A Secretaria Estadual de Saúde abriu mais 130 leitos em diversas regiões do estado para controlar a situação e atender os casos mais graves
No último mês foram disponibilizados mais 130 leitos que se somam aos 140 já disponíveis para reverter o cenário e atender à demanda (Foto: Marina Torres/DP Foto)
As emergências de saúde do estado de Pernambuco estão com superlotação e com filas nas Unidades de Terapia Intensiva (UTI) por causa da alta de casos de Síndrome Respiratória Aguda Grave (Srag), principalmente nas emergências pediátricas. A Srag resulta em um comprometimento da função respiratória que leva, na maioria das vezes, à hospitalização.
Apesar de todos os esforços do Governo do Estado, as unidades de saúde estão com alta demanda e não há leitos disponíveis para atender a todas as pessoas diagnosticadas, o que preocupa as equipes de saúde de Pernambuco.
De acordo com a Secretária Estadual de Saúde (SES), só no último mês foram disponibilizados mais 130 leitos que se somam aos 140 já disponíveis para reverter o cenário e atender à demanda.
“É um período sazonal de aumento dos casos de síndrome respiratória aguda, que é o Srag, especialmente na pediatria, então, a gente precisa lembrar que é um período já esperado e que, por isso, nós, do governo do Estado de Pernambuco, em fevereiro, já de forma antecipada, lançamos um plano de contingência com uma série de medidas, para combater as arboviroses em geral”, explica a secretária de Saúde Zilda Cavalcanti em entrevista concedida ao Diario de Pernambuco.
Ainda de acordo com a titular da pasta, diversas medidas já foram tomadas pela secretaria, como o aumento no número de leitos e reforço nas unidades de saúde.
“A gente colocou em prática as ações que a gente já iria fazer, entre elas o reforço das UPAs de 24 horas, recursos humanos, insumos, inclusive com um gasto de cerca de R$ 1,5 milhão mensais só de reforço das UPAs. A gente abriu 140 leitos de um mês para cá, somando aos cerca de 130 que a gente abriu ano passado. Estamos com pediatras 24 horas de plantão no teleatendimento”, completa.
De acordo com a gestora, os médicos pediatras que estão de plantão possuem a função de orientar outros profissionais da saúde que atendem crianças. Além disso, um fluxograma de atendimento foi elaborado para realização das teleconsultas, que serão feitas por profissionais capacitados pela SES. Até o momento, 500 médicos já passaram pelos cursos de capacitação.
“A gente tem se empenhado em várias frentes para atender melhor os pacientes. Temos feito uma análise criteriosa todos os dias da fila de espera, tentando priorizar aqueles casos mais graves. Essa fila oscila, é uma fila que é dinâmica porque, à medida que vão surgindo novos leitos, sai uma criança de alta de um leito de UTI e entra outra”, explica Zilda Cavalcanti, que destacou que há cerca de 90 crianças na fila de espera.
“A fila de adultos também está grande, mas ela também tem um comportamento cíclico durante o dia. O que a gente sabe é que, por exemplo, boa parte dessas crianças e adultos não são diferentes, elas estão em unidades de sala vermelha, tanto de UPAs quanto de hospitais, e as salas vermelhas conseguem dar uma assistência semelhante a uma terapia intensiva, enquanto se aguarda em fila de espera”, complementa a gestora.
Diante da busca por soluções, a Secretaria de Saúde tem esbarrado em alguns desafios, como a falta de estrutura das unidades de saúde para receber novos leitos e a falta de profissionais especializados que possam atender os pacientes diagnosticados com Srag.
“O que a gente sabe é que a partir do final de maio provavelmente vai começar a haver um decréscimo e os casos vão começar a reduzir. Não existe uma possibilidade de dar uma data exata, mas as expectativas dos epidemiologistas é que siga ainda aumentando o número de casos até agora, até o final de maio, e em seguida começa a decrescer essa curva e ir reduzindo”, ressalta a secretária.
