03/05/24
ImprensaPE
http://blogfolhdosertao.com.br
03/05/24
ImprensaPE
http://blogfolhdosertao.com.br
02/04/24
![]() |
| João Campos, Padilha e Luciana Albuquerque visitaram obras de hospital (Foto: Rafael Vieira/DP) |
![]() |
| Autoridades conheceram futuras instalações do Hospital da Criança do Recife (Foto: Rafael Vieira/DP) |
![]() |
| Hospital teve 100% das fundações concluídas (Foto: Rafael Vieira/DP) |
O compromisso da ação é proteger crianças e adolescentes contra crimes de exploração e violência sexual no mundo digital.
A campanha faz alusão ao Dia Nacional de Combate ao Abuso e à Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes. Sob o tema “Conexão com Proteção: Eduque”, a medida chama a população para agir de forma ativa e gerar visibilidade para a causa.
“A gente chega para conscientizar as pessoas que o crime sexual existe. Infelizmente, dados já mostram que a cada quatro minutos, uma criança é violentada sexualmente dentro de casa ou nas ruas“, começou a coordadora da Rede de Enfrentamento, Rosana França .
“Nós escolhemos esse tema porque vem crescendo absurdamente. Hoje crianças e adolescentes se colocam nas redes sociais e, muitas vezes, elas são colocadas em situação de vulnerabilidade, e é uma entrada muito forte para que esses violentados possam acessá-los. Então cobramos por políticas públicas que combatam isso“, completou.
A ação segue as diretrizes do artigo 27 da Constituição Brasileira, que estabelece a prioridade absoluta na garantia dos direitos de crianças e adolescentes em todas as situações que lhes digam respeito.
Há, ainda, um destaque para o ambiente digital, e se aplica não somente ao Estado brasileiro e à sociedade, mas também ao setor privado, inclusive às plataformas digitais.
Rosana França, coordenadora da Rede | Foto: Paulo André Pedrosa/Folha de PernambucoDados alarmantes e enfrentamento
De acordo com dados da ONG SaferNet, presente no lançamento, em 2023 foram registradas 71.867 novas denúncias de imagens de abuso e exploração sexual infantil online no Brasil.
O número é recorde absoluto de denúncias novas – não repetidas – desse tipo de crime que a instituição recebeu ao longo de 18 anos de funcionamento da Central Nacional de Denúncias de Crimes Cibernéticos. A marca histórica anterior era de 2008, quando a organização havia recebido 56.115 denúncias.
Dados fornecidos pelo Ministério dos Direitos Humanos e Cidadania – MDHC também indicam que em 2023 foram realizadas 735 denúncias de abuso e exploração sexual contra crianças e adolescentes no Disque 100, apenas em Pernambuco. Dentre as denúncias, 5,55% dizem respeito ao ambiente virtual.
Já os dados fornecidos pela Secretaria de Defesa Social do Estado de Pernambuco (SDS-PE), coletados da base de dados criminais do Estado de Pernambuco – Sistema INFOPOL mostram que, entre janeiro de 2022 e março de 2024, há um total de 53 casos registrados de violência sexual praticada contra crianças e adolescentes no ambiente virtual.
De acordo com a Rede, os números sugerem que há subnotificação quanto a tipificação desse crime. Isso reafirma a necessidade de darmos visibilidade e discutir amplamente sobre o tema com os mais diversos setores da sociedade pernambucana.
Para enfrentar essa realidade também é necessário ter o apoio dos mais jovens. Uma das pessoas que atua nesse combate é Iasmin Caroline Batista, de 17 anos. Apesar da pouca idade, ela já integra o Centro de Mulheres do Cabo do Santo Agostinho, que presta serviços de ajuda e acolhimento para a população. Para ela, esse processo de cuidado deve partir de todos.
“É muito importante para que a gente possa conscientizar as pessoas sobre as violências sofridas no âmbito da internet. Hoje em dia, vários abusadores estão usando perfis falsos ou até mesmo Inteligência Artificial para se passar por outras pessoas e, assim, enganar crianças e adolescentes a mandarem fotos e vídeos. Essas fotos podem passar a circular até mesmo fora do país e assim vai. Então é importante a gente ficar em alerta, até mesmo os pais”, explica.
Iasmine Caroline Batista | Foto: Paulo André Pedrosa/Folha de PernambucoCaso seja preciso fazer uma denúncia, o cidadão pode acessar o Disque 100 e Ligue 180, para crimes relacionados a violência sexual contra crianças e adolescentes.
O sistema é gratuito, anônimo e seguro. A SaferNet também conta com uma plataforma, disponível no site oficial da organização, para receber registros do tipo.
