Colegiado da Alepe aprova projeto que proíbe eventos com premiação de animais vivos no Estado

02/04/22
Ascom Alepe
blogfolhadosertao.com.br

Propostas em defesa dos animais e do meio ambiente receberam aval da Comissão de Agricultura, nesta quarta. O colegiado aprovou a matéria que modifica o Código Estadual de Proteção aos Animais para proibir a realização de eventos em que o prêmio ou o brinde seja um animal vivo.

O texto é de iniciativa do deputado Wanderson Florêncio, do Solidariedade, com substitutivo da Comissão de Justiça. Na justificativa da proposição, o autor argumenta que uma vida não pode ser passada de uma pessoa a outra sem empatia, sob o risco de gerar diversos problemas aos animais sorteados, especialmente o abandono. A versão original ainda vedava a criação de animal com a finalidade exclusiva de extração de peles, mas o trecho foi retirado.

Outra proposta acatada foi a que visa promover a utilização do hidrogênio verde, que é aquele obtido a partir de fontes renováveis, em um processo no qual não haja emissão de carbono. Entre outras ações, o texto prevê o incentivo para que pequenos produtores tenham acesso às tecnologias sustentáveis, estímulo ao uso do gás como fonte energética na agricultura, e o fomento à cadeia produtiva do hidrogênio verde. A iniciativa é do deputado Clodoaldo Magalhães do PV, e recebeu uma emenda modificativa da Comissão de Justiça.

Ambos os projetos foram aprovados por unanimidade.

Deixe um comentário