Parabéns, Granito, 58 anos de emancipação político-administrativa

20/12/21

AscomPMG

blogfolhadosertao.com.br

 

 

 

Marco Zero.  Centro  histórico da cidade de Granito, que comemora hoje 58 anos de amancipação político-administrativa

 

 

O município  GRANITO,  localizado no Sertao do Araripe,   comemora hoje (20)  58º aniversario de emancipacao politica.   Sua história tem  origem na  antiga fazenda Poço,  localizada as margens do Rio Brigida;

Em 1859, o vigario padre Jose Modesto Pereira de Brito construiu uma capela  em homenagem  de  Nossa Senhora do Bom Conselho. Tal fato deu lugar   à formação  de um povoado  passando  a merecer a categoria de freguesia.

A lei nº 548 de 09 de abril de 1855   promoveu o povoado à condição de  vila, transferindo a sede do termo judiciário de  Exu para Granito pelo fundador da capela. Criada a comarca, foi instalada em 1 de marco de 1890, pelo  juiz juiz de Direito, Alfredo Afonso Pereira. A denominacao primitiva do povoado de Granito foi motivada pela predominância da rocha granito no solo.

Constituiu-se municipio autonomo em 5 de junho de 1893, promocao administrativa, lei provincial nº 548 de abril de 1863, transferiu-se a sede do municipio de Exu para o povoado de Granito. Segundo a divisao administrativa em 1911, formou-se de dois distritos, Granito e Bodoco.

Por efeito da lei estadual nº 1650 de 22 de maio de 1924 Bodocó passou a ser sede do municipio de Granito. No ano de 1940, foi instala nesta localidade uma usina de caroá. Em 1951 foi construido o primeiro grupo escolar e uma agência dos correios, em 1955, e  um acougue público.

Granito foi cidade pela primeira vez através da lei nº 991 de 1 de junho de 1909. Teve como primeiro chefe politico o Sr. Eráclio Peixoto, logo em seguida o coronel Joao Silvério  de Alencar. Nesta época Granito já contava com um quartel comandado pelo coronel Luna e  composto por um oficial de polícia, um primeiro tenente e um segundo tenente com seu batalhão  formado por  40 soldados e dois cabos.

A cadeia pública  era decente, e armamento contava com  fuzis, bacamartes,  parabelas e rifles. Só  quem andava armado eram os coronéis e  a farda dos soldados era cor de caqui. Também  existia nesta naquela época  uma banda de música pública a qual era comandada pelo Sr. Angelim.

A comunidade granitense contava com um cartório,  cujo dono  era Joao Cezário Aguiar. Um coletoria que atendia a populacao de Granito, Bodocó, Exu e parte de Parnamirim. Em 1942,  na administração  do prefeito Manoel Antonio Luna, 3º prefeito do município, Granito  perdeu sua sede ficando subordinado a Bodocó.

O fato é que Granito permaneceu como distrito de Bodoco até o ano 1963, data em que por forca da lei estadual nº 4972,  de 20 de dezembro de 1963, o distrito  foi elevado novamente a categoria de  município. Administrativamente, o município e composto pelo distrito-sede e  os  povoados de Rancharia e Lagoa Nova,   e  parte  do distrito vizinho Timorante,  que pertence ao  município  de Exu.

Deixe um comentário