Um grande espetáculo: Madonna faz megashow na praia de Copacabana

05/05/24

Folha de S. Paulo

http://blogfolhadosertao.com.br

 

Diva se apresentou para 1,6 milhão de pessoas no Rio, com participações de Anitta e Pabllo Vittar

Madonna apresentou neste sábado (4) um show gigantesco para arrematar sua “Celebration Tour”, a turnê que celebra seus 40 anos de carreira, para uma multidão de 1,5 milhão de pessoas na praia de Copacabana, no Rio de Janeiro.

 

Adriano Vizoni/Folhapress
A cantora americana Madonna durante o show da 'Celebration Tour', realizado nas areias da praia de Copacabana, zona sul do Rio de Janeiro
A cantora americana Madonna durante o show da ‘Celebration Tour’, realizado nas areias da praia de Copacabana, zona sul do Rio de Janeiro

Movimentando a cidade desde que chegou, na segunda-feira, Madonna fez um dos maiores espetáculos da sua carreira, e movimentou a construção do seu palco por vários dias, exigiu um novo esquema de segurança e circulação do trânsito por Copacabana e tem sido tietada por fãs, que se revezaram em frente ao Copacabana Palace, onde se hospedou, para tentar flagrá-la na janela ou acompanhar um de seus ensaios.

PM apreende mais de 160 objetos cortantes em pontos de bloqueio

Mais de 160 objetos perfurocortantes foram apreendidos nos pontos de bloqueio e revista montados em todos os acessos à praia de Copacabana, segundo balanço parcial da Polícia Militar após o show da Madonna.

Ainda durante o esquema de policiamento, um homem foi preso após ser identificado pelo sistema de reconhecimento facial montado em diversas ruas do bairro.

Estações de metrô têm filas imensas na saída do show de Madonna

Estações de metrô têm filas imensas na saída do show de Madonna. A estação Siqueira Campos, uma das três estações do bairro, tem fila que ultrapassa dois quarteirões.

Táxis já circulam pelas ruas do bairro, mas metrô é a principal opção de saída no transporte público. Ônibus municipais estão estacionados na enseada de Botafogo. (Yuri Eiras)

Yuri Eiras/Folhapress
Estações de metrô tem filas imensas na saída do show de Madonna
Estações de metrô tem filas imensas na saída do show de Madonna
Show de Madonna teve 1,6 milhão de pessoas, segundo Riotur

Cerca de 1,6 milhão de pessoas estiveram na praia de Copacabana durante o show de Madonna, na noite deste sábado (4). O cálculo é da Riotur, empresa de turismo vinculada à Prefeitura do Rio.
Segundo a Riotur, boa parte do público chegou com antecedência. Às 20h, mais de um milhão de pessoas já estavam na praia. Às 22h45, quando Madonna subiu ao palco, o público era de 1,6 milhão. (Aléxia Sousa e Yuri Eiras)

Público corre de tumulto durante show de Madonna

Um pequeno tumulto fez parte do público correr durante o show de Madonna, na praia de Copacabana.

Por volta de 0h40, uma briga foi iniciada no quarteirão do Copacabana Palace, na altura da lateral do palco.

O público que acompanhava o show precisou correr pelo menos duas vezes. A Polícia Militar foi acionada e a confusão foi rapidamente contida, mas muitos fãs preferiram dispersar. (Yuri Eiras)

Madonna encerra show histórico em Copacabana com homenagem a Michael Jackson

O último ato do show começou com as silhuetas de Madonna e de Michael Jackson nos telões. Enquanto fotos da dupla eram exibidas, as sombras dançavam juntas ao som de uma versão que misturou perfeitamente “Billie Jean”, do rei do pop e amigo da rainha do gênero, e o hit “Like a Virgin” -que teve apenas um trecho cantado, sem Madonna, no palco, para a tristeza do público.

A breve homenagem a Michael Jackson deu lugar à fritação do show que foi anunciado como a “maior pista de dança do mundo”. Em “Bitch I’m Madonna”, várias versões da vida e da carreira da artista, na música e no cinema, foram representadas pelos dançarinos no palco, com direito a Nicki Minaj no telão.

A festa acabou com uma versão de “Celebration”, que batiza sua turnê, e Madonna descendo do palco com uma bandeira do país que escolheu para fazer o show de despedida da celebração de suas quatro décadas de trajetória. Só ficou o enorme globo brilhante no centro do palco. (Laura Lewer)

Reprodução/TV Globo
Imagens de Michael Jackson e Madonna dançando aparecem no telão durante show
Imagens de Michael Jackson e Madonna dançando aparecem no telão durante show
Pabllo Vittar sobe no palco e segura Madonna no colo enquanto Pelé e Elza Soares são homenageados no telão

Para “La Isla Bonita”, o filho de Madonna, David Banda voltou ao palco para tocar violão em frente a imagens de paisagens criadas por inteligência artificial.

