Os primeiros resultados do TestaPE, programa lançado em agosto pelo Governo do Estado para testar para a Covid-19 10% da população pernambucana até fevereiro de 2022, indicam que foram identificados quase 5% de casos positivos até aqui.
De acordo com levantamento da Secretaria Estadual de Saúde (SES-PE) obtido pela Folha de Pernambuco, o Estado realizou até 30 de setembro cerca de 90 mil exames.
Desse total, 4.243 tiveram resultado positivo para o vírus, o equivalente a 4,71%. “Até o momento, nenhuma das amostras colhidas foi positiva para a variante Delta”, informou a SES-PE.
A primeira meta do TestaPE, estabelecida para o fim de setembro, era de testar 1,5% da população pernambucana. O percentual, portanto, não foi alcançado, já que o total de testes feitos corresponde a 0,92% dos residentes em Pernambuco.
No Recife, segundo a Secretaria de Saúde do município (Sesau), foram aplicados 9.514 testes, dos quais 268 foram reagentes, o que representa uma positividade de 2,8% do total de examinados.
Reforço da estratégia
Na semana passada, o Governo de Pernambuco anunciou um reforço para o programa, com a inauguração de um novo posto de testagem na área de desembarque do Aeroporto do Recife.O Estado também irá colocar em operação três vans para fazer os testes rápidos de forma itinerante.
O Terminal Integrado de Passageiros (TIP), no Curado, Zona Oeste do Recife, já conta com posto do TestaPE funcionando todos os dias da semana.
Ainda é possível fazer o teste rápido de antígeno nos centros de testagem mantidos pelo Governo do Estado no Centro de Convenções, em Olinda, no Geraldão e no Cefospe, no Recife.
Eixos
O TestaPE tem como estratégia atuar em todos os municípios do Estado, que, após receberam os exames do governo estadual, organizam sua logística para atuar em três eixos: na porta de entrada da rede de saúde (unidades básicas de saúde, policlínicas e as Unidades de Pronto Atendimento); nos locais com grande circulação de pessoas, como os terminais integrados de ônibus e estações de metrô; e nos serviços do setor público e privado, através de parcerias com instituições do terceiro setor.
Metas
Até o fim de fevereiro de 2022, o TestaPE pretende testar 10% da população pernambucana, de forma a reforçar a vigilância epidemiológica de casos ativos da Covid-19. O Governo do Estado investiu R$ 7,6 milhões na compra de 1.090.713 testes de antígeno.Para alcançar a meta de 10% até 28 de fevereiro de 2022, o Governo do Estado estabeleceu etapas:
– até 30 de setembro de 2021, a meta é de 1,5% da população testada;
– até 31 de outubro de 2021, a meta é de 3% da população testada;
– até 30 de novembro de 2021, a meta é de 4,5% da população testada;
– até 31 de dezembro de 2021, a meta é de 6% da população testada;
– até 31 de janeiro de 2022, a meta é de 8% da população testada;
– até 28 de fevereiro de 2022, a meta é de 10% da população testada.
De acordo com estimativa do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) para 2020, Pernambuco tem 9.674.793 habitantes – portanto, os 10% previstos pelo programa correspondem a cerca de 967.479 pessoas.