03/07.21
Por William Tavares
Timbu manteve a invencibilidade na Série B do Campeonato Brasileiro, permanecendo também na liderança do torneio, com 21 pontos
Marciel, volante do Náutico – Foto: Tiago Caldas/CNC
Permanecer invicto e na liderança, mas somando três pontos e não um. O Náutico entrou com essa meta diante do Operário/PR, nesta sexta (2), nos Aflitos, pela Série B do Campeonato Brasileirou. Missão cumprida, e com goleada. O Timbu venceu o Fantasma por 5×0, chegando aos 21 pontos na tabela. Os pernambucanos voltam a campo na próxima sexta, perante o Goiás, na Serrinha.
Sem Hereda, Yago, Camutanga e Kieza, todos vetados por problemas físicos, o técnico Hélio dos Anjos mudou o esquema tático do Náutico, abrindo mão do trio ofensivo para acionar mais um volante. Bryan foi deslocado para a lateral direita, Rafinha na esquerda, Carlão ganhou a vaga na zaga, Marciel no meio e Paiva na frente, ao lado de Vinícius.
Sem Erick, que deixou o clube para retornar ao Braga, de Portugal, o Náutico passou a apostar ainda mais nas jogadas pelo lado esquerdo, com Vinícius, e nas bolas paradas, de Jean Carlos. Dobradinha que assegurou uma vantagem parcial para o Timbu no primeiro tempo.
Na ausência do camisa 33, foram outros dois canhotos os responsáveis por iniciar a vitória alvirrubra. Aos oito, Jean cobrou escanteio, a zaga afastou mal, Marciel matou a bola no peito e soltou a bomba para estufar as redes. Sem sofrer sustos, o Timbu ampliou aos 28. Vinícius deu ótimo lançamento para Paiva. O atacante dominou pela esquerda, cortou para o meio e chutou rasteiro para fazer 2×0.
A chuva que caiu nos Aflitos esfriou o tempo, mas não o ímpeto alvirrubro. Em 10 minutos, o Náutico transformou o triunfo em goleada. Primeiro, com Jean Carlos, que recebeu passe de Vinícius e bateu no canto de Simões. Depois, com Paiva, em ótima assistência de Rhaldney.
Com a vitória garantida, Hélio aproveitou para promover as estreias de Breno Lorran, Guilherme Nunes e Iago Dias. O último, inclusive, deixou um ótimo cartão de visitas para os alvirrubros, ao marcar o quinto gol, decretando a goleada por 5×0.
Ficha técnica
Náutico 5
Alex Alves; Bryan, Carlão, Wagner e Rafinha (Breno); Trindade, Rhaldney (Djavan), Marciel (Guilherme) e Jean Carlos (Giovanny); Vinícius (Iago Dias) e Paiva. Técnico: Hélio dos Anjos
Operário/PR 0
Simão; Alex Silva (Lucas Mendes), Reniê, Rodolfo Filemon e Fabiano (Djalma); Rafael Chorão (Pedro Ken), Leandro Vilela e Marcelo (Leandrinho); Jean Carlo, Paulo Sérgio (Schumacher) e Felipe Garcia. Técnico: Matheus Costa
Local: Aflitos (Recife/PE)
Árbitro: Fábio Augusto Santos Sá Junior (SE). Assistentes: Rodrigo Guimarães Pereira e Renner Lisboa dos Santos (ambos de SE)
Gols: Marciel (aos 8 do 1ºT), Paiva (aos 28 do 1ºT), Jean Carlos (aos 5 do 2ºT), Paiva (aos 10 do 2ºT) e Iago Dias (aos 44 do 2ºT)
Cartões amarelos: Wagner, Carlão, Guilherme (Náutico); Lucas Mendes, Leandrinho (Operário)