A música logo foi virada para “Music” em uma versão acompanhada por integrantes de escolas de samba e imagens de favelas no telão.

Enquanto imagens de brasileiros como Pelé, Daniela Mercury, Mano Brown, Elza Soares, Maria Bethânia, Caetano Veloso e Fernanda Montenegro passavam no telão, Pabllo Vittar entrou no palco, criando um dos momentos mais comemorados pelo público. A drag queen segurou Madonna no colo e, juntas, elas dançaram e ergueram bandeiras do Brasil. (Laura Lewer)

Reprodução/TV Globo
Madonna e Pabllo Vittar durante show em Copacabana
Madonna e Pabllo Vittar durante show em Copacabana
Madonna declara seu amor pelo Rio de Janeiro e diz estar no paraíso

“Eu quero chorar. Por tantos anos vocês estiveram aí para mim. Eu vi essa bandeira verde e amarela em todos os lugares. Eu sinto no meu coração, eu sinto na minha boceta”, disse Madonna após “Don’t Tell Me”.

“Aqui estou eu, ali está o oceano, ali estão as montanhas, ali está Jesus. Que porra é essa? Eu estou no paraíso. Obrigada por se juntarem a mim, eu sou só uma garota de Michigan, isso não era para acontecer. Quarenta anos, caralho.”

O público respondeu com gritos de “Madonna, eu te amo”, ritmados com as batidas de leque que acompanharam quase todas as músicas do show. (Laura Lewer)

Silas Martí: “Don’t Tell Me” foi outro ponto alto do show. Depois de cantar a canção em que encarna uma “cow girl”, Madonna declarou seu amor ao Rio de Janeiro. E também declarou seu amor a Keith Haring, artista que sempre esteve lá para ela. Sem medo.

Keith Haring foi um dos grandes artistas do fim do século 20 nos Estados Unidos, grafiteiro antes que o termo existisse. Ele foi lembrado entre as vítimas da Aids nos telões do show.

Reprodução/TV Globo
Madonna em performance de 'Don't Tell Me'
Madonna em performance de ‘Don’t Tell Me’
Bares de Copacabana lotam com transmissão de show pela TV

Bares e restaurantes de Copacabana são opções para quem quer aproveitar o clima do bairro, mas sem passar sufoco para ver Madonna. Na avenida Atlântica, em Copacabana, os bares mais próximos ao palco transmitem o show. “Na minha idade é difícil demais se infiltrar no meio do povo. Prefiro meu chope sossegado”, afirmou Nilze Ferreira, 70 anos.

Casas noturnas da avenida Atlântica, como o Blue Note Rio, fazem festas pagas depois do show. Frequentadores de regiões boêmias da cidade, como Botafogo e Lapa, também relatam bares lotados com transmissão ao vivo do show. “Simplesmente a Lapa inteira ligada com bares ligados no show da Madonna”, escreveu uma usuária do X. (Yuri Eiras e Aléxia Sousa)

Folhapress
Bares de Copacabana lotam com transmissão do show de Madonna pela TV
Bares de Copacabana lotam com transmissão do show de Madonna pela TV

Visita: Raquel Lyra prestigia chegada do Circuito Literário de Pernambuco em Serra Talhada

05/05/24

Imprensa PE

http://blogfolhadosertao.com.br

 

Idealizado pela Secretaria de Educação e Esportes (SEE) de Pernambuco, o Circuito Literário de Pernambuco (CLIPE) chega ao município de Serra Talhada para dar início, nesta segunda-feira (6), à Etapa Sertão do projeto, que já passou por Caruaru. A governadora Raquel Lyra abre o evento.

Tendo como tema “Culturas periféricas de saberes ancestrais: educação, diversidade e equidade”, os participantes da feira literária terão a oportunidade de aprender sobre a temática por meio de uma programação extensa e diversificada. Além das atrações culturais, o evento ainda vai contar com estandes de editoras estaduais e nacionais, montados para a comercialização de livros para todas as idades e gostos.

