Pesquisa Datafolha aponta a possibilidade de Lula vencer as eleições já no primeiro turno

27/05/22

Felipe Betim  /Daniel Marcelino

blogfolhadosertao.com.br

Se as eleições fossem hoje, o petista teria 48% dos votos totais contra 27% de Bolsonaro, e 54% dos votos válidos

Lula primeiro turnoO ex-presidente Lula – Foto: Ricardo Stuckert (Flickr @lulaoficial)

Se as eleições presidenciais de outubro fossem hoje, o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) poderia se eleger já no primeiro turno, segundo a pesquisa Datafolha divulgada nesta quinta-feira (26/5). Em um novo cenário, agora sem Sergio Moro e João Doria, o petista cresceu cinco pontos em relação à pesquisa anterior, de março deste ano, e marcou 48% dos votos totais, contra 27% do presidente Jair Bolsonaro (PL) — que, por sua vez, subiu um ponto apenas. Assim, a vantagem do petista em relação ao atual mandatário é, hoje, de 21 pontos, segundo o Datafolha.

Desconsiderando os votos brancos e nulos — e excluindo os votos indecisos —, Lula obteria 54% dos votos válidos, segundo o levantamento do Datafolha. Na hipótese de que todos os votos indecisos sejam direcionados a outro candidato, como Bolsonaro, ainda assim Lula obteria 52,2% dos votos válidos. Com esses resultados, o petista ficaria eleito já no primeiro turno.

Confira o resultado completo da pesquisa:

  • Lula (PT): 48%
  • Bolsonaro (PL):  27%
  • Ciro Gomes (PDT): 7%
  • André Janones (Avante): 2%
  • Simone Tebet (MDB): 2%
  • Pablo Marçal (Pros): 1%
  • Felipe d’Avila (Novo); Sofia Manzano (PCB); Leonardo Péricles (UP); Eymael (Democracia Cristã); Luciano Bivar (União Brasil); General Santos Cruz (Podemos): 0%
  • Em branco/nulo/nenhum: 7%
  • Não sabe: 4%

Lula também melhorou na pesquisa espontânea, quando não são apresentados os nomes dos candidatos aos entrevistados: o petista marcou 38%, enquanto que em março marcava 30%. Já Bolsonaro oscilou pra baixo e tem 22%, um ponto a menos que em março deste ano.

Cabe destacar, porém, que que a pesquisa anterior não é diretamente comparável porque considerava cenários distintos. Na ocasião, o ex-juiz Sergio Moro (UB) e o ex-governador de São Paulo João Doria (PSDB) ainda eram pré-candidatos, enquanto que o ex-governador do Rio Grande do Sul Eduardo Leite (PSDB) corria por fora.

Em um eventual segundo turno entre Lula e Bolsonaro, o ex-presidente tem uma vantagem de 25 pontos, ao marcar 58% das intenções de voto contra 33% do atual mandatário. Na pesquisa anterior, a vantagem era de 21 pontos – 55% contra 34%.

A pesquisa foi feita entre os dias 25 e 26 de maio e entrevistou 2.556 eleitores acima dos 16 anos em 181 cidades de todo o país. A margem de erro é de dois pontos percentuais, para mais ou menos.

Agregador de pesquisas do JOTA

agregador de pesquisas do JOTA é uma ferramenta exclusiva para assinantes do JOTA PRO Poder com um modelo estatístico próprio para agregar as diferentes pesquisas de intenção do voto e mostrar tendências eleitorais.

Nas eleições de 2018 nossas ferramentas preditivas conseguiram antecipar o resultado do segundo turno com 15 dias de antecedência. Para este ano aprimoramos ainda mais nossos instrumentos e faremos nesta conversa o lançamento oficial dos agregadores de pesquisa interativos para assinantes PRO.

O agregador JOTA leva em consideração mais de 600 pesquisas de opinião conduzidas no país nos últimos 34 anos, comparando 11 governos e 8 presidentes. São mais de 220 pesquisas nacionais coletadas apenas durante o governo de Jair Bolsonaro, uma média de pesquisa a cada 4 dias.

JOTA prefere utilizar informações agregadas a basear-se em números de uma única pesquisa ou empresa. Cada instituto de pesquisa tem seu próprio método de seleção, coleta e análise das respostas. Por isso, o JOTA desenvolveu um modelo estatístico de agregação – o modelo proprietário – que permite comparar resultados de diferentes pesquisas, calibrando com base na performance passada de cada instituto.

Deixe um comentário