Raquel Lyra destaca potencial científico e inovador de Pernambuco durante a etapa regional da 5ª Conferência de Ciência, Tecnologia e Inovação

03/05/24

ImprensaPE

http://blogfolhdosertao.com.br

Raquel Lyra destaca potencial científico e inovador de Pernambuco durante a etapa regional da 5ª Conferência de Ciência, Tecnologia e Inovação

Miniatura do anexoMiniatura do anexo
Miniatura do anexoMiniatura do anexo
 
Durante participação na etapa Nordeste da 5ª Conferência de Ciência, Tecnologia e Inovação, a governadora Raquel Lyra ressaltou o potencial de desenvolvimento científico do Estado. A gestora ainda aproveitou a ocasião para anunciar a liberação de R$ 4 milhões para o lançamento de edital sobre energias renováveis pela Fundação de Amparo à Ciência e Tecnologia de Pernambuco (Facepe). Organizado pelo Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI), o evento é a etapa regional da Conferência, segue até esta sexta-feira (3), e nesta quinta (2) também contou com a presença da ministra titular da pasta, Luciana Santos. A Conferência tem o objetivo de construir coletivamente a estratégia nacional do setor para os próximos dez anos.
 
“Parabenizo o Ministério de Ciência e Tecnologia, comandado pela pernambucana Luciana Santos, por este evento feito em parceria com o Governo do Estado. O mundo enxerga no Nordeste a potencialidade para desenvolver energias renováveis e a nova industrialização. Por isso, precisamos que haja o posicionamento correto para captar essas oportunidades. Estamos garantindo R$ 4 milhões para o lançamento do edital da Facepe sobre energia renovável. Além disso, vamos destinar R$ 10 milhões para o programa Cientista Arretado, que lançaremos em breve, para pesquisadores produzirem inovação no serviço público”, antecipou Raquel Lyra.
 
Pernambuco foi o primeiro estado a receber a Conferência e agora encerra a etapa regional do evento. A ministra de Ciência, Tecnologia e Inovação, Luciana Santos, destacou os recursos que já foram destinados ao estado. “Recebi das mãos da governadora e da secretária Mauricélia um conjunto de investimentos e de pedidos para fortalecer o sistema pernambucano de ciência e tecnologia, que é muito pujante e resolutivo. No ano passado nós conseguimos trazer, só para Pernambuco, R$ 68 milhões em investimentos da Finep para as universidades, para a recuperação e expansão da infraestrutura da ciência e tecnologia em Pernambuco”, apontou.
 
O encontro de hoje reuniu a sociedade civil, empresários e agentes públicos dos nove estados do Nordeste, que elencaram políticas públicas prioritárias para a região nos próximos 10 anos. As escolhas serão apresentadas na etapa nacional da Conferência, que acontecerá de 4 a 6 de junho, em Brasília, no Distrito Federal.
 
Para a secretária de Ciência, Tecnologia e Inovação de Pernambuco, Mauricélia Montenegro, o evento é uma oportunidade de desenvolver o trabalho científico no Estado. “É importante que esta etapa seja realizada aqui para atrairmos mais recursos para cá. Pernambuco é o oitavo estado mais inovador do Brasil, o estado mais inovador do Nordeste, então o nosso potencial é enorme. Estamos unidos para construir políticas públicas mais efetivas que tragam o desenvolvimento justo, econômico e sustentável”, disse.
 
Anunciada durante o evento, a liberação do recurso para o edital que será lançado pela Facepe foi comemorada pela presidente do órgão. “O edital é voltado para a temática de energias renováveis e descarbonização. A ideia é promover ações sinérgicas entre os pesquisadores dos diversos níveis, nos mais diferentes locais de Pernambuco, com base em algumas linhas que são prioritárias para o Estado”, detalhou Fernanda Pimentel.
 
Estiveram presentes no evento a deputada federal Iza Arruda, o secretário estadual Almir Cirilo (Recursos Hídricos e Saneamento), o reitor da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE), Alfredo Gomes, além de secretários estaduais de todos os estados do Nordeste.
 
Fotos: Hesíodo Goés/Secom.

Ação de Governo: Hospital da Criança do Recife será entregue em dezembro deste ano e começará a funcionar em janeiro