AGENDA DA GOVERNADORA RAQUEL LYRA | Segunda-feira, 6 de maio de 2024

16h – Projeto CLIPE – Circuito Literário de Pernambuco
Local: Sesc Serra Talhada – Av. Vicente Inácio de Oliveira – Bom Jesus, Serra Talhada – PE

Inverno rigoroso: Quase 70 mil desalojados e mais de um milhão de lares sem água por chuvas no Rio Grande do Sul

05/05/24

Por AFP

http://blogfolhadosertao.com.br

Em seu último boletim, o órgão também disse que as inundações já afetam meio milhão de habitantes da região sul
Rua alagada nas proximidades de Porto Alegre
Quase 70 mil pessoas tiveram que deixar suas casas e mais de um milhão de lares estão sem abastecimento de água no Rio Grande do Sul, atingido por uma catástrofe climática, informou a Defesa Civil neste sábado (4).Em seu último boletim, o órgão também disse que as inundações já afetam meio milhão de habitantes da região sul, onde as autoridades trabalham contra o relógio para resgatar pessoas em risco.

À medida que as horas passam, a crise provocada pelas fortes chuvas se torna mais evidente: cerca de 69.200 pessoas deixaram suas casas, mais de um milhão de lares estão sem água e os danos nas infraestruturas são, por enquanto, incalculáveis, segundo a Defesa Civil.

O estado precisará de uma espécie de “Plano Marshall” para ser reconstruído, afirmou o governador Eduardo Leite (PSDB-RS).

Porto Alegre, com uma população de quase 1,4 milhão, e especialmente sua região metropolitana, foram muito afetadas.

Segundo a prefeitura, o nível do rio Guaíba, que corta a cidade, atingiu 5,09 metros, acima do recorde de 4,76 metros registrado durante as históricas inundações de 1941.

A cidade estava em estado de caos, constatou a AFP. Muitas ruas permaneciam alagadas e os moradores tentavam evacuar suas casas.

No meio das operações de resgate, uma forte explosão em um posto de gasolina deixou dois mortos no norte da cidade, constatou um jornalista da AFP presente no momento da explosão.

O incidente ocorreu quando veículos envolvidos nos resgates estavam abastecendo no posto de gasolina inundado, de onde saiu uma espessa nuvem de fumaça, visível de longe.

Em muitos lugares, formaram-se longas filas para tentar pegar um ônibus, enquanto os motoristas de carros tentavam abrir caminho em meio às inundações.

A situação também obrigou a cancelar a chegada e saída de ônibus na estação principal da cidade, localizada às margens do Guaíba.

O aeroporto internacional de Porto Alegre suspendeu suas operações na sexta-feira por tempo indeterminado.

No bairro Navegantes, zona norte de Porto Alegre, José Augusto Moraes de Lima pediu ajuda aos bombeiros para resgatar uma criança que estava presa em sua casa, já que um problema na perna o impediu de levá-la consigo.

“De repente, em questão de minutos, em menos de uma hora, encheu tudo. Perdi tudo, televisão, guarda-roupa, cama, frigideira, tudo”, disse à AFP o comerciante de 61 anos, angustiado.

O governador Leite disse em transmissão ao vivo no Instagram neste sábado que esta é uma situação “dramática” e “absolutamente sem precedentes”.

Em coletiva de imprensa ao lado de ministro do governo, que viajaram a Porto Alegre para cooperar, o governador disse temer que o abastecimento e a cadeia de produção da região seja comprometida.

Em uma corrida contra o relógio, “amanhã [domingo] será um dia-chave para os resgates”, disse o ministro-chefe da Secretaria de Comunicação da Presidência, Paulo Pimenta (PT-RS).

O prefeito de Porto Alegre, Sebastião Melo (MDB-RS), pediu à população que racione água, depois que quatro das seis plantas de tratamento da cidade tiveram que ser fechadas.

Resgate de um bebê
Porto Alegre é a capital de um dos estados mais prósperos do Brasil, com o quinto PIB do país e uma produção essencialmente agrícola, com grandes cultivos de soja, arroz, trigo e milho.

No estado, brigadas de resgate tentam alcançar e abastecer vários municípios isolados, sem comunicações e com estradas bloqueadas, e inclusive sem luz ou água.

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva publicou um vídeo de membros das Forças Armadas resgatando um bebê em um helicóptero. Nas imagens, um agente pode ser visto batendo no telhado de uma casa com um tijolo para retirar o bebê, enrolado em um cobertor.

A Defesa Civil informou neste sábado que há 57 mortos, 67 desaparecidos, 74 feridos e 32.600 evacuados.

As autoridades estão trabalhando para instalar abrigos em centros esportivos e outros estabelecimentos, que até agora receberam mais de 9.500 pessoas em todo o estado, segundo a Defesa Civil.

