Governo de Pernambuco anuncia programa para ampliar conhecimento científico

Diario de Pernambuco
http://blogfolhadosertao.com.br
Em palestra nos EUA, Raquel Lyra (PSDB) falou sobre o ”Cientista Arretado”copy sharing button
sharethis sharing button
Raquel Lyra lançou plano para usar ciência na gestão pública  (Foto: Divulgação )
Raquel Lyra lançou plano para usar ciência na gestão pública (Foto: Divulgação )
O Governo de Pernambuco anunciou, neste domingo (7), a criação de um projeto para ampliar o conhecimento científico no Estado.
Em palestra nos Estados Unidos, onde cumpre agenda, a governadora Raquel Lyra (PSDB) falou sobre o “Cientista Arretado”.
A iniciativa foi apresentada durante a 10° edição do Brazil Conference.
Segundo o governo, de maneira inédita no Estado, o programa pretende aplicar a pesquisa científica nas áreas estratégicas para atual gestão.
Os exemplos citados são  segurança, educação, saúde, sustentabilidade e transformação digital.
O lançamento foi feito durante uma palestra, após a apresentação do painel “As inovações e os Desafios na Gestão de Pernambuco”, no Instituto de Tecnologia de Massachusetts (MIT).
A governadora  convidou os estudantes que estavam no local  a participarem da iniciativa.
“Quero convidar vocês a fazerem parte conosco, bolsistas, estudantes de doutorado, mestrado,  PhD, para trabalhar junto com o Governo de Pernambuco sobre construção e a medição de impacto das políticas públicas. Alguns já estão se formando e quero permear todo o nosso governo com vocês e com nossos estudantes de Pernambuco. Estamos cansados de olhar para o passado, e são os estudantes e pesquisadores que podem nos ajudar a construir um novo presente”, convocou a governadora.
Como será 
O orçamento da Fundação de Amparo à Ciência e Tecnologia de Pernambuco (FACEPE) disponível para o programa é de R$ 10,5 milhões.
A ideia do Cientista Arretado é aplicar o conhecimento científico nas áreas estratégicas do Estado, por meio de transferência da tecnologia em parceria com a comunidade científica.
O processo terá início na Secretaria de Planejamento, Gestão e Desenvolvimento Regional (Seplag), que irá definir os desafios da gestão pública a serem atendidos por uma solução proposta por pesquisadores.
A partir de então, a Secretaria de Ciência, Tecnologia e Inovação (SECTI) irá lançar editais para chamamento público da comunidade científica através da FACEPE.

Deixe um comentário