02/05/24
Agência Brasil
http://blogfolhadoseretao.com.br
![]() |
| Durante ato de centrais sindicais, em celebração ao Dia do Trabalhador, em São Paulo, Lula disse que ”não haverá desoneração para favorecer os mais ricos” (Foto: Paulo Pinto/Agência Brasil) |
Caberá aos estados e municípios definir a faixa etária a ser imunizada a partir das doses disponíveis em estoque

Caberá aos estados e municípios definir a faixa etária a ser imunizada a partir das doses disponíveis em estoque. O ministério recomenda que seja mantida a prioridade para os grupos mais vulneráveis a complicações da gripe: gestantes, puérperas, idosos, crianças menores de cinco anos e pessoas com comorbidades ou condições clínicas especiais.
“A vacinação é essencial para proteger a saúde da população e evitar a propagação, especialmente durante as estações mais frias, quando a incidência da gripe tende a aumentar”, disse a ministra Nísia Trindade, em nota.
Até o dia 21 de abril, apenas 22% do público-alvo tinha se vacinado contra a gripe, conforme levantamento divulgado pela pasta. Cerca de 14,4 milhões de doses foram aplicadas para uma população-alvo de 75,8 milhões de pessoas. A campanha de vacinação começou no dia 25 de março.
A Região Norte não está incluída na ampliação do público-alvo, pois iniciou a campanha em novembro de 2023.
Dados da Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz) divulgados na semana passada mostram aumento de casos relacionados ao vírus sincicial respiratório (VSR) em crianças de até dois anos de idade, ultrapassando as mortes associadas à covid-19 na mesma faixa etária.
“A matéria apresentada neste portal tem caráter informativo e não deve ser considerada como aconselhamento médico. Para obter informações fornecidas sobre qualquer condição médica, tratamento ou preocupação de saúde, é essencial consultar um médico especializado.”
01/05/24
AscomDA
http://blogfolhadosertao.com.br

A partir da perseverança da governadora Raquel Lyra (PSDB), junto ao Governo Federal, finalmente o estado de Pernambuco será reinserido no projeto do Ramal de Suape da Ferrovia Transnordestina. Saindo do papel, especificamente no trecho do ramal ferroviário entre Salgueiro no Sertão e o Porto de Suape na Região Metropolitana do Recife, a obra quando concluída servirá para escoamento de toda a produção local, beneficiando produtores locais, possibilitando a integração regional, o desenvolvimento do nordeste, fortalecendo assim a economia de toda uma região.
Trata-se de um projeto federal que foi idealizado há algumas décadas, com o objetivo de integrar e regionalizar o desenvolvimento do nordeste. Ao assumir o cargo em 2023, o governo Raquel Lyra percebeu que a gestão que a antecedeu havia retirado Pernambuco desse importante projeto, no apagar das luzes de 2022. Com as constantes viagens da governadora à Brasília, no entanto, a estratégia assertiva de reabrir o diálogo com o Governo Federal e uma posterior convocação da bancada parlamentar federal e estadual, deputados e senadores pernambucanos e o setor produtivo pernambucano, para que se aliassem a esta luta, funcionou: Na última sexta-feira (26), aconteceu a publicação do edital de licitação para contratação do projeto base do projeto.
Para a deputada estadual Débora Almeida (PSDB), este é mais um motivo para celebração e alegria dos pernambucanos e principalmente os que residem ou tem relações com as regiões do agreste e do sertão: “É mais um momento de vitória do Governo do Estado, através da liderança política da nossa governadora Raquel Lyra, que resolveu nunca desistir de Pernambuco, mas insistir para levar a cada recanto do estado os benefícios para a população.”
A parlamentar tucana, conhecida como “A voz do Agreste”, mas que também protagoniza diversas ações no sertão central, complementou “A nossa região do agreste será grandemente beneficiada com a reinserção do estado no projeto da Transnordestina, para a chegada de matéria prima e escoamento da produção no polo de confecção, recepção da soja e do milho, outros produtos locais do polo da avicultura, da pecuária leiteira e de corte, dentre tantos outros benefícios, pois com a ferrovia também teremos o barateamento do frete que é hoje um dos grandes gargalos dos nossos produtores. Isso nos faz comemorar e acreditar mais, reforçando nossa confiança e esperança nas mudanças que já sendo percebidas pela população!”.
Fotos: Matheus Augusto
Pela importância do dia, muitos serviços e comércios não funcionam ou têm o horário reduzido neste feriado. Confira

Comemora-se, na próxima quarta-feira, 1º de maio, o Dia do Trabalhador, que é celebrado anualmente em quase todos os países do mundo.
