Ministro do STF manté aberto inquérito que apura fake news de Bolsonaro sobre vacinas

15/12/21

blogfolhadosertao.com.br

 

Alexandre de Moraes pede que PGR envie informações sobre o caso em um prazo de 24 horas

 

 

Foto: Reprodução/TV Justiça
Foto: Reprodução/TV Justiça

 

Ao analisar recurso da Procuradoria-Geral da República (PGR), o ministro do Supremo Tribunal Federal (STF), Alexandre de Moraes, decidiu, nesta terça-feira (14), manter aberto o inquérito que apura a conduta do presidente Jair Bolsonaro (PL) ao divulgar fake news sobre vacinas contra Covid. O presidente associou, sem base científica, a vacina ao ‘risco ampliado’ de se desenvolver Aids.

A notícia falsa foi divulgada pelo presidente em uma “live” nas redes sociais no dia 22 de outubro, e desmentida por especialistas e por plataformas de checagem. A “live” de Bolsonaro foi retirada do ar pelo Facebook, YouTube e Instagram.

Moraes ainda estabeleceu um prazo de 24 horas para que a PGR encaminhe a ele e à Polícia Federal a íntegra de tudo que tiver sobre o assunto, ainda que sob sigilo, e ressaltou que se o prazo não for cumprido há “pena de desobediência à ordem judicial e obstrução de Justiça”.

As objeções do procurador-geral da República, Augusto Aras, haviam sido feitas na segunda-feira (13). Ele pedia que o STF revertesse a abertura do inquérito contra o presidente e que Moraes não fosse o relator do inquérito.

No documento, Aras afirmou que não atuou com “inércia” na investigação contra Bolsonaro e pediu que a PGR tenha a prerrogativa de manter as investigações atuais.

O inquérito foi aberto após um pedido da CPI da Pandemia e decretado pelo ministro Alexandre de Moraes, relator do caso.

Depois da decisão desta terça, Moraes permanece, portanto, no comando da investigação sobre a declaração sem base científica feita por Bolsonaro na live.

Deixe um comentário