Prefeitura do Recife entrega primeira etapa da requalificação do Mercado da Encruzilhada

18/04/25

Imprensa PCR

http://blogfolhadosertao.com.br

Ponto de encontro, cultura e tradição da Zona Norte, equipamento ganha nova área para venda de pescados, além de praça de alimentação, como parte de investimento total de R$ 6,5 milhões

Miniatura do anexoMiniatura do anexo
Miniatura do anexoMiniatura do anexo
Miniatura do anexo
O prefeito do Recife, João Campos, por meio da Conviva – Mercados e Feiras, entregou nesta quinta-feira (17) a primeira etapa das obras de requalificação do Mercado da Encruzilhada, um dos mais tradicionais centros de comércio popular da cidade. Como parte de um investimento total de cerca de R$ 6,5 milhões, o equipamento ganhou uma nova área dedicada à venda de pescados e uma moderna praça de alimentação, a Praça Capiba Gastrô, oferecendo mais conforto e estrutura para permissionários e frequentadores. Com 198 boxes, o Mercado da Encruzilhada segue como um importante ponto de encontro e símbolo da cultura local, da diversidade de produtos e da gastronomia regional.
“O espaço foi totalmente requalificado. Fizemos uma abertura para a área externa, com as operações de restaurante e alimentação; o pátio, com as mesinhas, guarda-sol, para ter mais um espaço de convivência na cidade, além da área de pescados”, detalhou o prefeito João Campos. “É uma alegria grande ver o espaço público sendo ressignificado, fazer melhorias e investir, através de um orçamento que é decisivo, como aqui no Mercado da Encruzilhada. Vamos seguir fazendo a requalificação completa do espaço, que era uma demanda de muito tempo e que agora está virando uma realidade”, garantiu ele.
Também presente na visita, o diretor-presidente da Conviva, Gabriel Leitão, destacou a importância das requalificações para a valorização dos mercados e feiras do Recife. “O Mercado da Encruzilhada tem 101 anos e, em 1950, ganhou um novo edifício, que foi um verdadeiro orgulho da engenharia pernambucana. Embora tenha passado por reformas, o mercado preserva suas características originais e continua oferecendo de tudo, desde frutas até artesanato e pescados. Sem contar que é um ponto gastronômico querido dos recifenses. Quem não conhece o famoso bacalhau do Bragantino, o Ôro Cozinha Garimpo e o tradicional Café do Bonde? Nossa requalificação visa manter toda essa tradição, garantindo melhores condições para quem trabalha e frequenta o local, sem perder o que torna o mercado tão especial para o nosso povo”, ressalta Gabriel.
Na nova área de pescados, as obras incluíram a remoção e substituição do piso de granilite, construção de divisórias e revestimento cerâmico nas paredes, além de novas instalações elétricas e hidrossanitárias. Os boxes também ganharam forro em PVC, balcões, pias e melhorias na acessibilidade, além da recuperação das grades de acesso à peixaria.
Na praça de alimentação, foram realizadas intervenções semelhantes, com fundação, pilares, vigas, vedação das paredes, revestimento cerâmico, pintura e instalação de novas estruturas elétricas, hidrossanitárias e de acessibilidade. O espaço também ganhou escadaria externa e portas de enrolar nos boxes.
As obras seguem em andamento com melhorias nas áreas interna e externa do mercado. Estão em curso a recuperação das cobertas, padronização e individualização das instalações elétricas, modernização dos sistemas hidráulico e sanitário, além da restauração do reservatório superior e da cisterna. A intervenção também inclui a reconstrução da casa de bombas, recuperação do Sistema de Proteção contra Descargas Atmosféricas (SPDA), instalação de novos revestimentos, pintura e pavimentação.

Deixe um comentário