Uma federação ousada e com propostas viáveis

30/04/25

Por Betânia Santana

http://blogfolhadosertao.com.br

Progressistas e União Brasil se tornam a maior estrutura partidária do país, com um orçamento bilionário.  E querem mais
Se separados já são fortes, juntos o Progressistas e o União Brasil se tornam partidos difíceis de superar. São seis governadores, 13 senadores, 109 deputados federais e cerca de 1,4 mil prefeitos.Em Pernambuco, a federação uniu grupos de campos opostos. Os deputados federais Eduardo e Lula da Fonte (PP), base do governo Raquel Lyra. E o grupo Coelho, de Petrolina, com Miguel, Antonio e Fernando Filho no apoio ao prefeito João Campos (PSB).

Com 20% dos recursos do fundo partidário e mais 20% do tempo de televisão, os dois partidos terão força para ditar as regras do jogo. Querem eleger 20 deputados estaduais e dez federais.

“É um objetivo ousado, mas viável. Teremos uma tropa de elite de candidatos”, aposta Eduardo da Fonte, que presidirá a federação no estado.

“Passamos o PL sem a mácula de ter um Bolsonaro (o ex-presidente)”, enfatiza Lula da Fonte.

O que se pensava ser um complicador entre os dois partidos virou ponto pacífico. Eduardo da Fonte e Miguel Coelho serão mantidos como pré-candidatos ao Senado.

“Ano que vem veremos o mais viável. Mas nosso foco é viabilizar a maior chapa proporcional do estado”, declarou Miguel Coelho, presidente estadual do União.

Ter as duas candidaturas não está descartado. “Pelo tamanho que temos, cabem. Mas vamos fazer com cautela e viabilidade política. Queremos vencer em todos os pleitos que iremos entrar”, provoca.

O nome ao governo de Pernambuco também será definido mais tarde. Há tempo e tamanho para isso.

Relações pacificadas
Após as articulações dos últimos dias, e que desde o início da semana ampliaram a movimentação em Brasília, uma imagem chamou a atenção. O presidente da Assembleia Legislativa, Álvaro Porto (PSDB), e o ex-ministro Bruno Araújo, adversários da governadora, ao lado de Eduardo e Lula da Fonte, base governista.

Fusão em andamento
Ganha força nos bastidores o nome do deputado Álvaro Porto para presidir no Estado a fusão PSDB- Podemos. Ontem, a Executiva nacional dos tucanos autorizou as discussões oficiais sobre a junção dos dois partidos, e marcou convenção para o dia 5 de junho.

Isenção do IPVA
O deputado Antônio Moraes (PP) pediu para retirar de pauta projetos propondo isenção de IPVA para vários veículos. Registra que 50% da arrecadação ficam com o estado e o restante, com os municípios. Sugere ouvir Amupe e Secretaria de Fazenda para saber se as propostas são viáveis. Audiência será na manhã de segunda.

Direitos humanos
Projetos para os conselhos tutelares e novas políticas públicas foram temas do encontro, em Brasília, entre o secretário de Direitos Humanos do Recife, Marco Aurélio Filho, e a ministra Macaé Evaristo. A presidente do Comdica, Dora Pires, e os conselheiros Rafael Reis, Douglas Albuquerque e João José também participaram.

Deixe um comentário