Em um deles, instalado em um centro cultural de Gravataí, subúrbio da zona norte de Porto Alegre, está Claudio Almiro.

“Quando saí de casa, estava com água até a cintura”, disse à AFP o homem de 55 anos com o rosto abatido. “Eu perdi tudo”.

“Muita gente morreu, por isso levo as mãos para o céu e dou graças a Deus por ter sobrevivido”, afirmou.

‘Combinação desastrosa’
Imagens aéreas da área mostram enormes superfícies totalmente inundadas, pontes e estradas destruídas e resgates de pessoas em telhados com helicópteros.

A previsão antecipa até domingo chuvas de “altíssima severidade” que irão sobrecarregar ainda mais os rios e poderão provocar grandes deslizamentos de terra, informou na sexta-feira a Defesa Civil.

As chuvas atingem também o estado de Santa Catarina, onde foi registrada na sexta-feira a morte de um homem quando seu carro foi arrastado pela correnteza no município de Ipira.

A “combinação desastrosa” da mudança climática com o fenômeno meteorológico El Niño favoreceu as chuvas devastadoras que atingem o sul do país e outros eventos extremos, explicou à AFP o climatologista Francisco Eliseu Aquino, chefe do departamento de Geografia da Universidade Federal do Rio Grande do Sul.

O estado do Rio Grande do Sul sofreu vários eventos climáticos extremos no ano passado; o mais grave, a passagem de um ciclone em setembro, deixou mais de 30 mortos.

No Recife: Casa da Cultura realiza programação para o Dia das Mães

05/05/24

Ascom Cultura PE

http://blogfolhadosertao.com.br

Miniatura do anexoMiniatura do anexo

A partir da próxima segunda-feira (06/05), a Casa da Cultura de Pernambuco, oferece uma programação comemorativa do Dia das Mães. Pensando em proporcionar um bom passeio e momentos de descontração, a Casa preparou ações diversas voltadas para as famílias recifenses e visitantes que incluem exposições, degustação de alimentos, desfile de moda e peça teatral.

Quem costuma visitar a Casa ou quem ainda não conhece esse espaço histórico e turístico pernambucano, vai encontrar uma ambientação diferente, com exposição temática dos artesanatos para mesa posta com riqueza de detalhes e também de vestuário e calçados. Na sexta-feira (10), o público vai poder assistir a um desfile de moda afro-pernambucana e tranças nagô, das 12h às 13h.

Ainda na sesta-feira, inciando às 9h, à Feira Orgânica vai oferecer um café da manhã especial com degustação de comidas típicas, produtos naturais e mimos para as mães. Já às 11h, haverá uma apresentação teatral criada e produzida pelos professores e alunos da Escola Estadual Alfredo Freire, do bairro de Água Fria (Recife) sobre os papéis da mulher da sociedade.

Serviço:

Dia das Mães da Casa da Cultura Luiz Gonzaga
Quando: de 06 a 10 de maio de 2024
Horário: das 09h às 17h

Acesso gratuito

Mesa posta – de 06 a 10/05, das 09h às 17h
Mesas montadas e expostas nos raios sul, leste e oeste da Casa, com elementos que compõem uma mesa para diferentes ocasiões e celebrações. Todas as peças expostas estarão à venda nas lojas participantes.

Mostra Moda – de 06 a 10/05, das 09h às 17hPeças organizadas e expostas em biombos vasados nos raios sul, leste e oeste da casa, com roupas em rendas, bordados e estampas manuais, sandálias, bolsas e outros acessórios artesanais. Todas as peças expostas estarão à venda nas lojas participantes.

Feira Orgânica da Casa da Cultura – 10/05, das 9h às 12h
A feira orgânica da Casa da Cultura estará oferecendo um café da manhã com degustação de produtos naturais, comidas típicas e mimos para as Mães.

Peça teatral dos alunos da Escola Estadual Alfredo Freire – 10/05, das 11h às 12h
Apresentação da Escola Estadual Alfredo Freire, do bairro de Água Fria retratando os diferentes papeis da mulher na sociedade.

Desfile de moda Afro-pernambucana e tranças Nagô –  10/05, das 12h às 13h
O estilista senegalês Diop realiza um desfile de roupas autorais estilo africano e uma mostra de tranças Nagô no hall central da Casa, apresentando a diversidade de vestimentas e acessórios produzidos com material vindo do continente africano.

