29/10/21
Por Davi Saboya
blogfolhadosertao.com.br
O duelo foi válido pela 32ª rodada da Segunda Divisão do Campeonato Brasileiro
Hereda tentou levar o Náutico ao ataque, mas equipe fracassou defensivamente e a,amargou derrota para o Brasil-RS, por 3×2 – Ffoto : Volmer PerezGEB
Com o resultado, o Náutico estacionou na nona colocação com 45 pontos e tornou o sonho do acesso uma missão quase impossível. Assim, continua com oito pontos de diferença para o G-4. O Goiás é o quarto colocado e tem 53 pontos, mesma pontuação do Avaí, que ocupa a terceira posição. O próximo jogo acontece na terça-feira, contra o Brusque, às 16h, em Santa Catarina.
O JOGO
O Náutico, mais uma vez, falhou na defesa e sofreu um gol no início da partida. Aos 4 minutos, Renatinho cobrou escanteio, a bola passou entre as pernas de Hereda no “primeiro poste” e Anderson aceitou. Pouco tempo depois, o Timbu teve a chance de empatar, mas vacilou.
Vinícius foi até a linha de fundo e cruzou rasteiro para Jailson. O meia bateu de primeira com a perna esquerda, porém, em cima de Marcelo. Precisando da vitória, o Timbu controlou as ações do jogo, enquanto o Brasil de Pelotas procurou aproveitar os espaços cedidos e os vacilos. E teve.
A defesa do Náutico errou na saída de bola após escanteio do adversário e Leandro Camilo desperdiçou uma grande oportunidade, dentro da área, depois de cruzamento pela direita. Em seguida, Matheus Jesus foi desarmado no meio-campo, Erisson arrancou e levou perigo em finalização da entrada da grande área.
Quando o jogou parecia ter esfriado, igual ao clima do Sul do Brasil, brilhou a estrela de um dos principais jogadores do Náutico na temporada. Aos 27, Caio Dantas ajeitou para Vinícius, próximo da meia lua da grande área, acertar um chutaço “de chapa” e marcar um golaço.
O desempate quase saiu em seguida. Com espaço no meio-campo, Jean Carlos soltou o pé e tirou tinta da trave de Marcelo.
Depois do intervalo, no segundo tempo, o Náutico voltou tentando propor jogo. No entanto, errou bastante o último passe. A defesa estava até controlando bem as ações do adversário. Até a saída de Hereda, que torceu o tornozelo, e entrada de Jeferson, que entrou fora do ritmo.
O Brasil de Pelotas aproveitou os espaços pelo lado direita da defesa alvirrubra e conseguiu o desempate. A árbitra Edna Alves marcou pênalti para o time gaúcho após a bola bater na mão de Rhaldney dentro da grande área em cruzamento. Pênalti, que Renatinho, aos 14, cobrou e converteu.
O Náutico sentiu o gol e time gaúcho aproveitou a fragilidade para tentar ampliar a vantagem. E conseguiu. Com facilidade, aos 27, Rildo passou por Jeferson e Marciel pelo lado esquerdo de ataque, cortou para o meio e acertou um chutaço, encobrindo Anderson e acertou no ângulo.
Apesar do belo lance, o tento foi anulado após avaliação da arbitragem com o auxílio do VAR. Mesmo assim, o Náutico continuou apático na partida. Só no final do confronto que pareceu ter “acordado” na partida. Tarde demais!
Aos 40, Vinícius realizou uma jogada individual pela esquerda e acertou um chutaço. Marcelo defendeu e mandou para escanteio. Um minuto depois, após a cobrança, Júnior Tavares aproveitou a sobra e igualou o marcado. E, quando era para conseguir a virada, sofreu o terceiro gol.
Aos 47, após cobrança de escanteio, Leandro Camilo subiu mais alto que a zaga alvirrubro e mandou de cabeça para o fundo da rede. O resultado pagou caro pelos erros e tornou ainda mais difícil o sonho do acesso à Série A do Campeonato Brasileiro.
FICHA DO JOGO – BRASIL DE PELOTAS 3X2 NÁUTICO
Brasil de Pelotas – Marcelo; Netto, Leandro Camilo, Ícaro e Sousa; Diego Gomes (João Siqueira), Patrick (Caio Rangel), Bruno Matias e Rildo (Rone); Renatinho (Poveda) e Erisson. Técnico: Jerson Testoni.
Náutico – Anderson; Hereda (Jeferson), Yago, Camutanga e Júnior Tavares; Rhaldney (Matheus Carvalho), Matheus Jesus (Marciel) e Jean Carlos (Giovanny); Jailson (Murillo), Vinícius e Caio Dantas. Técnico: Guilherme dos Anjos (interino).
Local: estádio Bento Freitas, Pelotas-RS. Árbitra: Edina Alves Batista (SP). Assistentes: Neuza Inês Back e Leila Naiara Moreira da Cruz (ambas SP). Gols: Renatinho aos 4′ e Vinícius aos 27′ do 1ºT e Renatinho aos 15′, Júnior Tavares aos 41′ e Leandro Camilo aos 47′ do 2ºT. Cartões amarelos: Patrick e Sousa (Brasil-RS).