A data remonta a uma greve em Chicago, nos Estados Unidos, que pediu melhores condições de trabalho quando as jornadas chegavam a até 17 horas. Ela foi o estopim para a garantia de uma série de direitos.
Pela importância do dia, muitos serviços e comércios não abrem ou têm o horário reduzido nesta segunda. Por isso, o JC preparou um guia com detalhes sobre o funcionamento de estabelecimentos como bancos, Correios, shoppings e outros. Confira:
A Federação Brasileira de Bancos (Febraban) informou que os bancos não vão abrir na quarta-feira (1º). Nestes dias, devem ser utilizados os canais alternativos de atendimento para realizar operações bancárias, como internet banking, caixas eletrônicos, correspondentes e banco por telefone.
Contas de água, luz, energia elétrica e telefone, que vencerem no dia do feriado, poderão ser pagas no próximo dia útil, sem cobrança de juros e multas. Carnês de pagamento seguem a mesma regra.
O atendimento nas agências dos Correios fica suspenso no feriado de 1º de maio.
O comércio do Centro e lojas de bairro vão funcionar de maneira facultativa. A decisão foi alinhada entre a Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL Recife) e o sindicato da categoria.
Recife
Olinda
Paulista
Camaragibe
Jaboatão dos Guararapes
Cabo de Santo Agostinho
Igarassu
Moreno
No Interior do Estado os municípios se baseiam nas regras e na tradição, mantendo o feriado nas repartições públicas e bancos.
01/05/24
Jornal de Brasília
http://blogfolhadosertao.com.br
O Executivo concluiu nesta terça-feira (30) a primeira etapa de empenho de emendas parlamentares, com a liberação de R$ 14 bilhões
Foto: EVARISTO SA / AFP)
O número é três vezes maior do que o valor empenhado por Bolsonaro no mesmo período de 2020, quando as prefeituras estavam em disputa. Entre janeiro e abril daquele ano, foram empenhados R$ 4,18 bilhões.
Os números são da Secretaria das Relações Institucionais, comandada pelo ministro Alexandre Padilha.
“Vamos continuar trabalhando muito, porque até o dia 30 de junho é o nosso prazo para poder repassar recursos para os municípios. E o governo federal vai continuar acelerando”, afirma o ministro.
Segundo ele, até 30 de abril do ano passado o governo tinha empenhado em torno de R$ 350 milhões em emendas.
A relação entre o governo e o Parlamento passa por momentos de tensão. O Executivo tem sofrido pressão do Parlamento pela liberação de verbas e pela aprovação de pautas-bomba como a PEC do Quinquênio, para juízes e integrantes do Ministério Público, entre outras carreiras.
Na semana passada, em entrevista à coluna Mônica Bergamo, o ministro da Fazenda, Fernando Haddad, afirmou que o Congresso também precisa respeitar a Lei de Responsabilidade Fiscal, não só o Executivo.
Em resposta, o presidente do Senado, Rodrigo Pacheco (PSD-MG), afirmou que a advertência foi “desnecessária, para não dizer injusta”.
As emendas são o principal mecanismo pelo qual os parlamentares destinam recursos para os seus redutos –e são ainda mais esperadas e cobradas em um ano em que a população vai às urnas, como o atual.
O empenho é a primeira fase do gasto, quando o governo se compromete com determinado pagamento.
O desembolso efetivo só ocorre em momento posterior.
A Secretaria das Relações Institucionais afirma que 92% dos R$ 14 bilhões já comprometidos estão associados a emendas apresentadas para ações no Ministério da Saúde, o que pode ampliar o investimento no SUS (Sistema Único de Saúde).
Em fevereiro deste ano, o governo fechou um acordo com parlamentares e elaborou um calendário para o pagamento das emendas. Elas deverão ser executadas até o dia 30 de junho, respeitando o limite estabelecido pela legislação eleitoral.
No ano passado, o Congresso Nacional aprovou no Orçamento um valor recorde de R$ 53 bilhões para todas as modalidades de emendas parlamentares.
Mesmo com o veto de Lula (PT) a R$ 5,6 bilhões em emendas de comissão, deputados e senadores ainda têm um total de R$ 47,5 bilhões para destinar aos seus redutos em 2024.
01/05/24
Ascom Alepe
http://blogfolhadosertao.om.br
A situação de 138 crianças com Síndrome Congênita associada à infecção pelo Zika Vírus que aguardam cirurgia ortopédica no Estado foi debatida em audiência pública realizada pela Assembleia Legislativa na última segunda. O encontro foi promovido pela Frente Parlamentar em Defesa dos Profissionais de Enfermagem e pelas Comissões de Saúde, da Mulher e de Cidadania. O procedimento é para corrigir luxações nos quadris, mas não há placas em quantidade suficiente na rede estadual de saúde.