Prefeitura do Recife abre licitação para implantação de placas de rua em 100% das vias da cidade

05/05/24

Imprensa PCR

http://blogfolhadosertao.com.br

Contrato abrange 42 mil placas e não terá nenhum custo para o município. A Prefeitura do Recife deve receber ainda aproximadamente R$4,9 milhões pela outorga do contrato

Dispositivos devem contemplar 100% das vias da cidade

A Prefeitura do Recife publicou, no Diário Oficial deste sábado, 4 de maio, o edital de licitação para a concessão de serviços para fornecimento, implantação, gestão, operação e manutenção de placas toponímicas, placas turísticas e direcionadores de pedestres no município. A Prefeitura do Recife estima, aproximadamente, R$ 4,9 milhões, pela outorga do contrato, que prevê exploração publicitária exclusiva nos equipamentos a serem instalados.

Serão implantados em todas as regiões da cidade mais de 42 mil placas de rua e 420 placas de sinalização turísticas, além de 3.708 mil metros de direcionadores de pedestres. Também vão ser instaladas 188 placas de monumentos, 24 mapas gerais e 20 placas do Circuito da Poesia, aproximadamente. Além disso, em 50 pontos estratégicos do Recife serão contemplados com a instalação de sensores de nível d’água, que são equipamentos utilizados por smart cities (cidades inteligentes) com o objetivo de verificar e transmitir informações sobre acúmulo de água nas vias, auxiliando os trabalhos do Centro de Operações Recife (COP) no monitoramento do município nas ocasiões de chuvas.

As placas toponímicas, placas turísticas e direcionadores de pedestres são elementos cruciais para a orientação e comunicação eficaz no espaço urbano, desempenhando um papel fundamental na vida cotidiana dos cidadãos e no fomento ao turismo local. Vale ressaltar que ruas bem identificadas, ou seja, com as placas, também proporcionam facilidade à população para receber correspondências em suas casas. Por sua vez, os direcionadores de pedestres são importantes pois funcionam como um mecanismo de proteção para as pessoas que cruzam as vias.

O projeto é coordenado pela Secretaria de Planejamento, Gestão e Transformação Digital (SEPLAGTD), através da Secretaria Executiva de Parcerias Estratégicas (SEPE), que identificou as atuais potencialidades e possibilidades de aprimoramento das infraestruturas existentes, dando mais um passo importante em direção à melhoria da infraestrutura urbana e à transformação digital da cidade.

Os prazos para conclusão dessas intervenções variam entre 1 a 7 anos, contados a partir da assinatura do contrato. Com o contrato firmado, o município projeta que a futura concessionária proverá investimentos que totalizam mais de R$ 125 milhões ao longo da vigência. Esses investimentos representam um alívio significativo para o governo municipal, pois serão integralmente assumidos pela concessionária, garantindo a modernização e revitalização dos equipamentos sem onerar os recursos municipais.

Mais informações sobre o edital de licitação estão disponíveis no site https://parcerias.recife.pe.gov.br/.

RECIFE PARCERIAS – O Recife Parcerias tem como meta viabilizar R$ 3,8 bilhões em benefícios para o município para as próximas décadas, com construção de infraestrutura de forma ágil e com melhor qualidade na prestação de serviços públicos para a população recifense e servidores públicos. Essa meta é realizada por meio da estruturação de projetos de concessão e Parceria Público-Privada (PPP), contratos de longo prazo em que os parceiros privados são responsáveis tanto pelo investimento em infraestrutura quanto pela sua posterior operação e manutenção.

