Deputados aprovam pacote da segurança pública e renovam estado de calamidade nos municípios

30/03/22

Ascom Alepe

blogfolhadoseertao.com.br

 

Medidas de valorização dos profissionais da área de segurança pública foram aprovadas em segunda discussão, nesta terça, no Plenário da Assembleia Legislativa. As propostas foram encaminhadas pelo Governo do Estado e obtiveram aceitação unânime da Casa, que promoveu duas reuniões plenárias para dar agilidade à tramitação.

Uma das iniciativas prevê que policiais penais aposentados vão poder realizar trabalho administrativo, dentre outras atividades, ganhando um adicional mensal de mil e oitocentos reais. Outra proposição que recebeu o aval da Casa foi a criação de quatro delegacias especializadas de combate à corrupção.

Os deputados também deram o sim à iniciativa do Poder Executivo Estadual que facilita a regularização de débitos referentes ao ICMS. A matéria permite a redução em até 80% de multas e juros para pagamento à vista e a possibilidade de parcelamento especial dos créditos tributários em até 60 meses, também com o corte de multas e juros.

A proposta relativa à Gratificação de Localização Especial para profissionais das escolas de referência e escolas técnicas estaduais foi acatada em primeiro turno. A bonificação se destina a diretores, assistentes de gestão, secretários escolares, educadores de apoio, coordenadores de biblioteca e professores. Os valores variam de mil e oitocentos a dois mil e trezentos reais.

Durante a discussão da iniciativa, a deputada Teresa Leitão, do PT, fez um apelo à gestão estadual para que inclua os administrativos e analistas em educação: “Tudo muito bem, tudo muito correto, porém com essa lacuna, e que nós não temos condições de apresentar emenda porque ela cria despesa para o Executivo. Então eu faço um apelo, me dirigindo ao líder do Governo, inclusive, pra que a gente possa ver se há essa condição de retomada, de que a gente possa contemplar também os analistas e servidores administrativos”.

A prorrogação do estado de calamidade pública nos 184 municípios pernambucanos até 31 de março também passou pelo Plenário. A medida tem efeito retroativo a primeiro de janeiro de 2022, e se deve à continuidade da situação de urgência, e dispensa as prefeituras de cumprir metas fiscais.

Durante a votação da pauta de projetos, os deputados acataram, em primeiro turno, a proposta que estabelece princípios para a Política Estadual de Salvaguarda, Fomento e Incentivo à Música em Pernambuco, de autoria do deputado Gustavo Gouveia, do Democratas. Segundo a justificativa do parlamentar, é preciso “valorizar a memória, promover o resgate cultural e estimular as novas formas de pensar e fazer música no Estado”.

O Plenário também concordou com a homenagem ao ator e diretor de teatro José Pimentel, consagrado no papel de Jesus no espetáculo da Paixão de Cristo de Nova Jerusalém. A proposta concede ao artista o título de Patrono do Teatro de Pernambuco, e partiu do deputado Professor Paulo Dutra, do PSB.

Nesta terça, houve discursos sobre temas diversos. O deputado Erick Lessa, do PP, defendeu a indicação, aprovada em plenário, que apela ao Governo por mais agilidade na conclusão das obras de pavimentação da PE 145, no trecho entre a BR 104, em Fazenda Nova, e o município de Brejo da Madre de Deus, no Agreste Central. Segundo Erick Lessa, com a proximidade do evento da Paixão de Cristo de Nova Jerusalém, é preciso garantir a segurança no deslocamento das mais de oito mil pessoas que devem assistir ao espetáculo, entre os dias nove e 16 de abril.

Simone Santana, do PSB, levou à tribuna temas ligados ao município de Ipojuca, na Região Metropolitana do Recife, que completa 176 anos de história nesta quarta. A deputada comemorou o momento vivido pela cidade, com a realização de obras de grande impacto para a qualidade de vida dos ipojucanos. Dentre elas, a nova estação de tratamento de água do distrito de Camela que, de acordo com Simone Santana, deve melhorar em até 50% a qualidade da água consumida na localidade.

João Paulo, do PCdoB, abordou a biografia do ex-presidente Lula, e suas grandes chances de eleição ainda no primeiro turno, em razão de toda a sua trajetória política, na avaliação do parlamentar: “Lula é o melhor que temos a oferecer ao Brasil e ao mundo, nesta fase tão conturbada de nossa história, entre ondas nazi-fascistas, guerras e pandemia. Entre mentiras tratadas como pós-verdades, enfraquecimento de liberdades políticas em todos os níveis. É um sinal de mudança e é, ainda, um sinal de volta à normalidade que perdemos nos últimos anos”.

Em aparte, Alberto Feitosa, do PSC, contestou os elogios ao ex-presidente. Ele questionou a inocência de Lula, e disse que hoje o político representa tudo o que o Brasil não precisa, como a corrupção e a crise econômica. Teresa Leitão reagiu ao discurso de Feitosa. A parlamentar lembrou que o quarto ministro da Educação do Governo Bolsonaro caiu na última segunda, após denúncias de desvio de verbas para favorecer pastores.

Tony Gel, do MDB, comentou a demora na entrega das obras do Hospital da Mulher de Caruaru, no Agreste Central. Mas o parlamentar destacou que o empreendimento ganha novo fôlego com a contratação de uma empresa para assumir a construção, com recursos da ordem de 29 milhões de reais.

João Paulo Costa, do Avante, registrou a decisão do Governo de liberar eventos com 100% da capacidade de público em todo o Estado, a partir desta terça. O deputado lembrou que sempre defendeu o segmento, pela representatividade para a economia pernambucana, e comemorou a queda no índice de positividade para a Covid no Estado, a menor desde o início da pandemia.

 

Deixe um comentário