Domingão de Notícias com Machado Freire

10/10/21

 

Blogfolhadosertao.com.br

A  “briga intestina”  de Sá e Sampaio  ” atravanca”  o desenvolvimento  de Salgueiro

 

Área da antiga Rede Ferroviária Federal em Salgueiro

A “birra político-partidária”  em torno do projeto da implantação do Campus da Universide do Vale do São Francisco-Univasf, em Salgueiro  é algo inconcebível para os dias de hoje, em pleno Século 21.  Ao darmos  “uma volta no tempo” vemos que as famílias tradicionais ( Sá e Sampaio)  do município mantém uma “contenda”  histórica que em nada contribui para o desenvolvimento do município  que foi beneficiado pela natureza  com um espaço formidável geograficamente falando:  a Encruzilhada do Nordeste,  titulo dado por mim e o colega Eduardo Ferreira, quando trabalhávamos   no velho Diário de Pernambuco. Por incrível  que pareça,  as coisas mais importantes criadas no município não foram da iniciativa das duas famílias que têm a mesma origem.  Veremundo Soares, que implantou um parque comercial e industrial no município, era filho do padre Antonio Soares ( o padre velho), com origem em Minas Gerais.   A  Rádio Asa Branca,  pioneira no Setão Central,  foi um projeto defendido pelo ex-senador  Mansueto de Lavor, que nasceu em Serrita e tinha uma “estima especial” por Salgueiro.  Vale lembrar nesta síntese que vai mexer com os nervos de alguns,  que a Salgueiro Grande de Veremundo Soares  elegeu quatro  deputados estaduais  chamados de “filhos  da terra”: Severino Sá e o  parente próximo Romão de Sá Sampaio,  Antonio de Pádua  Alencar (Toquinha) e Airinho Carvalho. Mas foi o deputado estadual, filho de Sertânia, Gonzaga Patriota  o autor  do projeto  da Adutora do Sertão   que trouxe água para Salgueiro  (e o Sertão Central) que recebia  água de carro-pipa de Cabrobó, a 60 quilômetros.  A unidade da Universidade de Pernambuco-UPE e  o Campus da Univasf/Salgueiro foram autorizadas pelo ex-deputado, ex-governador de Pernambuco e ex-ministro da Educação Mendonça Filho.  Cabe uma pergunta lógica,  que não quer calar:  por que “os filhos  da terra” ,  que têm a Prefeitura como “eterno objeto de desejo”,   deixaram o Cortume Nossa Senhora de Fátima  ser levado pela família Coelho de Petrolina, que recebia o apoio  político e eleitoral  de uma das alas políticas locais ?   Ainda hoje não explicaram  por que  o poder público e as “lideranças  salgueirenses”  não tomaram a iniciativa de manter de pé o velho Cine Salgueiro,  o mais importante patrimônio cultural  cultural do município na época. No local foi construído o prédio da agência da Caixa Econômica Federal.     Está mais ou menos explicado (e entendido) por que Sá e Sampaio  (que são a mesma família)  brigam de “mentirinha”  para atrasar a execução do projeto físico do Campus da Univasf.  Só precisa  que a Prefeitura autorize a   renovação da cessão pública do terreno da antiga Rede Ferroviária Federal, que mede mais de 8 hectares, já que o projeto técnico, que custou mais de  R$200 mil está “pronto e acabado”. O único prejudicado é o povo, que vota e paga impostos !

 

————-

O Sindicato dos Condutores de Ambulância  fiscaliza dos veículos em hospitais.   Representantes do Sindicato dos Condutores de Ambulância de Pernambuco começaram, dia 8, uma fiscalização de ambulâncias em hospitais do Grande Recife e do interior do Estado.  “Nós estamos fazendo esse trabalho, que é do poder público, por conta da falta da fiscalização de ambulâncias. Hoje a gente encontra ambulância sem cinto, com pneu careca, com para-brisa rachado, sem placa”, detalhou o presidente do sindicato da categoria, Nilson José. Além disso, um outro ponto a ser fiscalizado é se os condutores de ambulância possuem curso de capacitação, que é crucial para a realização da atividade. “Cerca de 95% dos condutores de ambulância de Pernambuco não têm esse curso. São pessoas que não sabem sequer o que se tem dentro da viatura”, explicou.