Outro desafio é a mobilização da população para vacinar as crianças e seguir as orientações da Secretaria de Saúde, como evitar aglomerações e não levar bebês recém nascidos em locais movimentados, entre eles shoppings, restaurantes e festas.
“Vacinar contra a gripe é muito importante. Criança gripada não deve ir para a escola nem para a creche porque transmite para outras crianças. Deve ter proteção com a via respiratória, especialmente se estiver gripado. Então é bom botar máscara e lavar as mãos. Criança pequena não pode ter contato com adulto gripado, porque senão vai pegar gripe. Evitar aglomerações, especialmente aquelas crianças menores de dois anos que estão mais dispostas a gravar os quadros”, recomenda Zilda Cavalcanti.
Plano de contingência
Em fevereiro deste ano, Pernambuco realizou um plano de contingenciamento com várias diretrizes a serem adotadas para prevenir as arboviroses e tentar diminuir os impactos na rede de saúde pública.
O objetivo do plano foi determinar ações para garantir a rápida detecção e resposta aos casos, surtos ou epidemias decorrentes da circulação dos vírus respiratórios. O governo anunciou, por exemplo, a criação de um protocolo de atendimento estadual.
A ideia é estabelecer as ações para a detecção e resposta ao surto e epidemia decorrente da circulação desses vírus respiratórios na infância durante exatamente esse período sazonal.
Mesmo com o plano de contingência, Pernambuco decretou estado de emergência por conta do alto índice de ocupação dos leitos em Unidades de Terapia Intensiva (UTIs) neonatal e pediátrica devido ao crescimento no número de casos de Srag.
Ações beneficiarão 240 mil pessoas nas cidades do Recife, Olinda e Paulista
O Governo de Pernambuco, através da Companhia Pernambucana de Saneamento (Compesa), retomou as obras do programa de perfuração de poços que vai ampliar a oferta de água na Região Metropolitana do Recife, beneficiando 240 mil pessoas nas cidades do Recife, Olinda e Paulista. A Companhia executa agora as intervenções civis e mecânicas para funcionamento de 14 equipamentos já perfurados nos três municípios. As intervenções também envolvem a implantação de adutoras e manutenção das áreas dos reservatórios que receberão o volume de água captado nos poços, a infraestrutura necessária para operação. As ações fazem parte do pacote de investimentos de R$ 52 milhões anunciado em março pela gestora para aumentar a oferta de água na RMR.
“Ampliar o abastecimento de água por todo o Estado foi um dos compromissos que assumimos desde o início da gestão. E além de beneficiar o interior do Estado com obras estruturantes, também direcionamos investimentos para a Região Metropolitana do Recife. Ao retomarmos as obras destes poços, por exemplo, estamos diminuindo a necessidade de rodízio, garantindo que a água chegue na torneira da população e beneficiando milhares de pessoas que vivem no Recife, em Olinda e em Paulista”, disse a governadora Raquel Lyra. Os equipamentos entram em funcionamento até dezembro deste ano e o incremento esperado é de 402 litros de água por segundo para as três cidades.
No Recife, seis poços atenderão as áreas críticas de abastecimento da Zona Norte da cidade. Serão dois poços para Dois Irmãos/Córrego da Fortuna, com a expectativa de eliminação do rodízio de abastecimento para a população das áreas, e um novo equipamento no bairro de Dois Unidos para melhorar a oferta de água na localidade e garantir o cumprimento do calendário de distribuição.
Outros três poços também vão assegurar mais água para o Alto José Bonifácio, que atualmente recebe intervenções para construção de uma adutora que vai transportar água para o reservatório do bairro e uma estação elevatória de água (sistema de bombeamento). Com a conclusão dos serviços, a expectativa é a redução do racionamento e também cumprimento do calendário na área. O incremento previsto com a conclusão dos seis poços do Recife é de 97 litros de água por segundo para o sistema de abastecimento da capital.