Mais segurança: Estado reforça integração com municípios para prevenir violência

05/05/24
http://blogfolhadosertao.com.brcopy sharing button
sharethis sharing button
Polícia reforça ações no Estado (Foto: Arquivo/DP)
Polícia reforça ações no Estado (Foto: Arquivo/DP)
Uma nova iniciativa do Governo do Estado pretende aumentar a integração com os municípios para atuar na prevenção contra a violência.
Esta semana, saiu no Diário Oficial do Executivo pernambucano  a norma que estabelece a criação de Grupo de Trabalho (GT) para criar um sistema de governança das ações desenvolvidas no Programa  do Juntos pela Segurança.
A ação é das  Secretarias de  Planejamento,  Gestão e  Desenvolvimento  Regional  (Seplag) e Defesa Social (SDS).
As reuniões do GT já tiveram início.  Os representantes do governo também passaram a fazer reuniões  com  os  responsáveis pelos órgãos de  segurança  dos  municípios.
Na terça-feira (7),  será  realizado  um  encontro  para  apresentação dos resultados do Grupo de Trabalho.
“Além  disso,  a  própria  construção do Ouvir para Mudar contou com a atuação intensa das prefeituras, a partir da participação em oficinas temáticas realizadas em 2023.
Esses  encontros  foram  compostos por grupos mistos, entre servidores e  representantes  da  sociedade  civil organizada,  municípios,  representantes  do  legislativo  estadual,  pesquisadores  e  sistema  de  Justiça”, destacou  o  secretário  de  Planejamento,  Gestão  e  Desenvolvimento Regional, Fabrício Marques.
A  partir  do  trabalho  realizado pelo  GT,  a  gestão  poderá  se  apropriar ainda mais das melhores ações que pode adotar para apoiar a cidades na redução da violência.
“Estamos  falando  aqui  sobre  prevenção e não repressão. Então, a ajuda pode chegar com a melhoria de iluminação e patrulhamento, investimentos em infraestrutura e distribuição equipamentos,  por  exemplo”,  explicou o secretário.
Na  prática,  o  Governo  do  Estado entrará com recursos e as prefeituras assumirão compromissos que ainda  vão  ser  definidos  pelo  Grupo de Trabalho.
Além de representantes da Seplag e SDS, o GT conta com  a  participação  das  prefeituras do  Cabo  de  Santo  Agostinho,  Camaragibe, Igarassu, Ipojuca, Jaboatão dos Guararapes e Paudalho.

Raquel Lyra sanciona lei que cria o PE Produz Polo de Confecções e fortalece empresas do Agreste

05/05/24
Imprensa PE 
http:/blogfolhadosertao.com.br
Miniatura do anexo
 
A Lei 18.531, que institui o Programa de Desenvolvimento do Polo de Confecções do Agreste – PE Produz Polo de Confecções, foi sancionada nesta sexta-feira (3) pela governadora Raquel Lyra. A nova política, publicada na edição deste sábado (4) do Diário Oficial, prevê a aquisição pelo Governo do Estado de fardamentos e alguns tipos de materiais escolares das empresas da área têxtil da região. A sanção ocorre após a Assembleia Legislativa de Pernambuco aprovar, na última segunda-feira (29), o projeto que foi enviado em 5 de março pela gestora. 
 
“Esse projeto foi pensado para impulsionar o Polo de Confecções do Agreste e toda região no entorno, permitindo que a economia circule em todo Estado, com geração de emprego e renda e fornecendo aos alunos materiais de qualidade com preço justo. Agora, diversos itens usados pelos estudantes na rede estadual de ensino serão produzidos por empreendedores do interior de Pernambuco ou instalados lá, beneficiando o desenvolvimento econômico da nossa gente”, destacou a governadora Raquel Lyra. 
 
Com a legislação, o Poder Executivo Estadual, no Edital de Chamamento Público para os credenciamentos, poderá reservar 50% do total de itens a serem adquiridos para aquisição preferencial de microempresas e empresas de pequeno porte do Polo de Confecções do Agreste. Além disso, haverá a possibilidade de apresentação da certidão de regularidade fiscal estadual apenas quando ocorrer a efetiva contratação.
 
O programa sancionado tem como objetivos: reduzir as desigualdades sociais e regionais, por meio do desenvolvimento econômico e sustentável; fomentar as atividades desenvolvidas no âmbito dos arranjos produtivos das áreas têxtil e de confecções da região; e incentivar a formalização e/ou regularização das Microempresas – ME e Empresas de Pequeno Porte – EPP estabelecidas na região, contribuindo para a arrecadação de impostos. 
 
O PE Produz Polo de Confecções considera as empresas que tenham a matriz estabelecida nas cidades da Região de Desenvolvimento Agreste Central – RD 08 (Agrestina, Alagoinha, Altinho, Barra de Guabiraba, Belo Jardim, Bezerros, Bonito, Brejo da Madre de Deus, Cachoeirinha, Camocim de São Félix, Caruaru, Cupira, Gravatá, Ibirajuba, Jataúba, Lagoa dos Gatos, Panelas, Pesqueira, Poção, Pombos, Riacho das Almas, Sairé, Sanharó, São Bento do Una, São Caetano, São Joaquim do Monte e Tacaimbó) e da Região de Desenvolvimento Agreste Central – RD 09 (Bom Jardim, Casinhas, Cumaru, Feira Nova, Frei Miguelinho, João Alfredo, Limoeiro, Machados, Orobó, Passira, Salgadinho, São Vicente Férrer, Santa Cruz do Capibaribe, Santa Maria do Cambucá, Surubim, Taquaritinga do Norte, Toritama, Vertente do Lério e Vertentes). 
 