02/04/24

http://blogfolhadosertao.com.br
sharethis sharing button
João Campos, Padilha e Luciana Albuquerque visitaram obras de hospital (Foto: Rafael Vieira/DP)
João Campos, Padilha e Luciana Albuquerque visitaram obras de hospital (Foto: Rafael Vieira/DP)
O novo Hospital da Criança, em fase de construção na Zona Oeste do Recife, será entregue em dezembro deste ano e começa a funcionar em janeiro de 2025.
A afirmação é do prefeito João Campos (PSB), que visitou as obras, em Areias, nesta quinta (2), o com o ministro das Relações Institucionais, Alexandre Padilha.
Na visita, Campos destacou a importância da obra para toda a Região Metropolitana e afirmou que a unidade será uma referência para o Sistema Único de Saúde (SUS).
A prefeitura trata o hospital como uma obra que reposiciona o Recife no SUS em todo o Brasil.
A unidade será batizada com o nome do ex-secretário de Saúde de Pernambuco Antônio Carlos Figueira, que morreu no fim do ano passado.
Além de 8860 atendimentos mensais, terá capacidade para fazer 500 mil exames por ano.
João Campos salientou que o hospital está sendo construído com apoio dos recursos do Governo Lula, por meio do Novo Plano de Aceleração do Crescimento (PAC).
“Será um equipamento de alto padrão, feito para as crianças. Teremos escola aqui dentro para os pacientes que ficam muito tempo internados”, declarou.
Autoridades conheceram futuras instalações do Hospital da Criança do Recife (Foto: Rafael Vieira/DP)
Autoridades conheceram futuras instalações do Hospital da Criança do Recife (Foto: Rafael Vieira/DP)
O gestor agradeceu ao presidente Lula pelo apoio para a construção da unidade.
“Espero que ele venha para a inauguração. É um governo que respeita os gestores e acompanha as prioridades. Vamos  gerar cinco empregos para cada leito”, comentou.
Segundo o cronograma das obras, foi atingida a marca de 100% das fundações.
“Vamos aumentar a oferta e reduzir a espera e as filas. No Hospital da Mulher, temos muitos atendimentos de outras cidades.  Vamos ter essa estrutura aqui. Varandas para os pacientes poderem respirar ar puro”, disse.
O ministro Alexandre Padilha, responsável pela articulação política do Governo Lula, destacou que “será uma das obras mais simbólicas do Novo PAC no Brasil”.
“Vamos cuidar das crianças. É uma parceria com um  grande aliado do presidente Lula,  que é o prefeito João Campos”, declarou.
O ministro também afirmou que será uma unidade de referência no País.
 
Conheça a unidade
Hospital teve 100% das fundações concluídas (Foto: Rafael Vieira/DP)
Hospital teve 100% das fundações concluídas (Foto: Rafael Vieira/DP)
A nova unidade será um hospital para atendimentos pediátricos de média e alta complexidade. Com uma área construída de 12 mil metros quadrados, ele fica na Avenida Recife.
O centro de saúde conta com investimento de R$ 116 milhões, com recursos advindos do Ministério da Saúde e da Prefeitura do Recife.
As obras estão sendo coordenadas e acompanhadas pelo Gabinete de Projetos Especiais (GABPE).
O Hospital da Criança do Recife terá capacidade para realizar mensalmente 8.860 procedimentos, entre consultas, exames e cirurgias de pequeno porte, ampliando o acesso de crianças e adolescentes da capital ao Serviço Único de Saúde (SUS).
São 60 leitos, sendo 50 destinados à enfermaria e dez à terapia intensiva (UTI).
Além disso, os meninos e meninas terão acesso a ambulatórios especializados em diversas subespecialidades pediátricas, como ginecologia, psiquiatria e neuropediatria.
A unidade também oferecerá leitos integrais de saúde mental, um Serviço de Apoio Diagnóstico e Terapêutico (SADT), um Centro de Apoio ao Atendimento à Criança Vítima de Violência, e um Centro de Especialidades Odontológicas (CEO), garantindo assim um atendimento completo e multidisciplinar.
Detalhes
A estrutura física da unidade hospitalar será distribuída em quatro andares, cada um com funções específicas. No térreo, além de seis recepções para acolher os pacientes e seus familiares, estarão localizados os serviços ambulatoriais especializados, SADT,  CEO, salas de vacinação e apoio social, farmácia e necrotério. Nesta mesma área, serão destinados espaços dedicados ao bem-estar e entretenimento das crianças, como playground, brinquedoteca, jardim de inverno, fraldários, lactários e banheiros.
“O Hospital da Criança garantirá toda a linha do cuidado em pediatria e hebiatria para pacientes de 0 a 17 anos, seja em consultas, exames, cirurgias e reabilitação física, motora e intelectual. Esse é um dos maiores gargalos do SUS, conforme a lista de espera da nossa Central de Regulação, e acolheremos esses pacientes em uma estrutura de ponta, com profissionais especializados e dialogando entre si na busca da melhor assistência. Será um marco na História do SUS no Recife”, destaca Luciana Albuquerque.
No primeiro pavimento, estarão localizados os leitos de UTI e enfermaria. Na área, também serão destinados espaços de acolhimento para as famílias dos pacientes internados, visando proporcionar conforto e apoio emocional durante o período de tratamento.
Além disso, será instalado terraço-jardim, playground e espaço ecumênico. O acesso a este pavimento será facilitado por meio de escadas rolantes e elevadores sociais, garantindo praticidade e acessibilidade a todos os usuários.
No segundo piso, estará concentrada a parte administrativa do hospital, incluindo um auditório para eventos e reuniões, cozinha, refeitório, depósitos, almoxarifado e vestiários para funcionários. Já no terceiro andar, haverá a Escola Hospitalar, assegurando a continuidade da educação para as crianças e adolescentes internadas no local.
O objetivo é garantir que, mesmo durante a hospitalização e a impossibilidade de participar das aulas regulares, eles não tenham seus estudos prejudicados.
“Estudos especializados apontam que a integração de elementos naturais e de design lúdico não apenas ajudam a distrair as crianças durante o tempo em que estão em um hospital, mas também pode contribuir para uma recuperação mais rápida e positiva. Por isso, o projeto do Hospital da Criança do Recife foi pensado neste contexto, reproduzindo ambientes divertidos, sustentáveis e funcionais”, explica Cinthia Mello, chefe do Gabinete de Projetos Especiais.
Estrutura 
A estrutura do Hospital da Criança do Recife será projetada com janelas amplas, proporcionando vistas para o ambiente externo e permitindo o aproveitamento da luz natural durante o dia.
Além disso, a decoração será enriquecida com painéis de madeira,
incorporando elementos e pinturas que remetem à natureza e às brincadeiras infantis. Esses detalhes visam criar um ambiente acolhedor, estimulante e reconfortante para as crianças e adolescentes.
No estacionamento, o paisagismo foi planejado para proporcionar conforto térmico aos usuários. Além das vagas para veículos, a área contará com espaços de abrigo e convivência, onde serão incluídos elementos como balanços e piões mexicanos. Eles não apenas servirão como sombreiros, garantindo proteção contra o sol, mas também funcionarão como brinquedos para as crianças.
Subespecialidades
No bloco ambulatorial do Hospital da Criança, serão oferecidas diversas subespecialidades pediátricas, incluindo: pediatria, fisiatria, neuropediatria, psiquiatria, gastroenterologia, psicologia, ginecologia, nutrição, hebiatria, dermatopediatria, oftalmopediatria, otorrinopediatria, Cirurgia Pediátrica e fisioterapia respiratória.
A unidade hospitalar também contará com o Serviço de Apoio Diagnóstico e Terapêutico, onde serão realizados exames complementares para auxiliar no diagnóstico clínico, ambulatorial e cirúrgico.
O espaço oferecerá uma variedade de análises de imagens e laboratoriais gerais e específicas, incluindo radiologia simples e com contraste, ultrassonografia, tomografia computadorizada, eletroencefalograma, eletroneuromiografia, teste pulmonar, endoscopia digestiva e exames para patologias clínicas.