“Nos próximos meses vamos concluir as obras civis dos poços da Zona Norte do Recife e iniciar a operação desses equipamentos, garantindo um reforço importante de quase 100 litros de água por segundo para o sistema de abastecimento da cidade. Serão 50 mil pessoas beneficiadas com mais água, especialmente nas áreas de morro da capital, onde é grande a demanda por mais água”, afirmou o presidente da Compesa, Alex Campos.
Em Olinda, três poços também vão entrar em operação ainda neste ano. Serão dois equipamentos para atendimento dos bairros de Jardim Brasil I e II, parte do bairro de Peixinhos e Vila Popular, com perspectiva de redução de quatro dias no calendário de abastecimento, que hoje é de um dia com água e sete dias sem. Um terceiro poço atenderá parte do bairro de Ouro Preto e a expectativa é a redução em dois dias no regime de abastecimento, que atualmente é de 1 x 5.
No município de Paulista, cinco poços vão entrar em operação, sendo dois no bairro de Pau Amarelo, um em Nossa Senhora do Ó, um em Maranguape I/Jardim Maranguape e mais um em Maranguape II.
A resolução também veda a cobrança de contribuições financeiras, como dízimos, aos presos.
O Conselho Nacional de Política Criminal e Penitenciária (CNPCP), vinculado ao Ministério da Justiça do Governo Federal, aprovou uma resolução que visa fortalecer a liberdade religiosa nos presídios brasileiros e proíbe a cobrança de contribuições financeiras, como dízimos, aos detentos.
A norma do governo foi publicada no Diário Oficial da União nesta segunda-feira, 29 de abril.
A medida tem como objetivo criar um ambiente de respeito e tolerância entre as diferentes crenças dentro do sistema penitenciário do Brasil.
A resolução também proíbe qualquer tentativa de converter detentos a uma religião diferente da que professam ou de mudar a opinião dos presos sem religião que não adotam uma crença específica. O ato visa garantir que suas visitas tenham como objetivo oferecer assistência sócio-espiritual.
A base legal para esta resolução encontra respaldo na Declaração Universal dos Direitos Humanos da ONU, que assegura o direito à liberdade de pensamento, consciência e religião, bem como na Constituição Federal do Brasil, que proíbe qualquer aliança entre o Estado e instituições religiosas.
Mesmo jogando fora de casa, no estádio Couto Pereira, o Leão derrotou o Coritiba por 1 a 0 na noite desta sexta-feira (3) pela 3ª rodada, gol de Gustavo Coutinho
Gustavo Coutinho fez seu terceiro gol nesta Série B (Foto: Vinicius do Prado/Sport)
O Sport segue com 100% de aproveitamento na Série B do Campeonato Brasileiro. Mesmo jogando fora de casa, no estádio Couto Pereira, o Leão derrotou o Coritiba por 1 a 0 na noite desta sexta-feira (3) pela 3ª rodada, gol de Gustavo Coutinho, após belo cruzamento de Lucas Lima.
O rubro-negro assumiu a liderança isolada, com 9 pontos – três vitórias em três jogos. A rodada só será finalizada na terça-feira. Santos, Chapecoense e Operário foram os times que venceram dois jogos até agora e também podem chegar aos nove pontos nessa 3ª rodada.
O JOGO
Se a dúvida durante a semana era se Mariano Soso iria promover o retorno de Alan Ruiz, recuperado de lesão, ou deixar Titi Ortiz como titular, o treinador não fez uma coisa nem outra. Barletta foi o escolhido para jogar ao lado de Lucas Lima, Romarinho e Gustavo Coutinho.
Mas a primeira boa chegada foi do Coritiba. Aos três minutos, Sebástian Gomez chutou de fora da área, obrigando Caíque França a se esticar todo para fazer a defesa. Porém, foi do Leão o bote certeiro. Lucas Lima cruzou da esquerda e Gustavo Coutinho cabeceou para o fundo da rede. Sport 1 a 0, aos 20 minutos.
(Foto: Vinicius do Prado/Sport)
O técnico Guto Ferreira, que já passou com sucesso pela Ilha do Retiro (subiu para a Série A em 2019), não esperou muito e mexeu no time aos 29 minutos. O volante Bernardo foi substituído pelo atacante Lucas Ronier, de apenas 19 anos.
