Imunização em alta: Pernambuco reduz idade mínima e intervalo para aplicação da 3ª dose contra covid-19

09/11/21
Por Cinthya Leite
blogfolhadosertao.com.br

Anteriormente, o tempo de espera era de seis meses (180 dias); confira como ficou

TIÃO SIQUEIRA/JC IMAGEM
Secretário ainda destacou a importância da busca ativa para a segunda dose daqueles que iniciaram seus esquemas vacinais para garantir a proteção efetiva – Foto: Tião Siqueira/JC Imagem
O Governo de Pernambuco, por meio da Secretaria Estadual de Saúde (SES), autorizou as reduções do intervalo e idade mínima para aplicação de dose de reforço contra covid-19. A decisão foi pactuada, após análise do Comitê Técnico Estadual para Acompanhamento da Vacinação, junto aos municípios pernambucanos na Comissão Intergestores Bipartite (CIB).

A partir de agora, além dos trabalhadores da saúde, todos a partir de 55 anos podem tomar a dose de reforço. Além disso, a terceira dose da vacina contra a covid-19 passa a ser aplicada quatro meses (120 dias) após o encerramento do esquema com duas doses, ou com a vacina de dose única. Anteriormente, o tempo de espera era de seis meses (180 dias). Para os imunossuprimidos, continua valendo o intervalo de 28 dias de intervalo depois da segunda dose ou única.

“Hoje, nosso foco é avançar na segunda dose e, especialmente, na dose de reforço dessas populações mais vulneráveis. É importante avançarmos para termos o maior número possível de pessoas protegidas. Estamos acompanhando com muita atenção o recrudescimento dos casos da covid-19 em alguns países da Europa. E, se quisermos evitar o mesmo por aqui, precisamos fundamentalmente garantir maiores percentuais de cobertura vacinal”, destacou o secretário Estadual de saúde, André Longo.

No encontro com os gestores municipais, realizado na manhã desta segunda-feira (8), Longo ainda destacou a importância da busca ativa para a segunda dose daqueles que iniciaram seus esquemas vacinais para garantir a proteção efetiva. “A Secretaria Estadual de Saúde e os membros do Comitê Técnico recomendam fortemente que haja um reforço na busca ativa para aplicação da segunda dose, diversificando as estratégias para que a gente possa levar a vacina para os bolsões onde não há imunização completa, para que a gente tenha o reforço na cobertura completa. Hoje, nosso foco é avançar na segunda dose e na dose de reforço dessas populações mais vulneráveis”, frisou o secretário.

Chegada de novas doses

Na noite desta segunda-feira (8), Pernambuco recebeu 162.630 doses de vacinas da Pfizer. As novas unidades da Pfizer serão destinadas, exclusivamente, à aplicação de segundas doses na população em geral a partir dos 18 anos de idade.

Desde o início da campanha, em janeiro deste ano, Pernambuco já recebeu 14.888.623 doses de vacinas contra a covid-19. Desse total, foram 4.879.420 da Astrazeneca/Oxford/Fiocruz, 4.287.253 da Coronavac/Butantan, 5.548.140 da Pfizer/BioNTech e 173.810 da Janssen.

Balanço da vacinação em Pernambuco

Pernambuco já aplicou 12.420.450 doses de vacinas contra a covid-19 desde o início da campanha de imunização no Estado, no dia 18 de janeiro. Com relação às primeiras doses, foram 6.999.490 aplicações (cobertura de 90,99%). Do total, 5.063.551 pernambucanos (65,83%) já completaram seus esquemas vacinais, sendo 4.890.478 com imunizantes aplicados em duas doses e outros 173.073 com dose única. As doses de reforço aplicadas somam 357.409.

Leia também:

Deixe um comentário