O Polo de Confecções do Agreste de Pernambuco possui mais de 2 mil empresas formalizadas, que produzem cerca de 50 milhões de peças por ano. O diferencial do complexo é o fato de que ele possui um número considerável de pequenos e médios produtores, permitindo, assim, melhor equilíbrio de distribuição de renda e um ambiente favorável para o empreendedorismo e para o surgimento de novos negócios.
 
Foto: Janaína Pepeu/Secom

Ação de Governo: Prefeitura do Recife entrega Praça Maciel Pinheiro requalificada

04/05/24
Imprensa PCR
http://blogfolhadosertao.com.br
A gestão municipal também realizou, neste sábado (04), mais uma edição do “Viva o Centro” e  inaugurou a primeira Rota Histórico-cultural
A Prefeitura do Recife entregou, neste sábado (04), a requalificação de mais um importante espaço público da cidade, dentro do Programa Tá Aprumado Praças. A Praça Maciel Pinheiro, situada no Centro da cidade, recebeu intervenções por parte da Autarquia de Manutenção e Limpeza Urbana (Emlurb), que fazem parte do programa lançado em agosto do ano passado, e que vai destinar R$ 60 milhões para revitalizar 120 espaços públicos do Recife, com o intuito de elevar a qualidade de vida dos cidadãos e fortalecer o senso de comunidade.

“A Praça Marciel Pinheiro está totalmente reformada, com quase R$ 500 mil investidos. Lembrando que a gente tem uma ação de recuperação de jardins e praças na cidade inteira, um específico para as áreas que foram projetadas por Burle Marx e que são tombadas, a exemplo dessa. Além da recuperação urbanística que estamos fazendo, haverá também uma equipe permanente da Guarda Civil e da ação social da prefeitura. Aqui era uma área que estava muito vulnerável, crítica, com pessoas em situação de rua e a gente tem vários serviços que vão estar aqui presentes para poder direcionar cada pessoa para o serviço adequado. Nosso objetivo é poder preservar esse local como ele foi concebido e continuar fortalecendo o comércio da região”, afirmou o prefeito João Campos durante a inauguração do equipamento.

A Praça Maciel Pinheiro faz parte do conjunto de quinze jardins históricos que possuem projeto paisagístico de Burle Marx. As ações realizadas no equipamento fazem parte do plano de requalificação desses quinze jardins históricos. O principal objetivo das ações, desenvolvidas com a consultoria do Laboratório da Paisagem da UFPE, é valorizar (e, quando possível, retomar) as propostas arquitetônicas e paisagísticas dos projetos originais de Burle Marx que foram perdidas ou descaracterizadas ao longo das décadas.

O projeto paisagístico de 2024 propõe espécies arbustivas e forrações coloridas e com flores – ixoras nos canteiros que envolvem o chafariz central, crinos com flores brancas e zebrina roxa nos dois canteiros maiores. No local ainda é possível encontrar as palmeiras tamareira-de-jardim (Phoenix roebelenii O’Brien) e sabal (Sabal palmetto), além dos ipê-roxos (Handroanthus heptaphyllus) e amendoeiras (Terminalia catappa) que emolduram a praça. A requalificação também incluiu a limpeza e recuperação dos postes, do piso em pedra itacolomy, das bordas dos canteiros em pedra maciça, dos bancos de maneira tipo “veneziano” e dos monumentos – o chafariz histórico, obra do artista Antônio Moreira Ratto; a escultura de Clarice Lispector, pertencente ao Circuito da Poesia, e o painel de cerâmica com frase do poeta recifense Eugênio Coimbra Júnior.

Viva o Centro e Rota Histórico-Cultural – Após a inauguração da requalificação da Praça Maciel Pinheiro, o prefeito João Campos também prestigiou o “Viva o Centro”, que leva ações gratuitas de cultura, esportes, lazer e serviços à população, simultaneamente nas ruas Imperatriz e Nova e na Ponte da Boa Vista. A proposta é mobilizar a população a ocupar e vivenciar esses locais, tradicionais endereços comerciais da cidade. A iniciativa ofereceu serviços como emissão gratuita de RG, CPF e certidão de nascimento, 80 vagas para mamografia, vacinação, recreação, dentre outros. A ativação é uma ação da Prefeitura do Recife, por meio da Secretaria de Turismo.

Em seguida, o prefeito inaugurou o trecho da primeira Rota Histórico-cultural da cidade. Nessa primeira etapa serão 3 km, de um total de 8 quilômetros, percorrendo e sinalizando monumentos históricos e culturais, iniciando pela Praça do Diário, Pátio do Carmo, Pátio de São Pedro, Mercado de São José e Pátio do Livramento. A rota é composta por placas de sinalização e mobiliário urbano, levando o caminhante por um percurso repleto de monumentos, igrejas, pontes e marcos históricos. Além da Rota, será inaugurado o Projeto Lugares Afetivos, que marca pontos emblemáticos do Centro do Recife que resgatem a memória afetiva das pessoas.