A alteração fez o Coxa aumentar seu volume de jogo ofensivo, principalmente pelo lado direito. Tanto que aos 42, após lançamento de Ronier, Matheus Frizzo invadiu a área e tocou na saída de Caíque França. Para a sorte do Leão, o gol foi invalidado por impedimento.
A última chance da primeira etapa também foi dos paranaenses. Figueiredo bateu falta e Matheus Frizzo, sozinho, desviou para fora.
Pressionado, Guto Ferreira voltou para o segundo tempo com mais duas mudanças. No ataque, Wesley Pomba entrou no lugar de Figueiredo. Na lateral-esquerda, Rodrigo Gelado substituiu Jamerson. Mariano Soso também voltou com duas novidades: Rosales na vaga de Pedro Lima e Alan Ruiz na vaga de Romarinho.
O Coxa voltou assustando mais a defesa do Leão. Aos 12, Gelado recebeu livre na área, mas bateu por cima. Cinco minutos depois, Ronier arriscou e a bola passou raspando a trave de Caíque França.
Foi aí que Soso fez mais duas mudanças: Chico e Vinícius Faria entraram nos lugares de Barletta e Lucas Lima. O Sport, enfim, chegou na meta do Coritiba aos 30, mas Alan Ruiz chutou em cima da zaga. O Coritiba pressionou até o final, mas os pernambucanos seguraram uma importante vitória.
O Sport volta a campo no sábado (11) contra o Brusque na Arena de PE.
FICHA DO JOGO – Coritiba 0x1 Sport
CORITIBA: Pedro Morisco; Natanael, Maurício Antônio, Bruno Melo e Jamerson (Rodrigo Gelado); Morelli (Brandão), Bernardo (Lucas Ronier), Sebastian Gómez (Geovane Meurer) e Matheus Frizzo; Figueiredo (Wesley Pomba) e Leandro Damião. Técnico: Guto Ferreira.
SPORT: Caíque França; Pedro Lima (Rosales), Rafael Thyere, Luciano Castan e Felipinho; Felipe, Fabrício Domínguez e Lucas Lima (Vinícius Faria); Barletta (Chico), Romarinho (Alan Ruiz) e Gustavo Coutinho (Fábio Matheus). Técnico: Mariano Soso.
Local: Estádio Couto Pereira, em Curitiba (PR)
Árbitro: Vinícius Gonçalves Dias Araújo (SP)
Assistentes: Leandro Matos Feitosa e Leandro Aires Cossette (ambos de SP)
VAR: Adriano de Assis Miranda (SP)
Gol: Gustavo Coutinho aos 20 do 1º tempo
Amarelos: Natanael, Bruno Melo e Wesley Pomba (COR); Caíque França, Pedro Lima, Luciano Castán, Felipinho e Gustavo Coutinho.
Um evento para impulsionar a ciência, tecnologia e inovação, além da criação de oportunidades de financiamento para empresas de Petrolina. Este é o Finep Day, que o SENAI Petrolina vai receber no próximo dia 16, às 9h.
O evento, em parceria com a Universidade Federal de Pernambuco (UFPE), Universidade de Pernambuco (UPE), Universidade Federal do Vale do São Francisco (Univasf), Instituto Federal do Sertão Pernambucano (IF Sertão) e a FIEPE, vai apresentar as chamadas públicas do Finep Mais Inovação, bem como as linhas de financiamento para crédito e programas de investimento da Finep Mais.
Na primeira parte da programação, estarão no foco do Finep Day empresas em parceria com ICTs: energias renováveis, bioeconomia, cadeias agroindustriais renováveis, mobilidade urbana, resíduos, saneamento e moradia, tecnologias digitais, semicondutores e aviação sustentável. No segundo momento, serão apresentadas as linhas de financiamento.
