12/08/21
ImprensaPE
blogfolhadosertao.com.br
Iniciativa oferta consultas oftalmológicas e, se necessário, os óculos corretivos
Com a volta às aulas na rede estadual, o Programa Boa Visão também retoma a oferta de consultas oftalmológicas com especialistas para os alunos que apresentam alguma queixa ocular. Os estudantes passam pelo atendimento médico em uma Unidade Pernambucana de Atenção Especializada (UPAE), realizam exames complementares quando indicado e, se necessário, recebem, gratuitamente, óculos feitos pelo Laboratório Farmacêutico de Pernambuco (Lafepe). A iniciativa é uma parceria entre as secretarias estaduais de Saúde (SES-PE) e Educação (SEE-PE).
Neste mês de agosto, cinco UPAEs já retomam os atendimentos. Os acolhimentos serão feitos nesta sexta-feira (13/08) em Caruaru, em 16/08 em Garanhuns, em 17/08 e 24/08 em Limoeiro, 24/08 em Arcoverde e 27/08 em Serra Talhada. Em setembro, as agendas também voltam às unidades de Belo Jardim e Afogados da Ingazeira.
“O projeto tem como um dos objetivos propiciar condições de saúde ocular favoráveis ao aprendizado da população-alvo, melhorando o rendimento escolar dos estudantes do ensino público médio e fundamental, de forma a reduzir as taxas de evasão e repetência”, afirma a diretoria de Políticas Estratégicas Transversais da SES-PE, Mayra Ramos. A gestora informa, ainda, que os professores e profissionais do ambiente escolar também são beneficiados com a iniciativa.
A triagem dos alunos é realizada no próprio ambiente escolar pelos professores e servidores das escolas, que são capacitados e recebem informações sobre os principais agravos que acometem a visão. Nos casos suspeitos, os triadores podem encaminhar os estudantes para as consultas oftalmológicas. “Na UPAE, os pacientes são vistos por um especialistas e podem passar por exames no próprio local ou, se necessário, fazemos o encaminhamento para a rede de saúde. Nosso objetivo é que eles recebam toda a linha de cuidado ocular para que possam ter qualidade de vida para todas as atividades do seu dia a dia”, frisa Mayra.
Instituído por lei estadual em 2011, o Programa Boa Visão atende ao público desde 2012. Nesses 9 anos, já foram ofertadas 113.086 consultas oftalmológicas, resultando na cessão de 72.419 óculos corretivos.