05/04/21
Eduardo Parin/blogfolhadosertao.com.br
Treinador teve seu contrato renovado após garantir a permanência do Leão na Série A, mas não fica na Ilha do Retiro
Comandante estava no Sport desde agosto de 2020 (Foto: Anderson Stevens/SCR)
Jair Ventura não é mais técnico do Sport. Na manhã desta segunda-feira (5), o presidente licenciado do Leão, Milton Bivar, em entrevista a Jorge Soares, da Rádio Clube de Pernambuco, anunciou a saída do treinador carioca, que estava comandando o Rubro-negro desde agosto. A informação foi confirmada à reportagem do Esportes DP pelo diretor de futebol do clube, Chico Guerra. Com a interrupção do contrato, o time da Ilha do Retiro pagará uma multa equivalente a quatro salários para o ex-treinador, que está livre no mercado.
De lá para cá, o quarto treinador mais vitorioso da história leonina no Brasileirão desde a introdução dos pontos corridos, em 2003, alcançou a meta de evitar a despromoção, teve o contrato renovado até o término de 2021 e colecionou vexames. Pela Copa do Brasil, a precoce e vergonhosa eliminação para a modesta Juazeirense e, neste final de semana, a desqualificação no Nordestão – somada a duas acachapantes goleadas sofridas para os únicos rivais da divisão de elite que enfrentou neste início de temporada.
Em números gerais, Jair Ventura deixa o Sport com 39% de aproveitamento – sendo 13 vitórias, oito empates e 19 derrotas em 40 partidas à beira do gramado. Pelo Brasileirão 2020, o retrospecto foi um pouco superior: em 31 jogos, venceu 11, empatou cinco e perdeu 15: conquistou 40% dos pontos disputados.