Raquel Lyra quer imprimir como marca da gestão a capacidade de tirar obra do papel

13/04/25
Betânia Santana
http://blogfolhadosertao.com.br
Entregar o TI de Igarassu e desativar a Barreto Campelo são exemplos mais recentes
Tirar do papel é a marca que a governadora de Pernambuco, Raquel Lyra (PSD), pretende imprimir em sua gestão.De obras paradas a projetos engavetados, mas considerados viáveis, passando por propostas originais, ela quer mostrar ser possível, bastando para isso ter articulação e vontade política.

Inaugurar o Terminal Integrado de Igarassu, no Grande Recife, foi um dos exemplos.

A estrutura deveria ter sido entregue em 2014 e a obra estava parada desde 2017. Investiu mais R$ 20 milhões, conseguiu um aporte de outros R$ 10 milhões da União e aumentou a capacidade de atendimento de 25 mil para 40 mil passageiros por dia.

“Eu poderia falar de números, mas tenho a dizer que existe aqui gestão pública de alta qualidade. Retomar uma obra é bem mais difícil que começar do zero”, atestou o secretário nacional de Mobilidade Urbana do Ministério das Cidades, Denis Andia, que participou do ato na sexta-feira (11)..

O evento teve a presença de quatro prefeitos – Elcione Ramos, de Igarassu; Paulo Galvão, de Itamaracá; Júnior de Irmã Teca, de Itapissuma; e Severino Ramos, de Paulista – além de líderes políticos da região.

E ganhou força principalmente porque há dez dias a gestora concretizou o que quase se tornou lenda urbana: desativou a Penitenciária Barreto Campelo. Com isso, abriu novas perspectivas de desenvolvimento urbano e econômico para a região.

Raquel Lyra também tirou do papel, só na Região Metropolitana, a proposta do bilhete único, a recuperação da PE-15 e o início de obras da PE-27, a Estrada de Aldeia. Para citar outros exemplos.

Planejamento cuidadoso

Outdoors espalhados em diversos pontos do Estado homenageiam a ex-deputada Marília Arraes, que hoje celebra idade nova. Indicativo de que deseja retomar o protagonismo político. E, apesar dos vários nomes postos, parece não descartar uma candidatura ao Senado em 2026. Tem circulado e conversado com líderes de várias regiões.

Um ponto a mais
A divulgação de uma carta da advogada Adriana Vasconcelos, filha de Jarbas Vasconcelos, esquentou ainda mais a disputa pela presidência estadual do MDB. No texto, ela destaca a trajetória do ex-senador e reforça o nome de Raul Henry, que disputa a reeleição contra o deputado Jarbas Filho, seu irmão. O pleito está marcado para o dia 24 de maio.

Fiel escudeiro
O deputado Antônio Moraes (PP) disse em discurso no TIde Igarassu ter sido ruim para a imagem da governadora ter feito cortes nas despesas. Mas observa que agora o estado cresce mais que o país, e convocou as mulheres a defendê-la. “Ela é vítima de preconceito.”

Disposição
Em meio a rumores de que deve deixar o PSB, o deputado federal Guilherme Uchôa Jr. não poupou elogios à governadora Raquel Lyra. Agradeceu as ações no Litoral Norte e se colocou à disposição. À parte, lembrou que o prazo para janela partidária está longe.

Deixe um comentário