Salgueiro perde o médico José Barbosa Franklin aos 72 anos

23/10/21

Blogfolhadosertao.com.br

 

Dr. José Barbosa era clínico geral e atuou   durante 43 anos  como humanista em Salgueiro

 

     O médico José Barbosa Franklin  faleceu  hoje,  às 7 horas,  no Hospital  Santa Terezinha, no Recife,  onde estava internado há 8 meses.   Exatamente hoje saiu o diagnóstico acusando a causa da enfermidade  que o levou à morte:  um tumor cerebral,  que o fez parar suas atividades  há nove meses.

     Com origem em uma família numerosa,  Dr. José Barbosa  foi xepeiro na Casa Estudante de Pernambuco e formou-se em Medicina  pela  Universidade Federal de Pernambuco – UFPE   há 43 anos, tempo em que exerceu sua profissão initerruptamente.

     Entre os cargos que exerceu -sempre   como servidor público,  o médico filho de um sapateiro, foi diretor  da 7a.  Diretoria Regional de Saúde do Estado, sediada em Salgueiro  e supervisor médico do Núcleo de Hemoterapia de Salgueiro -Hemope, e orgulhava-se de ter iniciado  suas atividades,  como clínico geral, na extinta Fundação Sesp.   Foi assim que o conhecido  Dr. Zezé  (apelido carinhoso  dado pelos parentes e amigos) se projetou como humanista muito considerado ne Sertão Central.

      Estimulado por amigos,  Dr. José Barbosa   deu sua contribuição à política partidária do município, tendo  exercido os mandatos de vereador e vice-prefeito e entrou para a história como o primeiro candidato a prefeito de Salgueiro  pelo Partido Socialista Brasileiro-PSB.

      O sepultamento do querido médico  será realizado  na manhã deste domingo (24)  no cemitério público de Salgueiro.  Dr. José Barbosa  tinha  cinco filhos (de dois casamentos): Caroline, Carla, Maria Júlia,  Stefanye e  José Barbosa Franklin Júnior, que segue o pai  na profissão.

Nota: 

        Nós que fazemos o Blog Folha do Sertão e o jornal Folha do Sertão,  lamentamos profundamente a perda do nosso eminente  amigo de todas as horas, certos de que  Dr. José Barbosa  prestou relevantes serviços,   de forma incansável  – durante 43 anos,  sempre em favor dos humildes e carentes.    Barbosa    fará muita falta a Salgueiro e à Região  onde deixou o exemplo de simplicidade e humanismo.   Nosso profundo pesar aos familiares e amigos.

Machado Freire 

     

 

 

 

 

Deixe um comentário