De acordo com a chefe do Gabinete do Centro do Recife, Ana Paula Vilaça, a Rota Histórico-Cultural interliga pontos históricos de grande expressão artística, cultural e histórica dos Bairros do Recife, Santo Antônio e São José.  “Essa sinalização é uma grande oportunidade de turistas e cidadãos conhecerem mais o sítio histórico do Recife e sua rica cultura e tradição”.

Fotos: Hélia Scheppa/ Prefeitura do Recife

Mais de 90 pacientes estão à espera de vagas em UTIs pediátricas e neonatais em Pernambuco

Por Cinthya Leite E Equipe
http://blogfolhadosertao.com.br

A procura dos leitos tem crescido, pois houve um aumento de casos de Síndrome Respiratória Aguda Grave (Srag) em bebês e crianças

 

A procura dos leitos tem crescido, pois houve um aumento de casos de Síndrome Respiratória Aguda Grave (Srag) em bebês e crianças em todo o Estado.

“Sabemos que as crianças que aguardam leito hoje são as que tiveram indicação médica de leito UTI e elas variam em gravidade. Algumas estão necessitando de ventilação mecânica, outras estão respirando espontaneamente e inclusive essa fila tem sido diariamente avaliada e acompanhada por especialistas no sentido de atender prioritariamente aquelas crianças de maior gravidade ou aquelas que estejam em unidades de menor complexidade”, disse a secretária.

O decreto estadual foi publicado no Diário Oficial do dia 26 de abril e tem a validade de 90 dias, até 24 de julho, podendo ser prorrogado.

“O governo do Estado, além de ter aberto 130 leitos no ano passado, esse ano de um mês para cá nós já abrimos 140 leitos e seguimos abrindo onde for possível com uma dificuldade enorme nesse período de se conseguir equipes dentro da atenção da criança, equipes de pediatras para abrir novas unidades. Reforçamos as unidades as UPAS 24 horas, então hoje a gente tem um reforço nos recursos humanos das UPAS 24 horas, onde essas crianças aguardam em fila, muitas vezes em salas vermelhas já com toda a estrutura que se tem dentro de uma terapia intensiva, para que a gente possa acompanhar da melhor forma e evitar o agravamento dos quadros”, afirmou Zilda.

Paciência nesta hora : Governo adia Concurso Unificado no país por causa de chuvas no RS

04/05/24
Agência Brasil
http://blogfolhadosertao.com.br

O governo federal decidiu, nesta sexta-feira (3), adiar em todo o país a aplicação das provas do Concurso Público Nacional Unificado (CPNU) por causa das fortes chuvas no Rio Grande do Sul. O certame, o maior a ser realizado no Brasil, estava marcado para domingo (5).

O anúncio oficial do adiamento foi feito pela ministra da Gestão e da Inovação em Serviços Públicos, Esther Dweck, e pelo ministro-chefe da Secretaria de Comunicação Social da Presidência da República, Paulo Pimenta

“A conclusão que tivemos hoje é que é impossível fazer a prova no Rio Grande do Sul. O nosso objetivo, desde o início, é garantir o acesso de todos os candidatos”, disse a ministra. “A solução mais segura para todos os candidatos de todo o país é o adiamento da prova”, acrescentou.

Mais cedo, o ministro Paulo Pimenta havia informado que o governo avaliava um possível adiamento das provas no Rio Grande do Sul. No estado, são 86 mil candidatos inscritos para fazerem a prova em dez cidades gaúchas.

O CPNU é o concurso com o maior número de candidatos já realizado no país. Em todo o Brasil, serão 3.665 locais de aplicação e 75.730 salas. Ao todo, 2,144 milhões de candidatos inscritos no processo seletivo disputarão 6.640 vagas oferecidas por 21 órgãos públicos federais.

Enchentes

Boletim da Defesa Civil estadual divulgado na manhã desta sexta-feira contabiliza 31 mortes em decorrência das chuvas em todo o estado. Há ainda 74 pessoas desaparecidas e 56 feridos.

Até o momento, 235 municípios foram afetados pelos temporais, totalizando 351.639 pessoas afetadas. Dessas, 17.087 estão desalojadas e 7.165, em abrigos. Os números, de acordo com o governador Eduardo Leite, devem subir ao longo dos próximos dias.