Segundo estimativas do Finep Day, um total de R$ 500 milhões em investimentos estão disponíveis em crédito, numa parceria da Financiadora de Estudos e Projetos (Finep) com o Banco do Nordeste por meio do InovaCred. Este montante pode chegar aos R$ 41 bilhões até 2026. A aplicação dos recursos deve focar nos temas prioritários da nova indústria do Brasil, como inteligência artificial, combustíveis sustentáveis, hidrogênio de baixa emissão de carbono, sementes sintéticas para cana-de-açúcar, entre outros.
De acordo com o diretor de inovação e tecnologia do SENAI- PE, Oziel Alves, o Finep Day chega a Petrolina para fomentar a competitividade e a inovação nas empresas do Vale do São Francisco. “O evento tem o objetivo de estabelecer uma ponte entre os recursos oferecidos pela Finep e os empreendedores que desejam investir em seus negócios, visando melhorar seus processos produtivos, ampliar ganhos e reduzir custos”, pontua.
Sistema FIEPE – Mantido pelo setor industrial, atua no desenvolvimento de soluções para trazer ainda mais competitividade ao segmento. Além do SENAI – que atua na formação profissional e oferece serviços de metrologia e ensaios, consultorias e inovação – conta ainda com a FIEPE, o SESI e o IEL. A Federação realiza a defesa de interesse do setor produtivo e contribui com o processo de internacionalização das indústrias. Pelo SESI-PE, são oferecidos serviços de saúde e educação básica para os industriários, familiares e comunidade geral. Já o IEL-PE foca na carreira profissional dos trabalhadores, desde a seleção de estagiários e profissionais, até a capacitação deles realizada pela sua Escola de Negócios.
O Consórcio Nordeste, coalização formada pelos nove estados da região, se mobiliza para envio de brigadistas e EPI’s para as áreas afetadas pelas chuvas no Rio Grande do Sul. Em ato solidário e, a partir de uma força tarefa conjunta, todos os estados do Nordeste se unem em auxílio humanitário ao estado gaúcho neste momento.
Nessa quinta-feira (2), o Governo da Bahia enviou 22 bombeiros militares, uma equipe médica e EPI’s para as regiões afetadas. Hoje, os nove governos do Nordeste deixam seus efetivos à disposição do Governo do Rio Grande do Sul para que juntos possamos combater os efeitos deste desastre natural que atinge nossos irmãos gaúchos.
Em atualização às 17h56 temos os seguintes números à disposição do Rio Grande do Sul:
BAHIA – Já in loco
CBM/BA
– 22 Bombeiros militares
– 01 Médico
– 01 Enfermeira
– EPI’s (luvas, roupa de saneamento, neoprene, colchão pneumático, motoabrasivo, cordas, material de sapa e entre outros.)
CEARÁ
CBM/CE
– 02 Viaturas tipo AS
– 01 Embarcação inflável
– 01 Embarcação de alumínio
– 02 Equipes de salvamento
– 02 Binômios certificados em restos mortais
– 01 Viatura do CBCães
PARAÍBA
CBM/PB
– 02 Viaturas tipo ABS
– 02 Embarcações infláveis
– 02 Equipes de salvamento
– 02 Binômios certificados em restos mortais
– 02 Viaturas de canil
RIO GRANDE DO NORTE
CBM/RN
– 06 Bombeiros militares especialistas em operações com embarcações
Construtora busca fortalecer vínculos com acadêmicos para oportunidades de contratação durante a graduação, facilitando a transição para o mercado de trabalho
MRV está com quatro vagas abertas para nível gerencial e outra para supervisão – Paulo Suassuna/Ginga Filmes
Para os universitários, especialmente os prestes a se formar, a transição para o mercado de trabalho é cheia de incertezas. O término dos estudos, a necessidade de garantir uma renda e a ansiedade de começar na carreira profissional marcam essa fase de mudança na vida dos jovens brasileiros.
De acordo com a Associação Brasileira de Mantenedoras de Ensino Superior, a maioria dos estudantes consegue um emprego em até um ano após se formar. Esse período é desafiador, mas também traz diversas oportunidades.
