auxiliar de Limpeza (20 vagas) e Empacotador à Mão (40 vagas). A escolaridade exigida varia de Ensino Fundamental a Ensino Médio completo. Os candidatos em conformidade com os perfis procurados serão encaminhados pela Casa do Trabalhador para os processos seletivos, que serão realizados pelas empresas que dispõem das vagas.

Os interessados em participar devem comparecer à Casa do Trabalhador até esta sexta-feira (31), portando laudo médico atualizado e documento de identificação pessoal, para solicitarem a carta de encaminhamento.  A unidade fica localizada na Rua da Aurora, 425, Boa Vista, área central do Recife. O público feminino tem, ainda, a opção de buscar o serviço na Casa da Trabalhadora, localizada na Rua da União, 293, Boa Vista. Nos dois espaços, o atendimento funciona de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h. Não é necessário agendamento.

Para a titular da SEDEPE, a secretária Amanda Aires, a importância de empregar a população com deficiência vai muito além de cumprir a determinação legal. “Esse tipo de contratação proporciona às empresas a possibilidade de contarem com um quadro diversificado de colaboradores, com grande potencial criativo e produtivo. Já para as pessoas com deficiência, a oportunidade representa sua inclusão no mundo profissional e na sociedade, o reconhecimento das suas capacidades, autonomia e fortalecimento do exercício da cidadania”, afirma a gestora.

Além das oportunidades na capital pernambucana, há vagas para Pessoas com Deficiência em Paulista, na Região Metropolitana, e em municípios do Agreste e do Sertão do estado. O quadro de vagas completo pode ser consultado diariamente no site www.sedepe.pe.gov.br, na aba “Vagas de Emprego”.

PCD – O termo se refere às pessoas com deficiência mental, física, sensorial ou intelectual, seja ela de nascença ou adquirida após uma doença ou acidente. A Lei 8.213/91 (Lei das Cotas) estabelece que as empresas com mais de 100 funcionários devem reservar de 2% a 5% das suas vagas para a contratação de PcD (Pessoa com Deficiência).