Ortopedista responsável pelo atendimento dos pacientes, Epitácio Rolim explicou que a síndrome congênita não está restrita a quadros de microcefalia, mas a uma série de malformações. Algumas crianças já nascem com luxações nos quadris, e outras desenvolvem com o tempo. Em todas elas, o quadro provoca fortes dores, que só cessam com a cirurgia. Ainda segundo o médico, um levantamento realizado em 2017 já indicava a necessidade dos procedimentos, que não foram realizados por falta de placas.
“O problema novamente é que, quando nós indicamos já essa cirurgia tinha 40 crianças para fazer em 2018 para 2019, não foram, não aconteceram essas cirurgias. E naqueles pacientes que não nasceram com a luxação, mas já tinha o quadro indicando que aquilo iria acontecer se não fizesse uma cirurgia menor, naquela época lá, e não foi feito.”
Moradora de Escada, na Mata Sul, Vera Lúcia da Silva contou que a demora fez com que a filha Sofia Valentina precisasse passar por cirurgia no ano passado para retirar a cabeça do fêmur. Ainda assim, como só havia uma placa para colocar no quadril direito, até hoje a família espera pelo procedimento do quadril esquerdo. Mãe de Guilherme e presidente da UMA, União de Mães de Anjos, Germana Soares destacou que a longa espera também tem provocado o desenvolvimento de escolioses severas. Até agora, apenas uma criança fez o procedimento completo, nos dois quadris, e outras quatro em apenas um. Ela cobrou respostas concretas sobre a compra do material para as cirurgias.
“Qual seria a maior dor de uma mãe ou de um pai? Qual seria a maior dor? Alguns falam que é perder, alguns falam que é quando a criança vem a óbito. Mas a pior dor de um pai e de uma mãe é ver seu filho morrendo e não conseguir fazer nada, o sentimento da impotência. Eu poderia falar horas sobre a dor que é para essas famílias, a quem estou representando. Ver seu filho precisar de tratamento e não ter. Mas vou aqui me deter a fatos. Estou aqui para falar da cirurgia dos quadris, da qual as nossas crianças precisam. A má formação dos quadris é a necessidade de intervenção cirúrgica para que possa viver.”
O debate foi coordenado pelo presidente da Alepe, deputado Álvaro Porto, do PSDB. O parlamentar salientou a importância da audiência pública por tornar ainda mais evidente a urgência do caso. “As crianças já não podem mais esperar. Estão no limite, com sofrimento físico diário e sob risco de morte. Além de aliviar as dores e garantir qualidade de vida às crianças, as operações podem minimizar a angústia das mães. Essa audiência pública conjunta tem o papel de buscar esclarecimento, informações e, acima de tudo, caminhos para que as cirurgias aconteçam de modo a atender a todas as crianças.”
O deputado Gilmar Júnior, do PV, que solicitou a audiência, informou que o Projeto de Lei de autoria dele, determinando o prazo de 45 dias entre as consultas médicas e as intervenções cirúrgicas ortopédicas em crianças com a Síndrome Congênita do Zika Vírus, tramitará em regime de urgência por decisão dos integrantes da Alepe.
Em resposta às cobranças, a secretária estadual de Saúde, Zilda Cavalcanti, argumentou que o Estado precisa respeitar prazos formais, estabelecidos por lei, para os casos de compras públicas. Ela disse ainda que em 20 dias a gestão deve apresentar o cronograma das cirurgias que serão realizadas ao longo do ano.
“Nós temos uma compra emergencial de 20 placas a serem entregues esta semana, então as cirurgias vão continuar. Tem placas que estão sendo entregues e a rede própria, o Otávio de Freitas, vai continuar a operar. Infelizmente, a gente só tem aqui a equipe do Epitácio, e Yuri, aqui presente, e aí realmente a limitação, é uma limitação de tempo, física, de uma equipe só, mas dentro do que eles conseguirem fazer, a velocidade vai depender do que a equipe conseguir operar.”
Também participaram da audiência pública os deputados João Paulo Costa, do PCdoB; Simone Santana, Delegada Gleide Ângelo e Sileno Guedes, todos do PSB; Coronel Alberto Feitosa, do PL, Rosa Amorim, do PT, Dani Portela, do PSOL, e Socorro Pimentel, do União. O presidente Álvaro Porto fez a entrega simbólica de uma tonelada de alimentos arrecadados pela Casa, por meio do PedalAlepe 2024.