A MRV, empresa do grupo MRV&CO, tem buscado estreitar laços e estabelecer parcerias com instituições de ensino superior, visando servir como uma ponte entre os estudantes e o mercado de trabalho.
“O mercado está cada vez mais exigente para que as entregas ao cliente final tenham alto padrão de qualidade. Mas entendemos que precisamos contribuir para preparar esses estudantes que estão no último ano de graduação”, destaca Alice Moreira, analista comercial de RH da MRV.
A MRV possui stands de vendas em Piedade, Jaboatão dos Guararapes, Maranguape, em Paulista, e no Bairro de Indianópolis, em Caruaru – Paulo Suassuna/Ginga Filmes
A construtora está empenhada em facilitar essa transição e reservou vagas especialmente para esse público. Atualmente, estão abertas quatro vagas para cargos gerenciais e uma vaga para supervisão.
“Nós queremos mostrar que é possível você sair da universidade e ingressar em uma grande empresa e ter, além da contratação, um plano de transição carreira estruturado”, comenta Bruno Malheiros, gestor Comercial da MRV em Pernambuco.
Como se inscrever?
Para concorrer a uma das vagas, não é exigida experiência, e a pessoa interessada pode estar cursando cursos como engenharias, administração, marketing e publicidade e propaganda.
Das vagas disponíveis, duas são para gerente de vendas em Jaboatão dos Guararapes, uma em Caruaru e outra para atuação em todo o Grande Recife. Além disso, há uma oportunidade para gerente de Trade Marketing em Pernambuco, com sede em Jaboatão dos Guararapes.
Os interessados devem enviar seus currículos para o e-mail alice.valeria@mrv.com.br até 31 de maio.
Desenvolvimento profissional
“Com a contratação, oferecemos toda a imersão na empresa, com orientações gerais de processo, cultura e os caminhos para o bom desempenho. Acreditamos que a formação aqui complementa as habilidades do estudante e amplia suas perspectivas de futuro”, afirma o gestor Comercial.
Formado em Engenharia Civil, Bruno Malheiros iniciou sua carreira na empresa como gerente de vendas em 2020 e, em três anos, alcançou o cargo de gestor comercial local.
“A empresa viu que eu tinha potencial e, apesar de não ter conhecimento do mercado imobiliário, me deu uma chance”, relembra. Em cada etapa de sua jornada na empresa, Bruno recebeu treinamento e orientação.
Bruno Malheiros, gestor Comercial da MRV em Pernambuco – Paulo Suassuna/Ginga Filmes
“Tive toda uma estrutura que permitiu meu desenvolvimento. Aprendi em processos, relacionamentos, mercado imobiliário, gestão, liderança, entre outras frentes, e fui destaque nos rankings nacionais da MRV. Olho para trás e vejo que o resultado desse sucesso foi a soma da minha vontade de aprender com a cultura da empresa”, conta.
MRV
A MRV possui stands de vendas em Piedade, Jaboatão dos Guararapes, Maranguape, em Paulista, e no Bairro de Indianópolis, em Caruaru, além de ter lançado mais de 13.700 unidades e entregue mais de 10.500 chaves. Nas cidades onde atua em Pernambuco, uma em cada cem pessoas mora em uma unidade da MRV.
A MRV&CO é uma plataforma de soluções habitacionais composta por cinco empresas que visam oferecer as melhores opções de moradia adaptadas às necessidades de seus clientes. Seja através da aquisição de apartamentos prontos ou na planta pela MRV ou pela Sensia, pela compra de terrenos em loteamentos urbanizados pela Urba, ou mesmo pelo aluguel de imóveis oferecidos pela startup Luggo, de forma totalmente digital e sem burocracia.
O grupo atua em diversos segmentos do mercado imobiliário, trazendo propostas distintas e complementares para o mercado nacional. A plataforma habitacional se completa com a empresa Resia, voltada para o mercado de moradia nos Estados Unidos, promovendo o intercâmbio de tecnologias e consolidando o grupo internacionalmente.
