07/10/21
blogfolhadosertao.com.br
José Rodrigues, sinônimo de luta em defesa dos trabalhadores rurais
“José Rodrigues foi um guerreiro na luta dos trabalhadores e trabalhadoras rurais de Pernambuco. Lider Sindical combativo, comandou as greves históricas que, no início dos anos 80, sacudiram a Zona da Mata Pernambucana, na busca por melhores condições de vida e trabalho para os canavieiros.
Teve papel decisivo na organização dos trabalhadores da fruticultura irrigada, na região do Sertão do São Francisco. Esteve na linha de frente das manifestações pela políticas públicas de convivência com a seca. Defendeu os pequenos produtores do Agreste e do Sertão por uma política agrícola que valorizasse a produção.
Deixa um legado de luta e firmeza no combate à ditadura militar e em defesa da Democracia. Foi companheiro leal com as bandeiras de ARRAES! Há 38 anos assinou minha carteira profissional, como assessor da FETAPE.
Todas as homenagens serão insuficientes diante da generosidade e da profunda dedicação às lutas dos trabalhadores que marcaram a figura humana e o sindicalista José Rodrigues. Que Deus conforte sua esposa e companheira de lutas Georgina Reis, seus filhos e demais familiares. “
ZÉ RODRIGUES PRESENTE!
José Patriota
Presidente da AMUPE
———————————————-
NOTA DE PESAR
O nome de José Rodrigues da Silva ficará escrito na história das lutas dos agricultores de Pernambuco. Cinco vezes presidente da Fetape, ele deixa exemplos de bravura e persistência, mas também de parcerias com o Governo do Estado na implementação de programas importantes como o Chapéu de Palha, Vaca na Corda e a eletrificação rural. Filho de Bom Jardim, José Rodrigues começou cedo na lida, onde enxergou os problemas do homem do campo e soube organizar a luta por melhorias e avanços. Sua morte deixa uma imensa lacuna no movimento. Quero me solidarizar com sua esposa Georgina, demais familiares, amigos e o movimento campesino, neste momento de tristeza e pesar.
Paulo Câmara
Governador de Pernambuco