03/05/26 – http://blogfolhadosertao.com.br – Por Betânia Santana
Depois de perder cargos, deputado reaparece em agenda da governadora e oficializa aliança domingo
A decisão da governadora chegou depois de saber que o deputado também negociava espaço na chapa do pré-candidato ao governo e seu principal adversário João Campos (PSB).
Eduardo da Fonte, que preside a Federação União Progressista e é pré-candidato ao Senado, sentiu o peso do afastamento. Ajustou um calendário que seguia antes de consolidar apoio aos postulantes ao Palácio das Princesas:
4 de abril, prazo final para desincompatibilização; 5 de agosto, último dia das convenções; e 4 de outubro, primeiro turno das eleições. No domingo, reúne a bancada e anuncia que ajudará a sustentar o projeto de reeleição da governadora.
No palco montado na Arena de Pernambuco, ontem à noite, foi breve no discurso e elogiou a gestão:
“A Polícia Militar vive dois momentos: um antes dos ‘laranjinhas’ e outro depois dos ‘laranjinhas’. Meu orgulho hoje é ver que nosso estado resgatou o direito das pessoas de irem e virem”.
Ao seu lado estavam outros três pré-candidatos ao Senado: o senador Fernando Dueire; o ex-prefeito de Petrolina Miguel Coelho e o também deputado Túlio Gadêlha. As cartas estarão na mesa. Distribuí-las será a missão da governadora.
Dosimetria e impunidade
O deputado Doriel Barros (PT) criticou a decisão do Congresso de derrubar o veto do presidente Lula ao “PL da Dosimetria”. Para ele, a medida é um retrocesso e enfraquece a responsabilização pelos ataques de 8 de janeiro de 2023. “Reduzir penas de quem atentou contra a democracia é passar a mensagem de impunidade”, afirmou.
Corrida
O prefeito de Panelas, Ruben Lima, recebe hoje, em horários distintos, os pré-candidatos ao governo João Campos (PSB) e Raquel Lyra (PSD). Ruben é aliado do ex-prefeito do Recife e mantém com a governadora relação institucional. Espera, inclusive, que a Casa Civil cumpra a promessa e pague o show de Tarcísio do Acordeon.