Prevenção: Rede lança campanha para combater violência sexual contra crianças e adolescentes na internet

02/05/24
Por Genivaldo Henrique
http://blogfolhadosertao.com.br
A ação faz alusão à data 18 de maio, Dia Nacional de Combate ao Abuso e à Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes
Rede lança campanha para combater violência sexual contra crianças e adolescentes na internet
A Rede de Enfrentamento à Violência Sexual Contra Crianças e Adolescentes do Estado de Pernambuco lançou, nesta quinta-feira (2), a Campanha do 18 de maio.

O compromisso da ação é proteger crianças e adolescentes contra crimes de exploração e violência sexual no mundo digital.

A campanha faz alusão ao Dia Nacional de Combate ao Abuso e à Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes. Sob o tema “Conexão com Proteção: Eduque”, a medida chama a população para agir de forma ativa e gerar visibilidade para a causa.

“A gente chega para conscientizar as pessoas que o crime sexual existe. Infelizmente, dados já mostram que a cada quatro minutos, uma criança é violentada sexualmente dentro de casa ou nas ruas“, começou a coordadora da Rede de Enfrentamento, Rosana França .

“Nós escolhemos esse tema porque vem crescendo absurdamente. Hoje crianças e adolescentes se colocam nas redes sociais e, muitas vezes, elas são colocadas em situação de vulnerabilidade, e é uma entrada muito forte para que esses violentados possam acessá-los. Então cobramos por políticas públicas que combatam isso“, completou.

A ação segue as diretrizes do artigo 27 da Constituição Brasileira, que estabelece a prioridade absoluta na garantia dos direitos de crianças e adolescentes em todas as situações que lhes digam respeito.

Há, ainda, um destaque para o ambiente digital, e se aplica não somente ao Estado brasileiro e à sociedade, mas também ao setor privado, inclusive às plataformas digitais.

Rosana França, coordenadora da RedeRosana França, coordenadora da Rede |  Foto: Paulo André Pedrosa/Folha de Pernambuco

Dados alarmantes e enfrentamento
De acordo com dados da ONG SaferNet, presente no lançamento, em 2023 foram registradas 71.867 novas denúncias de imagens de abuso e exploração sexual infantil online no Brasil.

O número é recorde absoluto de denúncias novas – não repetidas – desse tipo de crime que a instituição recebeu ao longo de 18 anos de funcionamento da Central Nacional de Denúncias de Crimes Cibernéticos. A marca histórica anterior era de 2008, quando a organização havia recebido 56.115 denúncias.

As denúncias únicas de imagens de abuso e exploração sexual infantil em 2023 cresceram 77,13% em relação a 2022, ainda segundo a SaferNet. O total de registros novos de violações de direitos humanos recebidas pela organização em 2023 cresceu 48,7% em relação ao ano anterior.

Dados fornecidos pelo Ministério dos Direitos Humanos e Cidadania – MDHC  também indicam que em 2023 foram realizadas 735 denúncias de abuso e exploração sexual contra crianças e adolescentes no Disque 100, apenas em Pernambuco. Dentre as denúncias, 5,55% dizem respeito ao ambiente virtual.

Já os dados fornecidos pela Secretaria de Defesa Social do Estado de Pernambuco (SDS-PE), coletados da base de dados criminais do Estado de Pernambuco – Sistema INFOPOL mostram que, entre janeiro de 2022 e março de 2024, há um total de 53 casos registrados de violência sexual praticada contra crianças e adolescentes no ambiente virtual.

De acordo com a Rede, os números sugerem que há subnotificação quanto a tipificação desse crime. Isso reafirma a necessidade de darmos visibilidade e discutir amplamente sobre o tema com os mais diversos setores da sociedade pernambucana.

Para enfrentar essa realidade também é necessário ter o apoio dos mais jovens. Uma das pessoas que atua nesse combate é Iasmin Caroline Batista, de 17 anos. Apesar da pouca idade, ela já integra o Centro de Mulheres do Cabo do Santo Agostinho, que presta serviços de ajuda e acolhimento para a população. Para ela, esse processo de cuidado deve partir de todos.