Em Caruaru, Raquel Lyra abre Feirão de Empregos e entrega mais uma Casa do Trabalhador e Centro de Qualificação da Mulher
Imprensa PE
http://blogfolhadosertao.com.br
A governadora Raquel Lyra inaugurou, nesta quinta-feira (2), mais uma Casa do Trabalhador em Pernambuco, desta vez no município de Caruaru, no Agreste Central. O espaço, o segundo deste tipo do Estado, também conta uma unidade do Centro de Qualificação da Mulher. Ainda durante sua passagem pela Capital do Agreste, a chefe do Executivo abriu o Feirão de Empregos promovido pela Secretaria de Desenvolvimento Profissional e Empreendedorismo (Sedepe).
O terceiro mês de 2024 foi de saldo positivo de empregos em Pernambuco, com 1.364 novas carteiras assinadas. É a primeira vez em que o número de admissões no estado supera o de demissões, no mês de março, desde que as estatísticas do emprego formal começaram a ser medidas pelo Novo Caged, em 2020. “Nosso time tem trabalhado fortemente para garantir que Pernambuco possa ser um Estado muito melhor para empreender e gerar emprego e renda para o nosso povo. Neste contexto, Caruaru comemora ser a cidade do interior que mais gerou oportunidades. Sabemos da importância de espaços como esses, que serão a porta de acesso para que a população pernambucana possa ingressar no mercado de trabalho”, destacou Raquel Lyra.
A Casa do Trabalhador é uma reestruturação da tradicional Agência do Trabalho, promovida pela parceria entre os governos estadual e federal. A iniciativa pretende ampliar e modernizar o funcionamento do Sistema Nacional de Emprego (SINE) em todo o Brasil. Em Pernambuco, a unidade central, no Recife, foi a primeira do país a passar pela renovação. “Sabemos que, em Pernambuco, cada município tem uma realidade econômica diferente. Juntos, vamos conseguir interiorizar, dialogar e replicar essas ações”, ressaltou a superintendente do Ministério do Trabalho e Emprego em Pernambuco, Patrícia Anjos.
A Casa do Trabalhador ofertará consulta e encaminhamento para vagas de emprego, habilitação ao Seguro Desemprego; apoio psicológico com foco na orientação profissional; ilha digital; laboratório de informática, brinquedoteca; e Cabide Solidário (doação de roupas adequadas para participação em entrevistas de emprego). O espaço fica localizado na Rua Floriano Peixoto, 147, Centro, Caruaru, e funciona de segunda a sexta-feira, das 8h às 13h.
A deputada estadual Débora Almeida, reconheceu o esforço do Governo do Estado em interiorizar serviços como estes. “É gratificante ver as ações do Governo de Pernambuco chegando no interior. Hoje nós temos uma gestão que olha para todas as regiões sem distinção, distribuindo o desenvolvimento do nosso Estado para todos”, observou a parlamentar.
De acordo com a titular da Sedepe, Amanda Aires, o equipamento tem o objetivo de trazer dignidade, justiça e inclusão social por meio do trabalho, em um mês tão representativo, no qual se celebra o Dia do Trabalhador. “O equipamento dispõe de um melhor ambiente para que os trabalhadores se sintam acolhidos nessa busca pelo emprego”, ressaltou a secretária.
Instalado dentro da Casa do Trabalhador, o Centro de Qualificação da Mulher tem o objetivo de proporcionar formação sociopolítica, técnica e empreendedora. Lá, serão ofertados cursos de capacitação em temáticas alinhadas à necessidade do mercado de trabalho e conforme a vocação econômica local, que abordarão desde o desenvolvimento das habilidades comportamentais às competências técnicas. O cronograma de capacitações da unidade Caruaru será divulgado periodicamente no site www.sedepe.pe.gov.br, com início da programação previsto para a segunda quinzena do mês de maio.
