Lula diz que a Adutora do Agreste é um “milagre” durante evento em Arcoverde

05/04/24

Tainá Alves/JC

http://blogfolhadosertao.com.br

O presidente relembrou sua trajetória no Sertão pernambucano e explicou que reconhece as necessidades dessa região do Estado

Durante a solenidade Lula relembrou sua trajetória enquanto morador do Sertão pernambucano, quando sua mãe, Dona Lindu, ‘fugiu’ da seca com seus oito filhos.

“Eu saí de Caetés para São Paulo, com uma mãe e oito filhos em um pau de arara para não morrer de fome e não morrer de sede. E esse nordestino, que saiu daqui para não morrer de sede, voltou mais de 50 anos depois e fez a transposição do São Francisco para trazer água para o povo brasileiro”, destacou Lula.

Além disso, o chefe do Executivo Nacional se referiu a obra como um “milagre” que ocorreu graças a crença da população.

“Eu quero o meu Pernambuco, a minha Paraíba, o meu Rio Grande Norte, o meu Ceará, a Bahia e todos os estados não apenas com a irrigação, mas com a política de água para todos, porque todo mundo tem direito de tomar o banho em um chuveiro gostoso, lavar roupas em uma máquina, temos o direito de ser feliz”, destacou.

Prioridade no governo Lula

Segundo o ministro Waldez Góes, desde a primeira reunião com os ministros do governo federal, o presidente apontou que a Adutora do Agreste estava entre as prioridade de sua gestão.

“Onde tiver uma pessoa que precise da mão do Estado brasileiro, o presidente Lula tem recomendado a todos nós atuarmos para incluir essas pessoas. Ninguém pode ficar para trás. Está entregue uma parte importante da adutora do agreste e os recursos para a conclusão da etapa final já estão garantidos”, destacou o ministro.

Raquel Lyra afirma que em 18 meses a obra será concluída

A governadora de Pernambuco, Raquel Lyra (PSDB), explicou que as obras devem ser finalizadas entre 15 ou 18 meses.

“Agora é o tempo de conseguimos alastrar o trabalho da companhia de estado de saneamento também, para a gente poder aumentar a nossa capacidade de tratamento de água, melhorar as tubulações”, disse a gestora estadual.

Na oportunidade Raquel falou sobre um empréstimo para expansão dos serviços da Compesa.

“Muito em breve, além do apoio do governo federal, nós estamos conseguindo um empréstimo da ordem de  1 bilhão e 100 milhões de reais, só para Compesa, para a gente ter estação de tratamento de água móvel, rápida, como a gente botou na cidade de Pesqueira, para garantir mais abastecimento, podendo chegar na casa e na vida das pessoas do sertão pernambucano”, pontou a tucana.

Recepção

O chefe do Palácio do Planalto chegou ao aeroporto de Caruaru acompanhado da Primeira-dama do Brasil, Rosangela Lula da Silva, a Janja, do Ministro Integração e Desenvolvimento Regional, Waldez Góes, do senador Humberto Costa (PT) e do Ministro dos Portos e Aeroportos Sílvio Costa Filho (Republicanos).

No Aeroporto de Lula foi recebido por Raquel Lyra, pela senadora Teresa Leitão (PT), pelo prefeito de Caruaru, Rodrigo Pinheiro (PSDB) e por outros políticos.

Adutora do Agreste

Segundo o Governo Federal, esse projeto é considerado o maior sistema integrado de adutoras de abastecimento humano do Brasil, podendo ser visto também como um dos maiores do mundo.

Seis municípios já são atendidos pelo abastecimento e a partir de hoje passarão a ser nove.

A previsão é que até 2026 pelo menos mais 23 municípios sejam beneficiados.

As cidades que serão contempladas dentro dos próximos dois anos são: Arcoverde, Pesqueira, Alagoinha, Sanharó, Belo Jardim, Tacaimbó, São Bento do Una, São Caetano, Caruaru, Bezerros, Gravatá, Santa Cruz do Capibaribe, Toritama, Brejo da Madre de Deus, Pedra, Venturosa, Buíque, Tupanatinga, Itaíba, Águas Belas, Iati, Cachoeirinha e Lajedo,

Com a finalização de todo o sistema serão 1.500 km de adutoras que levarão 4 mil litros por segundo de água da transposição do Rio São Francisco para abastecimento da região.

Lula relembra que Raquel tem as portas abertas em seu governo

Mais uma vez durante agenda em Pernambuco, Lula relembrou que a governadora Raquel Lyra tem uma comunicação aberta com o seu governo.

“Eu falei para ela que ela não teria nenhuma dificuldade no governo federal. O que ela precisar, ela será atendida com muita decência. E eu tenho certeza que isso está acontecendo, uma relação civilizada, uma relação de ente federados que pensa no Brasil, que pensa no povo”, disse o Presidente da República.

Deixe um comentário