“É muito importante para que a gente possa conscientizar as pessoas sobre as violências sofridas no âmbito da internet. Hoje em dia, vários abusadores estão usando perfis falsos ou até mesmo Inteligência Artificial para se passar por outras pessoas e, assim, enganar crianças e adolescentes a mandarem fotos e vídeos. Essas fotos podem passar a circular até mesmo fora do país e assim vai. Então é importante a gente ficar em alerta, até mesmo os pais”, explica.

Iasmine Caroline BatistaIasmine Caroline Batista | Foto: Paulo André Pedrosa/Folha de Pernambuco

Caso seja preciso fazer uma denúncia, o cidadão pode acessar o Disque 100 Ligue 180, para crimes relacionados a violência sexual contra crianças e adolescentes.

O sistema é gratuito, anônimo e seguro. A SaferNet também conta com uma plataforma, disponível no site oficial da organização, para receber registros do tipo.

Lula sanciona lei que altera tabela do Imposto de Renda

02/05/24

Agência Brasil

http://blogfolhadoseretao.com.br

”Não haverá desoneração para favorecer os mais ricos”, diz presidentecopy sharing buttonsharethis sharing button
Durante ato de centrais sindicais, em celebração ao Dia do Trabalhador, em São Paulo, Lula disse que ''não haverá desoneração para favorecer os mais ricos'' (Foto: Paulo Pinto/Agência Brasil)
Durante ato de centrais sindicais, em celebração ao Dia do Trabalhador, em São Paulo, Lula disse que ”não haverá desoneração para favorecer os mais ricos” (Foto: Paulo Pinto/Agência Brasil)
O presidente Luiz Inácio Lula da Silva criticou, nesta quarta-feira (1º) a manutenção da desoneração da folha de pagamento para 17 setores da economia. Durante ato de centrais sindicais, em celebração ao Dia do Trabalhador, em São Paulo, Lula disse que “não haverá desoneração para favorecer os mais ricos”.
No fim do ano passado, o Congresso Nacional aprovou o projeto de lei da desoneração que prorroga, até 2027, a troca da contribuição previdenciária – correspondente a 20% da folha de pagamento – por uma alíquota entre 1% e 4,5% sobre a receita bruta de empresas de 17 setores da economia. O projeto também cortou de 20% para 8% a alíquota das contribuições ao INSS por parte dos municípios com até 156 mil habitantes.
“A gente faz desoneração quando o povo pobre, ganha quando o trabalhador ganha, mas fazer desoneração sem que eles sequer se comprometam a gerar um emprego, sem que eles sequer se comprometam a dar garantia para quem está trabalhando. Eu quero dizer que no nosso país não haverá desoneração para favorecer os mais ricos e sim para favorecer aqueles que trabalham e que vivem de salário”, disse Lula.
O presidente Lula vetou o projeto, mas o Congresso derrubou o veto ainda em dezembro do ano passado, mantendo o benefício às empresas. Para Lula, a medida não garante a geração de empregos e não pode haver desoneração da folha de pagamento de empresas sem contrapartida aos trabalhadores.
A desoneração da folha de pagamento tem impacto de cerca de R$ 9 bilhões por ano à Previdência Social. A ajuda aos pequenos municípios fará o governo deixar de arrecadar R$ 10 bilhões por ano.
O governo recorreu ao Supremo Tribunal Federal e a ação tem o placar de 5 a 0 na Corte para suspender a desoneração. Para o ministro da Fazenda, Fernando Haddad, é preciso encontrar um caminho para evitar prejuízos à Previdência Social. “A receita da Previdência é sagrada para pagar os aposentados. Não dá para brincar com essa coisa”, disse nessa semana.
 
