Câmara aprova convite ao ministro Rogério Marinho para explicar orçamento paralelo

18/05/21

R7 PLANALTO |

Esquema foi montado pelo governo federal para conquistar apoio no Congresso Nacional por meio de R$ 3 bilhões
  • Na imagem, ministro Rogério Marinho

A Comissão de Trabalho, Administração e Serviços Públicos aprovou, nesta terça-feira (18), requerimento para ouvir o ministro Rogério Marinho (Desenvolvimento Regional) para dar explicações sobre o orçamento paralelo.

O orçamento paralelo é um esquema montado pelo governo federal para conquistar apoio no Congresso Nacional por meio de R$ 3 bilhões. O caso foi revelado pelo jornal ‘O Estado de S. Paulo’.

Como revelou o Estadão, a distribuição dos valores foi negociada em gabinetes do Palácio do Planalto, por meio de ofícios para indicar a aplicação do dinheiro e, em alguns casos, sem qualquer registro por escrito. Deputados ditaram para os ministros para onde enviar os recursos, o que comprar e até mesmo o preço que deveria ser pago.

Na votação do Orçamento, Câmara e Senado indicam o volume de recursos que é destinado aos ministérios por meio de emendas. No caso do orçamento secreto, o dinheiro foi previsto em uma nova forma, chamada de RP9, criada em 2020. Nesta modalidade, os nomes dos parlamentares não aparecem.

VEJA TAMBÉM

MP pede ao TCU investigação de suposto orçamento paralelo

Oposição pede que TCU suspenda pagamento de emendas RP9

Bolsonaro nega existência de orçamento paralelo no governo

Deixe um comentário