Alepe : Ataques aos direitos humanos e desafios da produção canavieira na Zona da Mata preocupam colegiados

18/02/21

Ascom/Alepe/blogfolhadosertao.com.br

 

Assembleia Legislativa de Pernambuco

Os presidentes e vice-presidentes reeleitos das comissões de Cidadania, AgriculturaAssuntos Internacionais e Ciência e Tecnologia da Alepe anunciaram prioridades para os próximos dois anos. Jo Cavalcanti, do mandato coletivo Juntas, do PSOL, manteve-se à frente do Colegiado de Cidadania. Ela afirmou que o grupo é uma referência para diversos segmentos da população que têm seus direitos ameaçados.“Muito feliz de estar reconduzindo mais esse biênio dessa comissão. A gente sabe o quanto é importante reverberar a fala do povo pernambucano que sofre vários ataques aos direitos humanos, e ter essa comissão como um norte para a população pernambucana é muito importante”.

Reconduzido à presidência da Comissão de Agricultura, Doriel Barros, do PT, afirmou que a Covid-19 exige atenção com os moradores da zona rural, especialmente na vacinação de idosos. Ele também manifestou a intenção de manter um diálogo aberto com diferentes segmentos. “Discutir, nesta comissão, temas de interesse dos trabalhadores e trabalhadoras, do povo que vive no campo. Seja agricultura familiar ou agronegócio, pecuarista, até porque a comissão é esse espaço de discussão e de debate de todas as políticas públicas que envolvem o campo”.

A chapa foi composta pelo vice-presidente, Clóvis Paiva, do PP, também reeleito. Henrique Queiroz Filho, do PL, ainda destacou os desafios da produção canavieira. O parlamentar argumentou que a substituição da cana por pastagens, na Zona da Mata Sul, representa o fechamento de milhares de postos de trabalho, ao passo que, na Zona da Mata Norte, a escassez de chuvas tem prejudicado o setor.

Já a presidência da Comissão de Assuntos Internacionais seguirá com Romero Albuquerque, do PP. Fabíola Cabral, da mesma legenda, foi reeleita para a vice-presidência e comandou a reunião desta quinta. A deputada lembrou as funções institucionais do colegiado. “Além das funções comuns das demais comissões, tem a função específica de intermediar os contatos entre esta Casa legislativa e organismos internacionais e consulados sediados em Pernambuco, que tem uma vocação consular ímpar no Nordeste, pois temos mais de 50 consulados sediados aqui no nosso Estado”.

A parlamentar ainda destacou que a comissão é responsável por nomear, anualmente, os dois vencedores do prêmio País Amigo de Pernambuco. Mais cedo, Fabíola foi reeleita para a presidência da Comissão de Ciência e Tecnologia, ao lado do vice, William Brigido, do Republicanos. Antonio Fernando, do PSC, observou que a pandemia do novo coronavírus demonstrou a importância da ciência e tecnologia para a saúde pública, ao expor a dependência do Brasil em relação à importação de fármacos, vacinas e até materiais de proteção individual.

Deixe um comentário