Imposto de Renda
Durante o ato com trabalhadores em São Paulo, Lula sancionou o Projeto de Lei nº 81/2024 que corrige a tabela do Imposto de Renda, aumentando a isenção para quem recebe até dois salários mínimos por mês. Ele reafirmou a promessa de, até o fim do seu mandato em 2026, aprovar a isenção do pagamento do imposto de renda para quem ganha até R$ 5 mil mensais.
“Esse país vai tratar com muito respeito 203 milhões de homens e mulheres que moram nesse país. A economia brasileira já voltou a crescer, o salário já voltou a crescer, o imposto de renda eu prometi para vocês que até o final do meu mandato, até R$ 5 mil as pessoas não pagarão imposto de renda. E estou dizendo para vocês a palavra continua em pé”, disse, destacando a articulação dos seus ministros com o Congresso Nacional na aprovação de medidas de interesse do governo.
“Foi assim que nós fizemos, pela primeira vez no momento de democracia, a reforma tributária em que a gente vai despenalizar a pessoa de classe média que paga muito e fazer com que o muito rico paga um pouco do Imposto de Renda nesse país porque só o pobre é que paga. Nessa proposta de Imposto de Renda todo o alimento da cesta básica será desonerado e não terá Imposto de Renda sobre comida do povo trabalhador desse país”, acrescentou.
Ainda, Lula assinou o decreto de promulgação da Convenção e Recomendação sobre o Trabalho Decente para as Trabalhadoras e os Trabalhadores Domésticos.
Ato esvaziado
O ato em São Paulo foi realizado no estacionamento da Neo Química Arena (estádio do Corinthians), na zona leste da capital paulista. Pela primeira vez, a celebração deixou de ser realizada na região central da cidade, no conhecido Vale do Anhangabaú.
Durante seu discurso, Lula comentou sobre o esvaziamento do evento e cobrou o ministro da Secretaria-Geral da Presidência, Márcio Macêdo, responsável pela articulação do governo com os movimentos sociais.
“Não pense que vai ficar assim. Vocês sabem que ontem eu conversei com ele sobre esse ato e eu disse para ele, ‘Márcio, o ato está mal convocado, nós não fizemos o esforço necessário para levar a quantidade de gente que era preciso levar’. Mas, de qualquer forma, eu estou acostumado a falar com mil, com 1 milhão, mas também, se for necessário, eu falo apenas com uma senhora maravilhosa que está ali na minha frente”, disse Lula.
Pelo sexto ano seguido, os atos políticos do Dia do Trabalhador em todo o país são organizados, de forma unificada, pelas centrais sindicais CUT, Força Sindical, UGT, CTB, NCST, CSB e Intersindical Central da Classe Trabalhadora. Shows e apresentações culturais também fazem parte da programação.
“Sob o tema Por um Brasil mais Justo, o 1º de Maio 2024 será um dia de celebração e reflexão para levar a toda a população brasileira a luta do movimento sindical em defesa da classe trabalhadora”, informou a CUT. Entre as pautas das entidades estão emprego decente, correção da tabela de Imposto de Renda, juros mais baixos, valorização do serviço e dos servidores públicos, igualdade salarial e aposentadoria digna.
Campanha eleitoral
Pré-candidato à Prefeitura de São Paulo, o deputado federal Guilherme Boulos (Psol-SP) esteve presente no ato do Dia do Trabalhador ao lado do presidente Lula, que pediu votos para o aliado nas eleições municipais de outubro deste ano. “Eu vou fazer um apelo, cada pessoa que votou no Lula em 89, em 94, em 98, em 2006, em 2010, em 2022, tem que votar no Boulos para prefeito de São Paulo”, disse o presidente.
“Esse jovem, ele está disputando uma verdadeira guerra aqui em São Paulo. Ele está disputando com o nosso adversário nacional, ele está disputando contra o nosso adversário estadual e ele está disputando contra o nosso adversário municipal. Ele está enfrentando três adversários. E, por isso, eu quero dizer para vocês, ninguém derrotará esse moço aqui se vocês votarem no Boulos para prefeito de São Paulo nas próximas eleições”, acrescentou Lula.
Antes do evento, o presidente Lula visitou o Estádio do Corinthians, recebido pelo presidente do clube, Augusto Melo, e pelos ex-jogadores Basílio, Edilson e Zé Maria. A previsão é que Lula retorne para Brasília ainda na tarde desta quarta-feira.

Vacinação contra gripe é ampliada para público acima de 6 meses

02/05/24
JC
http://blogfolhadosertao.com.br

Caberá aos estados e municípios definir a faixa etária a ser imunizada a partir das doses disponíveis em estoque

Caberá aos estados e municípios definir a faixa etária a ser imunizada a partir das doses disponíveis em estoque. O ministério recomenda que seja mantida a prioridade para os grupos mais vulneráveis a complicações da gripe: gestantes, puérperas, idosos, crianças menores de cinco anos e pessoas com comorbidades ou condições clínicas especiais.

“A vacinação é essencial para proteger a saúde da população e evitar a propagação, especialmente durante as estações mais frias, quando a incidência da gripe tende a aumentar”, disse a ministra Nísia Trindade, em nota.

Até o dia 21 de abril, apenas 22% do público-alvo tinha se vacinado contra a gripe, conforme levantamento divulgado pela pasta. Cerca de 14,4 milhões de doses foram aplicadas para uma população-alvo de 75,8 milhões de pessoas. A campanha de vacinação começou no dia 25 de março.

A Região Norte não está incluída na ampliação do público-alvo, pois iniciou a campanha em novembro de 2023.

Aumento de casos

Dados da Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz) divulgados na semana passada mostram aumento de casos relacionados ao vírus sincicial respiratório (VSR) em crianças de até dois anos de idade, ultrapassando as mortes associadas à covid-19 na mesma faixa etária.

“A matéria apresentada neste portal tem caráter informativo e não deve ser considerada como aconselhamento médico. Para obter informações fornecidas sobre qualquer condição médica, tratamento ou preocupação de saúde, é essencial consultar um médico especializado.”

 

Débora Almeida celebra reinclusão de Pernambuco no projeto da Transnordestina: “Uma grande notícia para nosso Estado!”

01/05/24

AscomDA

http://blogfolhadosertao.com.br

 

A partir da perseverança da governadora Raquel Lyra (PSDB), junto ao Governo Federal, finalmente o estado de Pernambuco será reinserido no projeto do Ramal de Suape da Ferrovia Transnordestina. Saindo do papel, especificamente no trecho do ramal ferroviário entre Salgueiro no Sertão e o Porto de Suape na Região Metropolitana do Recife, a obra quando concluída servirá para escoamento de toda a produção local, beneficiando produtores locais, possibilitando a integração regional, o desenvolvimento do nordeste, fortalecendo assim a economia de toda uma região.