Presente nas agendas, o prefeito de Caruaru, Rodrigo Pinheiro, enfatizou a importância da chegada do espaço em um momento de festividade na cidade. “O São João chega trazendo milhares de empregos temporários para o nosso povo. É uma culminância dentro de um processo que não começou hoje, mas está ainda mais firme com a parceria com o Governo do Estado no fomento, na criação e geração de emprego e renda”, pontuou o gestor.
FEIRÃO DE EMPREGOS — O Feirão contou com a participação de 24 empresas ofertando oportunidades em diversas áreas. Foram disponibilizadas 600 vagas para que a população de diversos municípios pudessem ir em busca de uma colocação no mercado de trabalho.
Diane Bruna, de 37 anos, mora na cidade de Lagoa dos Gatos e foi ao Feirão em busca do primeiro emprego de carteira assinada. ”Eu já consegui trabalhos informais, mas nunca formal. Espero sair daqui hoje com um emprego e, se Deus quiser, vai dar tudo certo”, concluiu a pernambucana.
Também acompanharam as agendas o deputado estadual Joãozinho Tenório; os prefeitos Fábio Aragão (Santa Cruz do Capibaribe) e Dió Filho (Riacho das Almas), os secretários coronel Hercílio Mamede (Casa Militar) e Mariana Melo (Mulher); além do presidente da Câmara Municipal dos Vereadores de Caruaru, Bruno Lambreta; e os vereadores Izaac da Saúde, Aline Nascimento, Nelson Diniz e Lula Tôrres.
No começo desta semana, o corpo técnico da Secretaria de Cultura de Pernambuco se reuniu na Imersão PNAB, para discussão e proposição da execução estadual da Política Nacional Aldir Blanc de Fomento à Cultura, que garantirá investimentos anuais na cultura pernambucana até 2027. Na ocasião, os colaboradores das diversas áreas da instituição pôde discutir propostas de editais, programas, metas, assim como os caminhos para que os investimentos sejam ainda mais democráticos e descentralizados.
A imersão foi realizada no auditório do Centro de Artesanato de Pernambuco nos últimos dias 29 e 30 de abril. O encontro contou com a presença da secretária de Cultura, Cacau de Paula, e da secretária executiva de Cultura, Yasmim Neves. Para a construção das propostas, foram analisados dados do Observatório de Indicadores Culturais e do Mapa Cultural de Pernambuco, assim como as sugestões da sociedade civil e de gestores dadas nas escutas públicas realizadas nos últimos meses.
“Esse momento é muito importante estarmos reunidos enquanto Secretaria para pensar as políticas públicas do estado. Sabemos o quanto o setor espera a PNAB, construída de uma forma que perdure por cinco anos de forma contínua. Fazemos questão de ter esse momento, estamos muito felizes de ter esse encontro, um momento de muita responsabilidade. Esperamos que as propostas sejam transformadoras na vida das pessoas que fazem a cultura pernambucana”, declarou a Secretária de Cultura, Cacau de Paula.
A PNAB garantirá investimentos anuais, até 2027, em cultura para as prefeituras e o Governo do Estado. Serão mais de R$ 68 milhões para os municípios e mais de R$ 74 milhões para ser executado pelo Estado.
Os dados divulgados pelo Caged na última terça (30/04) trouxe uma grande notícia para a sociedade águas-belense: município registrou novo recorde de empregos com carteira assinada.
Com 301 admissões e saldo de 209 no 1º trimestre/2024, Águas Belas chegou a 2.033 empregos em estoque (profissionais registrados), batendo novo recorde histórico. O município é o quarto com melhor desempenho geral no Agreste Meridional.
Em 2024, Águas Belas ocupa o segundo lugar entre os município com maior desempenho na geração de emprego entre os 26 que compõem a região Agreste, ficando atrás de Garanhuns.
“Isso mostra o quanto o município vem se desenvolvendo nos últimos anos, e eleva nossas expectativas para um futuro ainda mais promissor, tendo em vista grandes investimentos que estão chegando, como o Instituto Federal, que também irá mobilizar no sentindo de atrair novos investimentos”, ressalta o prefeito Luiz Aroldo.(foto)