Náutico não é mais “aquele”: foi derrotado pelo Sampaio Correia e perdeu a liderança da Série B

12/08/21

Por Túlio Feitosa

blogfolhadosertao.com.br

O Náutico caiu para a segunda colocação da Segundona ao perder para o Sampaio Corrêa por 2×0
IURY OLIVEIRA/ ESTADÃO CONTEÚDO
Náutico perdeu para o Sampaio Corrêa pela Série B – FOTO: IURY OLIVEIRA/ ESTADÃO CONTEÚDO
Não foi dessa vez que o Náutico voltou a reagir na Série B do Campeonato Brasileiro. Jogando contra o Sampaio Corrêa fora de casa, nesta quarta-feira (11), o Timbu sofreu sua terceira derrota seguida e acabou sendo ultrapassado pelo Coritiba na tabela. Com gols de Daniel Costa e Pimentinha, a Bolívia Querida bateu o Náutico por 2×0. O Timbu estacionou nos 30 pontos, três a menos do que o Coxa, que bateu o Brasil-RS pelo mesmo placar.

Mesmo mantendo a alta intensidade no setor ofensivo, o Timbu acabou sofrendo uma reviravolta ao sofrer um gol de falta aos 30 do segundo tempo. Estreante da partida, Caio Dantas sentiu o peso dos meses sem atuar dentro de campo e acabou perdendo duas chances claras de gol.

A expectativa era de uma melhora na defesa da equipe, já que os laterais Bryan e Hereda, além do zagueiro Camutanga, retornavam à titularidade.

Ainda com 30 pontos, o Náutico viu todos os adversários se aproximarem na tabela. Agora, o Timbu está apenas a dois pontos de ficar de fora do G4 e liga o alerta vermelho para se manter na briga pelo acesso.

O próximo desafio do Náutico é diante do Avaí, na Ressacada, em Santa Catarina. A partida será válida pela 18ª rodada da Série B, penúltima do primeiro turno da competição. A equipe catarinense vem de derrota dentro de casa para o Guarani por 1×0.

Suspenso após levar o terceiro amarelo, o volante Rhaldney será desfalque na equipe alvirrubra ao lado de Carlão, que cumprirá seu segundo jogo de suspensão. O zagueiro Camutanga, que recebeu o cartão vermelho direto, também não joga no sábado.

O jogo

O Náutico começou já colocando a bola no setor ofensivo e com finalização de Trindade ainda no primeiro minuto de jogo. O Sampaio tentou responder com Ciel, mas o atacante foi pego em posição irregular. O Timbu passou boa parte do primeiro tempo ou trocando passes ou marcando a saída de bola do clube maranhense. Mas esse era o jogo da Bolívia Querida: esperar o avanço da equipe alvirrubra para explorar a transição na bola longa da defesa para o ataque.

A chance de perigo do Náutico só veio aos 30 minutos, com Vinícius na ponta esquerda achando Caio Dantas na grande área e batendo cruzado, mas o centro-avante alvirrubro não alcançou a bola. Um minuto depois, Jean Carlos deu um belo passe em profundidade para Caio Dantas, que ficou frente a frente com o goleiro do Sampaio, mas o atacante deu uma cavadinha na bola que acabou sendo defendida pelo Luiz Daniel.

Em lance polêmico, os jogadores do Sampaio reclamou de um pênalti não marcado após o lateral do Náutico, Bryan, escorregar com a bola na grande área alvirrubra e derrubar o atacante Jean Silva, da Bolívia Querida. O juiz não marcou nada.

Segundo tempo

O Timbu começou mantendo a mesma intensidade na partida. Vinícius pressionava a ponta esquerda enquanto Hereda explorava o canto direito da defesa do Sampaio. Mas mesmo mantendo a posse da bola, o Náutico não conseguia levar muito perigo ao goleiro Luiz Daniel.

A equipe maranhense saiu mais para o ataque, fez o goleiro Alex Alves trabalhar pela primeira vez aos 9 minutos com uma cabeçada de Nadson da entrada da pequena área. O guarda-redes alvirrubro acompanhou o trajeto da bola e jogou para escanteio.

Aos 21 minutos, foi a vez do Náutico reclamar por um pênalti não marcado. Após Vinícius receber um bom passe de Jean Carlos na entrada da pequena área, o atacante finalizou em cima do goleiro adversário, mas acabou tomando um carrinho por trás, sem a bola. O juiz também marcou nada.

O Timbu acabou sendo punido aos 28 minutos, após uma bela cobrança de falta de Daniel Costa, que tinha acabado de entrar no jogo. O meia cobrou por cima da barreira, no canto esquerdo da barra para abrir o placar, 1×0 Sampaio. O goleiro Alex Alves não reagiu e apenas olhou para a bola.

Trunfo da Bolívia Querida, Pimentinha acabou aprontando ao entrar no segundo tempo. O atacante recebeu bola em profundidade e conseguiu se infiltrar na grande área ao passar por Bryan. Pimentinha, ainda em velocidade, puxou para a esquerda e bateu no ângulo de Alex Alves para ampliar o placar para 2×0.

A situação do Timbu piorou aos 40 minutos com a expulsão de Camutanga, que precisou tirar um jogador do setor ofensivo para ajudar na defesa, já que Hélio tinha feito todas as cinco substituições permitidas. O Sampaio aproveitou o tempo que faltava para segurar a bola e administrar o resultado.

FICHA DO JOGO

Sampaio Corrêa – Luiz Daniel; Luís Gustavo (Watson), Joécio, Nilson Jr. e Felipinho; Betinho, Ferreira e Eloir (Daniel Costa); Nadson (Ronei), Jean Silva (Pimentinha) e Ciel (Jackson). Técnico: Felipe Surian.

Náutico – Alex Alves; Hereda (Thássio), Camutanga, Yago e Bryan; Trindade (Luiz Henrique), Rhaldney (Djavan) e Vargas (Matheus Carvalho); Jean Carlos, Vinicius e Caio Dantas (Iago Dias). Técnico: Hélio dos Anjos.

Local: Estádio Castelão, São Luís-MA.

Árbitro: Felipe da Silva Gonçalves Paludo (RJ).

Assistentes: Thiago Henrique Neto Correa Farinha e Daniel do Espirito Santo Parro (ambos do RJ).

Gols: Daniel Costa, aos 28 minutos do 2º tempo, Pimentinha, aos 35 minutos do 2º tempo (S).

Cartões amarelos: Ciel, Ferreira (S); Rhaldney, Matheus Trindade, Rafinha (N).

Cartões vermelhos: Camutanga (N).

Deixe um comentário