Trata-se de um projeto federal que foi idealizado há algumas décadas, com o objetivo de integrar e regionalizar o desenvolvimento do nordeste. Ao assumir o cargo em 2023, o governo Raquel Lyra percebeu que a gestão que a antecedeu havia retirado Pernambuco desse importante projeto, no apagar das luzes de 2022. Com as constantes viagens da governadora à Brasília, no entanto, a estratégia assertiva de reabrir o diálogo com o Governo Federal e uma posterior convocação da bancada parlamentar federal e estadual, deputados e senadores pernambucanos e o setor produtivo pernambucano, para que se aliassem a esta luta, funcionou: Na última sexta-feira (26), aconteceu a publicação do edital de licitação para contratação do projeto base do projeto.

Para a deputada estadual Débora Almeida (PSDB), este é mais um motivo para celebração e alegria dos pernambucanos e principalmente os que residem ou tem relações com as regiões do agreste e do sertão: “É mais um momento de vitória do Governo do Estado, através da liderança política da nossa governadora Raquel Lyra, que resolveu nunca desistir de Pernambuco, mas insistir para levar a cada recanto do estado os benefícios para a população.”

 

A parlamentar tucana, conhecida como “A voz do Agreste”, mas que também protagoniza diversas ações no sertão central, complementou “A nossa região do agreste será grandemente beneficiada com a reinserção do estado no projeto da Transnordestina, para a chegada de matéria prima e escoamento da produção no polo de confecção, recepção da soja e do milho, outros produtos locais do polo da avicultura, da pecuária leiteira e de corte, dentre tantos outros benefícios, pois com a ferrovia também teremos o barateamento do frete que é hoje um dos grandes gargalos dos nossos produtores. Isso nos faz comemorar e acreditar mais, reforçando nossa confiança e esperança nas mudanças que já sendo percebidas pela população!”.

Fotos: Matheus Augusto

Dia do Trabalhador: Shoppings, bancos e mais: veja o que abre e o que fecha no Dia do Trabalhador, em 1º de maio

01/05/24
Por  Katarina Moraes
http://blogfolhadosertao.com.br

Pela importância do dia, muitos serviços e comércios não funcionam ou têm o horário reduzido neste feriado. Confira

Comemora-se, na próxima quarta-feira, 1º de maio, o Dia do Trabalhador, que é celebrado anualmente em quase todos os países do mundo.

A data remonta a uma greve em Chicago, nos Estados Unidos, que pediu melhores condições de trabalho quando as jornadas chegavam a até 17 horas. Ela foi o estopim para a garantia de uma série de direitos.

Pela importância do dia, muitos serviços e comércios não abrem ou têm o horário reduzido nesta segunda. Por isso, o JC preparou um guia com detalhes sobre o funcionamento de estabelecimentos como bancos, Correios, shoppings e outros. Confira:

BANCOS

A Federação Brasileira de Bancos (Febraban) informou que os bancos não vão abrir na quarta-feira (1º). Nestes dias, devem ser utilizados os canais alternativos de atendimento para realizar operações bancárias, como internet banking, caixas eletrônicos, correspondentes e banco por telefone.

Contas de água, luz, energia elétrica e telefone, que vencerem no dia do feriado, poderão ser pagas no próximo dia útil, sem cobrança de juros e multas. Carnês de pagamento seguem a mesma regra.

CORREIOS

O atendimento nas agências dos Correios fica suspenso no feriado de 1º de maio.

COMÉRCIO DO CENTRO

O comércio do Centro e lojas de bairro vão funcionar de maneira facultativa. A decisão foi alinhada entre a Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL Recife) e o sindicato da categoria.

SHOPPINGS

Recife

  • Shopping Recife – das 12h às 21h.
  • RioMar Recife – das 12h às 21h.
  • Shopping Boa Vista – das 11h às 19h.
  • Shopping Tacaruna – das 12h às 21h.
  • Plaza Shopping – das 12h às 21h.
  • Shopping ETC – fechado. Praça de alimentação funciona das 12h às 18h
  • São Miguel Center (Afogados) – das 9h às 15h

Olinda

  • Shopping Patteo Olinda – das 12h às 21h.

Paulista

  • Paulista North Way Shopping – das 12h às 21h.

Camaragibe

  • Camará Shopping – das 12h às 21h.

Jaboatão dos Guararapes

  • Shopping Guararapes – das 12h às 21h.

Cabo de Santo Agostinho

  • Shopping Costa Dourada – das 12 às 20h.

Igarassu

  • Shopping Igarassu – das 12h às 20h.

Moreno

  • Recife Outlet – das 9h às 21h.

No Interior do Estado os municípios se baseiam nas regras e na tradição, mantendo o feriado nas repartições públicas e bancos.

Raquel Lyra entrega a mais alta comenda da Polícia Civil e reforça importância do novo concurso para a corporação

01/05/24

Imprensa PE 
http://blogfolhadosertao.com.br
Miniatura do anexo
Miniatura do anexo
 
Em comemoração aos 207 anos da Polícia Civil, celebrados no mês de abril, a governadora Raquel Lyra agraciou, nesta terça-feira (30), 165 pessoas, dentre elas servidores da Polícia Civil e integrantes da sociedade civil, com a Medalha Tiradentes – Medalha do Mérito Policial Civil, pelos relevantes serviços prestados em prol da Segurança do Estado e da sociedade pernambucana. Durante solenidade realizada na Escola de Magistratura de Pernambuco (ESMAPE), no Recife, foram entregues as medalhas ouro, prata e bronze. A vice-governadora Priscila Krause também participou da cerimônia.
 