 

É grande a indefinição sobre o Campus da Univasf em Salgueiro.  A implantação do Campus da Univasf  em Salgueiro (obra física)  vem sendo discutida ao longo de mais de um mês, depois que o prefeito Marcones Sá (foto)  e a maioria (oposicionista) da Câmara de Vereadores  tomaram posição contrária sobre a doação do terreno que precisa ser ronovada pela Prefeitura.  A oposição e a Univasf priorizam  a  utilização da área  de  mais de 8 hectares da extinta Estação Ferroviária, enquanto o prefeito defende o espaço disponível na área próxima ao IF Sertão., ao lado da BR-232, na saída para o Recife.   O prefeito teria  sugerido, dias atrás,  a realização de um plebiscito (que demanda tempo e depende de autorização do Legislativo).  Esta semana, numa entrevista na Rádio Asa Branca, ele  não confirmou que defende um plebiscito.   Marcones e vem alegando que não queria ser eleito para o terceiro mandato, mas coloca   sua  “experiência”  como mais importante do que a vontade pessoal.  Quais serão as “cenas dos próximos capítulos”.

 

 

O deputado  Gonzaga Patriota  está escrevendo  um novo livro sobre os municípios que criou.  O parlamentar  (foto) dá uma volta no tempo  e mostra -com detalhes, como foi sua luta para criar municípios  em várias regiões, como Santa Filomena, que pertencia a Ouricuri e era  desprezado pela antiga sede do município. O mesmo acontecia com Dormentes,  que fica muito distante e dependia de tudo para sobreviver.  Um capítulo interessante lembra a luta política de Ouricuri, terra do ex-deputado Felipe Coelho.  Santa Cruz e Santa Filomena eram distrito de Ouricuri. Gonzaga também  é autor do projeto de emancipação de Santa Cruz da Baixa Verde, Jatobá e Lagoa Grande, hoje conhecida como a “Capital do vinho do São Francisco”.

 


Sindicalismos  rural perde o líder José Rodrigues. O  Governo do Estado  publicou Nota de Pesar onde afirma que “o nome de José Rodrigues da Silva (foto)  ficará escrito na história das lutas dos agricultores de Pernambuco. Cinco vezes presidente da Fetape, ele deixa exemplos de bravura e persistência, mas também de parcerias com o Governo do Estado na implementação de programas importantes como o Chapéu de Palha, Vaca na Corda e a eletrificação rural. Filho de Bom Jardim, José Rodrigues começou cedo na lida, onde enxergou os problemas do homem do campo e soube organizar a luta por melhorias e avanços. Sua morte deixa uma imensa lacuna no movimento. Quero me solidarizar com sua esposa Georgina, demais familiares, amigos e o movimento campesino, neste momento de tristeza e pesar”.

 

 Câmara Federal  convoca ministro Paulo Guedes.  O Plenário da Câmara dos Deputados aprovou, por 310 votos favoráveis e 142 contrários, requerimento de convocação do ministro da Economia, Paulo Guedes (foto) , para prestar esclarecimentos sobre a revelação de que ele é sócio de uma empresa no exterior com patrimônio de 9,55 milhões de dólares (cerca de R$ 51 milhões). A sessão para ouvir Guedes ainda não tem data marcada, mas poderá ser realizada na próxima semana. As informações sobre a offshore de Guedes foram obtidas pelo projeto Pandora Papers, do Consórcio Internacional de Jornalistas Investigativos (ICIJ), cujos parceiros no Brasil são a revista Piauí e o site Poder360. O vazamento também apontou uma empresa no exterior em nome do presidente do Banco Central, Roberto Campos Neto.

Jornalistas independentes da Rússia e

Filipinas ganham prêmio Nobel da Paz

A jornalista filipina Maria Ressa e o jornalista russo Dmitry Muratov venceram o Nobel da Paz 2021. O anúncio foi feito nesta sexta-feira (8/10) pela Academia Sueca, em Estocolmo.

Maria Ressa e Dmitry Muratov são os vencedores do Nobel da Paz de 2021
Reprodução 

 

O prêmio foi concedido “pelos esforços de salvaguarda da liberdade de expressão, pré-condição para a democracia e paz duradouras”.  O Observatório de Liberdade de Imprensa da OAB manifestou sua satisfação com a escolha dos jornalistas para o prêmio. Segundo o grupo, o reconhecimento da relevância da liberdade de expressão para a paz mundial é um alerta para todos aqueles que militam pela sua supressão, em especial governantes que insistem em ameaçar e vilipendiar a honra de jornalistas e profissionais de comunicação. Os dois jornalistas ajudaram a fundar veículos de comunicação independentes em seus países e vão dividir o prêmio de 10 milhões de coroas suecas.

Muratov é editor-chefe do jornal investigativo russo Novaya Gazeta, que desafiou o Kremlin sob comando do presidente russo, Vladimir Putin, com investigações sobre irregularidades e corrupção e cobriu intensamente o conflito na Ucrânia. O jornal já teve seis jornalistas assassinados. Maria Ressa é cofundadora e diretora-executiva da Rappler, uma empresa de mídia digital de jornalismo investigativo nas Filipinas, que denuncia o abuso de poder, o uso da violência e o crescente autoritarismo em seu país.

Deixe um comentário