28/11/25 – http://blogfolhadosertao.com.br – Betânia Santana
É a primeira vez, em evento público, que o presidente da Alepe reage a cobranças da governadora
Ex-prefeito de Petrolina e pré-candidato ao Senado, Miguel Coelho cobrou segurança e abastecimento d’água. Durando não fez ataques diretos, mas pediu aos parlamentares que votem em 2026 para que Pernambuco saia de onde se encontra e volte a ser o Leão do Norte.
Já Álvaro Porto inaugurou um novo momento. Foi a primeira vez em que atacou a governadora durante eventos públicos. Antes se restringia à tribuna da Casa e a entrevistas, quando provocado. Ontem se antecipou ao que acredita ser o discurso da governadora hoje.
“Ela deve declarar mais uma vez que a Assembleia está atravancando obras e investimentos do governo. Todos os instrumentos de crédito foram colocados à disposição do Poder Executivo. O problema é que até agora o governo não conseguiu transformá-los em obras. A responsabilidade não pode de maneira alguma ser atribuída ao Poder Legislativo”, defendeu-se previamente.
O presidente da Alepe foi aplaudido em cinco momentos. Depois assinou acordo de cooperação técnica com a UVP. Já a gestora lança, às 7h, a Operação Papai Noel, no Centro de Petrolina, e conversa com a imprensa antes de ir ao congresso dos vereadores.
Longe das arengas e ingresias
O prefeito de João Alfredo, José Martins (PSD), que recentemente trocou o PSB de João Campos pelo partido de Raquel Lyra, não defendeu a governadora no encontro da UVP. “É preciso acabar com as arengas entre os poderes. Eles são harmônicos, mas nem sempre, parceiros. A ingresia não leva o município a lugar nenhum”, alertou.
Vereadores na Alepe
O presidente da União de Vereadores de Pernambuco, Léo do Ar (PP), defendeu a representação da UVP na Alepe a partir da próxima legislatura. No congresso da entidade ressaltou a necessidade de vereadores ocuparem espaços de decisão política no estado.
Voo próprio
Antes de a governadora Raquel Lyra anunciar quem serão seus candidatos ao Senado, o prefeito de Caruaru, Rodrigo Pinheiro (PSD), não se fez de rogado. Ex-vice e sucessor da gestora, propagou nas redes que vai apoiar a reeleição do senador Humberto Costa (PT).
Contra o aumento
“A gente não quer, de forma alguma, que a Assembleia vire o Congresso Nacional”, declarou a deputada Rosa Amorim à Rádio Folha. Ela se diz contrária à PEC que equipara o índice das emendas nas duas Casas, aumentando para 1,55% o valor sobre a receita do estado.