“É muito importante momentos como esse, para celebrar e homenagear aqueles que têm feito a diferença, realizando a sua parte para devolver a paz social ao nosso Estado. Estamos confiantes de que o jogo está mudando a partir do Juntos pela Segurança. Fizemos o maior investimento em segurança pública da nossa história e estamos trabalhando para aumentar o efetivo com a abertura de novos concursos públicos, que vão permitir fazer Pernambuco um lugar melhor para viver”, destacou Raquel Lyra, enfatizando que a Polícia Civil está com o concurso em andamento com 445 vagas, podendo convocar até o dobro. São 250 para agente de polícia, 150 para escrivão e 45 para delegado. De acordo com o cronograma do certame, o resultado da prova de digitação será divulgado no dia 3 de junho.
 
A Medalha do Mérito Policial Civil, a mais alta comenda da Corporação, foi criada pelo Decreto 24.205, em 15 de abril de 2002. Além dos servidores da segurança, a premiação também contempla personalidades e instituições públicas ou privadas. A concessão é feita por Ato do Poder Executivo, cabendo à Polícia Civil a expedição do respectivo diploma.
 
“Não há um caso de relevância que seja confiado aos policiais civis, que não seja esclarecido aqui no Estado. Parabéns a todos que fazem a Corporação. Nada mais justo do que reconhecer o trabalho que eles fazem pela sociedade Pernambucana”, ressaltou o secretário de Defesa Social, Alessandro Carvalho.
 
De acordo com o Chefe da Polícia Civil, Renato Rocha, foram homenageados tanto policiais, sejam civis, militares, do Corpo de Bombeiros e da Polícia Científica, como também pessoas da sociedade, que de alguma forma contribuíram para o engrandecimento da instituição. “É um evento de extrema importância para a nossa corporação. Visamos enaltecer todos aqueles que ajudaram a fazer a nossa Polícia Civil mais ativa e eficiente”, agradeceu.
 
Delegada da 5ª seccional da Polícia Civil Apipucos, Bárbara Fort, de 32 anos, foi uma das homenageadas com a medalha ouro. “É motivo de muita felicidade e responsabilidade ser agraciada com essa comenda. É um momento inesquecível. Até hoje, dentre os meus seis anos de polícia, esse talvez seja o mais memorável”, comemorou a servidora.
 
Também estiveram presentes na solenidade a secretária executiva de Defesa Social, Dominique Oliveira; o vice-presidente do Tribunal de Justiça de Pernambuco, desembargador Fausto Campos; os comandantes da Polícia Militar de Pernambuco, coronel Ivanildo Torres; e do Corpo de Bombeiros, coronel Luciano Fonseca; o gerente-geral da Polícia Científica, Fernando Benevides; o diretor-geral da ESMAPE, desembargador Jorge Américo; e o vereador do Recife, Alcides Cardoso.
 
Fotos: Miva Filho/ Secom

Lula triplica verba de emendas parlamentares e destina R$ 14 bi em ano de eleições municipais

01/05/24

Jornal de Brasília

http://blogfolhadosertao.com.br

O Executivo concluiu nesta terça-feira (30) a primeira etapa de empenho de emendas parlamentares, com a liberação de R$ 14 bilhões

 

Foto: EVARISTO SA / AFP)

O número é três vezes maior do que o valor empenhado por Bolsonaro no mesmo período de 2020, quando as prefeituras estavam em disputa. Entre janeiro e abril daquele ano, foram empenhados R$ 4,18 bilhões.

Os números são da Secretaria das Relações Institucionais, comandada pelo ministro Alexandre Padilha.

“Vamos continuar trabalhando muito, porque até o dia 30 de junho é o nosso prazo para poder repassar recursos para os municípios. E o governo federal vai continuar acelerando”, afirma o ministro.

Segundo ele, até 30 de abril do ano passado o governo tinha empenhado em torno de R$ 350 milhões em emendas.

A relação entre o governo e o Parlamento passa por momentos de tensão. O Executivo tem sofrido pressão do Parlamento pela liberação de verbas e pela aprovação de pautas-bomba como a PEC do Quinquênio, para juízes e integrantes do Ministério Público, entre outras carreiras.

Na semana passada, em entrevista à coluna Mônica Bergamo, o ministro da Fazenda, Fernando Haddad, afirmou que o Congresso também precisa respeitar a Lei de Responsabilidade Fiscal, não só o Executivo.
Em resposta, o presidente do Senado, Rodrigo Pacheco (PSD-MG), afirmou que a advertência foi “desnecessária, para não dizer injusta”.

As emendas são o principal mecanismo pelo qual os parlamentares destinam recursos para os seus redutos –e são ainda mais esperadas e cobradas em um ano em que a população vai às urnas, como o atual.

O empenho é a primeira fase do gasto, quando o governo se compromete com determinado pagamento.

O desembolso efetivo só ocorre em momento posterior.

A Secretaria das Relações Institucionais afirma que 92% dos R$ 14 bilhões já comprometidos estão associados a emendas apresentadas para ações no Ministério da Saúde, o que pode ampliar o investimento no SUS (Sistema Único de Saúde).

Em fevereiro deste ano, o governo fechou um acordo com parlamentares e elaborou um calendário para o pagamento das emendas. Elas deverão ser executadas até o dia 30 de junho, respeitando o limite estabelecido pela legislação eleitoral.

No ano passado, o Congresso Nacional aprovou no Orçamento um valor recorde de R$ 53 bilhões para todas as modalidades de emendas parlamentares.

Mesmo com o veto de Lula (PT) a R$ 5,6 bilhões em emendas de comissão, deputados e senadores ainda têm um total de R$ 47,5 bilhões para destinar aos seus redutos em 2024.

 

Na Alepe: Debate cobra urgência para cirurgias em crianças com síndrome associada ao Zika Vírus

01/05/24

Ascom Alepe

http://blogfolhadosertao.om.br

A situação de 138 crianças com Síndrome Congênita associada à infecção pelo Zika Vírus que aguardam cirurgia ortopédica no Estado foi debatida em audiência pública realizada pela Assembleia Legislativa na última segunda. O encontro foi promovido pela Frente Parlamentar em Defesa dos Profissionais de Enfermagem e pelas Comissões de Saúde, da Mulher e de Cidadania. O procedimento é para corrigir luxações nos quadris, mas não há placas em quantidade suficiente na rede estadual de saúde.

Ortopedista responsável pelo atendimento dos pacientes, Epitácio Rolim explicou que a  síndrome congênita não está restrita a quadros de microcefalia, mas a uma série de malformações. Algumas crianças já nascem com luxações nos quadris, e outras desenvolvem com o tempo. Em todas elas, o quadro provoca fortes dores, que só cessam com a cirurgia. Ainda segundo o médico, um levantamento realizado em 2017 já indicava a necessidade dos procedimentos, que não foram realizados por falta de placas.

O problema novamente é que, quando nós indicamos já essa cirurgia tinha 40 crianças para fazer em 2018 para 2019, não foram, não aconteceram essas cirurgias. E naqueles pacientes que não nasceram com a luxação, mas já tinha o quadro indicando que aquilo iria acontecer se não fizesse uma cirurgia menor, naquela época lá, e não foi feito.”

Moradora de Escada, na Mata Sul, Vera Lúcia da Silva contou que a demora fez com que a filha Sofia Valentina precisasse passar por cirurgia no ano passado para retirar a cabeça do fêmur. Ainda assim, como só havia uma placa para colocar no quadril direito, até hoje a família espera pelo procedimento do quadril esquerdo. Mãe de Guilherme e presidente da UMA, União de Mães de Anjos, Germana Soares destacou que a longa espera também tem provocado o desenvolvimento de escolioses severas. Até agora, apenas uma criança fez o procedimento completo, nos dois quadris, e outras quatro em apenas um. Ela cobrou respostas concretas sobre a compra do material para as cirurgias.

Qual seria a maior dor de uma mãe ou de um pai? Qual seria a maior dor? Alguns falam que é perder, alguns falam que é quando a criança vem a óbito. Mas a pior dor de um pai e de uma mãe é ver seu filho morrendo e não conseguir fazer nada, o sentimento da impotência. Eu poderia falar horas sobre a dor que é para essas famílias, a quem estou representando. Ver seu filho precisar de tratamento e não ter. Mas vou aqui me deter a fatos. Estou aqui para falar da cirurgia dos quadris, da qual as nossas crianças precisam. A má formação dos quadris é a necessidade de intervenção cirúrgica para que possa viver.”

O debate foi coordenado pelo presidente da Alepe, deputado Álvaro Porto, do PSDB. O parlamentar salientou a importância da audiência pública por tornar ainda mais evidente a urgência do caso. “As crianças já não podem mais esperar. Estão no limite, com sofrimento físico diário e sob risco de morte. Além de aliviar as dores e garantir qualidade de vida às crianças, as operações podem minimizar a angústia das mães. Essa audiência pública conjunta tem o papel de buscar esclarecimento, informações e, acima de tudo, caminhos para que as cirurgias aconteçam de modo a atender a todas as crianças.”

O deputado Gilmar Júnior, do PV, que solicitou a audiência, informou que o Projeto de Lei de autoria dele, determinando o prazo de 45 dias entre as consultas médicas e as intervenções cirúrgicas ortopédicas em crianças com a Síndrome Congênita do Zika Vírus, tramitará em regime de urgência por decisão dos integrantes da Alepe.

Em resposta às cobranças, a secretária estadual de Saúde, Zilda Cavalcanti, argumentou que o Estado precisa respeitar prazos formais, estabelecidos por lei, para os casos de compras públicas. Ela disse ainda que em 20 dias a gestão deve apresentar o cronograma das cirurgias que serão realizadas ao longo do ano.

Nós temos uma compra emergencial de 20 placas a serem entregues esta semana, então as cirurgias vão continuar. Tem placas que estão sendo entregues e a rede própria, o Otávio de Freitas, vai continuar a operar. Infelizmente, a gente só tem aqui a equipe do Epitácio, e Yuri, aqui presente, e aí realmente a limitação, é uma limitação de tempo, física, de uma equipe só, mas dentro do que eles conseguirem fazer, a velocidade vai depender do que a equipe conseguir operar.”

Também participaram da audiência pública os deputados João Paulo Costa, do PCdoB; Simone SantanaDelegada Gleide Ângelo e Sileno Guedes, todos do PSB; Coronel Alberto Feitosa, do PL, Rosa Amorim, do PT, Dani Portela, do PSOL, e Socorro Pimentel, do União. O presidente Álvaro Porto fez a entrega simbólica de uma tonelada de alimentos arrecadados pela Casa, por meio do PedalAlepe 2024.